Acessibilidade / Reportar erro

Matriz de competência relacionada à Covid-19: contribuições de estudantes e residentes

Resumo:

Introdução:

A educação baseada em competências vem sendo discutida sob a nova perspectiva da pandemia da Covid-19. A necessidade do distanciamento social trouxe repercussão nas atividades estudantis, e as instituições de ensino precisaram refletir e redesenhar o processo de ensino-aprendizagem. Houve a necessidade de inserção de conteúdos relacionados à Covid-19 nos programas de capacitação médica e a adaptação das ferramentas pedagógicas. Portanto, é necessário que a formação seja mediada por uma construção coletiva da matriz de competências com participação dos sujeitos envolvidos no processo.

Objetivo:

Este projeto visa apresentar a reconstrução da matriz de competências em cardiologia observando a colaboração do estudante e residente.

Método:

Trata-se de um estudo exploratório envolvendo 13 graduandos do curso de Medicina e oito residentes médicos do programa de cardiologia da instituição, os quais compuseram o “Painel de estudantes e residentes”. Obteve-se o consenso entre os painelistas por meio da metodologia Delphi. A primeira versão da matriz foi elaborada pela equipe de pesquisa e enviada, com o TCLE, contendo 16 itens voltados para conteúdos sobre a Covid-19 a serem alcançados no internato e na residência em cardiologia. Os participantes atribuíram o grau de concordância a cada item proposto, sendo os dados apresentados de forma descritiva e com proporção de concordância.

Resultados:

O painel final foi formado por 19 integrantes. Dentre os 21 convidados, dois foram excluídos por não responderem ao questionário. A versão inicial da matriz obteve consenso na primeira rodada, sendo a menor taxa de concordância de 71% na matriz do internato e 89,5% na matriz da residência. Ambas as matrizes apresentaram índices elevados de concordância. Não houve discordâncias nem sugestões de novos itens para a matriz.

Conclusão:

O engajamento de estudantes e residentes no processo pedagógico pode contribuir para melhor compreensão sobre as competências para sua formação e promover mudanças sustentáveis no currículo.

Palavras-chave:
Educação Baseada em Competência; Currículo; Educação Médica; Covid-19

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com