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Escolha do conceito de campo elétrico no contexto da eletrostática – neste caso os campos elétricos não variam no tempo, são conservativos e irrotacionais, pois são produzidos por distribuições de carga elétrica estáticas (i.e. estacionárias ao longo do tempo). |
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RT – apresentação de uma atividade com 12 questões de múltipla escolha com resposta justificada. |
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AE – apresentação de uma visão histórica sobre a evolução da eletricidade e de problemas envolvendo o conceito de campo elétrico como, por exemplo, a desfibrilação cardíaca e a reprodução do DNA, com vistas à introdução do conteúdo. |
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AE: introdução do conceito de fluxo elétrico, a partir das relações entre carga elétrica e campo elétrico, e da lei de Gauss e do princípio da superposição. |
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RT: três problemas envolvendo análise e cálculo de fluxo de campo elétrico. |
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AE: cálculo de campos elétricos usando a lei de Gauss; discussão da relação entre fluxo elétrico e campo elétrico nos problemas da esfera, do fio muito longo e das placas paralelas. |
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RT: problemas de livro-texto requerendo o uso da lei de Gauss para cálculos de campos elétricos. |
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AE: introdução conceito de potencial elétrico através da lei de circulação elétrica; relação entre os conceitos de potencial elétrico e diferença de potencial elétrico; comparação entre as leis de fluxo (Gauss) e de circulação do campo elétrico. |
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RT: duas questões relacionando os conceitos de diferença de potencial e o de potencial elétrico. |
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AE: estabelecimento de semelhanças e diferenças entre campo elétrico, potencial elétrico, fluxo elétrico e circulação elétrica através do problema da desfibrilação cardíaca; apresentação do conceito de força elétrica e relacionamento deste com os demais conceitos. |
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RT: duas questões envolvendo os conceitos supracitados (uma fechada e uma aberta). |
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AE: formalização do conceito de força elétrica usando o termo de campo elétrico da força de Lorentz, a partir da situação da reprodução do DNA; abordagem nas perspectivas de energia e de força [6][6] M. Nousiainen e I. Koponen, European Journal of Science and Mathematics Education 5, 74 (2017).. |
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RT – duas questões versando sobre a relação entre força elétrica e campo elétrico. |
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AE: introdução da lei de Coulomb, diferenciando os casos de distribuição discreta e contínua e relacionando ao princípio da superposição; relação com a lei de Gauss e com a lei de circulação do campo elétrico; comparação entre a lei de Coulomb e a força de Lorentz; cálculo do campo elétrico do disco. |
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RT – não houve. |
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AE: discussão e aplicação dos conceitos supracitados no contexto dos materiais condutores. |
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RT: três questões, duas envolvendo blindagem eletrostática, além de uma envolvendo condições estáticas e dinâmicas de campos elétricos. |
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AE: discussão e aplicação dos conceitos supracitados no contexto dos materiais dielétricos; introdução dos conceitos de deslocamento elétrico e de polarização. |
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RT: duas questões envolvendo materiais dielétricos. |
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RT: avaliação somativa individual envolvendo tarefas sobre todo o conteúdo trabalhado. Algumas mais abertas, outras mais fechadas. |
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avaliação das UEPS através da análise dos modos de conceitualização dos estudantes. |
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