Acessibilidade / Reportar erro

Pôster Quiz como Estratégia Inovadora na Exposição de Trabalhos em um Congresso de Educação Médica

Poster-Quiz as an Innovative Strategy in the Presentation of Works at a Medical Training Congress

RESUMO

Introdução

A exposição de trabalhos científicos é uma das metodologias utilizadas nos congressos e faz parte da comunicação informal do conhecimento científico, usada entre os cientistas ao se inserirem em um cotidiano restrito de pesquisadores. A tecnologia QR code facilita o acesso à produção científica e à dinamização do conhecimento; o Pôster Quiz constitui uma ferramenta de exploração dos trabalhos científicos facilitada pela inserção do QR code.

Objetivos

Relatar a criação e elaboração do Pôster Quiz como estratégia inovadora na exposição de trabalhos em um congresso de educação médica, aliada a uma ferramenta digital, o QR code, a fim de incentivar a leitura dos trabalhos expostos nos totens digitais, disseminando a pesquisa científica, seus autores e sua importância.

Relato de experiência

Trata-se de uma metodologia desenvolvida por discentes e docentes do curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), em contou com reuniões periódicas que propunham a elaboração de QR codes que expusessem perguntas sobre resumos previamente lidos pelos participantes em formato e-poster. Esse processo envolveu a participação de sete discentes, um docente e 47 congressistas. Utilizaram-se banners com QR codes correspondentes às perguntas de seis totens de e-poster espalhados pelo evento, cartões-resposta referentes às perguntas expostas pelos QR codes e uma urna para depósito dos cartões; a correção dos cartões foi automática. Ao encontrarem um banner, os congressistas utilizavam um aplicativo leitor de QR code para obter acesso às questões daquele totem no período específico e em seguida tinham que realizar uma leitura dos trabalhos expostos ou assistir à apresentação do e-poster para que pudessem responder às questões. A correção dos cartões-resposta ocorreu por meio do aplicativo mobile Merrit®, que utiliza a câmera do smartphone para identificar as respostas de questões objetivas, comparando-as com um gabarito previamente informado. Do total de 150 questões, os primeiros colocados apresentaram 77 (51,33%), 76 (50,66%) e 70 (46,66%) acertos, sendo que a média de acertos foi de 61 (40,66%). Ao término do evento, ocorreu a premiação dos ganhadores nas três primeiras colocações. Também foram coletados relatos pessoais dos congressistas, atribuindo credibilidade a essa prática.

Conclusão

A importância dessa dinâmica repousa, sobretudo, na valorização dos trabalhos expostos com o objetivo de estimular o interesse dos congressistas, além de incentivar a integração entre os participantes da dinâmica e despertar maior atenção para as informações prestadas. Vale ressaltar o impacto positivo de uma atividade distinta de todas as outras do congresso, que agregou um elemento competitivo favorável ao objetivo primordial de obter conhecimento. O uso dessa nova tecnologia teve um resultado auspicioso, visto que a criação de um desafio premiado promoveu benefícios intelectuais, como a aquisição de habilidades de leitura e o aprendizado de temas pouco retratados na faculdade. A eficácia dessa dinâmica reside numa troca proveitosa de conhecimentos e de interesse entre os participantes, os autores dos trabalhos e os elaboradores do Pôster Quiz.

Educação Médica; Atividades Científicas e Tecnológicas; Comunicação e Divulgação Científica; Inovação

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com