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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Volume: 27, Número: 2, Publicado: 2013
  • Estimulação cerebral, intensidade e tolerância durante exercícios de resistência, e a abrangência e qualidade dos artigos originais da RBEFE Editorial

    Moreira, Alexandre
  • Comparação das variáveis eletromiográficas e cinemáticas entre uma corrida do "triathlon" e uma corrida prolongada Biodinâmica

    Fraga, Carina Helena Wasem; Bianco, Roberto; Serrão, Júlio Cerca; Souza, Pedro Ernesto Sales de; Amadio, Alberto Carlos; Guimarães, Antônio Carlos Stringhini; Vaz, Marco Aurélio

    Resumo em Português:

    A corrida e o ciclismo realizados com uma mesma duração e intensidade podem apresentar diferentes respostas biomecânicas e metabólicas durante um protocolo de fadiga devido à sobrecarga mecânica e à especificidade técnica de cada modalidade. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da fadiga proveniente de uma corrida de 10 km, precedida por ciclismo ou corrida, no padrão de passada e no sinal eletromiográfico (EMG). Nove triatletas do sexo masculino com tempo de prática superior a dois anos participaram do estudo. Os testes foram realizados em duas etapas: corrida do "triathlon" (40 km de ciclismo seguidos de 10 km de corrida) e corrida prolongada (corrida com duração igual ao tempo que o atleta levou para percorrer os 40 km de ciclismo, seguidos de mais 10 km de corrida). Uma análise cinemática (frequência e amplitude de passada) e eletromiográfica correspondentes às 10 passadas registradas no 5º km de cada corrida foi realizada. As curvas de EMG foram retificadas e filtradas para cálculo das curvas de RMS. A partir da média das curvas de EMG foram obtidos os valores de pico de RMS para os músculos reto femoral, vasto lateral e bíceps femoral. Maiores valores de frequência de passada e do sinal EMG do músculo bíceps femoral foram obtidos na corrida prolongada quando comparada com a corrida do "triathlon". Esses resultados parecem estar relacionados a maior fadiga proveniente da corrida prolongada devido às maiores exigências mecânicas.

    Resumo em Inglês:

    Running and cycling executed with the same duration and intensity may produce different biomechanical and metabolical responses during a fatigue protocol due to the mechanical overload and technical specificity of each modality. The purpose of this study was to evaluate the fatigue effects resultant from a 10 km running, preceded by cycling or running, on the stride pattern and electromyographic (EMG) signal. Nine male triathletes with over two years of experience participated in the study. The tests were carried out in two phases: triathlon running (40 km of cycling followed by 10 km of running) and prolonged running (running with equal duration of time of the 40 km of cycling, followed by more 10 km of running). Kinematic analysis (stride frequency and amplitude) and EMG analysis were performed on ten strides recorded at the 5th km and at the 10th km (final running period). The EMG curves were rectified and filtered prior to the calculation of the RMS curves. From the average of the ten EMG curves, the peak RMS values for the following muscles were obtained: rectus femoris, vastus lateralis, biceps femoris. Higher stride frequency and EMG signals were obtained for biceps femoris muscle on the prolonged compared to the triathlon running. These results seem related to a higher fatigue in the prolonged running due to it's higher mechanical demands.
  • Comparação de inibições medulares entre indivíduos com doença de Parkinson e saudáveis Biodinâmica

    Silva-Batista, Carla; Ugrinowitsch, Carlos; Yoshida, Luana Daniela de Souza; Rodacki, André Luiz Felix; Tricoli, Valmor Alberto Augusto; Mello, Marco Tulio de; Piemonte, Maria Elisa Pimentel; Mattos, Eugenia Casella Tavares de

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi comparar os níveis de inibição pré-sináptica (IPS) e inibição recíproca (IR) entre indivíduos com Doença de Parkinson e saudáveis e, a correlação entre essas inibições e a rigidez muscular e a severidade clínica de indivíduos com Doença de Parkinson (avaliadas através da Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson). Foram avaliados 11 indivíduos nos estágios 2 e 3 da doença e 13 indivíduos saudáveis pareados pela idade. A IPS foi menor em indivíduos com Doença de Parkinson (31,6%) do que em saudáveis (67,1%) (p = 0,02). A IR não diferiu entre indivíduos com Doença de Parkinson (26,9%) e saudáveis (27,6%) (p = 0,91). Adicionalmente, não foram detectadas correlações entre os níveis de IPS com a rigidez e a severidade clínica (p > 0,05). Portanto, mecanismos inibitórios não explicam totalmente a rigidez muscular e a severidade clinica da doença. Alterações entre ativação de músculos agonistas e antagonistas parecem estar relacionadas a influências supraespinhais anormais nos mecanismos espinhais decorrentes da doença.

    Resumo em Inglês:

    The purposes of the present study were to compare presynaptic inhibition (PI) and disynaptic reciprocal inhibition (DRI) levels between parkinsonians and healthy individuals and to verify the correlation of such inhibitions with muscle rigidity and clinical severity (assessed by the Unified Parkinson Disease Rating Scale). We evaluated 11 parkinsonians in stages 2 and 3 of the disease and 13 healthy individuals matched for age. The PI was significant lower in parkinsonians (31.6%) than in healthy individuals (67.1%) (p = 0.02). The DRI did not differ between parkinsonians (26.9%) and healthy individuals (27.6%) (p = 0.91). Furthermore, no significant correlation was observed between PI with muscle rigidity and clinical severity (p > 0.05). Therefore, inhibitory mechanisms do not fully explain the cause of muscle rigidity and clinical severity of parkinsonians. Changes between the activation of agonist and antagonist muscles seem to be caused by abnormal supraspinal influence on spinal mechanisms.
  • Influência do nível competitivo e da posição tática sobre parâmetros de desempenho aeróbio de atletas profissionais de futebol do Brasil Biodinâmica

    Baroni, Bruno Manfredini; Piccoli, Ricardo Bertotti; Leal Junior, Ernesto Cesar Pinto

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou verificar a influência do nível competitivo e da posição tática sobre parâmetros relacionados ao desempenho aeróbio de atletas profissionais de futebol. Foram analisadas 453 avaliações ergoespirométricas de atletas profissionais de futebol (42 goleiros, 92 zagueiros, 61 laterais, 174 meio-campistas e 84 atacantes) que atuavam em quatro níveis competitivos: Campeonato Nacional Série A; Série B; Série C; e Campeonato Estadual. Não foram encontradas diferenças nos valores médios de consumo máximo de oxigênio (VO2max) e segundo limiar ventilatório (LV2) entre os níveis competitivos (p > 0,05). Os goleiros apresentaram VO2max e LV2 (56 e 50 mL/kg/min, respectivamente) significativamente inferiores aos zagueiros (59 e 52 mL/kg.min; p = 0,002 e p = 0,028), laterais (60 e 53 mL/kg.min; p < 0,001 e p = 0,004), meio-campistas (59 e 52 mL/kg.min; p = 0,002 e p = 0,031) e atacantes (59 e 52 mL/kg.min; p = 0,047 e p = 0,036). Portanto, os achados sugerem que: 1) o desempenho aeróbio não difere em função do o nível competitivo; e 2) os goleiros apresentam desempenho aeróbio inferior aos atletas de linha, os quais não apresentam diferenças entre si.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to verify the influence of the competitive level and the tactical position on parameters related to aerobic performance of professional soccer players. 453 ergospirometric evaluations were analyzed from soccer professional athletes (42 goalkeepers, 92 full backs, 61 sideways, 174 midfielders and 84 forwards) that acted in four competitive levels: National Championship Series A; Series B; Series C; and State Championship. It was found no differences in mean values of maximal oxygen uptake (VO2max) and second ventilatory threshold (LV2) between the competitive levels (p > 0.05). The goalkeepers showed VO2max and LV2 (56 and 50 mL/kg.min, respectively) significant lower than full backs (59 and 52 mL/kg.min; p = 0.002 e p = 0.028), sideways (60 and 53 mL/kg.min; p = 0.000 e p = 0.004), midfields (59 and 52 mL/kg.min; p = 0.002 e p = 0.031) and forwards (59 and 52 mL/kg.min; p = 0.047 e p = 0.036). Therefore, the findings suggest that: 1) the aerobic performance does not differ according the competitive level; and 2) the goalkeepers have aerobic performance inferior to out-field players, which do not show differences between them.
  • Estimativa das contribuições dos sistemas anaeróbio lático e alático durante exercícios de cargas constantes em intensidades abaixo do VO2max Biodinâmica

    Silva-Cavalcante, Marcos David; Silva, Renata Gonçalves; Urso, Rodrigo Poles; Silva, Rogério Carvalho; Correia-Oliveira, Carlos Rafaell; Santos, Victor Gustavo Ferreira; Lima-Silva, Adriano Eduardo; Bertuzzi, Rômulo

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi estimar as contribuições do metabolismo anaeróbio lático (MAL) e alático (MAA) em intensidades abaixo do consumo máximo de oxigênio (VO2max). Dez homens (23 ± 4 anos, 176,4 ± 6,8 cm, 72,4 ± 8,2 kg, 12,0 ± 4,5 % de gordura corporal) realizaram um teste progressivo até a exaustão voluntária para identificação do VO2max, da potência correspondente ao VO2max (WVO2max) e do segundo limiar ventilatório (LV2). Na segunda e na terceira visita foram realizados seis testes de cargas constantes (três testes por sessão) com intensidades abaixo do VO2max. Houve uma predominância do MAL sobre o MAA durante os exercícios submáximos a partir da intensidade correspondente ao LV2, sendo significativamente maior em 90% VO2max (p < 0,05). Dessa forma, esses resultados podem auxiliar treinadores a aplicarem cargas de treinamento adequadas aos seus atletas, de acordo com a exigência metabólica da competição.

    Resumo em Inglês:

    The purpose this study was that estimated contributions of the anaerobic lactic (MAL) and alactic (MAA) metabolism during constant load exercises at intensities below the maximal oxygen capacity uptake (VO2max). Ten males (23 ± 4 years, 176.4 ± 6.8 cm, 72.4 ± 8.2 kg, 12.0 ± 4.5 % of fat body) performed in the first visit a progressive test until exhaustion to identification of VO2max, power output corresponding to the VO2max (WVO2max) and second ventilatory threshold (LV2). On the second and third visit, the participants performed six constant workload tests (3 per session) with intensities below VO2max. There was a predominance of MAL about MAA during the exercises sub-maximal from intensity corresponding to the LV2, being significantly higher at 90% VO2max (p < 0.05). Thus, these results may help coaches to implement training loads appropriate to their athletes, according to the metabolic demand of the competition.
  • Efetividade de um programa de intervenção com exercícios físicos em cama elástica no controle postural de crianças com Síndrome de Down Biodinâmica

    Apoloni, Bruna Felix; Lima, Flávia Evelin Bandeira; Vieira, José Luiz Lopes

    Resumo em Português:

    O estudo experimental objetivou avaliar a efetividade de um programa de intervenção com exercícios físicos em cama elástica no controle postural de crianças com Síndrome de Down. A amostra foi composta por 12 crianças, de ambos os sexos, com idade entre três e 10 anos. A intervenção consistiu em atividades de pular, andar, brincar e correr na cama elástica três vezes por semana, cada sessão de 10 minutos por um período de 12 semanas. Foi utilizada uma plataforma de força modelo EMG System do Brasil para avaliação do controle postural. Utilizou-se análise descritiva e o teste comparativo "t" de Student. Os resultados demonstraram diminuição significativa nas variáveis: área do centro de pressão, velocidade média anteroposterior (AP) e médio lateral e frequência anteroposterior, o que resultou em melhoras no controle postural do grupo de crianças com Síndrome de Down participantes da intervenção.

    Resumo em Inglês:

    The experimental study aimed to evaluate the effectiveness of an intervention program with exercises on the trampoline in postural control of children with Down syndrome. Twelve children of both sexes, aged between three and ten years have participated of the study. The intervention involved jumping activities, walking, run and play on the trampoline, three times a week, ten minutes of sessions and was held for twelve weeks. For evaluating the postural control it was used a force platform, model EMG System of Brazil. Descriptive analysis and comparative Student's t-test was performed. Results showed a significant decrease in variables such as area of central pressure, anteroposterior average speed (AP) and mediolateral and anteroposterior frequency, which resulted in improvements in the postural control of children with Down syndrome that participated of this intervention.
  • Percepção de estresse: associação com a prática de atividades físicas no lazer e comportamentos sedentários em trabalhadores da indústria Sociocultural

    Farah, Breno Quintella; Barros, Mauro Virgílio Gomes de; Farias Júnior, José Cazuza de; Ritti-Dias, Raphael Mendes; Lima, Rodrigo Antunes; Barbosa, João Paulo dos Anjos Souza; Nahas, Markus Vinicius

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar a prevalência e a associação entre inatividade física no lazer e comportamento sedentário com a percepção negativa de estresse em industriários. Para tanto, 1910 trabalhadores foram selecionados mediante amostragem em dois estágios entre os industriários pernambucanos. Dados foram obtidos mediante uso de questionário previamente validado (Estilo de Vida e Hábitos de Lazer do Trabalhador da Indústria). Percepção negativa de estresse foi referida por 13,2% e 45,2% dos trabalhadores eram fisicamente inativos no lazer. A proporção de sujeitos que relatou despender > 2 horas/dia assistindo televisão foi de 31,8% e 57,4%, respectivamente, em dias da semana e no final de semana. Observou-se, entre os homens, uma associação positiva entre o tempo de assistência à televisão em dias de semana e a percepção negativa de estresse. Conclui-se que a exposição a comportamento sedentário nos homens está associada à maior chance de percepção negativa de estresse.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the prevalence and the association between physical activity and sedentary behaviors with higher perceived stress in industrial workers. For this purpose, we used a cross-sectional design in which participants were selected using a 2-stage sampling process among industrial workers in Pernambuco state (northeast of Brazil). Data were obtained by using a previously validated questionnaire (Lifestyle and Leisure Habits of Industrial Workers). Higher perceived stress was referred by 13.2% and 45.2% were inactive during leisure-time. The prevalence of workers who reported spending >2 hours/day watching television was 31.8% and 57.4%, respectively, in week and in weekend days. It was observed, among men, a positive association between the TV-watching hours in week days with a higher perceived stress. It was concluded that the likelihood of referring higher perceived stress was greater among men exposed to sedentary behavior.
  • Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão Sociocultural

    Brito, Leandro Teófilo de; Santos, Mônica Pereira dos

    Resumo em Português:

    Este estudo de caso teve como objetivo identificar os processos de inclusão/exclusão, em uma turma masculina de Educação Física escolar do ensino fundamental. Inclusão/exclusão, neste trabalho, são termos entendidos em uma relação dialética, um fenômeno compreendido sob uma característica dinâmica e indissociável, onde não se pode considerá-los através de significados distintos. Constatamos através da observação participante, com anotações em diário de campo, que o mecanismo central de inclusão/exclusão esteve baseado no desempenho físico e motor para a prática esportiva, em conjunto com uma competitividade exacerbada, característica central do modelo hegemônico de masculinidade, que se fez predominante entre os meninos nas aulas. Reconhecemos que a prática pedagógica do(a) professor(a) pode influenciar as interações entre os sujeitos, durante as atividades corporais, permitindo o convívio harmonioso de formas múltiplas de masculinidades entre os alunos, em direção ao movimento pela inclusão nas aulas de Educação Física e na Educação, de uma maneira geral.

    Resumo em Inglês:

    This case study aimed to identify the processes of inclusion/exclusion, in a class of elementary school physical education. Inclusion/exclusion, in this work, are understood in a relationship dialectic, a phenomenon understood under a dynamic characteristic and inseparable, where one cannot consider them through distinct meanings. We found through participant observation, with annotations in field journal, that the central mechanism of inclusion/exclusion was based on physical performance and engine for the practice of sports, together with a competitiveness exacerbated, central feature of hegemonic model of masculinity which was predominant among the boys in class. We recognize that the pedagogical practice of the teacher can influence the interactions between subjects during body activities, allowing the harmonious coexistence of multiple forms of masculinity among students, toward the movement for inclusion in physical education classes and in education in general.
  • A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática Comportamental E Pedagógica

    Gomes, Patrícia Maria Silva; Ferreira, Cátia Patrícia Pereira; Pereira, Ana Luísa; Batista, Paula Maria Fazendeiro

    Resumo em Português:

    O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram "Professional Identity" AND "Teacher", no campo título e "Professional Identity" AND "Teacher" AND "Physical Education", no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa.

    Resumo em Inglês:

    The present study is a systematic review of literature focused on the empirical studies conducted about teacher's Professional Identity. The research used electronic databases (ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus and SCOPUS ) in peer review articles, published between 2001 and 2011. The research equations used were "Professional Identity" AND "teacher", in Title and "Professional Identity" AND "Teacher" AND "Physical Education", in Abstract. After applied the inclusion criteria's 42 articles were integrated. Content analysis was used with categories defined a priori: 1) focus of the study; 2) year and place of publication; 3) objectives; 4) participants; 5) instruments and 6) main conclusions. The results showed an increase in research in the professional identity and in qualitative methodologies. The professional development was pointed as a central element in the process of professional identity (re)construction. The research in Physical Education teachers is still scarce.
  • Análise da síndrome de "burnout" e das estratégias de "coping" em atletas brasileiros de vôlei de praia Comportamental E Pedagógica

    Vieira, Lenamar Fiorese; Carruzo, Nayara Malheiros; Aizava, Paulo Vitor Suto; Rigoni, Patrícia Aparecida Gaion

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo analisar a síndrome de "burnout" e as estratégias de "coping" de jogadores de vôlei de praia. Participaram 93 atletas, das categorias sub-21 e "open" do circuito brasileiro de vôlei de praia. Como instrumentos foram utilizados uma ficha com dados de identificação, Questionário de "Burnout" para Atletas e Inventário Atlético das Estratégias de "Coping". Para análise dos dados utilizou-se teste de Kolmogorov-Smirnov, coeficiente Alpha de Cronbach, teste 'U' de Mann-Whitney, teste de Kruskal-Wallis e coeficiente de correlação de Spearman, adotando p < 0,05. Verificou-se correlação significativa e negativa entre as dimensões do "burnout" e estratégias de "coping". Para as dimensões do "burnout", apenas "ranking" obteve diferença significativa, enquanto para as estratégias de "coping", gênero, categoria, "ranking" e tempo de prática apresentaram diferenças significativas. Concluiu-se que quanto maior a síndrome de "burnout", menor é a utilização de estratégias de "coping" em atletas de vôlei de praia.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze burnout syndrome and coping strategies of beach volleyball players. Ninety-three athletes participated, being one group of under-21 age and another group of adult category. The both group are composed by players of the Brazilian beach volleyball championship. The instruments used were a form with data identification, Burnout Questionnaire for Athletes and Athletic Inventory of Coping Strategies. For data analysis, the Kolmogorov-Smirnov test, Cronbach's alpha coefficient, 'U' Mann-Whitney test, Kruskal-Wallis test and Spearman correlation coefficient, were used, considering p < 0.05. There was a significant and negative correlation between the dimensions of burnout and coping strategies. For the dimensions of burnout, just ranking obtained significant difference, while for coping strategies, gender, category, ranking and practice time showed significant differences. It was concluded that the higher burnout, fewer beach volleyball athletes use coping strategies.
  • A educação física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos nacionais Comportamental E Pedagógica

    Dias, Diogo Inacio; Correia, Walter Roberto

    Resumo em Português:

    O presente trabalho teve por objetivo descrever e caracterizar a inserção da temática Educação Física no Ensino Médio no âmbito dos periódicos nacionais de Educação Física e Esporte (período 2005-2010). Foram explorados 3313 artigos publicados em periódicos classificados nos extratos A e B do sistema Qualis/CAPES. Destes, 31 artigos (1,06%) trazem a temática da Educação Física no Ensino Médio. Baseando-se na proposição de ANTUNES et al.14, foi possível classificar estes 31 artigos nas seis categorias seguintes: Processo Ensino-Aprendizagem e Indefinido: oito artigos (25,80% cada); Finalidade: sete (22,6%); Caracterização: seis (19,35%); Epistemologia: dois (6,5%); e Formação de Professores: nenhum artigo (0%). Os dados revelam uma restrição na produção de conhecimento no campo da Educação Física e Educação Física no Ensino Médio, sugerindo a necessidade de desenvolver um entrecruzamento estratégico das dimensões epistemológicas da área com as pesquisas de caráter aplicado, perpassando pelas questões inerentes ao processo de formação docente.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to describe and characterize the insertion of Physical Education in High School" as a scientific subject in national Physical Education and Sport Journals (period 2005-2010). We explored 3313 articles published in journals ranked in extracts A and B of the Qualis/CAPES System. Of these, 31 articles (1.06%) brought the theme of Physical Education in High School. Based on ANTUNES et al.14, it was possible to classify these 31 articles in the following 6 categories: Teaching-Learning Process and Indefinite: 8 articles (25.80% each) Purpose: 7 (22.6%), Characterization: 6 (19.35%), Epistemology: 2 (6.5%) and Teachers Training Process: no articles (0%). These data show that there is a restriction in knowledge production in the Physical Education and Physical Education in High School areas, suggesting that is needed to develop a strategic intersection between epistemologist dimension of the area, going through researches and teachers trainings process.
  • Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética Comportamental E Pedagógica

    Alves, Christiano Robles Rodrigues; Campos, Juliane Cruz; Moreira, José Bianco Nascimento; Nobre, Thaís Simões; Sanches, Iris Callado; Forjaz, Cláudia Lúcia de Moraes; Brum, Patrícia Chakur

    Resumo em Português:

    A metodologia dialética propõe um ensino de dupla mão (professor-aluno) que provoque a aprendizagem por meio de tarefas contínuas dos sujeitos. Para isso, o professor assume o papel de mediador e dirige as diferentes atividades. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício é uma disciplina academicamente orientada que está inserida em um ambiente dinâmico, e a utilização de estratégias de ensino se faz necessária para otimizar a apropriação do conhecimento de forma ativa, além de contribuir para a maior autonomia dos estudantes universitários. Portanto, o objetivo do presente estudo foi o de utilizar diferentes estratégias de ensinagem por meio de atividades propostas aos alunos na disciplina de Fisiologia da Atividade Motora I da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e correlacionar o desempenho do aluno com a sua participação nessas atividades propostas. Nossos principais achados demonstram correlações significativas e positivas entre a presença nas aulas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,84), bem como entre a realização das atividades propostas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,69). Em conjunto, esses dados sugerem que a utilização de diferentes estratégias de ensinagem baseadas na metodologia dialética com a ativa participação dos alunos é essencial para um bom rendimento acadêmico, sendo altamente recomendada para o ensino da Fisiologia do Exercício.

    Resumo em Inglês:

    The dialectic method proposes a two-way teaching (teacher-student) that causes learning through ongoing task of the subjects. For this, the teacher assumes the role of mediator and directs several activities. In line with the above, Exercise Physiology is an academically oriented discipline undergoing in a dynamic environment, and the use of different teaching strategies is needed to optimize the appropriation of knowledge in an active way and contribute to the greater autonomy of university students. Therefore, the aim of this study was apply different strategies in the course entitled "Physiology of the Motor Activity I" at School of Physical Education and Sport of University of Sao Paulo and assess a correlation between students participation and students performance. We used teaching strategies such as exposition and dialogue classes, practical classes, conversations with experts, directed study, study of scientific texts, concept mapping, case study and study of the environment in order to optimize the appropriation of the concepts of exercise physiology with emphasis on neuromuscular and cardiovascular physiology exercise. Our main findings show significant and positive correlations between the presence in classes and the performance evaluations (p < 0.0001, r = 0.84) as well as between the tasks proposed and the performance evaluations (p < 0.0001; r = 0.69). Altogether, these data suggest that using different teaching strategies based on the dialectic method associated with the participation of students is essential for a good academic performance in Exercise Physiology.
  • Insatisfação corporal e maturação biológica em atletas do sexo masculino Comportamental E Pedagógica

    Fortes, Leonardo de Sousa; Almeida, Sebastião Sousa; Ferreira, Maria Elisa Caputo

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi investigar a influência da maturação biológica na insatisfação corporal (IC) de jovens atletas do sexo masculino. Participaram da pesquisa 464 esportistas. A IC foi mensurada pelo Body Shape Questionnaire (BSQ). A maturidade biológica foi estimada pela maturação somática. Peso, estatura e dobras cutâneas foram aferidos para calcular o índice de massa corporal (IMC) e estimar o percentual de gordura, respectivamente. Foram conduzidos testes estatísticos em "software" especializado para analisar os dados. Os resultados não evidenciaram diferenças estatisticamente significativas para as pontuações do BSQ segundo classificações de maturação somática. Por outro lado, identificaram-se diferenças de IMC e percentual de gordura entre estágios maturacionais (p < 0,05). Deste modo, concluiu-se que a IC dos jovens atletas não sofreu influência da maturação biológica.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the influence of biological maturation on body dissatisfaction (BD) of young male athletes. 464 athletes participated in the survey. The BD was measured due to the Body Shape Questionnaire (BSQ). The biological maturity was estimated by somatic maturation. Weight, height and skinfold thickness were measured to calculate body mass index (BMI) and estimate the percentage of fat, respectively. Statistical tests were conducted in specialized software to analyze the data. The results showed no statistically significant differences for the scores of the BSQ according to ratings somatic maturation. Moreover, we identified differences in BMI and body fat percentage between maturational stages (p < 0.05). Thus, it was concluded that the BD of young athletes was not influenced by biological maturation.
  • Uso da informação somatossensorial adicional no controle postural: efeito da dominância manual Comportamental E Pedagógica

    Araújo, Iara Mont'Alvão Guedes de; Alouche, Sandra Regina; Cunha, Bianca Pinto; Freitas, Sandra Maria Sbeghen Ferreira de

    Resumo em Português:

    Buscamos com o presente estudo investigar o efeito da dominância manual e da visão no uso da informação somatossensorial adicional fornecida pelo toque suave no controle postural. Quinze adultos jovens e destros permaneceram em pé sobre uma plataforma de força com a) olhos abertos ou fechados e b) braços ao lado do corpo ou o dedo indicador direito ou esquerdo tocando a barra fixa. A área do centro de pressão (CP), amplitude e velocidade médias do CP nas direções anteroposterior e médio-lateral foram avaliadas. Os resultados indicaram uma redução nas medidas nas condições de toque e aumento com os olhos fechados, exceto quando o toque foi realizado com dedo indicador direito. A força máxima foi maior para a mão direita, enquanto a sensibilidade cutânea e as forças aplicadas à barra foram similares entre os hemicorpos. Esses resultados sugerem um efeito da dominância manual e visão no uso da informação somatossensorial adicional no controle postural.

    Resumo em Inglês:

    In this study we investigated the effect of handedness and vision on the use of additional somatosensory information provided by the light touch in postural control. Fifteen right-handed, young adults quietly stood on a force plate with a) eyes open or closed and b) arms hanging along the body or with the right or left index finger in contact with a rigid bar. We assessed the center of pressure (CP) area and CP mean sway amplitude and velocity in anterior-posterior and medial-lateral directions. The results revealed a reduction of these measures in the touch conditions and increase with the eyes closed, except when the touch was performed with right index fingertip. The grip strength was greater for the right hand, while the cutaneous sensitivity and the forces applied on the bar were similar between the two sides of the body. These results suggested an effect of the handedness and vision in the use of additional somatosensory information on the postural control.
  • Estimulação cerebral na promoção da saúde e melhoria do desempenho físico Ensaios

    Okano, Alexandre Hideki; Montenegro, Rafael Ayres; Farinatti, Paulo de Tarso Veras; Li, Li Min; Brunoni, André Russowsky; Fontes, Eduardo Bodnariuc

    Resumo em Português:

    O avanço tecnológico das últimas décadas tem proporcionado o uso eficaz de técnicas não-invasivas na neuromodulação cerebral. Atualmente, as principais técnicas de neuromodulação são a estimulação magnética transcraniana (EMT) e a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). Por meio de revisão da literatura, o presente estudo aborda: a) história da estimulação cerebral; b) mecanismos de ação estudados através da neurofisiologia motora, farmacologia, neuroimagem e animais experimentais; c) perspectivas de aplicações da estimulação cerebral para promoção da saúde e melhoria do desempenho físico, incluindo o controle autonômico cardíaco e hipotensão pós-exercício, o controle de apetite e a modulação da fadiga e desempenho físico; e d) aspectos de segurança referentes ao uso da ETCC. Dessa forma, a ETCC parece ser uma técnica efetiva e segura para modular a função cerebral e podemos vislumbrar algumas perspectivas de aplicação no âmbito da ingestão alimentar, saúde cardiovascular e desempenho físico.

    Resumo em Inglês:

    The technological advances of the last decades have provided the effective use of noninvasive techniques in neuromodulation with concomitant health benefits. Currently, the main neuromodulation techniques are transcranial magnetic stimulation (TMS) and transcranial direct current stimulation (tDCS). Through literature review, this study addresses the a) history of brain stimulation and the b) mechanisms of action studied by motor neurophysiology, pharmacology, neuroimaging, and experimental animals. Moreover, it is presented the c) perspectives for applications of brain stimulation for promoting health and improving physical performance, including cardiac autonomic control and post-exercise hypotension, control and modulation of appetite, fatigue and physical performance. Finally, we describe d) the security aspects related to the use of tDCS. Thus, tDCS seems to be an effective and safe technique to modulate brain function and suggests some application associated to food intake, cardiovascular health and physical performance.
  • Modelo psicobiológico: uma nova explicação para o controle da intensidade e (in)tolerância durante exercícios de resistência cardiorrespiratória

    Smirmaul, Bruno Paula Caraça; Dantas, José Luiz; Nakamura, Fábio Yuzo; Pereira, Gleber

    Resumo em Português:

    Os mecanismos que explicam fadiga e exaustão, controle da intensidade e (in)tolerância ao exercício de resistência cardiorrespiratória têm sido estudados há mais de um século. Apesar de diversas teorias científicas atualmente disponíveis, nos últimos cinco anos um novo modelo chamado de Psicobiológico tem sido proposto. Este modelo dá maior importância aos fatores perceptuais e motivacionais em relação aos seus antecessores, bem como a respectiva influência destes fatores no processo consciente de tomada de decisão e controle comportamental. Nesta revisão, nós apresentamos evidências experimentais e sintetizamos os pontos chaves do modelo Psicobiológico que explicam o controle da intensidade e (in)tolerância ao exercício de resistência cardiorrespiratória. Adicionalmente, nós discutimos como o modelo explica as adaptações ao treinamento relacionadas à melhora no desempenho, as manipulações experimentais e suas predições. Ao final, propomos futuras direções para esta área investigativa. O modelo Psicobiológico pode proporcionar uma nova perspectiva aos resultados anteriormente publicados na literatura, ajudando os cientistas a entenderem melhor seus problemas de pesquisa, assim como analisar e interpretar novas evidências mais precisamente.

    Resumo em Inglês:

    The mechanisms underpinning fatigue and exhaustion, and the specific sources of exercise-endurance intensity regulation and (in)tolerance have been investigated for over a century. Although several scientific theories are currently available, over the past five years a new framework called Psychobiological model has been proposed. This model gives greater attention to perceptual and motivational factors than its antecedents, and their respective influence on the conscious process of decision-making and behavioral regulation. In this review we present experimental evidences and summarize the key points of the Psychobiological model to explain intensity regulation and (in)tolerance in endurance exercise. Still, we discuss how the Psychobiological model explains training-induced adaptations related to improvements in performance, experimental manipulations, its predictions, and propose future directions for this investigative area. The Psychobiological model may give a new perspective to the results already published in the literature, helping scientists to better guide their research problems, as well as to analyze and interpret new findings more accurately.
  • Errata

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