Acessibilidade / Reportar erro

A percepção do estudante de medicina sobre a simulação realística em pediatria

Resumo

Introdução:

O uso de simulação realística em emergências pediátricas é particularmente valioso, pois permite o treinamento de habilidades técnicas, atitudinais e cognitivas, ajudando a garantir a segurança do paciente.

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo descrever a percepção do aluno sobre o uso da Simulação Realista de Alta Fidelidade nos módulos de emergência pediátrica durante o internato de medicina.

Métodos:

Estudo observacional, descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Um questionário semiestruturado foi aplicado aos estudantes do sexto ano de medicina ao final dos módulos de internato pediátrico, com oito semanas de duração, de agosto a dezembro de 2020. Todos participaram de dois tipos de atividades sobre 14 temas: simulação de alta fidelidade (SRAF) e discussão estruturada de casos clínicos (DCC).

Resultados:

Dos 33 participantes, 29 responderam ao questionário. A média de idade foi de 24 ± 1,8 anos, sendo 58,6% do sexo feminino. Todos concordaram que a experiência com SRAF contribuiu para um desempenho mais seguro em emergências pediátricas, considerado ótimo por 76% e bom para os demais. A maioria achava que a associação de SRAF e DCC era o método ideal (96%). A análise de conteúdo das respostas sobre a SRAF destacou unidades temáticas em cinco categorias: aprendizagem significativa, contribuição para a formação profissional, habilidades, atitude/comportamento e qualidade da atividade.

Conclusões:

A reação dos estudantes ao uso da SRAF em emergências pediátricas foi muito positiva, e sua associação com a DCC foi considerada o método de ensino ideal. Conhecer as reações dos alunos ajuda os professores a planejarem suas atividades para melhorar o método de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave:
Simulação Realística de Alta Fidelidade; Pediatria; Educação Médica; Satisfação Pessoal; Pesquisa Qualitativa

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com