“Occupational medicine physicians in the United States: demographics and core competencies” |
Baker et al. (2007)1717. Baker BA, Dodd K, Greaves IA, Zheng CJ, Brosseau L, Guidotti T. Occupational Medicine Physicians in the United States: demographics and core competencies. J Occup Environ Med. 2007;49(4):388-407 [acesso em 2 dez 2021]. Disponível em: Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17426522 . https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1742...
, Estados Unidos |
O estudo concluiu que a identificação de riscos nos locais de trabalho, a negociação de dilemas éticos no trabalho, trabalhar efetivamente em equipe interdisciplinar e liderança são competências essenciais específicas para a prática de medicina ocupacional. |
“What can be done and by who in Public Health? Professional competencies as a base for the design of University degrees curricula in the European Space for Higher Education” |
Davó et al. (2009)1818. Davo MC, González DG, Cases CV, Dardet CA, Ronda E, Moncada RO, et al. What can be done and by who in public health? Professional competencies as a base for the design of university degrees curricula in the European Space for Higher Education. Gac Sanit. 2009];23(1):5-12 [acesso em 2 dez 2021]. Disponível em: Disponível em: http://doi.org/10.1016/j.gaceta.2007.10.001 http://doi.org/10.1016/j.gaceta.2007.10....
, Espanha |
Seleção de informações laborais e interpretação de dados e indicadores socioeconômicos relativos ao mercado de trabalho são competências específicas que médicos, farmacêuticos e enfermeiros devem desenvolver. |
“Análise das percepções de alunos de graduação sobre odontologia do trabalho” |
Araújo et al. (201019. Araújo RJG, Medeiros UV. Análise das percepções de alunos de graduação sobre odontologia do trabalho. Rev Bras Odontol. 2010;67(2):157-63 [acesso em 2 dez 2021]. Disponível em: Disponível em: http://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/184 . http://revista.aborj.org.br/index.php/rb...
)1919. Araújo RJG, Medeiros UV. Análise das percepções de alunos de graduação sobre odontologia do trabalho. Rev Bras Odontol. 2010;67(2):157-63 [acesso em 2 dez 2021]. Disponível em: Disponível em: http://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/184 . http://revista.aborj.org.br/index.php/rb...
, Brasil |
Reflexão sobre a especialidade odontologia do trabalho como importante na diminuição dos índices de afastamento por motivos de agravos à saúde. Reconhecimento dessa especialidade como fundamental para o exercício da atividade laboral, diminuindo os agravos que a atividade odontológica traz à saúde dos trabalhadores. |
“Level of approval for the initial professional competences of students according to the teachers guide for professional practice: expetiancia at the University of Playa Ancha” |
Chaparro (201320. Chaparro RE. Level of approval for the initial professional competences of students according to the teachers guide for professional practice: expetiancia at the University of Playa Ancha. ReChTO. 2013;13(2):21-31 [acesso em 2 dez 2021]. Disponível em: Disponível em: https://revistaestudiosarabes.uchile.cl/index.php/RTO/article/view/30212 . https://revistaestudiosarabes.uchile.cl/...
)2020. Chaparro RE. Level of approval for the initial professional competences of students according to the teachers guide for professional practice: expetiancia at the University of Playa Ancha. ReChTO. 2013;13(2):21-31 [acesso em 2 dez 2021]. Disponível em: Disponível em: https://revistaestudiosarabes.uchile.cl/index.php/RTO/article/view/30212 . https://revistaestudiosarabes.uchile.cl/...
, Chile |
O terapeuta ocupacional deve ser formado para desenvolver ações de prevenção, tratamento e reabilitação por meio do uso de seus conhecimentos, e deve refletir sobre o usuário de forma integral, considerando todos os aspectos relacionados a ele, inclusive o ambiente que o rodeia, como o trabalho. |
“A safe and healthful work environment development and testing of an undergraduate Occupational Health Nursing curriculum” |
McCullagh et al. (201521. McCullagh MC, Berry P. A safe and healthful work environment development and testing of an undergraduate Occupational Health Nursing curriculum. Workplace Health Saf. 2015;63(8):328-32 [acesso em 2 dez 2021]. Disponível em: Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26077879 . https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2607...
)2121. McCullagh MC, Berry P. A safe and healthful work environment development and testing of an undergraduate Occupational Health Nursing curriculum. Workplace Health Saf. 2015;63(8):328-32 [acesso em 2 dez 2021]. Disponível em: Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26077879 . https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2607...
, Estados Unidos |
Investir em currículos com capacitação em saúde ocupacional para enfermeiros, com desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, com a finalidade de planejar e promover programas e serviços de saúde, segurança e meio ambiente, despertar o interesse pela área de saúde do trabalhador e melhorar a capacidade funcional dos enfermeiros para promover a saúde dessa população. |
“Core competencies for UK occupational health nurses: a Delphi study” |
Lalloo et al. (201622. Lalloo D, Demou E, Kiran S, Gaffney M, Stevenson M, Macdonald EB. Core competencies for UK occupational health nurses: a Delphi study. Occup Med. 2016;66(8):649-55 [acesso em 2 dez 2021]. Disponível em: Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5088609/ . https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
)2222. Lalloo D, Demou E, Kiran S, Gaffney M, Stevenson M, Macdonald EB. Core competencies for UK occupational health nurses: a Delphi study. Occup Med. 2016;66(8):649-55 [acesso em 2 dez 2021]. Disponível em: Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5088609/ . https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
, Reino Unido |
As competências prioritárias elencadas pelos profissionais foram “bons cuidados clínicos” e capacidade de comunicação e de investigação. Essas competências contribuem para o desenvolvimento da profissão e as discussões profissionais, envolvendo diferentes partes interessadas (por exemplo, empregadores e sindicatos). |
“Comparison of competency priorities between UK occupational physicians and occupational health nurses” |
Lalloo et al. (201723. Lalloo D, Demou E, Stevenson M, Gaffney M, Macdonald EB. Comparison of competency priorities between UK occupational physicians and occupational health nurses. Occup Environ Med. 2017;74(5):384-6 [acesso em 2 dez 2021]. Disponível em: Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28232635 . https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2823...
)2323. Lalloo D, Demou E, Stevenson M, Gaffney M, Macdonald EB. Comparison of competency priorities between UK occupational physicians and occupational health nurses. Occup Environ Med. 2017;74(5):384-6 [acesso em 2 dez 2021]. Disponível em: Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28232635 . https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2823...
, Reino Unido |
A comunicação, a liderança, o trabalho em equipe, a empatia e ouvir o usuário são competências essenciais para a prática profissional de médicos e enfermeiros ocupacionais. |
“Análise de uma atividade de educação interprofissional na área da saúde do trabalhador” |
Griggio et al. (202024. Griggio AP, Silva JAM, Rossit RAS, Mieiro DB, Miranda FM, Mininel VA. Análise de uma atividade de educação interprofissional na área da saúde do trabalhador. Rev Lat Am Enfermagem. 2020;28:e3247. doi: 10.1590/1518-8345.3228.3247. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3228.3...
)2424. Griggio AP, Silva JAM, Rossit RAS, Mieiro DB, Miranda FM, Mininel VA. Análise de uma atividade de educação interprofissional na área da saúde do trabalhador. Rev Lat Am Enfermagem. 2020;28:e3247. doi: 10.1590/1518-8345.3228.3247. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3228.3...
, Brasil |
A educação interprofissional mostrou-se possível e importante para a formação de profissionais da saúde, a fim de que possam atuar na atenção à saúde do trabalhador. |
“O trabalho como determinante da saúde e espaço de desenvolvimento de competências” |
Almeida et al. (202125. Almeida LA, Bianco MF, Moraes TD, Alves RB, Bastianello G, Vicentini NS. O trabalho como determinante da saúde e espaço de desenvolvimento de competências. Rev Psicol Organ Trab. 2021;21(2):1446-55. doi: 10.5935/rpot/2021.2.21507. https://doi.org/10.5935/rpot/2021.2.2150...
)2525. Almeida LA, Bianco MF, Moraes TD, Alves RB, Bastianello G, Vicentini NS. O trabalho como determinante da saúde e espaço de desenvolvimento de competências. Rev Psicol Organ Trab. 2021;21(2):1446-55. doi: 10.5935/rpot/2021.2.21507. https://doi.org/10.5935/rpot/2021.2.2150...
, Brasil |
O trabalho precisa ser fortalecido como determinante da saúde em documentos oficiais para promover o desenvolvimento de competências práticas de saúde do trabalhador em âmbito municipal. |