Acessibilidade / Reportar erro

Fontes de Estudo na Escola Médica -Recursos Instrucionais Utilizados por Alunos de Medicina da Região Sudeste do Brasil

Learning Sources in Medical School: Instructional Materials Used by Medical Students in Southeast Brazil

Resumo:

A busca ativa da informação é imperativa na formação de profissionais de Medicina.

Objetivo:

a) Identificar os princípios títulos hoje adotados nas faculdades de medicina pesquisadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais; b) Identificar os critérios de aquisição e recursos instrucionais utilizados por estes estudantes, além do livro-texto, no processo de aprendizagem.

Métodos:

Aplicação de questionários para identificar títulos e critérios adotados na compra de livros e de outros recursos instrucionais.

Resultados e Conclusões:

A biblioteca básica do aluno de medicina ao final do curso compõem-se principalmente de livros de clínica médica, seguidos pelos de anatomia e de fisiologia. As outras especialidades apresentam com frequência progressivamente menor, estando os de medicina preventiva localizados no seu limite inferior. A maioria dos livros é comprada no livreiro da escola, que se revela um agente integrador entre alunos e professores. O idioma preferencial na escolha dos livros ainda é o português, quando comprado ao inglês e ao espanhol. Existe uma diversificação na utilização dos recursos instrucionais, mais o livro-texto apresenta-se como preferência marcante , apesar dos recursos de informática serem também utilizados por esta categoria de alunos.

Palavra-chave:
Educação Médica; Estudantes de Medicina; Aprendizagem

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com