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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Volume: 29, Número: 4, Publicado: 2015
  • Parâmetros bioquímicos e cinética de lactato sanguíneo de sujeitos HIV+ submetidos ao treinamento físico combinado Biodinâmica

    TROMBETA, Joice Cristina dos Santos; VIEIRA JUNIOR, Roberto Carlos; FERNANDES, Túlio Augusto Bonfim; RUBIM, Cássio Charnoski; PRESTES, Jonato; VOLTARELLI, Fabrício Azevedo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi verificar a cinética de lactato sanguíneo (CLS) e a sua resposta ao treinamento físico combinado (TFC) bem como avaliar os efeitos sobre os aspectos bioquímicos, imunológicos, cardiorrespiratório e composição corporal de pessoas vivendo com HIV/AIDS. Doze voluntários HIV+ realizaram o TFC, por um período de 16 semanas, e foram submetidos às avaliações nos momentos pré, oito e 16 semanas de TFC. Ao final, houve um aumento das células TCD4+ e manutenção da carga viral, aumento do consumo máximo de oxigênio e da força muscular e, ainda, aumento do HDL-c e diminuição dos triglicerídeos e glicemia de jejum. Ainda, ocorreu aumento da CLS após o período de treinamento. Concluímos que o TFC influenciou positivamente os parâmetros imunológicos, bioquímicos, cardiorrespiratório e muscular, no entanto, a questão relacionada à CLS necessita de estudos futuros para maiores esclarecimentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the study was to verify the blood lactate kinetics (BLK) and the response to combined physical training (CPT) as well as to evaluate the effects on markers related to biochemical, immunological, cardiorespiratory and body composition in HIV + people. Twelve HIV+ volunteers performed CPT during 16 weeks, and were subjected to evaluations in 3 moments: pre, 8 and 16 weeks of CPT. At the end, there was improvement in immune and cardiorespiratory parameters, muscular strength and of glycemic and lipid profiles. Concerning BLK, the concentrations were increased after the CPT. We conclude that CPT improved the measured variables, nevertheless, the issue related to the BLK requires further studies in order to clarify this occurrence.
  • Comparação do equilíbrio dinâmico entre praticantes de Brazilian Jiu-Jitsu com diferentes níveis de experiência Biodinâmica

    BRASIL, Bruno; CHIVIACOWSKY, Suzete; DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo; ALBERTON, Cristine Lima

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente estudo foi analisar o equilíbrio dinâmico em praticantes experientes e iniciantes de Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ) e grupo controle. A amostra do presente estudo foi composta por 34 participantes, com idades entre 20 e 42 anos, divididos em três grupos: 10 praticantes de BJJ Experientes, 12 praticantes de BJJ Iniciantes e 12 não praticantes de BJJ que compuseram o grupo controle. A tarefa do protocolo consistiu na busca do equilíbrio sobre um estabilômetro, com o objetivo de manter a plataforma o mais perto possível da posição horizontal (ângulo de 0 a 3º de desvio máximo) durante cada tentativa de 90 segundos. Os resultados demonstram diferenças significativas entre os grupos [F(2,31) = 30,24; p < 0,001]. Através dos testes de "post-hoc" foram detectadas diferenças entre o grupo Experientes (46 ± 14 s) e os outros dois grupos, Iniciantes (25 ± 6 s, p < 0,001) e Grupo Controle (19 ± 4 s, p < 0,001). Todavia, não foram encontradas diferenças significativas entre os Grupo Controle e Iniciantes (p = 0,421). Os resultados sugerem que o tempo de prática de BJJ pode influenciar no desempenho do controle do equilíbrio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the present study was to analyze the dynamic balance in experienced and beginners practitioners of Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ) and control group. The sample was composed by 34 participants with ages ranging between 20 and 42 years old, divided into three groups: 10 experienced BJJ practitioners, 12 beginners BJJ practitioners and 12 non-practitioners of BJJ that composed the control group. The task of the protocol consisted on the search for balance over a stabilometer, aiming at keeping the platform as close as possible of the horizontal position during each attempt. The results show significant differences among the groups [F(2.31) = 30,24; p < 0.001]. The post-hoc test revealed differences among the experienced BJJ group (46 ± 14 s) and the other groups (Beginners BJJ: 25 ± 6 s, p < 0.001; Control group: 19 ± 4 s, p < 0.001). However, no significant differences were found between control and beginners BJJ groups (p = 0.421). The results suggest that the time of BJJ practice may influence on the balance control performance.
  • Associação do estado nutricional com aptidão física relacionada à saúde em adultos com deficiência intelectual Biodinâmica

    SOUSA, Gabriel Renaldo de; PINTO, Marília Garcia; SEEBER, Jefferson Roberto; SILVA, Diego Augusto Santos

    Resumo em Português:

    Resumo A obesidade é um problema da saúde pública que tem reflexo direto nos níveis de aptidão física relacionada à saúde, principalmente em pessoas com deficiência intelectual (DI) por uma série de limitações cognitivas e sociais devido à deficiência. O objetivo do estudo é identificar a associação do estado nutricional com os níveis de aptidão física relacionado à saúde em pessoas com DI. A pesquisa foi realizada em uma instituição com 31 homens adultos, tendo a avaliação do estado nutricional sido realizada por meio do IMC, e os testes de aptidão física relacionado à saúde com uso da Bateria de Brockport adaptada (avaliação da adiposidade, teste de flexibilidade, força/resistência muscular e capacidade aeróbia). Utilizou-se a análise de covariância para comparar os grupos eutróficos e o excesso de peso em relação aos componentes de aptidão física relacionados à saúde e o teste exato de Fisher para verificar associação entre as variáveis. A maioria dos adultos não atingiu os critérios mínimos para a saúde. Adultos com excesso de peso (IMC) apresentaram maiores valores de percentual de gordura corporal e menores níveis de força/resistência muscular do que os eutróficos. Os indícios da associação entre excesso de peso com altos níveis de percentual de gordura e baixos níveis de força/resistência muscular alerta para a necessidade de programas específicos para população com DI.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Obesity is a public health problem that has a direct impact on levels of physical fitness and health, especially in people with intellectual disabilities (ID) for a series of cognitive and social limitations due to disability. The objective of the study is to identify the association between nutritional status and levels of health-related fitness in people with ID. The research was conducted in an institution with 31 adult men that the assessment of nutritional status was performed using BMI, and physical fitness tests related to health with use of adapted Brockport battery (assessment of adiposity, flexibility test, muscular strength / endurance and aerobic capacity). If you used the covariance analysis to compare groups eutrophic and overweight in relation to the components of physical fitness and health and the Fisher exact test to verify the association between variables. Most adults did not meet the minimum criteria for health. Adults who are overweight (BMI) had higher percentage values of body fat and lower levels of muscular strength / endurance than eutrophic. The Association of evidence between overweight with high percentage of fat levels and low levels of muscular strength / endurance alert to the need for specific programs for people with ID.
  • Análise das estatísticas relacionadas ao jogo que discriminam as equipes vencedoras das perdedoras no basquetebol profissional brasileiro Biodinâmica

    ALMAS, Saulo Peters

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi identificar quais estatísticas relacionadas ao jogo são capazes de discriminar as equipes vencedoras das perdedoras nos jogos do Novo Basquete Brasil, campeonato brasileiro profissional masculino, em função da fase do campeonato (temporada regular e "playoff") e das diferenças de placar (placares equilibrados e não equilibrados). A amostra consistiu nos 316 jogos disputados durante a temporada 2013/2014. As variáveis analisadas foram: arremessos de dois pontos convertidos e não convertidos, arremessos de três pontos convertidos e não convertidos, lances livres convertidos e não convertidos, rebotes defensivos e ofensivos, assistências, tocos, faltas pessoais, roubos de bola e erros. Para a divisão entre placares equilibrados e não equilibrados foi realizada a análise de "cluster" de k médias. Quando a diferença de pontuação do time vencedor pela do time perdedor ficou entre um e 15 pontos, o placar foi considerado equilibrado e quando a diferença foi de 16 a 47 pontos, o placar foi não equilibrado. A análise discriminante permitiu concluir que arremessos convertidos de três pontos e rebotes defensivos foram capazes de discriminar os vencedores nos jogos de temporada regular, seja com placar equilibrado ou não equilibrado, e nos jogos de "playoff" com o placar equilibrado. As assistências contribuíram para discriminar entre os jogos de temporada regular com placar não equilibrado, enquanto os lances livres fizeram o mesmo nos jogos de temporada regular que terminaram com placares equilibrados. Nenhuma estatística relacionada ao jogo conseguiu discriminar as equipes nos jogos de "playoff" com placares não equilibrados. Este estudo mostrou que diferentes estatísticas relacionadas ao jogo discriminam entre vencedores e perdedores, dependendo da fase do campeonato e as diferenças de placar.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to identify which game-related statistics are capable of discriminating between winning and losing teams from Novo Basquete Brasil games, Brazilian men's professional basketball, according to championship phase (regular season or playoff) and scoring differences (balanced games or unbalanced games). The sample used corresponded to all 316 games from the 2013/2014 season. The game-related statistics analyzed were: 2 and 3 points fi eld-goals (both successful and unsuccessful), free-throws (both successful and unsuccessful), offensive and defensive rebounds, assists, blocks, personal fouls, steals and turnovers. To split between balanced and unbalanced games, a k-means cluster analysis was performed. When scoring difference fell between 1 and 15 points, the score was balanced and when the difference was from 16 to 47 points, the score was unbalanced. The discriminant analysis allowed to conclude that successful 3 points fi eld-goals and defensive rebounds discriminated winning teams in regular season games, whatever balanced or unbalanced, and in playoff balanced games. Assists were important to discriminate teams in regular season unbalanced games, while successful free-throws discriminated winners and losers in regular season balanced games. No game-related statistics were able to discriminate the teams in playoff unbalanced games. This study showed that different game-related statistics discriminate between winning and losing teams depending on the championship phase and the scoring differences.
  • Entre fachadas, bastidores e estigmas: uma análise sociológica do futebol feminino a partir da teoria da ação social de Erving Goffman Sociocultural

    SALVINI, Leila; SOUZA, Juliano de; MARCHI JÚNIOR, Wanderley

    Resumo em Português:

    Resumo No presente artigo temos por objetivo problematizar sociologicamente a participação feminina no universo futebolístico brasileiro, de modo a avançarmos no entendimento de como se constroem e se reconstroem algumas representações e estigmas do corpo feminino no contexto dessa prática esportiva. Para levarmos a efeito esse objetivo, nos respaldamos em uma série de elementos empíricos e teóricos que foram trabalhados de forma dialógica e relacional no decorrer do estudo. Do ponto de vista empírico, nos valemos de um conjunto de dados e informações coletadas por meio de entrevistas, observações de campo e pesquisa com imagens. Já do ponto de vista teórico, fizemos uso da teoria da ação social de Erving Goffman, tomando de empréstimo conceitos e noções fundamentais para a análise aqui proposta. A partir dessa articulação empírico-teórica, concluímos que o processo de construção corporal no contexto do futebol feminino brasileiro ocorre nos bastidores, enquanto a reconstrução corporal acontece de modo representativo na região de fachada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article we aim to problematize, sociologically, the female participation in the Brazilian footballing universe, in order to advance the understanding on how some representations and stigmas of the female body are constructed and reconstructed on the context of this sport. For taking this goal to effect, we got supported in several empirical and theoretical elements that were wrought dialogic and relational during this study. From an empirical point of view, we made use of a set of data and information collected through interviews, field observations and images research. In a theoretical point of view, we made use of the theory of social by Erving Goffman, lending concepts and fundamental notions for the analysis proposed here. In this context, we concluded that the process of body construction on female Brazilian soccer occurs on backstage, while the body reconstruction happens in a representative manner on the facade sphere.
  • A representação social de formação continuada de professores de Educação Física da rede estadual do Espírito Santo Sociocultural

    LOUREIRO, Walk; CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter

    Resumo em Português:

    Resumo A principal intenção deste texto é apresentar os resultados iniciais de uma investigação que buscou compreender a representação social dos professores de Educação Física da Rede Estadual do Espírito Santo em relação a sua formação continuada. Para tanto escolhe a grande teoria das Representações Sociais, especialmente devido à importância que ela atribui ao senso comum, que é uma das noções centrais para o conceito de representação social. Optando pela Abordagem Estrutural, que corresponde a uma das três correntes que compõem aquela teoria, levanta hipóteses sobre a representação social de formação continuada, tratando de sua organização interna e da dimensão cognitiva da mesma. Aponta para a ocorrência de um fenômeno atual que tem deslocado o núcleo central da representação social de formação continuada da aprendizagem para a qualificação tornando a busca por qualificação na formação continuada um atributo individual, de responsabilidade única e exclusiva do professor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The main purpose of this text is to present the initial results of an investigation that aimed at understanding the social representation of the Physical Education teachers belonging to State School System in the State of Espírito Santo regarding its continuing formation. To do so, the great theory of Social Representations was chosen, especially due to the importance it attributes to the common sense, which is considered one of the central notions for the concept of social representation. Opting for the Structural Approach, which corresponds to one of the three chains that compose such theory, it raises hypothesis about the social representation of continuing formation, dealing with its internal organization and cognitive dimension. It indicated for the occurrence of a current phenomenon that has been displacing the central nucleus of social representation of the learning continuing formation to the qualification, making the search for qualification regarding continuing formation as an individual attribute with sole and exclusive Teacher's responsibility.
  • Análise da estrutura e organização esportiva da natação no Estado de São Paulo Sociocultural

    MEIRA, Tatiana de Barros; BASTOS, Flávia da Cunha; BÖHME, Maria Tereza Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é analisar a estrutura de organização para o desenvolvimento da natação de alto rendimento no Estado de São Paulo. Para isso foi realizada uma entrevista semiestruturada com 11 técnicos de natação de alto rendimento do Estado de São Paulo, e dois funcionários da Federação Aquática Paulista. Na análise dos dados foi utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificou-se que os clubes e as Entidades Municipais de Práticas Desportivas são responsáveis tanto pela formação esportiva, quanto pelo treinamento a longo prazo para a natação de alto rendimento. A administração das ações e políticas esportivas para o desenvolvimento da natação no Estado de São Paulo não acontece de modo centralizado, não segue orientação de entidades nacionais como o COB ou o Ministério do Esporte, ou de alguma entidade de administração da modalidade, como CBDA ou FAP. A elaboração e administração de ações e políticas esportivas para o desenvolvimento da natação de alto rendimento ocorre nos clubes e Entidades Municipais de Práticas Desportivas, de maneira autônoma e individualizada. Deste modo, cada entidade de prática é responsável pela definição de suas diretrizes, aplicação de recursos financeiros, prestação de contas, auditorias e relacionamento com patrocinadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this research is to analyze the organizational structure for high level swimming in the State of Sao Paulo. To achieve this goal a semi-structured interview was performed with eleven elite swimming coaches of the State of São Paulo, and two officials of the Paulista Aquatic Federation. The results were analyzed through Group Character Speech Method (GCS). It was verified that the clubs and Municipal Entities of Sports Practices are responsible for sports training for grassroots and elite athletes. The action's and policies administration for the development of high level swimming in the State of São Paulo does not happen in a centralized way through national organizations such as the COB or the Ministry of Sports, as well as any specific organization, such as FAP or CBDA. The actions and policies management for the development of elite athletes in swimming are responsibility of clubs and Municipal Sports Practices Entities on an individual form, like the definition of guidelines, application of financial resources, accountability, audits and relationships with sponsors.
  • A energia e a experiência esportiva Sociocultural

    NAZARETH, Eduardo Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo é parte de um esforço de compreensão do que caracteriza a condição de jogador na prática de esportes coletivos com bola como o futebol, o basquetebol, o voleibol, entre outros. A partir de uma perspectiva fenomenológica, buscou-se compreender em especial um aspecto constitutivo fundamental à experiência de jogar - a energia. Como ela é mobilizada, concentrada e continuamente exteriorizada em ações que se ordenam pela forma da atividade esportiva, determinando a vivência de uma experiência prática singular? Essa é nossa questão central, a ser respondida a partir do método da redução fenomenológica, com a qual visamos compreender justamente como a energia desempenha um papel constitutivo fundamental a essa experiência prática, intersubjetiva, total, integrada, fluente e arrebatadora, que envolve o outro, os objetos, o espaço e o tempo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is part of an effort to understand what characterizes the condition of player in the practice of collective ball sports such as soccer, basketball, volleyball, among others. From a phenomenological perspective, we sought to understand in particular a constitutive aspect of the experience of playing - energy. How it is mobilized, concentrated and continuously outward actions that are ordered in the way of sports, determining the experience of a unique practical experience? This is our central question to be answered from the phenomenological reduction method, with which we aim to comprehend just how energy plays a fundamental constitutive role to this practical, intersubjective, complete, integrated, fluent and engrossing experience, involving the other, objects, space and time.
  • Teste de conhecimento tático processual 3x3 com os pés: alternativa para a orientação esportiva Pedagógica E Comportamental

    CASTRO, Henrique de Oliveira; MORALES, Juan Carlos Perez; ABURACHID, Layla Maria Campos; GRECO, Pablo Juan

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo constituiu em avaliar o comportamento tático processual de crianças entre oito e 14 anos de idade em situação de jogo 3x3 com os pés, sem finalização. A amostra se compôs de 100 crianças (10,32 ± 1,45 anos de idade). O presente instrumento apresentou um total de 16 itens a serem observados, sendo quatro itens para cada situação tática ou dimensão (jogador no ataque sem bola - JSB, jogador no ataque com bola - JCB, marcação ao jogador no ataque sem bola - MJSB, marcação ao jogador no ataque com bola - MJCB). No Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), obtiveram-se valores satisfatórios para as quatro dimensões avaliadas. Estabeleceu-se a fidedignidade do instrumento pelo cálculo do índice Kappa inter e intra-avaliadores, demonstrando concordância entre os avaliadores. O instrumento idealizado apresenta índices de validade para avaliar o conhecimento tático processual de crianças nos domínios propostos para modalidades que utilizam dos pés como forma de jogo.

    Resumo em Inglês:

    Astract The objective was to evaluate the behavior of children tactical procedural between 8 and 14 years old in the game situation 3x3 with feet without finishing. The sample comprised 100 children (10.32 ± 1.45 years old). This instrument has a total of 16 items to be observed, with 4 items for each tactical situation or size (player without the ball on offense - JSB player with ball in attack - JCB, marking the player without the ball on offense - MJSB, marking the player with the ball in attack - MJCB). In Coefficient Content Validation (CVC), we obtained satisfactory values for the four situations evaluated. The reliability of the instrument was established by calculating the Kappa inter and intra-rater, showing consistency among raters. The instrument has idealized presents validity indexes to evaluate the procedural tactical knowledge of children in the areas proposed for modes that use the feet as a form of play.
  • Aptidão física de escolares do sudoeste da Amazônia Ocidental em diferentes estágios de maturação sexual Pedagógica E Comportamental

    GODOI FILHO, José Roberto de Maio; FARIAS, Edson dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desta pesquisa foi comparar as variáveis antropométricas e de aptidão física de crianças e adolescentes de ambos os sexos em diferentes estágios de maturação sexual. Foram coletadas amostras de 436 escolares de Porto Velho, RO, 218 meninos e 218 meninas. Foi utilizado o protocolo de Tanner para dividir a amostra em relação aos estágios de 1 a 4 e na sequência foram coletados os dados de antropometria (peso, altura e IMC) e aptidão física (flexibilidade, força e corrida/caminhada). Este estudo caracterizou-se como "ex-post-facto", portanto, utilizou-se a média e desvio padrão, seguido de análise de variância (Anova "one-way") com "post-hoc" de Bonferroni, adotando um nível de significância de 5%. Não foram encontradas diferenças nas variáveis antropométricas para os dois sexos. Nos testes de aptidão física foram encontradas diferenças relativas à flexibilidade e corrida/caminhada no sexo feminino e nas variáveis força e corrida/caminhada no sexo masculino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this study was to compare the anthropometric and fitness variables of children and adolescents of both sexes at different stages of sexual maturation. The sample was composed by 436 students of Porto Velho, RO (218 boys and 218 girls). Tanner protocol was used to divide the sample in relation to the stages 1-4 and then anthropometry (weight, height and BMI) and physical fitness (flexibility, strength and run / walk) data were collected. This study was characterized as' 'ex post facto', so we used the mean and standard deviation, followed by analysis of variance (one-way ANOVA) with post-hoc Bonferroni, adopting a significance level of 5 %. There were no differences in anthropometric variables for both sexes. However, differences were found in flexibility and run/walk for females and in strength and running/walking for males.
  • Validação para a população brasileira da Escala de Dominância Télica (TDS) no contexto esportivo Pedagógica E Comportamental

    BALBIM, Guilherme Moraes; VIEIRA, Lenamar Fiorese

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi validar para a língua portuguesa e para uma população brasileira o Telic Dominance Scale (TDS). Participaram do estudo quatro tradutores e três doutores em Psicologia do Esporte envolvidos nos processos de tradução, adaptação e validação de conteúdo da versão para língua portuguesa do TDS. A amostra foi composta por 391 atletas de 16 municípios do Estado do Paraná e São Paulo participantes da fase final dos Jogos Abertos do Paraná 2012 e dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo 2012. O instrumento de validação foi o Telic Dominance Scale (TDS). Foi realizada a dupla tradução reversa, análise da validade de conteúdo, análise descritiva dos dados por meio de valores de média, desvio-padrão, mínimo e máximo, alfa de Cronbach, coeficiente de correlação intraclasses e análise fatorial confirmatória. Os resultados demonstraram que 12 itens do TDS foram excluídos da versão para língua portuguesa devido a valores insuficientes no coeficiente de validação de conteúdo; a consistência interna de duas dimensões do instrumento foi satisfatória (α= 0,75 e α= 0,74) e de uma dimensão foi abaixo do recomendável (α= 0,44); demonstrou-se boa estabilidade temporal com coeficiente de correlação intraclasses oscilando entre r = 0,90 e r = 0,98; quanto à validade de constructo, 13 itens foram excluídos por não apresentarem confiabilidade individual; de forma geral; os valores dos indicadores de ajuste absoluto, incremental e parcimonioso do modelo do TDS com 17 itens (X2= 216,26, GL =117, p = 0,001, X2/gl = 1,84, GFI = 0,94, RMR = 0,09, RMSEA = 0,04, TLI = 0,82, NFI = 0,81, AGFI = 0,92, CFI = 0,90, ECVI = 0,72) expressaram a validade de constructo aceitável da versão para língua portuguesa. Conclui-se: a Escala de Dominância Télica (TDS), versão para língua portuguesa do Telic Dominance Scale (TDS) é válida e confiável para aplicação no contexto brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this study was to validate to portuguese language and Brazilian population the Telic Dominance Scale (TDS). Participated four translators and three PhD in sports psychology in the processes of translation, adaptation and content validation to portuguese language of TDS. The sample was composed of 391 athletes of 16 cities of Paraná and São Paulo state participants of 2012 Parana's Open Games 2012 São Paulo's Interior Open Games. The validation instrument was the Telic Dominance Scale (TDS). It was used the back translation method, analysis of content validity, descriptive analysis of data by mean values (X), standard deviation (SD), minimum and maximum, Cronbach's alpha, intraclass correlation coefficient and confirmatory factorial analysis. Results demonstrated that 12 items were excluded from the TDS portuguese version due insufficient values in validation content coefficient; the internal consistency of two dimensions of the instrument were satisfactory (α = 0.75 and α = 0.74), but one dimension was below the recommended (α = 0.44); showed good temporal stability by intraclass correlation coefficient ranging between r = 0.90 and r = 0.98; regarding construct validity, 13 items were excluded because they did not present individual reliability; generally, the values of absolute, incremental and parsimonious model fit indicators of TDS with 17 items (X2 = 216.26, GL = 117, p = 0.001, X2 / df = 1.84, GFI = 0.94, RMR = 0.09, RMSEA = 0.04, TLI = 0.82, NFI = 0.81, AGFI = 0.92, CFI = 0.90, ECVI = 0.72) expressed acceptable construct validity of the portuguese version. Conclusion: the "Escala de Dominância Télica" (TDS), portuguese language version of Telic Dominance Scale (TDS) is valid and reliable for use in the brazilian context.
  • Como gênero e escolaridade interagem nos padrões de inatividade física em diferentes domínios em adultos? Pedagógica E Comportamental

    DEL DUCA, Giovâni Firpo; NAHAS, Markus Vinicius; GARCIA, Leandro Martin Totaro; PERES, Marco Aurélio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi identificar interação entre gênero e escolaridade na ocorrência de inatividade física em diferentes domínios (deslocamento, domicílio, lazer e trabalho) em adultos de Florianópolis, Santa Catarina. Os dados foram coletados de setembro/2009 a janeiro/2010 com indivíduos de 20 a 59 anos. Empregou-se um delineamento transversal de base populacional e a inatividade física em cada domínio foi definida como a não participação em atividades físicas específicas, avaliadas por questionário validado aplicado por entrevistas face a face. Foram entrevistados 1720 adultos. Nos homens, a prevalência de inatividade física foi mais elevada do que entre as mulheres no deslocamento (56,9% versus 44,5%; p < 0,001, respectivamente) e no domicílio (79,0% versus 40,4%; p < 0,001 respectivamente). No lazer, a inatividade física foi mais frequente entre as mulheres (58,1% versus 45,5%; p < 0,001). Interações entre gênero e escolaridade foram estatisticamente significativas no deslocamento (p = 0,004), domicílio (p < 0,001) e lazer (p = 0,04). No deslocamento, os homens foram mais inativos do que as mulheres dos cinco aos oito anos completos de estudo. A inatividade física no domicilio foi maior entre os homens em todos os níveis de escolaridade, com redução na magnitude das diferenças percentuais entre os gêneros, conforme o aumento da escolaridade. No lazer, as mulheres foram mais inativas do que os homens a partir dos nove anos de estudo. Constataram-se diferentes interações entre gênero e escolaridade conforme os padrões de inatividade física em seus diferentes domínios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the study was to identify interactions between gender and education on the prevalence of physical inactivity in different domains (commuting, household, leisure and work) among adults of Florianopolis, Brazil. Data were collected from September/2009 to January/2010 with individuals 20-59 years old. This was a cross-sectional population-based study, and physical inactivity in each domain was defined as non-participation in specific physical activities, using a validated Brazilian questionnaire administered by face to face interviews. We interviewed 1720 adults. In men, the prevalence of physical inactivity was higher than among women in commuting (56.9% versus 44.5%; p < 0.001, respectively) and at home (79.0% versus 40.4%; p < 0.001, respectively). In leisure, physical inactivity was higher among women (58.1% versus 45.5%; p < 0.001). Interactions between gender and education were statistically significant in commuting (p = 0.004), household (p < 0.001) and leisure (p = 0.04). Men were more inactive than women from five to eight years of schooling. Household physical inactivity was higher among men at all levels of education, with a reduction in the magnitude of the percentage differences between the genders, with increasing of education. In leisure, women were more inactive than men since nine years of study. Different interactions between gender and schooling were observed according to the patterns of physical inactivity in different domains.
  • A formação de atletas de basquetebol: quantificação do tempo de prática e do número de jogos Pedagógica E Comportamental

    REIS, Cleiton Pereira; COSTA, Varley Teoldo da; NOCE, Franco; FERREIRA, Márcia Cristina Custódia; MORAES, Luiz Carlos Couto de Albuquerque

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de atletas da categoria de base do basquetebol considerando o tempo de prática de treinamento e o número de jogos de atletas profissionais e atletas da categoria sub-19 anos de Minas Gerais. Para isso foi aplicado o Questionário sobre Tempo de Prática para Atletas de Basquetebol aos atletas e entrevistas semiestruturadas aos treinadores. Para a análise dos dados quantitativos foram aplicados os testes Shapiro-Wilk e Mann-Whitney, para um nível de significância de 5%. Para as entrevistas, uma análise do conteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados. Em relação à experiência competitiva, foram encontradas diferenças significativas (p = 0,003) que apontam um maior número de jogos disputados pelos atletas profissionais durante a sua formação na categoria de base na comparação com os atletas da categoria sub-19 anos de Minas Gerais. Conclui-se que, apesar do tempo de prática de treinamento ter sido semelhante durante o processo de formação nas categorias de base, os atletas profissionais disputaram um maior número de jogos que os atletas da categoria sub-19 anos de Minas Gerais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to analyze the process training of players of youth academy level of basketball considering the practice time of training and the number of matches of professional and Minas Gerais under-19 Brazilian basketball players. To do this we applied Practice Time Questionnaire for Basketball Athletes to the players, and semi-structured interviews to coaches. For quantitative data, Shapiro-Wilk and Mann-Whitney tests were applied for a 0.05 significance level. A data treatment of the interviews we used content analysis. The results show that there is no statistically significant difference between Minas Gerais players training time and professional players training time during youth academy level. In relation of competitive experience, significant differences were found (p = 0.003) that indicate a greater number of matches played by professional players during their formation time in youth academy level in comparison with the players of under-19 category of Minas Gerais. It is concluded that despite the practice time of training have been similar during the formation process in the youth academy level, the professional players have more number of matches played than the players of category under-19 years of Minas Gerais.
  • Legados de megaeventos esportivos: considerações a partir de uma perspectiva crítica Ensaio

    COAKLEY, Jay; SOUZA, Doralice Lange de

    Resumo em Português:

    Resumo Um dos principais argumentos em prol da realização de megaeventos esportivos é que os mesmos geram desenvolvimento econômico, social, político e esportivo para as cidades/países sede. O objetivo deste trabalho é o de fazer alguns apontamentos sobre a noção de desenvolvimento em pauta, tomando como base autores que vêm discutindo a temática. Constatamos que o tipo de desenvolvimento facilitado por estes eventos tem beneficiado prioritariamente agentes bem posicionados com acesso privilegiado à instâncias de decisão, em detrimento de um tipo de desenvolvimento que favoreça a população como um todo. A promoção de desenvolvimento em prol do bem comum só é possível na medida em que a decisão para se sediar, ou não, megaeventos esportivos, esteja alinhada com as metas de desenvolvimento de longo prazo das cidades e países sede. Esta decisão deve também ser condizente com a realidade sociocultural e com a capacidade de se fornecer a infraestrutura e os recursos os necessários para se hospedar o evento. A realização de megaeventos esportivos não produz resultados positivos automaticamente. Para que isto ocorra, faz-se necessário um planejamento minucioso. Por exemplo, ao se pensar a construção e estruturas esportivas para o evento e como elas serão utilizadas depois do mesmo deve se considerar questões tais como: Quem será responsável pela manutenção destas estruturas e que recursos serão disponibilizados para isto? Quem utilizará estas estruturas? Que tipo de suporte o púbico alvo necessita para que possa otimizar esta utilização? Tanto o processo de planejamento de legados bem como a execução e avaliação de ações para a construção dos mesmos devem envolver a participação da população que será diretamente afetada com a realização dos eventos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract One of the main arguments for the realization of sport mega-events is that they generate economic, social, political and sport legacies for the hosting cities / countries. The goal of this paper is to discuss the notion of development on the agenda of these events, based on authors who have been discussing this issue. We verified that the type of development facilitated by these events has been primarily benefiting well positioned agents with privileged access to decision makers at the expense of a type of development that could favor the population in general. The promotion of development for the common good is possible only to the extent that the decision to host - or not host - sport mega-events is aligned with the long-term development goals of the cities and the host countries. This decision should also be consistent with the host´s socio-cultural reality and its ability to provide the infrastructure and resources necessary to host the event. The realization of sport mega-events does not produce positive results automatically. For this to happen, it is necessary careful planning. For example, when considering the construction of sports venues and how they will be used after the event, people in charge should consider questions such as: Who will be responsible for maintaining them and which resources will be made available for this goal? Who will use these venues? What kind of support does the targeted pubic needs so that it can optimize their use? Both the process of legacy planning and the implementation and evaluation of actions to build this legacy should involve the participation of people who will be directly affected with the realization of the event.
  • Biogenêse mitocondrial e exercício físico: hipótese do acoplamento elétrico-transcripcional Ensaio

    PEREIRA, Benedito

    Resumo em Português:

    Resumo Uma das principais modificações ocorridas no organismo em decorrência do treinamento físico-esportivo envolvendo exercícios físicos de longa duração é o aumento na quantidade e qualidade funcional de mitocôndrias do tecido muscular esquelético. Não existe até o momento um mecanismo causal explicativo para esse fenômeno. A proposta a ser discutida neste ensaio é denominada por "hipótese do acoplamento elétrico-transcripcional". Segundo a mesma, modificações na atividade elétrica celular, principalmente de despolarização membranar, constituem-se em método de controle e regulação dos processos de biossíntese no organismo multicelular. Por exemplo, estudos que provocaram hiperpolarização artificial em células somáticas induziram diferenciação celular e supressão da proliferação, sendo que o contrário ocorreu com a despolarização. Ou seja, a despolarização celular durante o exercício físico devido a contração muscular intensa e constante pode ativar processos responsáveis por biossínteses e, possivelmente, duplicação de mitocôndria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract One of the main changes happened in skeletal muscle tissue as a result of physical and sport training with prolonged exercise is the increase in the quantity and functional quality of mitochondria. There is not yet an explanatory causal mechanism for this phenomenon. The suggestion to be discussed in this assay is called "electric-transcriptional coupling hypothesis". In this hypothesis, changes in electrical activity, mainly membrane depolarization, are considered methods used for the control of biosynthesis in multicellular organisms. For example, studies that resulted in somatic cell hyperpolarization induced suppression of differentiation and proliferation, and the opposite happened with depolarization. That is, cell depolarization that occur during the exercise as a consequence of intense and prolonged muscle contraction could activate processes responsible for biosynthesis and, possibly, mitochondrial replication.
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