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OSCE 3D: uma ferramenta virtual de avaliação de habilidades clínicas para tempos de pandemia de coronavírus

Resumo:

Introdução:

Em tempos de pandemia em que a “estratégia de bloqueio” tem sido adotada, é imprescindível a utilização de inovações utilizando recursos tecnológicos como a criação de instrumentos que possam substituir os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem na formação dos profissionais de saúde.

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar a usabilidade de um sistema computacional de simulação interativa realista utilizando tecnologia de imagem tridimensional e realidade virtual com ferramentas computacionais de acesso livre disponíveis na web.

Métodos:

o desenvolvimento de um protótipo (OSCE 3D) baseou-se nas etapas utilizadas para a construção de um software de simulação de um “Serious Game”. Foi utilizada a versão de acesso livre da plataforma Unity Editor 3D (Unity Technologies, versão 2018) para o desenvolvimento de jogos educacionais, software GNU Image Manipulation Program (GIMP, versão 2.10.12), Blender (versão 2.79) e MakeHuman (versão 1.1 .1) para criar texturas e modelos de construção de ambientes 3D. Uma fase experimental para avaliação da usabilidade foi realizada por meio de um questionário baseado na Escala de Usabilidade de Sistema. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Resultados:

um total de 39 alunos de graduação do 6º semestre de uma universidade privada do Nordeste do Brasil participaram voluntariamente da avaliação do OSCE 3D. A avaliação de usabilidade resultou em pontuação média de 75,4 com margem de erro de 3,2, sendo esta considerada uma boa usabilidade de acordo com a literatura.

Conclusões:

este trabalho permitiu o desenvolvimento de um protótipo de baixo custo, utilizando um sistema de simulação realista tridimensional para avaliação de habilidades clínicas. Este produto, ainda em fase de protótipo, apresentou boa usabilidade.

Palavras-chave:
Simulação por Computador; Ensino; Avaliação; Realidade Virtual; Infecções por Coronavírus; Pandemias

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