Open-access Objetivos das aulas experimentais no ensino superior na visão de professores e estudantes da engenharia

Professors and engineering students' perceptions of the aims of laboratory classes

Resumo

Neste trabalho investiga-se a opinião de professores e estudantes em relação às aulas experimentais realizadas nos laboratórios de física de cursos de Engenharia. Identifica-se a consistência dos objetivos das aulas experimentais, bem como o papel de aspectos relacionados à rotina do laboratório, tais como roteiros de práticas e relatórios. Os dados, coletados por meio de questionários, mostram que há uma divergência de opinião entre professores e estudantes, indicando uma falta de sintonia em relação ao tipo de abordagem do laboratório didático de física. Por outro lado, em alguns aspectos, observa-se uma convergência de opiniões principalmente no que se refere à maior participação dos alunos nas atividades e à oportunidade de visualização da teoria na prática.

Palavras-chave:
Ensino de física; Aulas experimentais; Ensino superior

location_on
Sociedade Brasileira de Física - SBF Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Bloco B - Cidade Universitária, São Paulo, SP, Brasil, CEP 05508-000, Tel: +55 (11) 3091-6680 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbef@sbfisica.org.br, marcellof@unb.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro