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Revista Brasileira de Ensino de Física, Volume: 26, Número: 3, Publicado: 2004
  • Estamos avaliando bem os candidatos à docência no ensino superior? Editorial

    Oliveira, Paulo Murilo Castro de
  • Puede ayudar la investigación en enseñanza de la Física a mejorar su docencia en la universidad?

    Guisasola, Jenaro; Gras-Mart, Alberto; Martínez-Torregrosa, Joaquín; Almudí, José Manuel; Becerra Labra, C.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo discutimos algunas aportaciones de la investigación en didáctica de la Física que indican que la tarea de enseñar Física en la universidad es una labor lo suficientemente compleja como para constituir un campo propio de investigación. Veremos que relacionar la práctica docente con la investigación didáctica puede suponer un camino de mejora de la enseñanza universitaria de la Física y la posibilidad de formar licenciados e investigadores más preparados.

    Resumo em Inglês:

    In this work we relate some results of the research in Physics Education. They point out that learning and teaching physics is a complex process that need a proper field of research to analyse it. We discuss that implementing the results of the research in Physics Education in teaching Physics at university could be a fruitful way to improve it and to prepare good graduates and researches.
  • Usando o Excel para medidas de intervalo de tempo no laboratório de Física Artigos Gerais

    Figueira, Jalves S.; Veit, Eliane A.

    Resumo em Português:

    Apresentamos neste trabalho uma proposta de uso da planilha Excel como instrumento na aquisição e análise de dados em experimentos didáticos de Física, em particular, em medidas de intervalo de tempo. A aquisição de dados é feita através da entrada digital da porta de jogos da placa de som do microcomputador, utilizando sensores de infravermelho e uma macro do Excel para leitura desta entrada (com um arquivo DLL específico). Duas experiências didáticas são ilustradas: um pêndulo amortecido e um pião rotante. As planilhas que construímos para a coleta e análise de dados estão disponíveis livremente na rede.

    Resumo em Inglês:

    We report on this work on the use of the Excel datasheet for data acquisition and analysis in a classroom physics laboratory, particularly for measurements of time intervals. The data acquisition system is connected to the digital game port of a PC sound card. The optical system uses infrared sensors while an Excel macro reads the digital entrance (with a specific DLL archive). Two didactical experiments are illustrated: a damped pendulum and a rotating top. Freeware datasheets constructed by us are available on the Web.
  • Um problema não trivial de projécteis Artigos Gerais

    Silva, Manuel Fernando Ferreira da; Segre, Eduardo Rino Alberto

    Resumo em Português:

    Resolve-se de uma forma original um problema de projécteis pouco conhecido e de alguma dificuldade.

    Resumo em Inglês:

    An uncommon projectile motion problem of unexpected difficulty is solved in an original way.
  • A energia elétrica da Termodinâmica, a entalpia elétrica da Mecânica Estatística e as energias livres elétricas Artigos Gerais

    Leal Ferreira, G.F.

    Resumo em Português:

    Nota-se que os conceitos de energia elétrica empregados usualmente em Termodinâmica e em Mecânica Estatística não são os mesmos e mostra-se que, de fato, estão relacionados por uma transformação de Legendre, aquele originário da Mecânica Estatística sendo o análogo da entalpia em relação à energia interna no esquema P-V-T. As energias livres elétricas são também definidas.

    Resumo em Inglês:

    It is noticed that the concepts of energy usually employed in Thermodynamics and in Statistical Mechanics are not the same and are indeed related through a Legendre transformation, the one coming from Statistical Mechanics working as the enthalpy works in relation to the internal energy in the P-V-T scheme. The electrical free energies are also defined.
  • Simulação computacional de campos ultra-sônicos Artigos Gerais

    Arnold, Francisco J.; Pelá, Carlos A.

    Resumo em Português:

    Quando um transdutor eletro-acústico é excitado eletricamente, ele produz no meio de propagação onde está inserido um campo acústico. Através do conhecimento dos campos acústicos pode-se colher importantes subsídios para projetos de transdutores e estudos da interação com os meios de propagação. Neste trabalho é apresentada uma proposta de atividade interdisciplinar envolvendo conteúdos de Física, Matemática e Computação ministrados nas disciplinas introdutórias dos cursos superiores de ciências exatas e tecnológicas. O trabalho propõe a discussão dos fenômenos de interferência ondulatória, o cálculo do campo acústico usando coordenadas cilíndricas e a programação do método matemático através de instruções básicas de uma linguagem de programação. As simulações de alguns campos acústicos são apresentadas na forma de gráficos bi e tridimensionais e os resultados são discutidos.

    Resumo em Inglês:

    When an electro-acoustical transducer is electrically supplied, it yields an acoustic field in the propagation medium. The acoustic field knowledge allows us to obtain significant help to transducers design and propagation medium interaction studies. In this paper, it is shown a proposal of classroom work involving the studied contents of physics, mathematic and computing in the introductory lessons of degree course of exact science. It is proposed the discussion about wave interference phenomena, the determination of acoustic field using cylindrical coordinates and the software of the mathematical method applying basic instructions of a computational language. The simulations of some acoustic fields are shown in bi and tri-dimensional graphics and the results are discussed.
  • Usando sensores magnéticos em um trilho de ar Artigos Gerais

    Laudares, Francisco; Lopes, Marcia C.S.M.; Cruz, Frederico A.O.

    Resumo em Português:

    Neste trabalho propomos um sistema de medida e coleta de dados para trilhos de ar baseado em sensores magnéticos ligados à porta de jogos de um PC. A leitura dos dados na porta é feita por um pequeno programa escrito em Logo. O sistema foi testado com excelentes resultados em um estudo dos movimentos uniforme e uniformemente variado sobre o trilho.

    Resumo em Inglês:

    In this work we propose a measure system and collects data for air's trails using magnetic sensor linked to the game port of a PC. The reading of the data in the door is made by a small program written LOGO language. The system was tested with excellent results in studies of the uniform movement and evenly varied.
  • Teoria fenomenológica do processo de relaxação dielétrica Artigos Gerais

    Robert, Renê

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é introduzir o conceito de não simultaneidade entre causa e efeito, o que não é muito comum em diversos problemas de física e biologia, mostrando como tratá-los e verificando em que condições os dois modelos conduzem a resultados similares. Para este estudo usaremos os dielétricos. A teoria de Pellat-Debye para a relaxação dielétrica é modificada introduzindo-se uma atraso de resposta (polarização) à ação de um estímulo (campo elétrico), de modo a tornar válido o princípio de causalidade.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this work is to introduce the concept of non simultaneity between cause-effect, which is not very common in several problems of physics and biology, showing how to treat these problems and verifying the results. For this study we will use the dielectrics. Pellat-Debye's theory for dielectric relaxation is modified introducing a delay in the Response ( polarization ) to the action (electric field), so as the validity of the causality principle is satisfied.
  • Processamento de imagens: conceitos básicos relacionados com o fenômeno de difração e uso de um computador óptico Artigos Gerais

    Carlin, N.; Szanto, E.M.; Seale, W.A.; Jorge, F.O.; Souza, F.A.; Bechtold, I.H.; Gasques, L.R.

    Resumo em Português:

    O fenômeno de difração é utilizado em um experimento relacionado à óptica de Fourier com o objetivo de estudar conceitos básicos de processamento de imagens. Um computador óptico e programas de suporte são utilizados de maneira que os estudantes tenham contato com procedimentos de filtragem espacial e reconstrução da imagem processada.

    Resumo em Inglês:

    The diffraction phenomenon is used in an experiment related to Fourier Optics with the aim of studying the basic concepts of image processing. An optical computer and support softwares are used in such a way that the students make contact with the procedures for spatial filtering and the reconstruction of the image being processed.
  • Uma discussão sobre as densidades de energia em ondas mecânicas unidimensionais Artigos Gerais

    Bruno-Alfonso, Alexys; Florêncio, Alexandro Silveira

    Resumo em Português:

    Estudam-se as médias temporais das densidades das energias cinética e potencial em ondas mecânicas unidimensionais. Demonstra-se que o movimento harmônico simples dos elementos do meio não é condição suficiente nem necessária para que aquelas médias sejam iguais. Isso contradiz as abordagens em textos de Halliday et al. e Nussenzveig.

    Resumo em Inglês:

    The mean values (in time) of the kinetic and potential energy densities in one-dimensional mechanical waves are studied. It is shown that the simple harmonic motion of the particles is neither a sufficient nor a necessary condition for those mean values to be the same. This contrasts with the approaches in textbooks by Halliday et al. and Nussenzveig.
  • Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru Pesquisa Em Ensino De Física

    Grandini, Nádia Alves; Grandini, Carlos Roberto

    Resumo em Português:

    Há mais de cinqüenta anos, existe a preocupação em se definir os objetivos para o laboratório didático, revisando currículos e buscando ações mais localizadas e orientadas de acordo com o avanço crescente de conhecimentos das concepções alternativas de vários tópicos da Física por parte dos alunos, levando-se em conta as dificuldades específicas enfrentadas por eles no processo ensino-aprendizagem. Podem-se identificar duas linhas filosóficas que norteiam o processo ensino-aprendizagem com relação aos objetivos do laboratório didático. Uma linha defende que para sedimentar os conceitos expostos em aulas teóricas é necessária a prática em laboratório. A outra linha defende que o alvo da prática em laboratório deveria ser a obtenção e análise de dados, levando-se em conta a teoria aprendida. Atualmente, se percebe um crescimento por parte de profissionais que entendem haver uma necessidade de planejar, definir e hierarquizar objetivos detalhados, além de propiciar atividades que favoreçam de acordo com cada classe dentro da linha filosófica a que se identifica o profissional, não se esquecendo que ainda existem profissionais que não aceitam essa postura. Dentro desta perspectiva, foi aplicado um questionário a trinta alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru, que já cursaram as cinco disciplinas práticas básicas do curso. Os alunos pontuaram de acordo com a sua visão dos objetivos reais frente aos objetivos ideais do laboratório didático. Os resultados mostraram que o laboratório didático vem cumprindo seu papel na opinião dos alunos do curso de Licenciatura em Física.

    Resumo em Inglês:

    In the last fifty years, there have been the worry in defining the objectives for the didactic laboratory, revising curricula and looking for more specific and guided actions in agreement with the growing progress of knowledge in the alternative conceptions of several topics of the Physics on the part of the students, taking into account their difficulties in the teaching-learning process. We can identify two philosophical lines that guide the teaching learning process with relationship to the objectives of the didactic laboratory. One line defends that it is necessary to practice in laboratory the concepts exposed in theoretical classes in order to settle them. The other line defends that the objective of the practice in laboratory should be the acquisition and analysis of data, accounting for the learned theory. Nowadays, it is notable the growing number of professionals that understand the needs of planning, defining and organizing each of the aims. Besides, it is necessary to keep activities that propitiate different and unlike insights, considering that these are professionals that do not share this philosophical concept. In this perspective, a questionnaire was applied to thirty students attending the Physics Course at UNESP-Bauru, which have studied the five basic practices disciplines of the course. The students punctuated according to its vision of the real objectives facing the ideal objectives of the didactic laboratory. The results showed that the didactic laboratory has been paying its role in a suitable way.
  • A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio História Da Física E Ciências Afins

    Dias, Penha Maria Cardoso; Santos, Wilma Machado Soares; Souza, Mariana Thomé Marques de

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar o conceito de Gravitação Universal ao aluno do Ensino Médio. A História da Física - por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito - mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva, funcionando como os organizadores prévios da teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O método é ilustrado por uma aplicação a alunos do Colégio de Aplicação da Unigranrio, escola da rede privada, no Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we propose an alternative way to introduce the concept of Universal Gravity to high school students. The History of Physics discloses the elements that give meaning to a concept, in so far as it presents the problems that led to the formulation of the concept. Therefore we believe that it can be brought into the process of teaching and learning, performing a fundamental role in the assimilation of new concepts to the cognitive structure; this role can be understood in the context of David Ausubel's theory of Meaningful Learning. The method is illustrated by its application to students in Colégio de Aplicação da Unigranrio, a private school in Rio de Janeiro.
  • Uma tradução comentada de um texto de Maxwell sobre a ação a distância História Da Física E Ciências Afins

    Tort, Alexandre C.; Cunha, Alexander M.; Assis, A.K.T.

    Resumo em Português:

    Apresentamos uma tradução comentada de um importante texto de James Clerk Maxwell publicado em 1873. Neste artigo, Maxwell discute argumentos a favor e contra a ação a distância.

    Resumo em Inglês:

    A commented Portuguese translation of a text by James Clerk Maxwell published in 1873 is offered. In this important paper, Maxwell discusses arguments in favour and against the concept of action at a distance.
  • Forças de vínculo no caso holônomo Notas E Discussões

    Lemos, Nivaldo A.

    Resumo em Português:

    É possível, por meios simples e diretos, encontrar as forças de vínculo para sistemas holônomos empregando as equações de Lagrange mas sem o uso da técnica dos multiplicadores de Lagrange. O método é descrito em sua generalidade e sua eficácia é demonstrada com a ajuda de alguns exemplos típicos.

    Resumo em Inglês:

    It is possible, by simple and direct means, to find the forces of constraint for holonomic systems employing Lagrange's equations but without the use of the Lagrange multiplier technique. The method is described in its generality, and its effectiveness is demonstrated with the help of a few typical examples.
  • Nota sobre os potenciais de uma carga em movimento Notas E Discussões

    Leal Ferreira, G. F.

    Resumo em Português:

    Na maneira usual de se obter os potenciais de uma carga em movimento, os potenciais de Liénard-Wiechert, toma-se como ponto de partida os potenciais retardados, expressos em termos de uma distribuição volumétrica de carga. Argui-se aqui que aqueles potenciais podem também ser obtidos diretamente dos potenciais retardados de uma carga pontual, corrigidos por efeitos do tipo Doppler, característicos de grandezas propagadas e que são devidos ao movimento do emissor em relação ao ponto de observação.

    Resumo em Inglês:

    In the usual presentation, the potentials due to a moving charge, the Liénard-Wiechert potentials, are obtained from the retarded potentials expressed in terms of a volumetric charge distributions. It is argued that they may be also obtained from the retarded potentials of a moving point charge, corrected by Doppler like effects accompanying propagated entities, and caused by its motion in relation to the observation point.
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