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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Volume: 24, Número: 1, Publicado: 2010
  • Aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares de sete a 15 anos

    Dumith, Samuel Carvalho; Ramires, Virgílio Viana; Souza, Matheus Jesuíno Alves; Moraes, Daniel Souza; Petry, Fabrício Godoy; Oliveira, Eduardo Soldera; Ramires, Sandro Viana; Marques, Alexandre Carriconde

    Resumo em Português:

    Os benefícios do desenvolvimento da aptidão física sobre a saúde estão bem evidenciados na literatura científica. O objetivo do presente estudo foi descrever a aptidão física relacionada ao desempenho motor de crianças e adolescentes e examinar as diferenças de acordo com sexo, idade, tipo de escola (pública ou privada) e região geográfica da escola (urbana ou rural). Uma bateria de cinco testes motores foi aplicada a 526 alunos entre sete e 15 anos do ensino fundamental de Rio Grande, RS: salto em distância parado, arremesso de "medicine-ball", barra modificada, corrida de 20 metros e quadrado. Os resultados apontam que o desempenho em todos os testes foi superior para os rapazes e aumentou diretamente com a faixa etária. Estes foram os principais preditores da aptidão física dentre as variáveis examinadas. O tipo de escola só teve influência sobre o desempenho no teste de arremesso de "medicine-ball", em que alunos da rede privada obtiveram valores médios maiores. Escolares da zona urbana atingiram um melhor desempenho em todos os testes, exceto no teste de barra modificada (sem diferença por região geográfica). A realização de pesquisas com o mesmo enfoque em outras regiões do Brasil permitirá explorar a consistência destes achados e compreender possíveis diferenças.

    Resumo em Inglês:

    There is strong evidence regarding the benefits of physical fitness development upon health. The aim of this study was to describe the physical fitness related to motor performance in children and adolescents, and to examine if there are differences according to sex, age, type of school (public or private) and geographic region (urban or rural). A battery comprising of five motor tests were administered to 526 students aged seven to 15 years from elementary schools of Rio Grande, Brazil: stationary long jump, medicine-ball throw, modified pull-up, 20-meter run and 4-meter shuttle-run. The results indicate that the performance in all tests were higher among boys and increased directly with age group. These two factors (sex and age) were the main predictors of physical fitness amongst the investigated variables. Type of school influenced only the performance in the medicine-ball throw, being higher for students from private schools. Students from urban zone achieved a better performance in all tests, except in the modified pull-up, in which there was no difference between geographic regions. The development of researches with the same approach in other Brazilian regions will allow evaluating the consistency of these findings and understanding possible differences.
  • Efeito da experiência do treinador sobre o ambiente motivacional e pedagógico no treino de jovens

    Gonçalves, Carlos Eduardo; Silva, Manuel João Coelho e; Cruz, Jaume; Figueiredo, Antonio

    Resumo em Português:

    O estudo investiga o efeito da experiência do treinador sobre as categorias observadas da comunicação em competição, as orientações para a realização de objetivos, as atitudes face à prática desportiva e as percepções dos atletas sobre o comportamento do treinador. Utilizando o Coach Behavior Assessment System (CBAS), de Smith, Smoll e Hunt (1977), foram gravados em áudio e vídeo e posteriormente analisados 18 jogos de seis treinadores de Basquetebol do escalão de sub-16 anos masculinos, três experientes e três inexperientes. Os jogadores das equipes observadas (n = 58) preencheram as versões portuguesas do Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire/TEOSQ (Chi & Duda, 1995) e do Sport Attitudes Questionnaire/SAQ (Lee & Whitehead, 1999), bem como o questionário de percepções do comportamento do treinador do CBAS. Os resultados revelaram um efeito estatisticamente significativo da experiência ou inexperiência do treinador, tanto sobre as categorias comportamentais observadas em jogo como sobre as dimensões dos questionários.

    Resumo em Inglês:

    The study analyzes the effects of the coaches' professional experience on the coach-athlete communication during competitions, achievement goal orientations, sport attitudes and athletes' perceptions of the coaches'behaviour. Using the Coach Behaviour Assessment System/CBAS (Smith, Smoll & Hunt, 1977), 18 games of six Basketball coaches (three of them experiencent and three unexperient) of male under-16 years teams were audio and video recorded and subsequently analyzed. The players of the observed teams (n = 58) fulfilled the portuguese versions of the Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire/TEOSQ (Chi & Duda, 1995), the Sport Attitudes Questionnaire/SAQ (Lee & Whitehead, 1999),and of the CBAS questionnaire about the perceptions of the coaches' behaviour. The results show a statistically significant effect of the coaches' experience both on the behaviour categories observed during competition and on the questionnaires' dimensions.
  • Método dinamométrico para avaliação da escora em barcos tipo Catamaran

    Schütz, Gustavo Ricardo; Haupenthal, Alessandro; Hubert, Marcel; Pereira, Suzana Matheus; Roesler, Helio

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo propor e validar um método de medição da distância de escora ("De") e do momento de escora ("Me"), através do uso de plataformas de força para barcos tipo Catamaran. O novo método propõe a medição por dinamometria, com o posicionamento de plataformas de força abaixo de cada casco, e a mensuração das Forças de Reação do Solo (FRS). Com base nas equações clássicas da estática são determinadas as variáveis "De" e "Me". Para validar o método proposto, foi utilizada a validação concorrente, através da comparação com os valores obtidos por cinemetria através do sistema "Peak Motus". Para correlação entre os dois métodos optou-se pelo coeficiente de correlação intraclasse (ICC). Foram analisadas diferentes posturas em duas diferentes inclinações do barco, simulando o adernamento do barco. Os resultados encontrados apontaram alta correlação (ICC > 0,99) e pequeno erro médio (1,00% para "De" e 0,96% para "Me") entre os métodos. Com isto, o método proposto se mostrou válido e eficiente, pois mensurou as variáveis de maneira rápida e precisa e se torna importante à medida que facilita a análise e auxilia a velejadores e técnicos na tomada de decisões

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to propose and to validate a method for the measurement of hiking distance (Hd) and hiking moment (Hm) in Catamaran boats, through the use of force plates. This new method proposes the measurement by dynamometry, with the positioning of a force plate below each boat hoof to measure the Ground Reaction Forces (GRF). Based on the classic static equations Hd and Hm were determined. In order to validate the method a validation of competing was carried out through the comparison with kinematic values measured through the Peak Motus system. Intraclass correlation coeficient was used. Different positions in two different inclinations of the boat, simulating the boat heeling, had been analyzed. The results showed a high correlation (ICC > 0.99) and a small average error (1.00% for Hd and 0.96% for Hm) between the methods. Thus, the new method seems to be valid and efficient since it measured the variables in a fast and precise way, facilitating the analysis and assisting sailors and coaches on decision taking
  • Escala do comportamento do treinador: versão treinador (ECT-T) e versão atleta (ECT-A): o que o treinador diz é confirmado pelos seus atletas?

    Moraes, Luiz Carlos Couto de Albuquerque; Medeiros Filho, Edson Soares; Lôbo, Ingrid Ludmila Bastos; Silveira, Dêner Rodrigues da

    Resumo em Português:

    Objetivou-se verificar o nível de associação entre as percepções de atletas e treinadores de esportes coletivos e individuais nas seis dimensões do comportamento do treinador - Treinamento Físico (TF), Treinamento Técnico (TT), Preparação Mental (PM), Estabelecimento de Objetivos (EO), Reforço Pessoal Positivo (RPP), Reforço Pessoal Negativo (RPN) - acessado pela Escala do Comportamento do Treinador - Versão Treinador (ECT-T) e Versão Atleta (ECT-A). Participaram 181 atletas (114 homens e 67 mulheres) de nove modalidades esportivas com idade média de 17,15 anos (± 1,48) e seus respectivos treinadores (N = 32), todos do sexo masculino, com idade média de 32,88 (± 8,91). Treinadores e atletas responderam aos 38 itens de mesmo conteúdo dos questionários mencionados. A correlação não-paramétrica de Spearman mostrou a inexistência de associação significativa, ao nível a = 0,05, entre as percepções treinadores e atletas de modalidades coletivas nas dimensões TT, PM, EO e RPP. Entre treinadores e atletas de modalidades individuais também não foram verificadas associações significativas em cinco dimensões: TF, TT, PM, EO e RPP. Dentre outras razões, a baixa compatibilidade entre as percepções de atletas treinadores, pode estar relacionada a falhas no processo de organização do treinamento. Além disso, o relacionamento de cada treinador com os atletas sob o seu comando parece informar mais do que a simples categorização: modalidades coletivas versus individuais

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to verify the level of association between athletes and their coaches' perceptions, according to the kind of sport (individual or group), in the six dimensions of coaching behavior - Physical Training (PT); Technical Training (TT); Mental Preparation (MP); Goal Setting (GS); Personal Positive Rapport (PPR) Personal Negative Rapport (PNR) - accessed by the two Brazilian versions of Coaching Behavior Scale for Sport: Coaches (ECT-T) and Athletes Versions (ECT-A). Participated 181 athletes (114 male and 67 female) of nine different sports with mean age of 17.15 years (± 1.48) and their respective coaches (N = 32), all male, with mean age of 32.88 years (± 8.91). Coaches and athletes answered the 38 items, which have the same content, in the mentioned questionnaires. The non-parametric Spearman correlation showed the inexistence of significant association, at a level = 0.05, between the coaches and athletes perception of group sports in the dimensions TT, MP, GS and PPR. In addition, there were no significant correlations between coaches and athletes perceptions of individual sports in the following dimensions: PT, TT, MP, GS and PPR. Among others reasons, the low compatibility involving the coaches and athletes perceptions can be associated with failures in the training organization process. Besides, the relationship of each coach with their athletes appears to add more information than the simple categorization: group modalities versus individual modalities
  • Baixos níveis de aptidão física relacionada à saúde em universitários

    Corseuil, Maruí Weber; Petroski, Edio Luiz

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo identificar a prevalência de baixos níveis de aptidão física relacionada à saúde em universitários, quanto aos componentes músculo-esqueléticos (motores). Participaram da amostra 234 estudantes (112 moças e 122 rapazes, entre 17 e 29 anos), matriculados em diversos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi utilizada uma bateria de testes proposta pela Sociedade Canadense de Fisiologia do Exercício. Os testes propostos foram: força de preensão manual; extensão dos braços; flexão do tronco; impulsão vertical; resistência abdominal e força dorsal. Os resultados apontam uma prevalência de aptidão física abaixo dos indicadores recomendados à saúde de 16,6% (13,4% feminino e 19,6% masculino). Especificamente, observaram-se os seguintes índices de prevalência de universitários que não atingiram os critérios recomendados: 69,2% para a potência de membros inferiores, 62% para extensão de braços, 38,4% para a preensão manual, 13,2% para flexão de tronco, 11,1% para força dorsal e 10,7% para força abdominal. Em se tratando de indivíduos jovens, observou-se que boa parte dos universitários encontra-se com baixos níveis de aptidão física, sugerindo a importância da implantação de programas para o desenvolvimento e/ou manutenção da aptidão física destes estudantes, fornecendo subsídios para que estes adotem um estilo de vida mais ativo e saudável por toda a sua vida

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to identify the prevalence of low health-related physical fitness levels among university students in terms of muscle-skeletal components (motor performance). A total of 234 students (112 girls and 122 boys aged 17 to 29 years), enrolled in different courses of the Federal University of Santa Catarina, Brazil, participated in the study. The test battery proposed by the Canadian Society for Exercise Physiology was used: handgrip strength, push-ups, sit and reach, vertical jump, partial curl-ups, and back extension. The results showed a prevalence of health-related physical fitness indicators below the recommended (16.6%, 13.4% for girls and 19.6% for boys). Specifically, the following prevalence rates of university students who did not reach the recommended criteria were observed: 69.2% for vertical jump, 62% for arm extension, 38.4% for handgrip strength, 13.2% for trunk flexibility, 11.1% for dorsal strength, and 10.7% for abdominal endurance. Low physical fitness levels were observed among the evaluated university students, a finding suggesting the importance of the implantation of programs for the development and/or maintenance of physical fitness so that these students adopt a more active and healthier lifestyle throughout their lives
  • Jogos olímpicos da era moderna: uma proposta de periodização

    Rubio, Kátia

    Resumo em Português:

    Os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram recriados por Pierre de Coubertin e tiveram sua primeira edição no ano de 1896. Respeitando o calendário grego, no qual foi espelhado, os Jogos de Olímpicos de Verão realizam-se de quatro em quatro anos, período de uma Olimpíada, e atravessaram o século XX sofrendo de perto toda intensa dinâmica de um momento histórico marcado por profundos conflitos sociais de ordem mundial. A partir da análise desses momentos, é possível observar as transformações vividas pelo Movimento Olímpico. A partir de então, pretende-se nesse artigo discutir e caracterizar esses momentos históricos propondo uma periodização para os Jogos Olímpicos. Intenta-se com isso criar parâmetros de análise para os acontecimentos olímpicos a partir de seu contexto histórico-social

    Resumo em Inglês:

    The Olympics of the modern age have been recreated by Pierre de Coubertin and its first edition was in 1896. Respecting the Greek calendar, which was mirrored, the Summer Olympic Games are held every four years, during the Olympics, and went through the XX Century were influenced to the dynamics of a historical moment marked by deep social conflicts world order. From the analysis of these moments, it was possible to observe the changes experienced by the Olympic Movement. Thereafter, we intend to discuss in this article and characterize these historical moments proposing a timeline for the Olympics. The intention of this was to create analysis parameters for the Olympic events from their historical and social context
  • Estudo dos indicadores de rendimento em voleibol em função do resultado do set

    Marcelino, Rui; Mesquita, Isabel; Sampaio, Jaime; Moraes, José Cicero

    Resumo em Português:

    O presente estudo pretendeu identificar possíveis indicadores de rendimento, adstritos às ações de jogo, diferenciadores do resultado obtido no set em Voleibol. A amostra consistiu em 65.949 ações realizadas em 550 sets da Liga Mundial 2005, "adulto" masculinos. A coleta de dados teve como suporte instrumental o software "Volleyball Information System". Para testar as diferenças nos indicadores de rendimento, entre as equipes que vencem e perdem os sets, se utilizou o teste t de student de medidas independentes (p < 0,05). As observações cumpriram os requisitos de fidedignidade para serem utilizadas como ferramenta científica, tanto pela percentagem de acordos interobservador como pela estatística Kappa de Cohen. O presente estudo demonstrou que as equipes que vencem os sets obtêm melhores desempenhos em todas as ações de jogo (ataque, bloqueio, saque, defesa, levantamento e recepção), devido à maior frequência de ações ponto/excelente (com exceção do número de recepções excelentes) e à menor frequência de erros. As equipes que vencem os sets apresentam uma distribuição percentual dos pontos ganhos mais equilibrada entre as três ações terminais (ataque, bloqueio e saque) do que as equipes que perdem os sets. O ataque representa, para as equipes perdedoras, um maior peso no total de pontos ganhos através das ações terminais.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to identify in which performance indicators are there differences between the teams that win and lose the sets in Volleyball matches. Archival data were obtained from 65.949 game actions in 550 sets from the men's 2005 World League. The "Volleyball Information System" was used for data gathering. Descriptive statistics were performed on all variables and the student t -test was used. Kappa of Cohen analysis and percentage of agreement demonstrated good inter-observer reliability which confirmed the accuracy of observations. This study showed that the teams that win their sets have best performance in all game actions (attack, block, serve, dig, set, reception) due to higher frequency of point/excellent actions (with the exception of the number of excellent receptions) and a lower frequency of errors. The teams that win those sets have a more balanced distribution of points earned between the three terminal actions (attack, block and service) than the teams that lose their sets. For the losing teams, the attack represents a greater weight in the total points earned through the terminal actions.
  • Concepções de treinadores "experts" Brasileiros sobre o processo de formação desportiva do jogador de voleibol

    Milistetd, Michel; Mesquita, Isabel; Nascimento, Juarez Vieira do; Sousa Sobrinho, António Evanhoé Pereira de

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo examinar a concepção de treinadores experts acerca das etapas de formação desportiva a longo prazo do jogador de Voleibol. A amostra do estudo foi composta por 10 treinadores "experts" brasileiros. Os sujeitos apresentaram idade média de 45 ± 13,8 anos e 24,8 ± 12,1 anos de experiência profissional, sendo todos licenciados em Educação Física. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada e de resposta aberta, baseada no protocolo de Fernandes (2004). A sua adaptação de conteúdo à realidade sócio-cultural e desportiva brasileira foi efetivada pelo método de peritagem. O tratamento das informações foi realizado por meio da análise de conteúdo, com o recurso à interpretação lógico-semântico das ideias prevalecentes no "corpus" das entrevistas. A fidedignidade de codificação foi assegurada pela percentagem de acordos, para o mesmo codificador e codificadores distintos, situando-se os valores registrados entre 95% e 100%. Os resultados revelaram o desconhecimento, por parte dos investigados, acerca da existência de um modelo de formação desportiva do voleibolista, a longo prazo, no Brasil. Além de confirmarem que o Voleibol é uma modalidade de especialização tardia, os participantes do estudo apontam que a idade de iniciação da sua prática sistemática se situa no início da adolescência, por volta dos 13 anos. As componentes de desenvolvimento desportivo acentuam a prática do jogo deliberado na primeira etapa, onde as experiências motoras diversificadas prevalecem. A partir da segunda etapa aumenta a prática deliberada, com o incremento da aquisição de competências específicas e o comprometimento com a modalidade. A ausência de especificação dos conteúdos de treino ao longo das etapas, bem como a parca referência às competências psico-sociais pode dever-se, em grande medida, à possível inexistência de um modelo nacional referenciador da formação desportiva a longo prazo do jogador de Voleibol.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to examine the conceptions of expert coaches concerning the volleyball player's long term sport development. The participants were 10 expert coaches. The sample presented 45 ± 13.8 years old and 24.8 ± 12.1 years of coaching experience in the Brazilian volleyball. Data collection was accomplished through structured open answer interviews based on Fernandes' protocol (2004). Its content adaptation to sociocultural and sportive Brazilian reality was accomplished through expert validation. The treatment of the information was accomplished through content analysis, with logic-semantic procedures of the prevalent ideas in the corpus of interviews. The reliability of codification was assured by percentage accord of the same encoder and the different encoders, registering values between 95% and 100%. The present study evidences that no participant knows about the existence of a national long term sport development model for a volleyball player. Moreover, coaches confirmed that the Volleyball is a sport of late specialization, being a widespread consensus that the age of initiation of systematic practice is in the beginning of adolescence, around the age of 13 years old. The components of sport development throughout the stages highlight the practice of the deliberate play in the first stage, where diversified motor experiences prevail. From the second stage, the deliberate practice increases with the acquisition of specific competences and commitment with the modality. The absence of specification of the training contents along the stages, as well as the scanty reference to the psychosocial competences along the stages, can be due, in great measure, to the inexistence of a national model of long term sport development.
  • Fatores determinantes para a continuidade da participação de idosos em programas de atividade física: a experiência dos participantes do projeto "Sem Fronteiras"

    Souza, Doralice Lange de; Vendrusculo, Rosecler

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute os resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi o de investigar os fatores que determinam a participação continuada de idosos no projeto "Sem Fronteiras: Atividades Corporais para Adultos Maduros e Idosos", desenvolvido na Universidade Federal do Paraná. Participaram do estudo 10 idosos que estavam regularmente frequentando o projeto há pelo menos dois anos. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada. O guia de entrevista teve como linha condutora as seguintes questões: O que o (a) motivou a dar início à participação no projeto "Sem Fronteiras"? O que o (a) motiva a continuar participando do projeto? Quais as principais dificuldades que o senhor (a senhora) encontra para permanecer no mesmo? O que o (a) motiva a superar estas dificuldades? A análise das entrevistas teve como foco os principais temas que emergiram da fala dos participantes. Primeiramente foram analisados os dados de cada entrevista individualmente. A seguir, os dados foram cruzados buscando-se por temas comuns e divergentes entre as falas dos entrevistados. A principal conclusão da pesquisa foi que os idosos permanecem no programa não somente por perceberem benefícios à sua saúde física, mental e emocional, mas também pelas oportunidades que este lhe oferece em termos de desenvolvimento pessoal, socialização, e troca de informações, experiências, suporte e afeto. As barreiras mais importantes encontradas pelos mesmos para dar continuidade à sua participação no projeto relacionam-se com problemas de saúde e compromissos familiares.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the results of a qualitative research project that had as a goal to investigate adherence factors to a physical activity program for older adults in Brazil named "Sem Fronteiras: Atividades Corporais Para Adultos Maduros e Idosos", which translated into English means "Without Borders: Physical Activities for Mature and Older Adults". The participants of the study were 10 older adults who had been in the project for at least two years. Data were collected through semi-structured in-depth interviews with open-ended questions. The leading interview questions were: What led you to start the program? What motivates you to continue attending the program? What are the main difficulties you find in continuing to attend the program? What motivates you to overcome these difficulties? The coding categories emerged from the data. Initially, we analyzed the data for each of the research participants, raising and coding the main themes that emerged from their responses. Next, we did a cross-analysis of the data of all participants looking for similarities and differences between the themes. Our main finding was that the participants adhere to the project not only because of the benefits that they perceive in terms of their physical, mental and emotional health, but also because it offers them opportunities for their personal development, socialization, and exchange of experiences, information, support, and affection. The main barriers that the interviewees found to keep participating in the project were health problems and family commitments.
  • Apontamentos para uma história comparada do esporte: um modelo heurístico

    Melo, Victor Andrade de

    Resumo em Português:

    Ao analisar o recente crescimento do número de investigações históricas que têm como objeto as práticas corporais institucionalizadas, Melo (2007a), mesmo reconhecendo a importância desses esforços, demonstra preocupação com a fragmentação e o não estabelecimento de iniciativas de maior alcance. Para esse autor, uma possível saída estaria na utilização do método da História Comparada, uma contribuição para a busca de sínteses históricas mais aprofundadas. Partindo dessas compreensões, esse artigo tem por objetivo apresentar um modelo heurístico cujo intuito é constituir-se em ferramenta para analisar/interpretar a trajetória conceitual moderna do fenômeno esportivo. Construído basicamente a partir do próprio percurso histórico do esporte, cremos que pode se constituir em um bom instrumento não só para o desenvolvimento de estudos locais, como também, talvez ainda mais, de investigações comparadas.

    Resumo em Inglês:

    Considering the recent growth of historical research that has as object the institutionalized body practices, Melo (2007a), even though recognizes the importance of these efforts, demonstrates concern about the fragmentation of these initiatives. To this author, a possible solution would be the use of the method of Comparative History, a contribution to search for deep historical analyzes. Since these understandings, this article aims to present a heuristic model whose aim is to establish itself as a tool to analyze/interpret the sport modern conceptual trajectory. Built primarily from the history of the sport, we believe that it can be a useful tool not only for the development of local studies, but also to comparative investigations.
  • Tendências atuais da pesquisa Brasileira em Educação Física: parte 1: uma análise a partir de periódicos nacionais

    Rosa, Suely; Leta, Jacqueline

    Resumo em Português:

    Após poucos séculos de existência, a disciplina de Educação Física (EF) convive, de um lado, com a tradicional valorização de aspectos biológicos e médicos e, de outro, com a recente valorização de aspectos sócio-culturais, políticos e filosóficos. Estes parecem promover uma ruptura com a concepção tradicional de corpo, concepção "biologizada", da EF. Neste contexto, iniciamos um amplo estudo sobre as tendências atuais da pesquisa brasileira em EF. Por meio de uma abordagem bibliométrica, neste trabalho apresentamos uma análise das comunicações científicas em EF, veiculadas em quatro periódicos nacionais, no período de 2000 a 2005. O objetivo central foi caracterizar um recorte da pesquisa contemporânea brasileira em EF, publicada nestes periódicos, incluindo-se na análise as questões acerca das temáticas de maior interesse dos pesquisadores. O estudo seguiu duas etapas principais: a) coleta e organização dos dados e b) categorização e análises quantitativa e qualitativa. As 595 publicações analisadas classificaram-se em 20 áreas do conhecimento sendo fisiologia a de maior incidência (n = 376). Publicações com enfoque em áreas mais humanísticas e/ou sociais, como a filosofia, a história, a sociologia do esporte, a psicologia aplicada à educação física e ao esporte, a didática, também são encontradas, porém, são ainda minoria. Estes resultados apontam a predominância da concepção biologizada da pesquisa em EF no universo do estudo. As razões podem ser variadas, incluindo o perfil dos periódicos analisados.

    Resumo em Inglês:

    After few centuries of its foundation, the discipline of Physical Education (PE) resides with a dichotomic approach: on the one hand, the tradition of its medical and biological aspects and on the other hand, socio-cultural, political and philosophical issues are highlighted. This seems to disrupt the historical concept of "the biologized body". Within this context, we have started an investigation of trends in Brazilian research on PE. Using a bibliometric approach, in the present paper we analyze scientific publications from four Portuguese-language journals, in the 2001-2005 period. Our aim is identify with of the two concepts prevail in Brazilian current research on EP. The following steps were taken: a) data-gathering and categorization; and b) quantitative and qualitative analyses. We found that 431 (72.43%) out of 595 of the publications analyzed were from the biological sciences. More specifically, 376 (63.19%) were from physiology. These results point to the prevalence of a broad biological approach to PE, in which anatomical, biochemical, biophysical, and medical aspects at large are prevalent. Although our data does not allow us to give a complete picture of research trends in PE in Brazil, they suggest that PE's current research in the country is still biologically-oriented, revealing its strong historical concept.
  • Um pouco de história, desenvolvimentos recentes e perspectivas para a pesquisa em atividade física e saúde no Brasil

    Nahas, Markus Vinicius; Garcia, Leandro Martin Totaro

    Resumo em Português:

    As grandes transformações mundiais das últimas décadas provocaram mudanças sociais e na saúde, individual e coletiva, jamais imaginadas. O perfil dos problemas de saúde atuais faz com que a promoção de estilos de vida saudáveis (e ativos fisicamente) seja valorizada e colocada como uma das prioridades em saúde pública no planeta. A Educação Física Brasileira está atenta a essas evoluções nas ciências e nas práticas que envolvem a atividade física relacionada à saúde, e precisa responder aos anseios da sociedade em termos de formação profissional competente e produção científica de qualidade nesta área. Este artigo discute desenvolvimentos recentes e perspectivas na pesquisa em atividade física e saúde, com repercussões para a Educação Física no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The tremendous modifications observed in the world during the past few decades caused unthinkable changes in social and health (both individual and collective). Current health problems turned lifestyle characteristics as public health matter all over the world, specially the promotion of healthy (and active lifestyles). The area of Physical Education in Brazil is aware of that global movement related to the promotion of health enhancing physical activity, and needs to respond to the society's needs in terms of professional preparation, and quality research in this area. This paper discusses recent developments and perspectives for physical activity and health research, and it's consequences for Physical Education in Brazil.
Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 65, 05508-030 São Paulo SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3091 3147 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reveefe@usp.br