A publicação da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem induzido uma série de debates entre os atores envolvidos na formação de professores da Educação Básica. Particularmente, para a Área do Conhecimento de Ciências da Natureza, que corresponde aos saberes tradicionais dos cursos de Física, Química, Biologia e parte da Geografia Física, a base preconiza grande interação entre os saberes e entre os profissionais especializados em cada saber. Dado o novo paradigma educacional brasileiro, propomos a estruturação do ciclo formativo específico para um curso de licenciatura em Física com quatro opções de ênfases: Ênfase em Física Clássica, Ênfase em Química, Ênfase em Matemática e Ênfase em Astronomia e Geociências. Embora a proposta seja legalmente hipotética, ela possui todos os elementos de materialidade para sua possível implementação, afinal, como ponto de partida, usamos os cursos atuais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Deve-se destacar que o autor foi coordenador do curso de Licenciatura em Física da UFG por quatro anos consecutivos. Esperamos que o presente trabalho estimule e fomente o debate de ideias em torno da complexa temática de como adequar os cursos de formação de professores de Física do país ao contexto da BNCC.
Palavras-Chave:
Ensino de Física; Ensino de Ciências; BNCC