Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Volume: 25, Número: 4, Publicado: 2011
  • Editorial Editorial

  • Aspectos cinemáticos e neuromusculares relacionados com o desempenho da saída do bloco na natação Artigos Originais - Biodinâmica

    Detanico, Daniele; Heidorn, Stephanie Iara; Schütz, Gustavo Ricardo; Santos, Saray Giovana dos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi relacionar o desempenho (distância e tempo de voo) na saída de bloco com variáveis cinemáticas e neuromusculares. Participaram 10 nadadores do sexo masculino (26,4 ± 6,6 anos, 76,4 ± 6,6 kg, 1,81 ± 0,07 m de estatura). Utilizou-se uma câmera filmadora (30 Hz) para a aquisição das variáveis cinemáticas, sendo analisadas: distância de voo, tempo de voo, altura máxima do quadril, ângulos de saída de bloco e entrada na água. Para a obtenção da potência muscular foi utilizado o "Squat Jump" realizado sobre uma plataforma de força. Foram obtidas as seguintes variáveis: altura do salto, potência e pico de velocidade. Utilizou-se estatística descritiva e correlação de Pearson para relacionar as variáveis neuromusculares e cinemáticas com o desempenho na saída de bloco, utilizando nível de significância de 5%. Encontrou-se correlação significativa do ângulo de saída com a distância (r = -0,59) e com o tempo de voo (r = 0,88), além da altura máxima com o tempo de voo (r = 0,59). Não foi observada correlação significativa da distância e do tempo de voo com as variáveis neuromusculares (p > 0,05). Com base nos resultados pode-se concluir que o desempenho na saída de bloco da natação foi relacionado com o ângulo de saída de bloco e com a altura máxima do quadril na fase aérea. A potência muscular não interferiu no desempenho nos nadadores investigados.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the association between the performance of the start off the swimming block with kinematical and neuromuscular parameters (flight distance and flight time). Ten male swimmers (26.4 ± 6.6 years, 76.4 ± 6.6 kg, 1.81 ± 0.07 m) participated in the study. A video camera (30 Hz) was used to obtain the kinematic variables: flight distance, flight time, maximum height, start angle and entry angle. Muscle power was assessed via the performance of a Squat Jump on a force plate. Jump height, power and peak of velocity were analyzed. Pearson correlation was used to correlate kinematic and neuromuscular variables with starting performance. The level of significance was set at 5%. A significant correlation between the starting angle and both the flight distance (r = -0.59) and the flight time (r = 0.88) were found; also, a positive correlation was found between maximum height and flight time (r = 0.59). No significant correlation between swimming start performance and neuromuscular parameters (p>0.05) were found. We can conclude that performance in the swimming start was related with the start angle and maximum height. Muscle power did not affect swimming start performance in this study.
  • Metanálise dos efeitos agudos do alongamento na realização de corridas curtas de alta intensidade Artigos Originais - Biodinâmica

    Ribeiro, Yuri Salenave; Vecchio, Fabrício Boscolo Del

    Resumo em Português:

    Informações das pesquisas explorando efeitos do alongamento no desempenho em corridas curtas de alta intensidade (CCAI) são controversas. Com isso, esta metanálise objetivou examinar os desfechos decorrentes da execução de diferentes protocolos de alongamentos, prévios à execução de CCAI. A pesquisa foi realizada em diversas bases de dados, usando combinações dos seguintes termos de referência: "sprint" e "stretching". Selecionaram-se estudos com pessoas do sexo masculino e idade superior a 16 anos, sem restrição de modalidade, nível de aptidão física e procedimentos de avaliação utilizados. Após diferentes depurações, localizaram-se 11 investigações como apropriadas para análises, das quais resultaram 62 situações para serem estudadas. Como variáveis dependentes, consideraram-se o Tamanho de Efeito (TE) e o Delta Percentual (Δ%), e, como fatores, delineamento adotado, tipo de alongamento, protocolo de avaliação, número de séries, modalidade esportiva, nível de aptidão e prática pregressa de alongamento. Os resultados sugerem que: a) alongamento dinâmico (AD) promove rendimento significativamente superior quando comparado ao alongamento estático (AE) (p < 0,001) ou misto (AM) (p < 0,002); b) há diferença no TE e no Δ% entre corridas com mudança de direção e corridas lineares (até 20 m, p = 0,003, e acima de 20 m, p < 0,009); c) realização de vários testes proporciona melhores resultados que aplicação de teste único após aquecer e alongar (p = 0,001); e d) executar série única de alongamento é menos prejudicial que duas (p = 0,016) e três séries (p < 0,001). Sendo assim, é possível a obtenção de pequena vantagem incorporando o AD em relação ao AE, AM ou ausência de estímulos para a execução de CCAI.

    Resumo em Inglês:

    The literature on the effects of stretching on sprint performance is controversial. This meta-analysis aimed at examining the outcomes of the studies using different stretching protocols prior to sprint efforts. The search was conducted in several databases, using combinations of the following keywords: sprinting and stretching. Inclusion criteria included studies with males aged over 16 years irrespective of the sport, fitness level and assessment procedures performed. After the evaluation of the selected studies, 11 were considered appropriate for the analysis, resulting in 62 cases to be studied. The effect size (ES) and delta percentage (Δ%) were considered as dependent variables. The study design, type of stretching, assessment protocol, number of sets, sport, fitness level and previous practice of stretching were considered as factors. The results suggest that: a) dynamic stretching (DS) significantly improves performance when compared to static (SS) (p < 0.001) or mixed (MS) (p < 0.002) stretching methods; b) there are significant differences in ES and Δ% between runs with change of direction and linear races (up to 20 m, p = 0.003, and above 20 m, p < 0.009); c) performing multiple tests provides better results than a single test after the warm-up and stretch (p = 0.001), and d) performing a single bout of stretching is less harmful to performance than two (p = 0.016) and three (p < 0.001) bouts. Therefore, it is possible to obtain small gains in high-intensity sprinting performance by using DS when compared with SS, MS or no stimuli.
  • A influência do uso acumulado de calçados de corrida sobre a força de reação do solo e as respostas de pressão plantar Artigos Originais - Biodinâmica

    Bianco, Roberto; Azevedo, Ana Paula da Silva; Fraga, Carina Helena Wasem; Acquesta, Fernanda Michelone; Mochizuki, Luis; Amadio, Alberto Carlos; Serrão, Júlio Cerca

    Resumo em Português:

    Acredita-se que a eficiência do calçado seja afetada pelo uso prolongado, mas as alterações biomecânicas ainda não estão bem compreendidas. O objetivo deste estudo é analisar a influência do uso de calçados de corrida na força de reação do solo e os parâmetros de pressão plantar. Três corredores do sexo masculino receberam quatro calçados de corrida para usarem em suas sessões de treinamento. O Sistema Gaitway e o Sistema de F-scan foram usados para registrar a força de reação do solo e parâmetros pressão plantar em diferentes regiões do pé. As coletas ocorreram em quatro momentos: novo e 100, 200 e 300 km de uso. O primeiro pico diminuiu da condição novo para os 300 km de uso (p < 0,01). A taxa de crescimento 1 diminuiu aos 200 km em relação às condições novas (p < 0,01). A área total aumentou aos 100 km (p < 0,01) de uso e manteve valores semelhantes e mais altos até 300km. No pico de pressão antepé, houve uma diminuição progressiva (p < 0,01) como o aumento quilometragem e os valores de pico de pressão do hálux foram significativamente menores (p < 0,01) aos 300 km do que na condição novo. Como o primeiro pico, a taxa de crecimento 1 e os picos de pressão plantar não aumentaram e a área de contato plantar total aumentou. Conclui-se que o calçado de corrida não sofreu alterações consistentes na força de reação do solo e na pressão plantar após 300 km de uso.

    Resumo em Inglês:

    The prolonged use of a running shoe is thought to affect the efficiency of its impact attenuation properties. However, its effect over biomechanical variables has yet not been well understood. The aim of this study was to examine the influence of running shoe usage on ground reaction force and plantar pressure parameters. Three male runners received four running shoes each to use at their training sessions. The Gaitway System was used to register the vertical component of the ground reaction force, whereas the contact area and peak plantar pressure at different regions of the foot were assessed via the the F-scan System. Data collection occurred at baseline (when the shoes were new - New) and after 100, 200 and 300km of use. The first peak decreased significantly from New to 300km (p < 0.01) and the loading rate showed a significant decrease at 200km in relation to the New condition (p < 0.01). Total area increased significantly from New to 100km (p < 0.01) of use and maintained a similar value when compared with the other conditions. There was a continuous and significant decrease (p < 0.01) on forefoot peak pressure as the mileage increased from New to 300km. The hallux peak pressure values were significantly smaller (p < 0.01) at 300km when compared with the New condition. Considering that the first peak, loading rate and plantar peak pressure values did not increase and that the plantar total contact area increased, it can be concluded that the running shoe did not suffer consistent alterations in ground reaction force and in plantar pressure after 300km of use.
  • Treinamento físico aeróbio previne à hipertrofia cardíaca patológica e melhora a função diastólica em ratos Zucker obesos Artigos Originais - Biodinâmica

    Barretti, Diego Lopes Mendes; Carmo, Everton Crivoi do; Rosa, Kaleizu Teodoro; Irigoyen, Maria Claudia Costa; Oliveira, Edilamar Menezes de

    Resumo em Português:

    A obesidade é uma patologia diretamente relacionada com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por outro lado, o treinamento físico aeróbio atenua o desenvolvimento da obesidade e promove benefícios cardíacos em obesos. Dessa forma, nosso objetivo foi investigar se a obesidade altera a função cardíaca e se sua associação com o treinamento físico aeróbio promove melhora na função cardíaca em ratos Zucker obesos. Os ratos Zucker foram divididos da seguinte forma: grupo magro (GM), grupo obeso (GO), grupo magro treinado (GMTR) e grupo obeso treinado (GOTR). O protocolo de treinamento aeróbio de natação foi realizado por um período de 10 semanas com cinco sessões semanais de 60 minutos de duração. A frequência cardíaca de repouso, a pressão arterial sistólica, a hipertrofia e função cardíaca foram avaliadas no final do período de treinamento físico. Ambos os grupos treinados apresentaram uma queda de 12% da frequência cardíaca de repouso, quando comparado com seus respectivos controles. Ainda, nossos resultados demonstraram que o treinamento aeróbio reduziu o aumento da massa cardíaca em 13% e melhorou a função diastólica na obesidade em 43%. Em conclusão, nossos dados demonstraram que o treinamento físico aeróbio reverteu os prejuízos cardíacos causados pela obesidade.

    Resumo em Inglês:

    Obesity is profoundly involved in cardiovascular diseases. On the other hand, aerobic exercise training (EXT) attenuates obesity and promotes cardiac benefits in obese individuals. Therefore, the aim of this study was to investigate if obesity alters the cardiac function and whether its association with exercise training can improve cardiac function in an obese Zucker rat strain. The rats were divided in the following groups: Lean Zucker rats (LZR); lean Zucker rats plus exercise training (LZR+EXT); obese Zucker rat (OZR) and obese Zucker rat plus exercise training (OZR+EXT). EXT consisted of 10 weeks swimming sessions of 60 min, 5 days/week. At the end of the training protocol we evaluated heart rate (HR), systolic blood pressure (SBP), cardiac hypertrophy (CH) and function. The trained groups LZR+EXT and OZR+EXT showed a 12% lower resting HR when compared with theirs respective controls. In addition, our results showed that exercise training reduced the cardiac mass by 13% and improved the diastolic function by 43% in the obese trained group when compared with the obese untrained. In conclusion, aerobic exercise training reverts the cardiac injuries in obese Zucker rats.
  • Grupos de pesquisa em cursos de Educação Física com pós-graduação "stricto sensu" no Brasil: análise temporal de 2000 a 2008 Artigos Originais - Sociocultural

    Duca, Giovâni Firpo Del; Garcia, Leandro Martin Totaro; Silva, Kelly Samara da; Nascimento, Juarez Vieira do

    Resumo em Português:

    O objetivo da pesquisa foi descrever a evolução dos grupos de pesquisa em cursos de Educação Física com programas de pós-graduação "stricto sensu" no Brasil e sua produção intelectual no período de 2000 a 2008. Trata-se de um estudo descritivo, incluindo análise secundária de dados conduzida em 2010 com informações do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Analisou-se grupos de pesquisa; razões de pesquisadores e de estudantes por grupos de pesquisa; produção de artigos nacionais, artigos internacionais, livros e capítulos de livros, conforme macrorregiões geográficas; anos de coleta; número de cursos em Educação Física, pesquisadores e estudantes. As razões, frequências absolutas e relativas foram utilizadas na análise estatística descritiva dos dados. Os primeiros grupos de pesquisa em Educação Física no Brasil foram criados na década de 80, e em 2008 totalizaram 387. Observou-se diminuição da representatividade de grupos criados em instituições com programas "stricto sensu" (até 2000: 75,6%; de 2005-2008: 43,9%). No ano 2000, havia 453 pesquisadores e 479 estudantes de cursos de Educação Física. Identificou-se aumento nos anos 2002, 2004, 2006 e 2008, em comparação ao ano anterior (pesquisadores: aumento de 89%, 71%, 34% e 27%; estudantes: 83%, 76%, 42% e 41%, respectivamente). Também foi observada evolução na publicação de artigos em periódicos de circulação nacional; crescimento gradativo naqueles de circulação internacional e tendência de estagnação na publicação de livros e capítulos de livros. O crescimento do número de grupos de pesquisa e da produção intelectual reforçam o desenvolvimento e consolidação da Educação Física enquanto área acadêmica.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to describe the evolution of research groups in Physical Education graduate programs in Brazil and their respective scientific production in the period from 2000 to 2008. This was a descriptive study, including secondary data analysis conducted in 2010 with information from the Directory of Research Groups in Brazil of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). We analyzed the growth of the research groups, researchers and students to research groups ratio, national and international manuscripts production, books, and book chapters, according to geographical regions, years of data collection, and number of courses in Physical Education, researchers and students. We used descriptive statistics (ratios, absolute and relative frequencies) for analysis. The first research group in Physical Education in Brazil was created in the 80's, and in 2008 totalized 387. There was a decrease of the representativeness of groups created in institutions with graduate programs (up to 2000: 75.6% 2005-2008: 43.9%). In 2000, there were 453 researchers and 479 students in physical education courses. We identified an increase in the years 2002, 2004, 2006 and 2008, compared to their previous years (researchers: 89%, 71%, 34% and 27% increase; students: 83%, 76%, 42% and 41 increase, respectively). Evolution was also observed in the publication of papers of national circulation; gradual increase in those with international circulation and no significant change in book and book chapters publications. The growing number of research groups and scientific publications parallels the development and consolidation of Physical Education as an academic area.
  • Prevalência e fatores associados a níveis insuficientes de atividade física em jovens estudantes de duas cidades Brasileiras: últimos sete dias e semana típica ou normal Artigos Originais - Sociocultural

    Farias Júnior, José Cazuza de; Siqueira, Fernando Vinholes; Nahas, Markus Vinicius; Barros, Mauro Virgílio Gomes de

    Resumo em Português:

    Este estudo comparou as prevalências de níveis insuficientes de atividade física e fatores associados determinados a partir da medida das atividades físicas praticadas nos últimos sete dias e durante uma semana típica ou normal. Trata-se de uma análise transversal dos dados de base ("baseline data") de uma intervenção escolar randomizada (Projeto Saúde na Boa), que incluiu 2.096 jovens (15-24 anos; 55,6% do sexo feminino), de 20 escolas públicas (10 em Florianópolis e 10 em Recife), pareadas por tamanho e localização geográfica. Os dados foram coletados por meio de questionário previamente validado. Foram classificados como "insuficientemente ativos" os sujeitos que não atingiram dose recomendada de prática de atividades físicas (> 60 minutos diários de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, > 5dias/semana). A medida de atividade física foi efetuada considerando dois períodos de referência: os últimos sete dias e uma semana típica ou normal. A medida das atividades físicas praticadas considerando a referência dos últimos sete dias resultou em prevalência mais elevada de níveis insuficientes de atividade física em comparação à medida considerando a referência da semana típica ou normal (60,8% vs. 54,6%; p < 0,001). Independentemente do período de referência da medida de atividade física, foram identificados os mesmos fatores associados a níveis insuficientes de atividade física, com uma discreta variação na magnitude das medidas de associação desse desfecho com os fatores analisados. Utilizar os últimos sete dias ou uma semana típica como referência para mensurar as atividades físicas parece produzir prevalências de níveis insuficientes de atividade física diferentes, mas fatores associados semelhantes.

    Resumo em Inglês:

    This study compared the prevalence rates of insufficient physical activity levels and of certain related factors determined for using physical activity measure during in the past seven days, and in a typical week. This is a cross-sectional analysis (baseline data) of a school-based randomized trial (the Saude na Boa project), including 2,096 students (15-24 years of age; 55.6% females) from 10 schools in Florianopolis and 10 schools in Recife, pair-matched by size and location. Data were collected by a previously validated questionnaire. Individuals who reported performing moderate to vigorous intensity physical activities lasting > 60 minutes, > 5 days per week were classified as "active" and the remainders of the sample were classified as "insufficiently active". This classification was performed on the basis of the activity performed during two reference periods: last seven days and typical week. The measure of the physical activities considering the period reference of last the seven days resulted in higher prevalence of insufficient levels of physical activity in comparison to the measure considering the reference of typical week (60.8% vs. 54.6%; p < 0.001). The factors associated with and insufficient level of physical activity, and the magnitudes of the measures of association were similar for two reference periods. Independent of the reference period adopted for recall the physical activities, the insufficient levels of physical activity had been identified to the same associated factors, with a little variation in the magnitude of the measures of association. To use past seven days or typical week as reference period to measure the levels of physical activity seems to generate different prevalence of insufficient levels of physical activity, but same associated factors.
  • O processo de formação do atleta de futsal e futebol: análise etnográfica Artigos Originais - Sociocultural

    Cavichiolli, Fernando Renato; Cheluchinhak, Aline Barato; Capraro, André Mendes; Marchi Junior, Wanderley; Mezzadri, Fernando Marinho

    Resumo em Português:

    Apesar de o senso comum estabelecer que todo brasileiro "já nasce sabendo jogar bola", é longo o caminho entre o reconhecimento de se "ter talento" para o futebol até a "lapidação" desta espécie de "aptidão aparentemente inata". Assim, cada vez mais cedo, as crianças praticam Futsal em escolinhas esportivas com a esperança de que sejam encaminhadas/convidadas a jogarem o Futebol em clubes profissionais. Como a quantidade desses jovens que se lançam no mercado esportivo é crescente, faz-se necessário observar e entender como se dá o comportamento social estabelecido nas escolinhas de futsal/futebol. O objetivo do presente estudo foi investigar o planejamento/ações que pais e clubes realizam para que os garotos adquiram a capacidade de jogar futsal/futebol. Para tanto, por meio de trabalho etnográfico, durante um ano foram observadas e registradas em entrevistas e diário de campo as práticas e as falas dos jovens atletas, pais, professores e dirigentes de um clube tradicional de Curitiba. Partindo da premissa de que a mítica do talento inato dá lugar à aprendizagem sistematizada como forma de se obter o triunfo, pretendemos expor aqui como são traçados os caminhos e os descaminhos no mundo do futsal e futebol de base. O trabalho revela que a formação de um jogador consiste num processo de ensino-aprendizagem-prática determinado pelos pais e que encontram eco em clubes especializados. Evidencia-se que para alguns pais e professores o "jogar bola" é apenas mais uma possibilidade de profissão, tão desejada, entre outras.

    Resumo em Inglês:

    People say "each Brazilian citizen is born knowing how to play soccer". However there is a long way between the detection of a talented soccer player until the development of this kind of inborn aptitude. That is the reason of children start the practice of soccer earlier and earlier in schools and soccer-specific schools with the hope of being invited or selected to play soccer in any professional club. Since there is a great amount of children and adolescents starting on this trade it is reasonable to observe and understand how the social behavior inside these soccer-specific schools occurs. The aim of the present study was to observe the relationships between parents, teachers (coaches), children and adolescents related to the planning of soccer learning process and social insertion of the children, as well as to observe the parents and coaches social behavior within the sports environment. All practices and even speeches of young players, parents and coaches were registered on a field diary along one year in a traditional soccer club of Curitiba. Considering that the inborn talent may not be more important than the systematic soccer training process to be successful, we intend to show how the directions to reach the glory in soccer are planned (or not) since early ages.
  • Interações sociais e proficiência motora em escolares do ensino fundamental Artigos Originais - Sociocultural

    Miyabayashi, Luciane Akemi; Pimentel, Giuliano Gomes de Assis

    Resumo em Português:

    Este estudo discute características de crianças que ingressam no ensino fundamental. Mais especificamente, o objetivo do estudo foi analisar a proficiência motora dessas crianças em relação com o nível socioeconômico e as interações sociais. O trabalho foi realizado com 30 crianças, as quais foram analisadas a partir do cruzamento de dados provenientes de teste de proficiência motora, questionário socioeconômico, observação direta e sociograma. Os resultados apontam que existe significância entre índices maiores de renda e sociabilidade com proficiência motora. Entretanto, o estudo também aponta para os desvios em relação à tendência encontrada, refletindo sobre a necessidade em se analisar os fatores macroscópicos do desenvolvimento sem recorrer a determinismos.

    Resumo em Inglês:

    This study discusses the characteristics of Brazilian children enrolled in elementary schools. Namely, the main focus of the investigation was to analyze the motor proficiency of pupils attending the first year of primary education in relation to their socioeconomic status and their social interaction at school. The study was conducted with 30 children, who were analyzed based on crossing data obtained from sources such as motor proficiency tests, socioeconomic questionnaire, direct observation and a sociogram. Results showed significance when comparing indexes of high income and sociability with motor proficiency. Nevertheless, the study also points out to some deviation in relation to the trend observed, thus showing that there is a need for analyzing the macroscopic factors of development, instead of just recurring to determinism.
  • Corporeidade e sexualidade em dançarinos de rua: axé e hip hop Artigos Originais - Sociocultural

    Cardoso, Fernando Luiz; Silveira, Rozana Aparecida; Sacomori, Cinara; Sperandio, Fabiana Flores; Beltrame, Thais Silva

    Resumo em Português:

    Analisaram-se aspectos da corporeidade e sexualidade em dançarinos de hip hop e axé (35 homens e 49 mulheres) comparativamente a indivíduos não-dançarinos expectadores da plateia (21 homens e 19 mulheres), via questionário anônimo. Os dançarinos de axé foram os mais satisfeitos com suas vidas sexuais, com as preliminares sexuais e os que mais gostavam de se masturbarem em relação aos de hip hop e plateia. Dançarinos do axé apresentaram uma sexualidade mais vinculada ao conhecimento corporal e conexões afetivas. Em ambos estilos, os dançarinos homens davam maior ênfase à genitália e a libido em relação aos aspectos da afetividade.

    Resumo em Inglês:

    We analyzed selected aspects of the bodyness and sexuality of hip hop and axé dancers (35 men and 49 women) in comparison with non-dancer controls (21 men and 19 women) through anonymous questionnaire. The axé dancers were the most satisfied with their sexual lives, with sexual preliminaries and who liked more to masturbate when compared with the hip hop dancers and controls. Axé dancers of both sexes presented a strong link between their sexuality and their corporal knowledge and affective connections. Men dancers were more focused in their genitals and gave stronger sexual emphasis to libido rather than affectivity.
  • "Feedback" após boas versus más tentativas melhora a aprendizagem motora em crianças Artigos Originais - Pedagogia E Comportamento

    Saemi, Esmaeel; Wulf, Gabriele; Varzaneh, Ahmad Ghotbi; Zarghami, Mehdi

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou se a aprendizagem motora de crianças pode ser beneficiada pelo "feedback" (conhecimento de resultados -CR) fornecido após tentativas relativamente boas de prática, ao invés de após tentativas ruins. A tarefa requeriu que os participantes arremessassem saquinhos de feijão em um alvo circular fixo, posicionado no chão, a uma distância de 3 m. Vinte e oito crianças do ensino fundamental (idade média: 10,6 anos) participaram deste experimento. A fase de prática consistiu de 10 blocos de seis tentativas. Após cada bloco de tentativas, um grupo (KR "good") recebeu CR relacionado aos três arremessos mais precisos, enquanto ao outro grupo (KR "poor") foi fornecido CR relacionado aos três arremessos menos precisos. Os participantes não foram informados sobre as tentativas nas quais o "feedback" seria fornecido. Imediatamente após a fase de prática, os participantes preencheram o questionário de motivação intrínseca. Um dia após a fase de prática, foi conduzido um teste de retenção composto por 10 tentativas, sem CR. Os resultados demonstraram que a aprendizagem foi melhorada através do fornecimento de CR após as boas tentativas de prática. Ainda, os resultados do questionário revelaram que a motivação intrínseca dos aprendizes foi aumentada pelo "feedback" positivo. Os presentes achados adicionam evidências de que os efeitos motivacionais do "feedback" possuem um impacto direto sobre a aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated whether children would benefit from feedback (knowledge of results, KR) provided after relatively good as opposed to poor trials. The task required participants to throw beanbags at a circular target that was placed on the floor at a distance of 3 m. Twenty-eight elementary school children (mean age: 10.6 years) participated in this experiment. The practice phase consisted of 10 blocks of 6 trials. After each 6-trial block, one group (KR good) received KR on the 3 most accurate tosses, whereas another group (KR poor) was given KR on the 3 least accurate ones. Participants were not informed about the trials on which they were provided feedback. Immediately following the practice phase, participants completed the intrinsic motivation inventory. One day after the practice phase, a retention test consisting of 10 trials without KR was conducted. The results demonstrated that learning was enhanced by providing KR after good trials during practice. Furthermore, the questionnaire results revealed that learners' intrinsic motivation was increased by positive feedback. The present findings add to the accumulating evidence that the motivational effects of feedback have a direct impact on learning.
  • Efeitos dos intervalos de tempo de apresentação de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras Artigos Originais - Pedagogia E Comportamento

    Vieira, Márcio Mário; Ugrinowitsch, Herbert; Lage, Guilherme Menezes; Benda, Rodolfo Novellino

    Resumo em Português:

    O aspecto temporal do Conhecimento de Resultados (CR) é composto por três intervalos: pré-CR, pós-CR e o intervalo intertentativas. Um problema sobre este tópico é que a manipulação de um intervalo implica na alteração dos outros, o que sugere uma análise conjunta desses intervalos. O presente estudo investigou os efeitos dos intervalos de tempo de apresentação de CR na aquisição de habilidades motoras. Foi utilizada uma tarefa de posicionamento manual, que consistia em transportar três bolas de tênis entre seis recipientes em ordem e tempo alvo pré-estipulados. O instrumento continha uma plataforma com seis recipientes e uma central de controle ligada ao microcomputador. O estudo teve a fase de aquisição, com 30 tentativas com a sequência (4-2/5-3/6-1) e tempo alvo (3000 ms) definidos pelo experimentador. Dez minutos após o término da fase de aquisição foi aplicado o teste de transferência imediata e, após 24 horas, o teste de transferência atrasada. Ambos os testes tiveram de 15 tentativas de prática, de uma nova sequência de movimento (6-1/5-3/4-2) e tempo alvo (4000 ms), sem fornecimento de CR. Noventa universitários foram divididos em nove grupos (n = 10): três grupos com quatro segundos, três grupos com oito segundos e três grupos com 16 segundos de intervalo intertentativas, todos com intervalos pré e pós-CR distintos. Os resultados mostraram que menores intervalos intertentativas tiveram melhor desempenho nos testes. Isto sugere que o tempo para processamento de informação não deve ser longo, o que aumentaria a demanda de atenção e a exigência de memória.

    Resumo em Inglês:

    The temporal locus of the Knowledge of Results (KR) is composed by three intervals: pre KR, post-KR, and inter trial interval. A problem regarding this topic is that the manipulation of one interval implies in changing the others, suggesting that the intervals may be combined for analysis. The present study investigated the effects of temporal locus of the KR in the motor skills acquisition. A manual positioning task consisting of the transport of three tennis balls between six containers in a specific sequence and time was used. The apparatus was comprised of a platform with six containers and a central controller connected to a computer. An acquisition phase of 30 trials using the 4-2/5-3/6-1 sequence and a 3,000 msec target time was allowed. The immediate transfer tests and the delayed transfer tests were performed ten minutes and twenty four hours after the completion of the acquisition phase, respectively. Both tests were preceded by 15 practice trials in a previously unknown movement sequence (6-1/5-3/4-2) and target time (4,000 msec.) without any KR. Ninety undergraduate students were allocated into nine groups (n = 10). Three groups had a four-second interval between trials; three groups had an eight-second intertrial interval; the reaming three groups had a sixteen-second intertrial interval. All groups had distinct pre and post-KR intervals. The results showed that smaller intertrial intervals resulted in better testing performance. It suggests that the time for information processing should not be long, as it increases both the attention and memory demands.
  • Diversidade e eficiência das dinâmicas de criação de espaço e grau de cooperação entre as equipes de basquetebol paulistas: efeito da faixa etária Artigos Originais - Pedagogia E Comportamento

    Lamas, Leonardo; Rostaiser, Eduardo; Santana, Felipe; Tricoli, Valmor; Ugrinowitsch, Carlos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da experiência competitiva sobre as seguintes variáveis de desempenho: 1) diversidade das dinâmicas de criação de espaço (DCEs) no setor defensivo; 2) eficiência das DCEs (i.e., frequência de êxito/total de execuções); 3) grau de cooperação ofensiva (i.e. número de passes e assistências). Foram analisados 46 jogos do Campeonato Paulista Masculino de Basquetebol (i.e. pré-mini a adulto). Variáveis medidas: 1) DCEs realizadas, que precederam o término da posse de bola em finalização, falta ou erro; 2) eficiência das DCEs; 3) passes em um ataque; 4) assistências. A reprodutibilidade foi testada pelo teste Kappa, tendo apresentado índices entre 0,78-0,85. A diversidade das DCEs não apresentou diferença significante para nenhuma classe de DCE entre todas as faixas etárias. Na análise intra-faixa etária, contra defesa individual, verificou-se significante predomínio de Desmarque com Bola com Drible para os mais jovens (pré-mini a infantil) e de Bloqueio Direto para os mais velhos (juvenil e adulto). Contra defesa zona, Desmarque sem Bola foi significantemente mais frequente em todas as faixas etárias em relação às demais DCEs, exceto Desmarque com Bola com Drible. Não foi verificada diferença significante para nenhuma das DCEs quanto à eficiência entre todas as faixas etárias. Todas as faixas etárias apresentaram perfil semelhante quanto ao número de passes, assim como de assistências. Estes resultados contrariam a hipótese formulada que previa aumento da complexidade e diversificação das ações com o aumento da experiência competitiva dos jogadores. Estas evidências sugerem a necessidade de propostas metodológicas de ensino do jogo com foco no coletivo e na cooperação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to evaluate the effect of competitive experience in the following performance variables: 1) diversity of the Space Creation Dynamics (SCDs); 2) efficiency of the SCDs (i.e. successful SCDs/total amount of SCDs); 3) offensive cooperation (i.e. number of passes and assists). A total of 46 matches of all age goups (i.e. pré-mini to seniors) of the São Paulo state championship for men were analyzed. Measured/ calculated variables: 1) SCDs performed; 2) SCDs efficiency; 3) passes performed on ball possession; 4) assists performed. Researcher's reliability was tested in three moments with one week apart of each other (Kappa rates: 0.78-0.85). SCDs diversity presented no significant difference for any SCD class among all age groups. Intra-age analysis, against man-to-man defense, presented significant prevalence of "Desmarque com Bola com Drible" for younger players (pré-mini to infantil) and of "Bloqueio Direto" for older players (juvenil and seniors). Against zone defense, "Desmarque sem Bola" was significantly more frequent for all age groups in comparison to all others SCDs, except for "Desmarque com Bola com Drible". It was not observed a significant difference for efficiency of the SCDs at any age group. All age groups presented similar distribution regarding frequencies of number of passes and assists as well. These results contradicted the preliminary hypothesis, which expected an increase in complexity and diversity of actions paralleled with an increase in players' competitive expertise. These evidences suggest the need of cooperation and collective-focused teaching games methodology.
  • Comparação da insatisfação corporal e do comportamento alimentar inadequado em atletas adolescentes de diferentes modalidades esportivas Artigos Originais - Pedagogia E Comportamento

    Fortes, Leonardo de Sousa; Ferreira, Maria Elisa Caputo

    Resumo em Português:

    A insatisfação corporal (IC) é considerada sintoma de primeira ordem no desencadeamento dos transtornos alimentares (TAs). O ambiente atlético tem fatores peculiares que parecem potencializar o risco do surgimento de TAs nos atletas. O objetivo do presente estudo foi comparar a IC e o comportamento alimentar inadequado (CAI) entre atletas adolescentes de diversas modalidades esportivas e diferentes níveis competitivos, utilizando o índice de massa corporal (IMC), o percentual de gordura e a idade como covariáveis. A amostra do estudo foi constituída por 580 atletas de diversas modalidades, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 19 anos. Utilizou-se o BSQ e o EAT-26 para mensurar a IC e o CAI, respectivamente. Peso e estatura foram aferidos para calcular-se o IMC. A gordura relativa foi estimada aferindo-se as dobras cutâneas triciptal e subescapular. Foi conduzida análise univariada de covariância (ANCOVA) para comparar IC e CAI entre níveis competitivos e modalidades esportivas, segundo sexo. Em relação aos resultados, dois aspectos merecem destaque. O primeiro é que identificou-se diferença de IC entre basquetebolistas e handebolistas do sexo masculino (p < 0,05). Já o segundo ponto a ser destacado, é a diferença encontrada de CAI entre voleibolistas e atletas de nado sincronizado do sexo feminino (p < 0,05). Os resultados do presente estudo permitem concluir que o padrão alimentar de esportistas adolescentes, praticantes de modalidades com características distintas, foi semelhante, havendo diferenças em poucas modalidades esportivas.

    Resumo em Inglês:

    The body dissatisfaction (BD) is considered a symptom of first order in the onset of eating disorders (ED). The athletic environment has unique factors that appear to potentiate the risk for the emergence of ED in athletes. The purpose of this study was to compare the BD and inappropriate eating behavior (IEB) among adolescent athletes of different sports and competitive levels using the body mass index (BMI), fat percentage and age as covariates. The study sample consisted of 580 athletes of both sexes, aged between 10 and 19 years. We used the BSQ and the EAT-26 to measure the BD and IEB, respectively. Weight and height were measured for BMI determination. Relative fat was estimated via triceps and subscapular skinfolds. A univariate analysis of covariance (ANCOVA) was conducted to compare BD and IEB between the different competitive levels and sports, according to sex. A significant differences in BD was observed between male basketball and handball players (p < 0.05). Additionally, a significant difference was found in IEB between female volleyball players and synchronized swimmers (p < 0.05). The results of this study allow us to conclude that the dietary patterns are similar in adolescent athletes regardless of the sport and competitive level.
  • Desafios no estudo de famílias nucleares: etapas iniciais de análise Artigos Originais - Pedagogia E Comportamento

    Forjaz, Cláudia Lúcia de Moraes; Bartholomeu, Teresa; Rezende, Januária Andréa Souza; Oliveira, Jorge Alberto de; Basso, Luciano; Tani, Go; Prista, Antonio; Maia, José António Ribeiro

    Resumo em Português:

    Os estudos em famílias nucleares possibilitam a avaliação da existência de agregação familiar numa dada característica, permitindo avaliar o quanto da variação dessa característica na população pode ser atribuída à variação genética existente entre os sujeitos. Os resultados desses estudos possibilitam a elaboração de estratégias de intervenção mais eficientes e direcionadas, além de serem o ponto de partida para estudos mais complexos de epidemiologia genética, como a identificação de genes responsáveis pela característica em análise. Nas áreas de Ciências do Desporto e Educação Física, alguns estudos têm sido realizados para verificar a existência de agregação familiar e a influência genética em traços relacionados a estados de saúde, atividade e desempenho físicos. Entretanto, esses esforços revelam-se escassos em populações lusófonas e são, praticamente inexistentes, na população brasileira. Dessa forma, o presente artigo teve como propósito abordar, de forma simples e introdutória, aspectos importantes de estudos em famílias nucleares. Para tanto, foram analisadas as duas fases iniciais dos estudos de Epidemiologia Genética, ou seja, a identificação e quantificação da agregação familiar e da heritabilidade. As diferentes etapas de análise foram exemplificadas com dados reais, coletados em famílias nucleares pertencentes a um estudo realizado na cidade de Muzambinho-MG. Espera-se que esse artigo forneça subsídios e estímulo aos pesquisadores iniciantes neste tipo de investigação.

    Resumo em Inglês:

    Studies with nuclear families allow the identification of familiar aggregation, as well as the estimation of how much of the variability in a characteristic might be attributed to genetic differences among subjects. Results from these studies are starting points for more complex genetic research, including the identification and relevance of candidate genes. In Sport Science, studies have analyzed the possible existence of familiar aggregation and genetic influence on phenotypes marking physical activity, fitness, and health status. However, few studies were conducted with Portuguese speaking populations, and even fewer with Brazilian populations. Therefore, the present paper aims to discuss, at an introductory level, important aspects about nuclear family studies. The first two phases of Genetic Epidemiology research outline - familiar aggregation and heritability - were approached. The different steps of analysis were exemplified with real data collected in nuclear families from a study conducted in Muzambinho-MG. We hope this paper provides enough background and stimuli for the newcomers in this area of study.
  • Filosofia e neurociência: entre certezas e dúvidas Ensaio

    Zimmermann, Ana Cristina; Torriani-Pasin, Camila

    Resumo em Português:

    Quando tentamos pensar o movimento humano, esse corpo vivo em relação com o mundo, por meio de conceitos restritos a uma única área, constata-se a complexidade deste fenômeno, que se mostra a cada novo movimento da ciência. Considerando esta complexidade, retomamos neste ensaio a possibilidade de diálogo entre Filosofia e Ciência, aqui ocupadas com os estudos sobre corpo e movimento humano. Recorremos, então, ao estranhamento entre Neurociência e Filosofia, em especial a Fenomenologia de Merleau-Ponty, por meio de exemplos clínicos e reflexões, não no sentido de buscar um sistema de explicações, forçar uma aproximação ou apontar elementos para fins de hierarquização, mas com o intuito de extrair deste movimento os elementos que nos ajudem a pensar nossas certezas e dúvidas acerca do movimento humano. A Filosofia nos auxilia, inicialmente, a indagar sobre os pressupostos e consequências das pesquisas, recolocando questões e restaurando o lugar da dúvida. A Ciência, por sua vez, abre campos, aguça curiosidades, e mesmo sem admiti-lo, deixa-se questionar. A separação entre as diferentes formas de pensar a realidade e produzir conhecimentos não precisa necessariamente ser combatida, às custas do enfraquecimento de ambas, mas é possível extrair consequências interessantes de um movimento de aproximação entre as duas áreas.

    Resumo em Inglês:

    When considering the human movement from a restricted point of view (i.e. from only one field of study), its complexity is evident at each new step in Science. Considering such complexity in the human movement, we revisit the possibility of a dialogue between Philosophy and Science, focusing on the studies on the human body and movement. We invoke the strangeness between Neuroscience and Philosophy, especially the phenomenology of Merleau-Ponty with clinical examples and reflexions. The intention is not to find a system of explanations, to force an approximation or to point out elements for hierarchization, but to extract elements that help us to think about our certanties and doubts about the human movement. Philosophy can restate questions and restore the place of doubt, when initially, it helps us to enquire assumptions and consequences of our research. On the other hand, Science opens fields, stimulates curiosity and allows questioning even without one recognizing it. The difference between the ways of thinking reality and knowledge does not need to be fought at the costs of weakening both. However, it is possible to extract interesting consequences from an approximation between Philosophy and Science.
  • Homenagem

    Tani, Go
Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 65, 05508-030 São Paulo SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3091 3147 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reveefe@usp.br