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O Professor de Medicina da UFSM no Contexto do Mal-Estar Docente

Dissatisfaction among Medical School Faculty at the Federal University in Santa Maria, Brazil

Resumo:

Este estudo foi realizado com 44 professores médicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM), com o objetivo de identificar possíveis indicadores de mal-estar docente no grupo avaliado. A amostra foi composta por docentes com vinculo efetivo que estavam em atividade docente por ocasião da contribuição dos questionários, sendo 33 homens e 11 mulheres. O maior número de professores (13) pertencia ao departamento Clínica Médica, 79% do total se declararam casados, tinham idade média de 48 anos e tempo serviço médio de 19 anos. Cerca de 25% eram adjuntos em relação à progressão funcional, 75% eram especialistas quanto ao nível de formação e responsáveis por 32 disciplinas distinta A análise dos dados demonstrou que havia indicadores de mal-estar docente em relação avaliação do projeto profissional, do valor das metas profissionais, das expectativas tanto eficácia como de controle, das atribuições causais de fracassos tanto na dimensão locus como dimensão estabilidade, e das estratégias de coping. Cabe destacar que 100% dos pesquisados não tinham a intenção de atuar como professores.

Palavras-chave:
Educação Médica; Docente de Medicina

Abstract:

This study focused on 44 medical school professors at the Federal University in Santa Maria, Rio Grande do Sul State, Brazil, with the aim of identifying possible indicators of faculty dissatisfaction. The sample consisted of tenured professors who were teaching at the time the questionnaries were distributed and included 33 men and 11 women. The largest sub-group of professor, (13) belonged to the Department of Internal Medicine, 79% were married, the mean age was 49 years, and mean time on the faculty was 19 years. Some 25% were associate professors in the career path anel 75% had training as specialists, and the sample was responsible for 32 different course disciplines. Data analysis showed indicators of faculty dissatisfaction in relation to the evaluation of the career path, the value of professional goals, expectations related to both eficacy and control, causal attributions of failures related both to locus and stability, and coping strategies. .It was worthy of note that 100% of the interviewers had not intended to take up teaching

Key-words:
Education, Medical; Faculry, Medical

INTRODUÇÃO

O universo profissional médico apresenta características peculiares, próprias da sua formação acadêmica, de tal sorte que o indivíduo comprometido com seus conceitos mais cartesianos, ao defrontar-se com novas vivências, necessita desenvolver habilidades que lhe permitam construir um referencial muito mais amplo, no qual os sentimentos possam transitar com naturalida­de, e os processos cognitivos ganhem nova dimensão.

O exercício da docência poderá gerar muitos questionamentos na mente dos professores. Sentir que falta substância diante de um contingente de alunos que expressa suas necessidades de saber e de conviver poderá ser um dos fatores geradores de mal-estar. Enquanto busca respostas dentro da sua necessidade pedagógica, o professor poderá perceber uma lacuna a ser discutida. Assim, surgem indagações do tipo: "Como se forma o professor médico?", "Existem no currículo do curso de Medicina disciplinas que contemplem este aspecto?". Essas interrogações geram mal-estar e, então, pergunta­se: como este sujeito trabalha com tal sentimento? Convém salientar que aspectos relacionados à atividade médica também são geradores de mal-estar, o que poderia resultar em interações com a atitude docente.

A busca de respostas a esses questionamentos contribuiu para a realização do presente estudo, que se insere na linha de pesquisa de Formação de Professores, abordando a temática do mal-estar docente em professores da área médica.

Em relação à história de vida do professor médico, é possível perceber, desde sua vivência acadêmica, pontos de referência, nos quais professores com didáticas das mais variadas desfilaram neste palco, montado com objetivos muito específicos dentro da chamada medicina curativa, na qual a racionalidade é soberana -inclusive com frases proferidas com muita pompa, do tipo "um bom cirurgião necessita ser frio e racional!", ou seja, não pode se permitir expressar sentimentos. Por outro lado, este mesmo indivíduo deveria ter a capacidade de, ao entrar na sala de aula, deixar o cirurgião do lado de fora e transformar-se no professor, como se isso fosse possível, quer dizer, uma fragmentação do eu. A partir dessa constatação, muitos momentos de falta ou falha de comunicação do binômio professor-aluno podem ser analisados.

A construção do conhecimento requer competências que não são inatas e, portanto, precisam ser arquitetadas dentro de uma realidade biopsicossocial, na qual é impossível desprezar qualquer aspecto que esteja ancorado nesse contexto. A habilidade do professor em reconhecer tal situação só será possível se ele possuir esse tipo de vivência em suas aquisições experienciais. A tendência postural e o desenvolvimento da ação docente a partir de um modelo limitado e repetitivo ocorrem justamente porque se acredita, de forma reducionista, que, para ser um bom professor, basta ter a formação profissional, ainda que esta seja muito boa.

Um aspecto interessante e potencializador do fenômeno de burnout1 1 Palavra em inglês que pode ser traduzida para o português como “exausto”. no caso do professor médico é que, além de sua questionável formação pedagógica, ainda necessitaria lidar com situações de estresse do dia-a-dia, inerentes à profissão iátrica, fato que remete a um leque de novos questionamentos passíveis de discussão.

Considerando-se que o mal-estar pode estar presente na atividade tanto médica, como docente, o sujeito poderia vivenciar de forma exponencial e circular esse sentimento, criando um mecanismo de realin1entação com consequências imprevisíveis. Procurar entender essa engrenagem intrincada de coexistência como profissional médico e profissional docente que habitam o mesmo sujeito permite trabalhar com múltiplos enfoques, em que o prisma axiológico poderá mostrar inúmeras figuras de representação.

De acordo com Isaia11. Isaia SMA. Os sentimentos como dinamizadores da práti­ ca pedagógica universitária:sua relação com a produção e a docência. Caesura. jan./jun. 1996; p. 3-9., "na busca de suporte teórico para nossa investigação sobre os sentimentos que permeiam a docência universitária, voltamo-nos para autores que, apesar de divergências, são unânimes em afirmar a necessidade de um estudo unitário do professor". Trabalhar com aspectos de relação interpessoal e elaborações intrapessoais na construção do conhecimento, independentemente da área do saber, abre um campo muito vasto de interpretações, o que justifica a variedade de opiniões sobre o assunto.

Perceber a necessidade de respostas, bem como as limitações existentes, gera angústia, e é neste ponto que se opta pela acomodação, ou, ao contrário, aceita-se o desafio de buscar amarras em outros referenciais do saber. Essa realidade deu origem ao presente estudo, que busca discutir os questi­onamentos que envolvem a formação docente médica e o mal-estar do professor médico da Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM).

Este estudo teve corno objetivo pesquisar, no grupo de professores médicos do Centro de Ciências da Saúde do curso de Medicina da UFSM, a existência de indicadores relacionados ao mal-estar docente. No universo de 94 docentes que preenchiam os pré-requisitos para participar do estudo - ser efetivo há pelo menos cinco anos e estar em atividade docente-, 16 não foram localizados para a entrega do questionário; dos 78 restantes, 44 retomaram o instrumento de pesquisa.

METODOLOGIA

A abordagem utilizada neste estudo, de cunho quantitativo e descritivo, foi realizada por meio de um instrumento elaborado por Jesus22. Jesus SN. A motivação para a profissão docente. Contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante, 1996a., adaptado à gramática brasileira e validado pelo referido autor, intitulado "Instrumento para avaliação das variáveis que constituem indicadores do bem/mal­estar docente". Trata-se de um questionário fechado, com 113 questões, no qual é utilizada a escala do tipo Likert.

A análise dos dados foi efetivada de acordo com as regras para cotação e interpretação propostas pelo mesmo autor.

A proposta desta pesquisa foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa do CCS/UFSM (registrado no Conep: na 175), tendo obtido parecer favorável (096/03).

RESULTADOS

Dados demográficos

A amostra deste estudo é composta de 33 (75%) docentes do sexo masculino e 11 (25%) do sexo feminino. Essa predomi­nância é também citada por Batista33. Batista NA. Formação do professor de medícina: desafios e perspectivas. ln: Marcondes E, Lima-Gonçalves, E. Educação médica. São Paulo: Sarvier; 1998. ao analisar a pesquisa do Cinaem-97. Isso pode ser interpretado como consequência da realidade de décadas passadas, em que os bancos da escola médica eram preenchidos em sua grande maioria por homens.

Com relação à idade e ao tempo de serviço, dois professores não responderam ao primeiro quesito, enquanto três não o fizeram em relação ao segundo. É interessante observar que a idade mínima foi de 37 anos, e a média em torno de 48 anos, considerada por Mosquera e Stobaus44. Mosquera JJM, Stobaus CD. Educação para a saúde; desafio para sociedades em mudança. 2. ed. Porto Alegre (RS): D.C. Luzzatto; 1984. como a adultez média. Nessa fase, sentimentos diversos relacionados tanto aos sucessos quanto às frustrações poderiam se manifestar, pois, ao mesmo tempo em que os sujeitos já possuem uma bagagem experiencial, defrontam-se com situações próprias da faixa etária da citada segunda fase existencial da vida adulta.

Por vezes, torna-se necessário reconsiderar conceitos que já tinham como pétreos e, frente às novas exigências, como comentam Esteves55. Esteve J. Mudanças sociais e função docente. ln : Nóvoa A, org. Profissão professor. Porto (RS): Porto Editora; 1991., Schön66. Schõn DA. Formar professores como profissionais reflexivos. ln: Nóvoa A, org. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote; 1992. e Pérez Gómez77. Pérez Gómez AI. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ARTMED; 2001., precisam reconstruir habilidades que julgavam suficientes para desempenhar suas funções profissionais. Manifestações relacionadas a distúrbios da saúde também poderão se fazer presentes, gerando um somatório adverso para esses indivíduos. Para os docentes do gênero feminino, os sintomas do climatério (meno­pausa) poderão concorrer para aumentar o mal-estar. Nessa época, ainda ocorrem rompimentos de determinados vínculos afetivos, como a saída dos filhos de casa.

A faixa etária apresentada pelo professorado deste estudo reflete a política dos últimos anos de governo, com a não contratação de professores efetivos. Essa constatação é corroborada pela média do tempo de serviço, em tomo de 19 anos, que é a fase do questionamento, do balanço profissional. Segundo Huberman88. Huberman M. La vie des enseignants: évolution et bilan d'une profession. Paris: Delachaux et Niestlé; 1989., esse é um período em que o professor reavalia os ideais e objetivos do início da carreira, dado que também deve ser considerado como um aval (experiência) para as demais respostas do instrumento, pois o tempo mínimo de ser­viço foi de seis anos.

Quanto ao estado civil, a grande maioria dos professores médicos (79%) mantém um vínculo estável ao se declararem casados. Apenas dois eram solteiros e cinco separados. Dois professores não responderam a esse quesito. Esses dados podem refletir considerações sobre os aspectos da vida familiar e a referida fase do questionamento citada por Hubermans. A situação de estabilidade familiar pode significar um componente social importante na atuação profissional, já que, no convívio familiar, experimentam-se constantemente situações dialógicas por vezes conflituosas, alternadas com momentos de afetividade. Não raro, ouvem-se professores dirigindo-se à classe como meus filhos, e essa paternidade poderá ser permeada por atuações muito semelhantes às que acontecem no seio familiar.

Ao se observar a situação profissional, é possível verificar que mais da metade dos professores que responderam a esse quesito já atingiu a progressão de adjunto ou titular. Este é mais um dado para se somar à maturidade da amostra, embora não se possa considerar somente o fator de progressão corno significante de maturidade, pois, de acordo com Mosquera99. Mosquera JJM. Psicodinâmica do aprender. Porto Alegre (RS): Sulina; 1975., para se chegar à chamada personalidade madura, é necessária uma construção social elaborada a partir de uma série de características que contemplem as expectativas da coletividade. É evidente que o nível de progressão tem peso importante nesse sentido. Aqui convém citar que 17 professores não responderam adequadamente a esse quesito, referindo outras situações de cunho médico.

No item relacionado ao nível de formação, é interessante observar que a maior parte (75%) permaneceu no nível de especialização, muitas vezes adquirido antes da carreira docente. Isso pode significar um paradoxo em relação ao exposto no quesito anterior. Por outro lado, deve-se considerar que, num passado recente, não era exigida titulação para se galgarem níveis superiores; bastava o tempo de serviço, por exemplo.

É necessário colocar em pauta também a falta de estímulo das instituições no sentido de proporcionar estudos de pós­graduação e a pouca disponibilidade de tempo para esse fim por parte dos professores médicos, muitos dos quais, por ve­zes, exercem a atividade assistencial em vários empregos, conforme expõem Lampertto e Batista33. Batista NA. Formação do professor de medícina: desafios e perspectivas. ln: Marcondes E, Lima-Gonçalves, E. Educação médica. São Paulo: Sarvier; 1998.. Em sua grande maioria, não são apresentadas sequer condições logísticas para um bom desempenho profissional, nem se cogita a possibilidade de liberar o empregado para cursos de aperfeiçoamento, pois o único e primordial objetivo é o lucro.

É pertinente salientar que todos os departamentos nos quais atuam professores médicos que ministram aulas para o curso de Medicina se fizeram representar, evitando uma homogenia da amostra.

Quanto às disciplinas pelas quais os professores da amostra são responsáveis, é possível de notar uma plêiade interessante (32), sendo que três não responderam a essa questão.

Dados referentes à análise comparativa das variáveis

Esta seção apresenta urna análise comparativa das variáveis que constituem indicadores do bem/mal-estar docente, iniciando-se pela comparação entre as médias de referência22. Jesus SN. A motivação para a profissão docente. Contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante, 1996a. e as decorrentes da interpretação do questionário deste Estudo (Tabela 1).

TABELA 1
Comparativo entre as médias referidas por Jesus2 e as decorrentes da interpretação do questionário deste estudo (*presença de indicadores de mal-estar).

Dados referentes à análise com parativa das variáveis

Esta seção apresenta uma aná lise comparativa das variáveis que constituem indicadores do bem/mal-estar docente, iniciando-se pela comparação entre as médias de referêncía22. Jesus SN. A motivação para a profissão docente. Contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante, 1996a. e as decorrentes da interpretação do questionário deste estudo (Tabela 1).

De acordo com as regras para cotação e interpretação das respostas ao instrumento de avaliação das variáveis22. Jesus SN. A motivação para a profissão docente. Contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante, 1996a., os indicadores de mal-estar se farão presentes quando a média encontrada for inferior à de referêcia22. Jesus SN. A motivação para a profissão docente. Contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante, 1996a. com relação a projeto profissional, empenho profissiona1, valor das metas, motivação intrínseca,expectativa de eficáeia,expectativa de controle, atribuição causal, sucesso profissional e motivação inicial, superior em relação às medidas de estresse, exaustão, crenças irracionais e estratégias de coping.

Análise dos indicadores de mal-estar docente

No quesito que trata do projeto professional, o decente expõe sua intenção de continuar como professor ou exercer outra atividade, ou seja, demonstra seu desejo profisseional atual ou futuro. Neste quesito, a media encontrada neste estudo (4,048), comparativamente à média de referência22. Jesus SN. A motivação para a profissão docente. Contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante, 1996a. (4,413), sugere a existência de indicadores de mal-estar. Fatores relacionados à depreciação social do professor1111. Esteve J. O mal-estar docente -a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru (SP): EDUSC, 1999.,1212. Mosquera JJM, Stobiius CD. O mal-estar na docência: causas e conseqüências. Revista da ADPPUCRS nov. 2000; (2): p. 23-34. poderiam explicar tal constatação. Aqui pode ser aventado um sem-número de motivos que corroboram esse achado, que vão desde a lacun formativa33. Batista NA. Formação do professor de medícina: desafios e perspectivas. ln: Marcondes E, Lima-Gonçalves, E. Educação médica. São Paulo: Sarvier; 1998.,1313. Castro CLM, Silva FAA, Ghivelder M. O professor de medicina. Rio de Janeiro: UFRJ; 1969., passam pelas novas exigências sociais e falta de apoio institucional, e chegam até a baixa remuneração55. Esteve J. Mudanças sociais e função docente. ln : Nóvoa A, org. Profissão professor. Porto (RS): Porto Editora; 1991.,1414. Demo P. Desafios modernos da educação. Petrópolis (RJ): Vozes; 1993.,1717. Perrenoud P. Novas competências para ensinar. Porto Alegre (RS): Artes Médicas; 2000..

O valor das metas profissionais reflete a interação do professor com os alunos, na qual o aspecto interpessoal ganha destaque, revelando a real preocupação do professor com a aprendizagem e, consequentemente, com a formação dos alunos, bem como um ambiente perpassado pela afetividade 1818. Codo W, Gazzotti AA. Trabalho e afetividade. ln: Codo W, coord. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis (RJ): Vozes; 1999., quando é colocado que o professor poderá evitar o vínculo afetivo na tentativa de impedir seu próprio sofrimento quando o círculo de relação se desfizer.

Nesse momento, cabe buscar a idéia do profissional frio e calculista, por muito tempo almejada por aqueles que consideravam esta qualidade inerente ao bom médico, o qual não poderia se permitir externar suas emoções, sob pena de isto ser traduzido como fraqueza. Esse fato poderia levar à crise de identidade1919. Batista AS, Codo W. Crise de identidade e sofrimento. ln: Codo W, coord. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis (RJ): Vozes; 1999.. Levando-se em conta a faixa etária média do grupo deste estudo e seu período de formação profissional, isto poderia explicar a presença de mal-estar neste quesito.

Os dados referentes à expectativa de eficácia se reportam à capacidade de mediação do educador em relação ao ensino e à aprendizagem, na busca de créditos para o método utilizado, Ao se analisar a média dos docentes avaliados (29,364), percebe-se que ela é inferior à média de referência22. Jesus SN. A motivação para a profissão docente. Contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante, 1996a. (29,517), inferindo-se a existência de indicadores de mal-estar.

Convém, assim, buscar a questão do vazio pedagógico do professor de Medicina33. Batista NA. Formação do professor de medícina: desafios e perspectivas. ln: Marcondes E, Lima-Gonçalves, E. Educação médica. São Paulo: Sarvier; 1998.,1313. Castro CLM, Silva FAA, Ghivelder M. O professor de medicina. Rio de Janeiro: UFRJ; 1969.. A ausência, no currículo do curso médico, de disciplinas que contemplem esse aspecto é uma realidade que permanece até os dias atuais.

A mesma situação ocorreu com relação à expectativa de controle, em que a média deste estudo (44,223) foi menor que a média de referência22. Jesus SN. A motivação para a profissão docente. Contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante, 1996a., indicando mal-estar. Essa variável abrange os sentimentos que o professor experimenta em relação não apenas ao seu empenho na busca do reconhecimento da sua atuação pedagógica, mas também às suas dúvidas quanto ao sentimento que os alunos guardam em relação às suas aulas.

Frente aos novos desafios que se descortinam para o professorado33. Batista NA. Formação do professor de medícina: desafios e perspectivas. ln: Marcondes E, Lima-Gonçalves, E. Educação médica. São Paulo: Sarvier; 1998.,55. Esteve J. Mudanças sociais e função docente. ln : Nóvoa A, org. Profissão professor. Porto (RS): Porto Editora; 1991.,66. Schõn DA. Formar professores como profissionais reflexivos. ln: Nóvoa A, org. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote; 1992.,2020. Loureiro WN, org. Formação e profissionalização docente. Goiânia: UFG, 1999.,2121. Enricone D, org. Ser professor. 2. ed . Porto Alegre (RS): EDIPUCRS; 2002.,2222. Pimenta SG, Ghedin E, orgs. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito . 2. ed. São Paulo: Cortez; 2002., seja no plano tecnológico, seja no plano social, o educador necessita reciclar-se continuamente. No caso do professor médico, principalmente quando este é atuante também no campo assistencial, essa necessidade é uma realidade vivida desde os bancos da escola. No entanto, nem sempre essa vivência acontece em sua atuação docente.

Nos resultados obtidos pelos professores, sejam eles desejados (sucessos) ou não (fracassos), relacionados às atribuições causais seja na dimensão lows, seja na dimensão estabili­dade, somente os índices relacionados aos fracassos (14,591 e 10,932, respectivamente) ficaram abaixo da média de referência22. Jesus SN. A motivação para a profissão docente. Contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante, 1996a. (16,300 e 11,400). Ou seja, ao experimentar as situações que resultam em fracassos, o grupo desta pesquisa demonstra indicadores de mal-estar.

A profissão médica, na formação tradicional1313. Castro CLM, Silva FAA, Ghivelder M. O professor de medicina. Rio de Janeiro: UFRJ; 1969., não trabalha com as situações de insucesso com a devida consideração que elas demandam. Na verdade, muito pelo contrário, a formação médica valoriza de forma exorbitante o sucesso (verdadeira onipotência) e se esquece de trabalhar de forma adequada com os resultados indesejados. Por isso, os sujeitos que não tiveram formação didática específica nos bancos da universidade atuam no enfrentamento das situações adversas no ambiente pedagógico utilizando a mesma carga simbólica concebida na escola médica.

Trabalhar com os sentimentos e desenvolver uma postu­ra humanística são novos rumos que as corníssões envolvidas com a reestruturação dos currículos dos cursos de Medicina no Brasil pretendem implementar33. Batista NA. Formação do professor de medícina: desafios e perspectivas. ln: Marcondes E, Lima-Gonçalves, E. Educação médica. São Paulo: Sarvier; 1998.,1010. Lampert JB. Tendências de mudanças na fonnação médica no Brasil: tipologia das escolas. São Paulo: Hucitec-ABEM, 2002.,2323. Boulos M. Relação médico-paciente: o ponto de vista do clínico. ln: Marcondes E, Gonçalves EL. Educação médica . São Paulo: Sarvier ; 1998..

Em relação ao item que abrange as estratégias de coping, ou seja, a busca da resolução de problemas objetivando lidar com os fatores de estresse que concorrem para o mal-estar, os professores estudados apresentaram uma média (24,932) aci­ma da média de referência22. Jesus SN. A motivação para a profissão docente. Contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante, 1996a. (23,568), demonstrando a necessi­dade de utilização das estratégias frente aos fatores gerado­res de estresse.

Ao lidar com as situações clínicas, o médico, desde a sua formação acadêmica, necessita desenvolver habilidades que lhe permitam desvendar diagnósticos. Porém, a sensibilidade para enfrentar situações adversas no âmbito pedagógico só se fará presente se outros fatores independentes do currículo concorrerem para isto33. Batista NA. Formação do professor de medícina: desafios e perspectivas. ln: Marcondes E, Lima-Gonçalves, E. Educação médica. São Paulo: Sarvier; 1998..

A avaliação da motivação inicial para a profissão docente, que abrange a escolha pelo ensino, a vontade de ser pro­fessor como escolha profissional inicial, demonstrou e confirmou algo que dificilmente seria diferente: 100% dos analisados ficaram abaixo da média de referência22. Jesus SN. A motivação para a profissão docente. Contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante, 1996a. (26,757), conforme demonstra a Tabela 2.

TABELA 2
Percentual de professores acima e abaixo da média na avaliação da motivação inicial para a profissão docente

Essa declaração explícita de que ser professor foi obra do acaso e não fruto do desejo pode ser analisada, a princípio, com base numa constatação já discutida no decorrer deste estudo - a carência curricular-, porque o currículo do curso de Medicina não oferta nenhuma disciplina que tenha sequer uma conotação pedagógica1313. Castro CLM, Silva FAA, Ghivelder M. O professor de medicina. Rio de Janeiro: UFRJ; 1969.. Além disso, a depreciação social do professor, também citada neste trabalho, dificilmente faria com que um vestibulando se inscrevesse no concurso vestibu­lar para um curso extremamente disputado, no qual a relação candidato/vaga é altíssima, com o objetivo de ser docente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A temática que abarca o mal-estar docente é bastante atual e trata-se de uma preocupação mundial1212. Mosquera JJM, Stobiius CD. O mal-estar na docência: causas e conseqüências. Revista da ADPPUCRS nov. 2000; (2): p. 23-34.. Portanto, investi­gar a existência de indicadores nos professores médicos do curso de Medicina da UFSM perrníte conhecer um pouco melhor os sentimentos que permeiam essa comunidade e instigar novas pesquisas, mais abrangentes e complementadas por um viés qualitativo.

O alicerce didáticonão é contemplado no currículo médico, sendo visto como uma habilidade inata. Essa visão distorcida, por mais incrível que pareça, permanece nos dias atuais.

A importância de pesquisas que analisam a situação docente médica é indiscutível, pois tais pesquisas poderão servir como pedra fundamental para a construção de um novo profissional da Educação Médica, para que a formação não seja negligenciada, até mesmo em respeito a uma sociedade que investe, e muito, e que espera, no mínimo, um retomo de qualidade para a coletividade.

Muito do mal-estar poderá ter origem na lacuna da formação pedagógica, quando o indivíduo, de repente, só percebe o fato quando já está contratado, respondendo por uma ou mais disciplinas. Então, poderá se perguntar: " Ei, quem disseque eu sou professor?".

Lidar com o comportamento muitas vezes inadequado dos alunos não é uma ação simples e fácil, pois requer competências e habilidades que certamente não foram aprendidas nos bancos da escola médica. O enfrentamento da indisciplina requer uma sensibilidade que só pode ser concebida por quem aprendeu a aprender. Não se trata de simplesmente lançar mão da representação do antigo professor e, de maneira repetitiva, agir de forma agressiva ou ameaçadora, do tipo "esperem para ver a avaliação de vocês!". Ao usar esse tipo de expediente, o professor irá alimentar um círculo vicioso de mútuas agressões e extremamente estressante para todos. Ao contrário, se houvesse aprendido a interagir com qualidade, certamente o ambiente seria outro.

Romper com a formação médica tradicional, que nem sequer prevê a possibilidade de que o aluno de Medicina tenha pretensões para a docência ou, mesmo depois de forma­ do, deseje ser professor, é uma ação positiva que deve ser considerada por todos os que tratam do assunto.

Essa situação também é denunciada quando se analisam os resultados relativos ao projeto profissional e ao valor das metas profissionais do grupo estudado, que, apresentando indicadores de mal-estar, poderiam ser entendidos como o desejo de abandonar a profissão docente. Isso poderia ser explicado, em parte, pela deficiência na formação, não permitindo um compromisso futuro, uma implicação sedimentada. Embora percebam sua deficiência formativa e a entrada para a docência de maneira não planejada, conforme atesta o item sobre a motivação inicial, os indivíduos gostam de se sentir professores e empenham-se para isso, como demonstram as outras variáveis.

As variáveis referentes às atribuições causais revelaram, como não poderia ser diferente, que o professor médico se defronta com o mal-estar ao experimentar os fracassos, sejam estes atribuídos aos motivos oriundos da sua própria pessoa ou percebidos como oriundos do ambiente de aula. Novamente, é necessário retomar à mesma questão: se a pessoa não desenvolveu, durante sua formação profissional, habilidades mediadas por sentimentos socialmente construídos junto a pessoas mais maduras e com vivência pedagógica, não terá substância para resolver determinadas adversidades.

Deve-se levar em conta, também, que, além dos aspectos peculiares ao professor médico, os demais fatores relacionados como desencadeadores do mal-estar docente para o professorado em geral, independentemente de ter havido ou não formação pedagógica, vêm se somar aos denunciados anteriormente. Assim, as novas exigências do saber-fazer também concorrem para o mal-estar do docente médico.

Aqui é possível analisar outra faceta que também pode explicar a motivação intrínseca: a sensação de status que o título de professor pode causar, pois, não raramente, lê-se em receituários médicos que determinado profissional é professor em tal ou qual especialidade. Dessa forma, percebe-se com clareza a distinção específica pelo fato de ter galgado tal posição institucional, estimada pelo próprio indivíduo, que, por vezes, a bem da verdade, nem mereceria ser chamado de professor.

Assim, acredito que toda contribuição embasada em pesquisa que possa colaborar para criar uma ação mais humana em qualquer nível de ensino, certamente, terá seu retorno social validado, e poderá o genuíno professor declarar: "hoje sou um ser humano melhor do que ontem".

Este estudo não guarda a pretensão de esgotar um assunto tão complexo como o mal-estar na docência médica, que envolve vários aspectos importantes e a revisão de inúmeros autores. Cultiva, porém, a esperança de que outros pesquisadores igualmente se interessem pelo assunto, de tal forma que as vozes e as atitudes irão, aos poucos, quem sabe, formando a vontade de transformar.

REFERÊNCIAS

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Abr 2020
  • Data do Fascículo
    Jan-Apr 2005

Histórico

  • Recebido
    25 Nov 2003
  • Revisado
    27 Jul 2004
  • Revisado
    03 Dez 2004
  • Aceito
    06 Dez 2004
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