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A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos

Evaluación de la productividad en la investigación en Educación Física: reflexiones sobre ciertas limitaciones del indicadores bibliométricos

The assessment of productivity in research in Physical Education: reflections on some limitations of bibliometric indicators

Nosso objetivo foi analisar as limitações da avaliação bibliométrica baseada no uso da citação; e refletir sobre a influência desta forma de avaliação da produção de conhecimento na área da Educação Física, especialmente na pós-graduação. Fizemos uma descrição das principais limitações dos indicadores (fator de impacto e índice h) utilizados no Brasil para avaliação da produção de pesquisa. Revistas e pesquisadores podem estar mudando seu comportamento para aumentar seu impacto no sistema de avaliação, com consequências como o distanciamento entre o que é produzido na área de conhecimento e sua relevância social e acadêmica. As formas de avaliação precisam ser (re)pensadas de forma mais profícua, quanto aos seus efeitos sobre a qualidade das publicações científicas. Consideramos fundamental um maior envolvimento por parte da comunidade acadêmica e científica, em discussões sobre as consequências que o uso desses indicadores baseados em citação pode trazer para a área da Educação Física.

Indicadores bibliométricos-fator de impacto; Indicadores bibliométricos-índice h; Produção de conhecimento; Educação Física


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