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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Volume: 26, Número: 1, Publicado: 2012
  • Documento sem título Editorial

  • Efeitos do treinamento moderado contínuo sobre parâmetros imunológico e metabólico de ratos suplementados com maltodextrina Artigos Originais - Biodinâmica

    Leite, Cátia Fernandes; Amaral, Marta Gonçalves; Hartleben, Claudia Pinho; Hax, Carolina Borges; Rombaldi, Airton José

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do exercício moderado contínuo sobre a contagem total e diferencial de leucócitos, as concentrações de glicose sérica e os teores lipídicos de ratos suplementados e não suplementados com solução carboidratada. Para tanto, 35 ratos Wistar, machos foram distribuídos em quatro grupos: sedentários não suplementado (n = 10) e suplementado (n = 8); treinados em exercício aeróbio moderado contínuo não suplementado (n = 9) e suplementado (n = 8). O período de treinamento foi de seis semanas de natação em padrão contínuo com sobrecarga correspondente a 3% do peso corporal. Durante cinco dias os animais foram suplementados com uma dose diária de 0,48 g.kg-1 de maltodextrina dissolvida em água ou receberam água pura. O exercício moderado causou uma diminuição significativa na glicemia (p < 0,001) e no número de linfócitos sanguíneos (p < 0,01), entretanto, a maltodextrina proporcionou um aumento significativo nos linfócitos dos animais treinados (p < 0,03). Não houve efeito do treinamento e da maltodextrina no perfil lipídico. Conclui-se que com seis semanas de treinamento foi possível causar queda no número de linfócitos e concentração de glicose sérica, mas com cinco dias de suplementação o declínio na contagem de linfócitos foi atenuado sem, no entanto, causar elevações no perfil lipídico.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to determine the effects of continuous moderate exercise on the differential and total count leukocyte, serum glucose concentration and lipid levels of rats supplemented and not supplemented with carbohydrate solution. To this purpose, thirty-five male Wistar rats were divided into four groups: sedentary non-supplemented (n = 10) and supplemented (n = 8), trained in continuous moderate aerobic exercise non-supplemented (n = 9) and supplemented (n = 8). The training of continuous swimming was developed during six week with 3% body weight overload. For five days the animals were supplemented with 0.48 g.kg-1 maltodextrin daily dose dissolved in water or pure water. Moderate exercise caused a significant decrease in blood glucose (p < 0.001) and in the number of blood lymphocytes (p < 0.01). Additionally, the maltodextrin significantly increased the number of lymphocytes of trained animals (p < 0.03). There was no effect of training and maltodextrin on the lipid profile. The results allowed to conclude that with six weeks of training it was possible to cause a drop in the number of lymphocytes and in the concentration of serum glucose, but with five days of supplementation the decline in the lymphocyte count was attenuated without, however, cause elevations in the lipid profile.
  • Relação entre métodos de quantificação de cargas de treinamento baseados em percepção de esforço e frequência cardíaca em jogadores jovens de futsal Artigos Originais - Biodinâmica

    Milanez, Vinicius Flávio; Ramos, Solange de Paula; Salle-Neto, Fuad; Machado, Fabiana Andrade; Nakamura, Fábio Yuzo

    Resumo em Português:

    Os objetivos do estudo foram verificar a associação entre os métodos de quantificação da carga de treinamento, PSE da sessão e impulso de treinamento proposto por Lucía (LuciaTRIMP) e descrever a distribuição da intensidade de treinamento no futsal semiprofissional da categoria sub 18. Quinze jogadores (média e DP; idade: 17 ± 1 ano; massa corporal: 70,4 ± 6,5 kg; estatura: 175 ± 4 cm e IMC 23 ± 2 kg.m-2) foram submetidos a um teste de corrida incremental para determinar o limiar ventilatório (LVmax), o ponto de compensação respiratória (PCR) e o consumo máximo de oxigênio (VO2max). Apenas oito atletas foram monitorados por meio dos métodos PSE da sessão e LuciaTRIMP durante 78 sessões de treinamento antes da principal competição da temporada. Foram encontradas correlações individuais de magnitudes alta a quase perfeita (r = 0,64 - 0,91) entre os métodos PSE da sessão e LuciaTRIMP. O padrão de distribuição da intensidade de treinamento foi 76, 18 e 6% do tempo abaixo do LV (zona 1), entre LV e PCR (zona 2) e acima do PCR (zona 3), respectivamente. O método PSE da sessão se mostrou altamente relacionado com um método objetivo de quantificação da carga de treinamento. Além disso, as sessões de treinamento de uma equipe de futsal semiprofissional da categoria sub 18 apresentaram um padrão decrescente de distribuição das intensidades de treinamento.

    Resumo em Inglês:

    The aims of this study were to verify the association between the methods of training load quantification session-RPE and training impulse -proposed by Lucia (LuciaTRIMP) -and to describe the training intensity distribution in under-18 semi-professional futsal. Fifteen male players (mean and SD; age: 17 ± 1 years; body mass: 70.4 ± 6.5 kg; height: 175 ± 4 cm and BMI 23 ± 2 kg.m²) performed an incremental treadmill test to determine the ventilatory threshold (VT), respiratory compensation point (RCP), and maximal oxygen consumption (VO2max). Only eight athletes had their training loads quantified by means of session-RPE and Lucia methods over a total of 78 training sessions before the main competition of the season. High to almost perfect correlations (r = 0.64 - 0.91) were found between session-RPE and LuciaTRIMP methods. The distribution of the training intensity was, respectively, 76, 18 e 6% of training duration below VT (zone 1), between VT and RCP (zone 2), and above RCP (zone 3). The session-RPE method was highly associated with an objective method of training load quantification. Furthermore, the training sessions of a semi-professional under-18 futsal team showed a decreasing training intensity distribution.
  • Reprodutibilidade do VO2Máx estimado na corrida pela frequência cardíaca e consumo de oxigênio de reserva Artigos Originais - Biodinâmica

    Santos, Tony Meireles; Viana, Bruno Ferreira; Sá Filho, Alberto Souza

    Resumo em Português:

    Objetivou-se comparar os efeitos de utilização da frequência cardíaca máxima medida (FCpico) vs. predita (FC Predita) na estimativa do VO2Máx em esteira pelo método de FC e VO2 de reserva. Dezoito homens (27,5 ± 7,1 anos, 73,7 ± 12,6 kg, 174,8 ± 10,2 cm) realizaram na primeira visita um teste progressivo máximo para determinar a FCpico. Nas duas visitas seguintes foram realizados os testes aeróbios submáximos em esteira com estágio de 6 min a 75% da FC de reserva. O VO2Máx foi estimado pelo uso conjunto das equações de FC, VO2 de reserva e equação de corrida do ACSM. Não foi observada diferença significativa (teste t) entre as estimativas de VO2Máx a partir da FCpredita e FCpico. O coeficiente de correlação intraclasse e erro típico da medida utilizando FCpredita e FCpico foram 0,89, 2,43 mL.kg-1.min-1 (5%) e 0,83, 2,43 mL.kg-1.min-1 (4,9%), respectivamente. O uso da abordagem estimada para determinação da FC máxima mostrou-se adequado para a determinação do VO2Máx com um pequeno erro típico da medida.

    Resumo em Inglês:

    The objective was to determine the reliability of the VO2Max estimate on a treadmill using the measured (HRpeak) vs. the predicted (HRpredicted) maximum heart rate (HR). Eighteen men (27.5 ± 7.1 years, 73.7± 12.6 kg, 174.8 ± 10.2 cm) performed, in the first visit, a progressive test to determine the HRpeak. In the two following visits, submaximal aerobic tests were performed on a treadmill with a 6 min at 75% HR reserve. VO2Max was estimated by means of the equations of HR, VO2 reserve and the ACSM running equation. The intraclass correlation coefficient and the typical error of measurement using HRPredicted and HRpeak were 0.89, 2.43 ml.kg-1.min-1 (5%) and 0.83, 2.43 mL.kg-1.min-1 (4.9%), respectively. There was no significant difference (t test) between the estimates of VO2Max from the HRpeak and HRpredicted. The use of the HRpredicted was considered appropriate for VO2Max estimation, with a small typical error of measurement.
  • Reprodutibilidade da curva força-tempo do estilo "Crawl" em protocolo de curta duração Artigos Originais - Biodinâmica

    Barbosa, Augusto Carvalho; Andrade, Rodrigo Maciel; Moreira, Alexandre; Serrão, Júlio Cerca; Andries Júnior, Orival

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar a reprodutibilidade dos parâmetros biomecânicos da curva força-tempo do estilo "Crawl" em um protocolo de 10 s no nado atado. Dezesseis nadadores do sexo masculino (idade: 20,4 ± 4,0 anos; tempo na prova de 100 m livre: 53,68 ± 0,99 s) realizaram dois esforços máximos de 10 s no nado atado. Os parâmetros força pico, força média, taxa de desenvolvimento de força, impulso, duração da braçada, tempo para atingir a força pico e força mínima foram representados pela média de oito braçadas consecutivas obtidas em cada tentativa. Utilizou-se o teste t para observar as diferenças entre os esforços para cada parâmetro. O nível de significância estabelecido foi de 5%. A reprodutibilidade relativa foi medida pelo coeficiente de correlação de Pearson e a consistência entre as duas tentativas pelo coeficiente de correlação intraclasse (CCI). A reprodutibilidade absoluta foi verificada pelo coeficiente de variação (CV). Não foi demonstrada diferença estatisticamente significante para nenhum parâmetro biomecânico quando comparados os dois esforços. Os elevados CCI e baixos CV indicaram alta consistência interna dos parâmetros analisados. Conclui-se que os parâmetros biomecânicos analisados a partir do nado atado são reprodutíveis quando empregado protocolo de curta duração o que demonstra a possibilidade de utilização do protocolo com alto grau de confiabilidade, por parte de treinadores e atletas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to analyze the reliability of biomechanical parameters of the front-Crawl's force-time curve in a 10-s protocol. Sixteen national competitive male swimmers (20.4 ± 4.0 years; 100-m best time: 53.68 ± 0.99 s) performed two 10-s maximal efforts in tethered swimming. Peak force, average force, impulse, rate of force development, stroke duration, time to peak force and minimum force were represented by the mean of eight consecutive strokes obtained in each trial. The paired student-t test was used to verify differences between trials for each biomechanical parameter. The significance level adopted was 5%. Relative reliability was tested by Pearson correlation coefficient and the consistency between trials by means of intraclass coefficient (CCI). The coefficient of variation was used to verify the absolute reliability. No significant differences between the trials to any biomechanical parameter were found. High CCI values and low CV values revealed the high internal consistency of the analyzed variables. It can be concluded that the biomechanical parameters regarding the tethered swimming are reliable in short duration protocols and may be used by coaches and athletes for monitoring training.
  • O futebol na construção da identidade nacional: uma análise sobre os jogos "pretos x brancos" Artigos Originais - Sociocultural

    Abrahão, Bruno Otávio de Lacerda; Soares, Antonio Jorge Gonçalves

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva compreender os significados de uma partida de futebol entre jogadores autodeclarados pretos e brancos que ocorreram em São Paulo, no dia 13 de Maio, data comemorativa do fim da escravidão: o jogo "Preto x Branco". Para tanto, concentramo-nos nas matérias jornalísticas publicadas pelos principais periódicos de São Paulo entre os dias 10 a 15 de Maio entre 1927 até 1939, período de realização dos jogos. Além dos jornais, foi visitado o museu da Federação Paulista de Futebol que disponibilizou as informações necessárias para entendermos a trajetória desses jogos. Concluímos que a idealização de uma partida dessa natureza no dia "13 de maio" teria como função, além de prevenir do esquecimento e manter viva a lembrança da escravidão, reforçar a imagem de um país que era tomado como um modelo a ser seguido no que diz respeito ao tema étnico-racial.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to understand the meanings of a soccer match, between players who self-declared themselves as black or white, occurred in São Paulo on May 13th, the date commemorating the end of slavery: the game "Black x White". For this, we focused on journalistic material published by leading newspapers of São Paulo from May 10th to 15th, during 1927 and 1939, when the games were held. Additionally, a visit to the museum of the Paulista Football Federation provided the information necessary to understand the trajectory of these games. We concluded that the idealization of a game like this on "May 13th" would have the purpose not only to prevent forgetfulness and to keep alive the memory of slavery, but also to strengthen the image of a country taken as a model to be followed, with respect to the ethnic-racial subject.
  • A imprensa negra e o futebol em São Paulo no início do século XX Artigos Originais - Sociocultural

    Abrahão, Bruno Otávio de Lacerda; Soares, Antonio Jorge Gonçalves

    Resumo em Português:

    Em São Paulo, na primeira metade do século XX, havia associações destinadas à promoção de atividades culturais e esportivas para os negros, que surgiram diante da necessidade de denunciar as práticas discriminatórias e promover a sociabilidade étnica através do atletismo, do boxe e, sobretudo, do futebol. Uma delas era a Imprensa Negra. Neste artigo, os autores buscaram compreender as estratégias da Imprensa Negra para noticiar a participação do negro no emergente campo do futebol. Utilizando a perspectiva teórica da História Cultural, se ocuparam dos conteúdos das matérias dos jornais da Imprensa Negra, disponíveis na Biblioteca Nacional na forma de microfilmes. O objetivo foi observar a continuidade e a regularidade do discurso, os pontos de afrontamento e de disputa simbólica em torno da negociação da construção identitária da "raça negra" no esporte e captar, através das mensagens emitidas por esses órgãos da imprensa, as estratégias de distinção utilizadas por esse grupo étnico/racial em torno da contestação das representações negativas ou construção de representações positivas sobre o negro no emergente campo do futebol. Concluíram que o sentimento de consciência racial, a necessidade de se integrar à nação e o desejo de ascensão social eram os motivos que mantinham unidos os negros através daquelas associações. A Imprensa Negra procurou construir uma representação identitária do negro que privilegiasse o capital futebolístico, sem se esquecer dos predicados morais como a disciplina, a higiene e a ordem. A estratégia de divulgação dos feitos de sucesso dos negros no campo esportivo promovia uma identidade positiva do negro no futebol, em conformidade com as demandas daquele contexto: uma nação higienizada e disciplinada na esteira do projeto nacional que via no futebol um meio de expressão positiva da brasilidade.

    Resumo em Inglês:

    In the first half of the 20th century, in São Paulo, there were associations dedicated to promote cultural and sport activities for the African American people. They emerged to denounce discriminatory practices and to promote ethnic sociability through athletics, boxing and, especially, soccer. One of them was the Black Press. In this article, the authors sought to understand the strategies of the Black Press to report the participation of black people in the emerging field of soccer. The contents of the Black Press, available in the National Library in the form of microfilms, were analyzed using the theoretical perspective of the Cultural History. The objective was to observe the continuity and regularity of the speech, the points of confrontation and symbolic dispute around the negotiation of the identity construction of "black" in the sport and identify, by means of the messages sent by those media outlets, the strategies of distinction used by the ethnic / racial group around the defense against negative representations or construction of positive representations of blacks in the emerging field of soccer. They concluded that the feeling of the racial consciousness, the need to integrate themselves with the nation and the desire for social mobility were the reasons that held the African Americans together through those associations. Thence, the "Black Press" tried to build a representation of black identity that emphasized the soccer resources, without forgetting moral matters as discipline, hygiene and order. The dissemination of the achievements of blacks in sports promoted a positive identity of black man in soccer, in accordance with the demands of that context: a sanitized and disciplined nation in accordance with the national project that understood soccer as a mean of positive expression of "Brazilianness".
  • O "abrasileiramento" das associações esportivas de Teutônia/Estrela no Rio Grande do Sul Artigos Originais - Sociocultural

    Kilpp, Cecília Elisa; Assmann, Alice Beatriz; Mazo, Janice Zarpellon

    Resumo em Português:

    As associações esportivas teuto-brasileiras de Teutônia/Estrela no Estado do Rio Grande do Sul sofreram o processo de abrasileiramento no período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e da Segunda Grande Guerra (1939-1945). Este artigo objetivou identificar os conflitos de identidades culturais nas associações esportivas de Teutônia/Estrela desencadeados pelas ações nacionalizadoras conduzidas pelos interventores do Estado Rio Grande do Sul no período das grandes guerras mundiais. As fontes históricas consultadas revelaram que a prática de esportes tradicionais nas associações teuto-brasileiras enfraqueceu, como no caso do bolão, ao mesmo tempo que outros esportes foram incorporados, principalmente o futebol. A adesão a esta nova prática esportiva significa um movimento na direção do processo de integração às ações nacionalizadoras.

    Resumo em Inglês:

    The German-Brazilian sport associations of Teutônia/Estrela in the State of Rio Grande do Sul suffered the process of abrasileiramento in the period of the World War I (1914-1918) and of the World War II (1939-1945). This article aimed to identify the conflicts of cultural identities in the sport associations of Teutônia/Estrela developed by the nationalization actions leaded by the intervenors of the Rio Grande do Sul State in the period of the great world wars. Historical sources revealed that the practice of traditional sports in the German-Brazilian sport associations weakened, asthe bolão, while other sports were incorporated, mainly the soccer. The adhesion to this new sport means a movement in the direction of the process of integration in the nationalization actions.
  • Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas Artigos Originais - Pedagogia E Comportamento

    Rodrigues, Nathália Sixel; Coelho Filho, Carlos Alberto de Andrade

    Resumo em Português:

    Considerando a importância do conhecimento sobre os fatores que podem influenciar a aderência aos programas de exercícios físicos, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo verificar a influência da música na motivação para a prática da ginástica de participantes do projeto de extensão "Ginástica e equilíbrio estético". Para a coleta de dados empíricos foi utilizada a dinâmica dos "grupos focais". Foi constituído um "grupo focal", do qual participaram 14 mulheres. Tendo em vista a análise e a interpretação dos dados coletados, destacam-se as seguintes conclusões: 1) a música, no contexto da prática de exercícios físicos, pode conduzir o praticante ao estado de "fluxo ou fluência", também conhecido como "flow", favorecendo certo "esquecimento do cotidiano", gerando maior envolvimento com a atividade; 2) a música pode situar a prática do exercício físico na dimensão do jogo, pois quando o indivíduo mexe com o corpo, no rumo das vibrações musicais, ele "brinca com o corpo"; 3) a utilização dos pulsos musicais durante a prática de exercícios físicos pode auxiliar na precisão e na velocidade de execução dos gestos motores, contribuindo com a motivação e com o rendimento grupal e individual; 4) no que se refere a certo estado subjetivo favorecido pela música, faz-se notar que as canções têm a capacidade de recuperar memórias, boas ou ruins, para uns e/ou para outros, e que, portanto, no interior de um grupo, esse efeito vai escapar a um possível controle objetivo; 5) o alto volume da música foi apontado como elemento desmotivador por gerar cansaço e irritabilidade.

    Resumo em Inglês:

    Considering the importance of the knowledge about the aspects influencing the adherence to physical exercises programs, this qualitative research, aims to verify the influence of the music as a motivation to the gymnastic practice in the project "Gymnastic and aesthetic balance". To collect empirical data we used the dynamics of focus groups. Fourteen women took part in one of these groups. Considering the analysis and interpretation of the collected data, we highlight the following conclusions: 1) the music in the context of the physical exercises practices can lead the practitioner into a state of "flow or creep" favoring certain oblivion of everyday life, generating greater involvement in the activity; 2) the music can put the practice of physical exercises in the dimension of the play, as when a person moves the body in the direction of the musical vibration, he/she "plays with the body"; 3) the use of musical pulses during the practice of physical exercises may help the accuracy and speed of motor gestures, contributing to the motivation and to the income of both, the group and the individual; 4) concerning a subjective state favored by music, it is possible to observe that the songs have the power to retrieve good or bad memories for some people and therefore, within a group, this effect will escape a possible objective control; 5) high music volume was appointed as a demotivating factor for generating tiredness and irritability.
  • A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação Artigos Originais - Pedagogia E Comportamento

    Venâncio, Luciana; Darido, Suraya Cristina

    Resumo em Português:

    O propósito deste trabalho é apresentar o entendimento que um grupo de professoras de Educação Física que trabalham no Ensino Fundamental na rede municipal de São Paulo tem a respeito do significado do Projeto Político Pedagógico (PPP) no cotidiano escolar. Além disso, tentamos fornecer subsídios para a elaboração e implementação de um PPP e apontar os limites e possibilidades da ação coletiva no contexto escolar. Nesta pesquisa de característica qualitativa foi utilizado o referencial metodológico do tipo pesquisa-ação. Foi feita análise de trabalhos que abordam a temática em questão para elaborar as categorias e encaminhar uma discussão criteriosa à luz do referencial selecionado. Os resultados indicaram que é necessário ressignificar o entendimento da função e papel da escola, da Educação Física enquanto componente curricular e também dos demais componentes curriculares. Destaca-se que é urgente repensar e organizar o espaço escolar a partir de uma perspectiva pedagógica, política e coletiva, para que as ações possam ter sentido e significado para os alunos e professores. Os currículos das instituições formadoras também foram mencionados como importantes para compreender o propósito do trabalho coletivo. O PPP pode constituir-se como um legítimo instrumento para participação e envolvimento político e pedagógico dos professores de Educação Física e nortear ações coletivas no cotidiano escolar.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to present the understanding of a group of Physical Education female teachers, who work in elementary education in São Paulo's public schools, about the meaning of the Political Pedagogical Project (PPP) in the everyday practices. Besides, we tried to provide subsidies for the elaboration and development of a PPP, and point out the limits and possibilities of collective action within the school context. For this qualitative investigation we used one type of action-research as methodological referential. We have conducted an analysis of relevant works focusing on the PPP topic, in order to elaborate categories for a careful discussion about the selected theoretical framework. Results indicated that it is necessary to deepen meanings and readdress understandings of the school's function and its role, Physical Education's role as curriculum component, and also other curriculum components'. We highlighted the urgent need to rethink and organize the school from a pedagogical, political, and collective perspective, so that actions can have meaning and significance for students and teachers. The curricula of higher education institutions were also mentioned as important to comprehend the purpose of collective work. The PPP can establish itself as a legitimate instrument for Physical Education teachers' political and pedagogical participation and involvement, and to guide collective actions in the school every day practices.
  • Ações do jogo e de resultado que melhor discriminam vitórias e derrotas em jogos equilibrados de "rugby" do Torneio Super Artigos Originais - Pedagogia E Comportamento

    Vaz, Luís Miguel Teixeira

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento atual e o nível competitivo alcançado pelo jogo de "rugby" têm exigido níveis de desempenho cada vez mais elevados. Neste sentido, o desempenho das equipes em situação de treinamento e de competição deve ser analisado ao pormenor. O objetivo do presente estudo foi identificar as estatísticas de jogo que melhor discriminam vitórias e derrotas em jogos equilibrados de "rugby" no grupo Super12. No total, a nossa amostra foi constituída por 95 jogos de rugby pertencentes ao Torneio Super12. As variáveis a serem analisadas foram subdivididas em variáveis de ações do jogo (e.g., passes realizados, penalidades concedidas, recuperações de bola, etc.) e variáveis de resultado (e.g., "trys", conversões, chutes de penalidade). Os procedimentos estatísticos utilizados: a) análise exploratória inicial; b) análise de "clusters"; e c) análise discriminante, permitiram associar jogos entre si, tendo sido definido por nós como critério de agrupamento a diferença na pontuação final dos jogos. Os resultados permitiram concluir que o maior contributo para o resultado final dos jogos equilibrados resultou da marcação de "trys" (2,9 ± 1,4). As equipes que venceram os jogos equilibrados, defenderam mais e realizaram mais "tackles" (112,7 ± 33,1) cometeram menos erros na utilização da posse de bola (11,7 ± 4,3) e variaram mais as suas formas de jogo à mão (11,4 ± 4,3) e jogo ao pé (15,7 ± 4,9). Entender as razões que contribuem para o sucesso ou insucesso das equipes em jogos equilibrados, permite tornar o treinamento mais específico e contribui decisivamente para a melhoria dos desempenhos esportivos.

    Resumo em Inglês:

    The development and competitive level reached by the rugby game has been demanding performance levels to reach a higher standard. In this sense, the acting of the team in training or competition situation should be analyzed in detail. The aim of the present study was identifying the variables of actions of the game and result that best discriminate between winning and losing teams in close games for Super12 group. The sample was constituted for 95 rugby games belong to Super12 Tournament. The variables that were analyzed were subdivided in variables of actions of the game (e.g. passes, penalties conceded, turnovers) and result variables (e.g. trys, conversions, penalty kicks). The statistical procedures were: 1) initial explore analysis; 2) cluster analysis; and 3) discriminant analysis, allowed to associate games to each other, have been defined by us as grouping criterion the difference in the game final score. The results allowed to find that the largest contribution for the close game final score occurred of the trys scored (2.9 ± 1.4). The winners in close games had more tackles made (112.7 ± 33.1), they made fewer mistakes in the use of the ball (11.7 ± 4.3) and they varied more their hand game (11.4 ± 4.3) and kick game (15.7 ± 4.9). Understanding the reasons that contribute to the success or failure of the teams in close games, helps make the training more specific and contribute decisively to the improvement of sports performance.
  • Aprendizagem de uma habilidade motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento Artigos Originais - Pedagogia E Comportamento

    Diniz, Ariane Brito; Basso, Luciano; Hashiguchi, Debora; Beltrão, Natália Barros; Correia, Elisa Renata Freitas Guerra; Oliveira, Dayana da Silva; Oliveira, Ilana Santos de; Cattuzzo, Maria Teresa

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou a aprendizagem de uma tarefa motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento. Quinze crianças, 14 adultos e 13 idosos praticaram a tarefa de rastrear uma sequência de seis estímulos luminosos durante 10 blocos de tentativas ou até descobrir a sequência, constituindo a fase de estabilização e mais dois blocos de tentativas, referentes as fases de adaptação I e II. O desempenho foi mensurado por meio das respostas funcionais e não-funcionais e das sequências funcionais. Os resultados indicaram que os adultos foram superiores aos demais participantes, e idosos apresentaram melhor desempenho que crianças apenas no início da prática, sugerindo que o estágio de desenvolvimento interage com o processo de aprendizagem motora.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the learning of a serial tracking task in different developmental stages. Fifteen children, fourteen adults and thirteen elderly practiced the task of tracking a sequence of six light stimuli for ten blocks of trial or until discover the sequence, during the stabilization phase, and two blocks of trial at the adaptation tests I and II. Performance was measured by the functional and non-functional responses and functional sequences. The results showed that adults were superior to the other participants, and elderly participants performed better than children only in the early practice, suggesting that the development stage interacts with the process of motor learning.
  • O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol Artigos Originais - Pedagogia E Comportamento

    Lima, Cláudio Olivio Vilela; Matias, Cristino Julio Alves da Silva; Greco, Pablo Juan

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi investigar as diferenças entre os métodos de ensino situacional e tradicional no desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual nas sessões de treinamento de voleibol, bem como observar a influência da ordem de aplicação desses métodos no conhecimento tático. A amostra foi composta por 36 estudantes (sexo masculino - faixa etária de 12 a 14 anos), sendo 22 destes inscritos nas equipes escolares de voleibol e 14 não praticantes de voleibol (grupo controle). Um grupo iniciou o processo de ensino-aprendizagem-treinamento pelo método situacional (GST) e outro pelo método tradicional (GTS). Ao final de 15 sessões o método foi invertido e realizado o mesmo número de sessões. Para confirmar a execução do método de ensino foi empregada a observação e categorização dos treinos (STEFANELLO, 1999). Para a avaliação do conhecimento processual foi utilizado o teste KORA (MEMMERT, 2002), no parâmetro tático reconhecer espaços. Já no declarativo usou-se o teste de Conhecimento Tático em Situação de Ataque de Rede (PAULA, 2000). Os três grupos no pré-teste demonstram estar inicialmente no mesmo patamar de conhecimento tático declarativo e processual. No GST, ao se aplicar o método situacional (referente às 15 sessões iniciais), não houve diferença significativa no conhecimento tático declarativo, mas houve no processual convergente e divergente. Já no GTS, ao empregar o método tradicional, não se confirmou o desenvolvimento de nenhum dos conhecimentos táticos. Ao efetuar a inversão do método de ensino, no GST (30 sessões na sequência situacional-tradicional) foi apurada melhoria significativa de ambos os conhecimentos táticos processuais. Entretanto, o mesmo não ocorreu no GTS na sequência tradicional-situacional. Os resultados indicam que a sequência de treinamentos referentes ao GST proporcionou melhoras relevantes na inteligência e na criatividade tática dos jogadores.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to investigate the differences between traditional and situational teaching methods on the acquisition of procedural and declarative tactical knowledge in volleyball sessions of training, and to verify the influence of the order of employment of these methods on tactical knowledge. The sample was composed by 36 students (male/aged 12-14 years), 22 of them were school volleyball players and the other 14 were not volleyball players (control group). One group has started the teaching-learning-training process by using situational method (GST), while in the other group it was used traditional method (GTS). After 15 training sessions, there was an inversion, with the first group using the situational method and the traditional method being applied in the second group during additional 15 training sessions. Training session's categorization (STEFANELLO, 1999) was conducted in order to confirm the employment of the teaching method. To assess the procedural knowledge was used KORA test (MEMMERT, 2002) on the tactical parameter recognize spaces. For the measurement of declarative tactical knowledge it was utilized the Tactical Knowledge Test of Network Attack Situations (PAULA, 2000). Pre-test scores appointed the three groups to be in similar levels of declarative tactical knowledge, convergent procedural tactical knowledge (tactical intelligence) and divergent procedural tactical knowledge (tactical creativity). On the GST, by applying the situational method (referring to 15 initial sections), there was no significant difference on the tactical declarative knowledge, but there was on the procedure convergent and divergent. On the GTS, by using the traditional method none of the tactical knowledge developed. When making the inversion of learning method on the GST (30 sections on the sequence situational traditional) it was detected a significant improvement of both tactical procedure knowledge. However, this did not occur on the GTS on the traditional-situational sequence. These results suggest that training sequence referring to GST provided significant improvement on the players' tactical intelligence and creativity.
  • Efeitos de diferentes padrões respiratórios no desempenho e na organização temporal das braçadas do nado "Crawl" Artigos Originais - Pedagogia E Comportamento

    Apolinario, Marcos Roberto; Oliveira, Thiago Augusto Costa de; Ferreira, Lúcio Fernandes; Basso, Luciano; Corrêa, Umberto César; Freudenheim, Andrea Michele

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de diferentes padrões respiratórios no desempenho e na organização temporal das braçadas do nado "Crawl" de atletas de elite. Vinte e um jovens atletas do gênero masculino participaram de forma voluntária do estudo. Eles foram filmados nadando 25 m do nado "Crawl", em velocidade máxima, em quatro condições de respiração: inspiração para o lado preferido (LP); para o lado não preferido (LNP); bilateral (B); e, sem respiração (S). Duas filmadoras digitais (60 fps) captaram as imagens que foram analisadas através do "software" Kinovea 0.8.7 nos 10 metros centrais do percurso. Para análise foram consideradas medidas de desempenho e de organização temporal das braçadas. Os resultados permitiram concluir que o padrão respiratório afeta o desempenho de atletas jovens de elite. Mostraram que, em termos de velocidade, tempo, frequência e comprimento de braçada, é mais vantajosa a condição de nadar "Crawl" em apneia (S) que em qualquer das condições com inspiração (B, LP e LNP). Portanto, o padrão preferido de respiração, não necessariamente, corresponde ao mais eficiente em termos do desempenho. Assim, professores e técnicos de Natação deveriam incentivar a prática e o emprego do padrão em apneia como estratégia tática para nadadores velocistas. Em relação à braçada, os resultados mostraram que diante da modificação do padrão respiratório, nadadores peritos jovens mantêm a estrutura temporal das braçadas direita e esquerda (aspectos invariantes da braçada) bem como a coordenação entre os braços inalterada enquanto efetuam ajustes na fase aérea da braçada (aspectos variantes). Assim sendo, atletas jovens de elite apresentam braçada com relativa autonomia frente ao componente respiração e nadam efetuando ajustes considerando a economia de recursos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the effects of different breathing patterns on the performance and the arm stroke in the front Crawl of elite athletes. Twenty-one young male athletes were recruited to the study. They were filmed swimming 25 meters at maximum speed using the front Crawl stroke, under four breathing conditions: preferential inhalation side (PS); nonpreferential inhalation side (NPS); bilateral inhalation (B) and without inhalation (N). Two digital video cameras (60fps) captured the images that were analyzed using the software Kinovea 0.8.7 in the central 10 meters of the length. Performance and temporal organization of stroke measures were considered for analysis. The results showed that the breathing pattern affects the performance of young elite athletes. In terms of speed, time, stroke rate and stroke length, comparing to any of the inhalation conditions (B, PS and NPS), to swim front Crawl stroke in apnea (N) is more advantageous. Therefore, the preferred breathing pattern does not necessarily correspond to the most efficient one in terms of performance. Thus, swimming teachers and coaches should encourage the practice and the usage of the apnea pattern as a tactical strategy for swimmers sprinters. Regarding arm stroke, the results showed that, given the change in the breathing pattern, young expert swimmers maintain the temporal structure of the right and left arm strokes (invariant stroke features) as well as the coordination between the arms unchanged while adjusting the aerial phase of the stroke (variant stroke features). Thus, young elite athletes exhibit a stroke with relative autonomy regarding the breath component and swim making adjustments considering the saving of resources.
  • O Portal da Inovação do MCT e a sinergia entre universidade, empresa e governo no desenvolvimento da educação física Ensaios

    Silva, Carlos Alberto Figueiredo da; Votre, Sebastião Josué

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo apresentar o Portal da Inovação à comunidade acadêmica da educação física, focalizando alguns dados que estão disponibilizados à consulta pública, no sentido de explorar as possibilidades de sua utilização na promoção e desenvolvimento do país. Examinam-se três partes do Portal: especialistas, grupos de pesquisa e empresas, com a utilização da palavra-chave: "educação física". Procura-se observar a sinergia entre universidade, empresa e governo, no tocante à participação da educação física na promoção da inovação e do desenvolvimento no país.

    Resumo em Inglês:

    This study has the purpose to presents and analyzes data from the Innovation Portal to the academic community of physical education, focusing on some data which are available to the public searching. The purpose is to present and explore the possibilities of using this tool to promote and develop the country. Three components areas of the Portal have been examined - specialists, research groups and industries - using the key word "physical education". It was observed the synergies between university, industry and government and the role of physical education to promote innovation and development to the country.
  • Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências Ensaios

    Correia, Walter Roberto

    Resumo em Português:

    O presente ensaio tem por objetivo analisar os conceitos de abordagem de ensino e tendências pedagógicas no campo da Educação Física Escolar. A partir da exploração da literatura especializada, foi possível indagar sobre o grau de consistência interna das teorias pedagógicas produzidas nos anos 80 e 90 do século passado, como propostas sistematizadas para o ensino da Educação Física e suas implicações para o processo de formação docente. Desta forma, é proposto que a partir de uma aproximação acadêmica e profissional, seja possível promover um avanço na direção da sistematização do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    The present essay aimed to analyze the concepts of teaching approach and pedagogical trends in the School physical Education field. From the exploration of literature, it was possible to inquire about the degree of internal consistency of pedagogical theories produced in the 80s and 90s of last century, as proposed for the systematic teaching of physical education and its implications for the process of teacher training. Based on this approach, it was concluded that it is necessary an effort to bring together academics and professionals with the aim to evolve towards the knowledge systematization.
Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 65, 05508-030 São Paulo SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3091 3147 - São Paulo - SP - Brazil
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