| Pesquisa |
| Fortus, 2009 [3] |
– |
Vídeo-filmagens; entrevistas; análise audiovisual e textual das respostas dos alunos. |
| Pizzolato et al., 2014 [8] |
Projeto experimental (“Missão em Marte”) |
Pré/pós-teste |
| Enghag, Gustafsson e Jonsson, 2009 [12] |
Discussões em pequenos grupos. |
Vídeo-filmagens; análise das interações com os pares. |
| Diakidoy e Constantinou 2001 [13] |
– |
Pré/pós-teste |
| Hunsche e Auler, 2012 [15] |
– |
Registros de observação; entrevistas. |
| Chang et al., 2012 [23] |
Discussões em pequenos grupos; ambiente computacional de aprendizagem (avaliação online de pares). |
Mapas conceituais; entrevistas; pré/pós-teste. |
| Kapur e Kinzer, 2007 [24] |
Ambiente computacional de aprendizagem (discussões em plataformas online de comunicação); discussões em pequenos grupos; |
Análise textual das respostas dos alunos; protocolo de avaliação; ferramenta computacional de comunicação. |
| Kapur, Voiklis e Kinzer, 2008 [25] |
Discussões em grupo; ambiente computacional de aprendizagem. |
Análise das discussões entre grupos de alunos; protocolo de avaliação; ferramenta computacional de comunicação. |
| Kapur, 2008 [26] |
Ambiente computacional de aprendizagem; discussões em grupos. |
Pré/pós-teste; análise textual das respostas dos alunos; protocolo de avaliação; ferramenta computacional de comunicação. |
| Enghag, Gustafsson e Jonsson, 2007 [27] |
Discussões em pequenos grupos. |
Vídeo-filmagens; análise das atitudes dos alunos em ação de resolução colaborativa dos problemas. |
| Camargo e Silva, 2006 [28] |
Discussões em grande grupo a respeito do problema aberto em questão. |
Áudio de uma colisão entre automóvel e trem; registros de observação. |
| Truyol e Gangoso, 2010 [29] |
– |
Vídeo-filmagens; análise textual. |
| Truyol, Gangoso e López 2012 [30] |
– |
Entrevistas; vídeo-filmagens, análise textual das respostas dos alunos. |
| Ramalho de Souza, 2012 [31] |
Metodologia de projetos. |
Análise dos relatórios de atividades dos estudantes. |
| Shin, Jonassen e McGee, 2003 [32] |
Ambiente computacional de aprendizagem (uso de software educacional); estudo prévio; discussões em pequenos grupos |
Testes de conhecimento específico; protocolo de avaliação; software educacional. |
| Chang e Chiu, 2005 [33] |
– |
Teste de conhecimento específico; questionário; atividades experimentais. |
| Bravo e Pesa, 2005 [34] |
Abordagem investigativa (incluindo resolução de problemas abertos e pequenas experiências) |
Pré/pós-teste; questionário. |
| Chittasirinuwat, Kruatong e Paosawatyanyong, 2010 [36] |
– |
Entrevista; análise das respostas dos alunos. |
| Bulu e Pedersen, 2010 [37] |
Ambiente computacional de aprendizagem (uso de software educacional); abordagens de assistência à aprendizagem |
Pré/pós-teste; protocolo de avaliação; hipermídia#. |
| Shekoyan e Etkina, 2007 [38] |
Resolução do tipo lápis e papel ao longo de um semestre; abordagens de assistência à aprendizagem. |
Análise textual das respostas dos estudantes. |
| Ding et al., 2009 [39] |
Abordagens de assistência à aprendizagem; resolução do tipo lápis e papel. |
Vídeo-filmagens; entrevistas; análise textual das respostas dos alunos. |
| Campos et al., 2012 [44] |
Atividades experimentais. |
Análise de desenhos e respostas por escrito fornecidas pelos alunos e discussões de sala de aula. |
| Propostas com Aplicação |
| Clement e Terrazzan, 2012 [6] |
Abordagem investigativa; resolução do tipo lápis e papel. |
Vídeo-filmagens; protocolo de avaliação; registros de observação; análise textual das respostas dos alunos. |
| Robinson, 2008 [11] |
Resolução do tipo lápis e papel. |
Análise textual das respostas dos alunos. |
| Erceg, Aviani e Mešić 2013 [14] |
– |
Análise textual das respostas. |
| Clement e Terrazzan, 2011 [17] |
Abordagem investigativa; resolução do tipo lápis e papel. |
Vídeo-filmagens; análise textual das respostas dos alunos. |
| Wampler, Demaree e Gilbert, 2013 [45] |
Discussões em grupo (Peer Instruction); abordagem investigativa. |
Vídeo-filmagens; análise textual das respostas dos alunos; entrevista. |
| Basir et al., 2008 [46] |
Abordagem investigativa. |
Análise textual das respostas dos alunos. |
| Longhini e Nardi, 2009 [47] |
Resolução do tipo lápis e papel. |
Análise textual das respostas. |
| Wei e Ford, 2015 [48] |
Projeto experimental. |
Questionário; atividades experimentais. |
| Bryan, 2004 [49] |
Ambiente computacional de aprendizagem. |
Ferramenta computacional de videoanálise (Tracker). |