“Best teaching practices in anatomy education: a critical review” |
Estai et al.66. Estai M, Bunt S. Best teaching practices in anatomy education: a critical review. Ann Anat. 2016;208:151-7.Annals of Anatomy
|
Revisão. Recursos e estratégias para o ensino de anatomia. Dissecação de corpo inteiro é reservada para estudantes de Medicina, enquanto prossecção e plastinação são mais adequadas para estudantes de ciências da saúde. |
“Anatomical dissection as a teaching method in medical school: a review of the evidence” |
Winkelmann77. Winkelmann A. Anatomical dissection as a teaching method in medical school: a review of the evidence. Med Educ . 2007;41(1):15-22.Medical Education
|
Revisão. Efeitos da dissecação, proseccção ou da combinação dessas técnicas com meios digitais nos ganhos cognitivos. Pequena vantagem para a dissecação, com estudos heterogêneos. |
“Effective methods of teaching and learning in anatomy as a basic science: a BEME systematic review: BEME guide nº 44” |
Losco et al.88. Losco CD, Grant WD, Armson A, Meyer AJ, Walker BF. Effective methods of teaching and learning in anatomy as a basic science: a BEME systematic review: BEME guide nº 44. Med Teach . 2017;39(3):234-43.Medical Teacher
|
Revisão. Relata grande variedade de métodos usados no ensino de anatomia e aquisição e retenção de conhecimento. Métodos embasados em computadores são alternativas parciais ou bastante auxiliares aos métodos tradicionais de dissecção. |
“A meta-analysis of anatomy laboratory pedagogies” |
Wilson99. Wilson AB, Miller CH, Klein BA, Taylor MA, Goodwin M, Boyle EK, et al. A meta-analysis of anatomy laboratory pedagogies. Clin Anat. 2018;31(1):122-33.Clinical Anatomy
|
Metanálise (1965-2015): eficácia do laboratório de anatomia. O desempenho nos exames de conhecimento e de retenção de curto prazo foi equivalente, independentemente do uso de dissecação ou outra estratégia. |
“A follow-up comparative study of two modes of learning human anatomy: by dissection and from prosections” |
Nnodim et al.1010. Nnodim JO, Ohanaka EC, Osuji CU. A follow-up comparative study of two modes of learning human anatomy: by dissection and from prosections. Clin Anat . 1996;9(4):258-62.Clinical Anatomy
|
Retenção após cinco anos para a anatomia do membro inferior por meio de dissecção ou prossecção. Avaliações qualitativas e quantitativas sugerem maior eficácia com prossecção. |
“Learning human anatomy: by dissection or from prosections?” |
Nnodim1111. Nnodim JO. Learning human anatomy: by dissection or from prosections? Med Educ . 1990;24(4):389-95.Medical Education
|
Os discentes do primeiro ano estudaram a anatomia do membro inferior por dissecção ou prossecção. A prossecção resultou em melhor desempenho em provas escritas e práticas, e necessitou somente de 75% do tempo alocado, quando comparada à dissecção. |
“A comparison of the effectiveness of dissection and prosection on short-term anatomic knowledge retention in a reciprocal peer-teaching program” |
Lackey-Cornelison et al.1212. Lackey-Cornelison WL, Bauler LD, Smith J. A comparison of the effectiveness of dissection and prosection on short-term anatomic knowledge retention in a reciprocal peer-teaching program. Adv Physiol Educ. 2020;44(2):239-46.Advances in Physiology Education
|
Retrospectivo: efeito de ensino entre pares com intervalo de um ano, mesmos grupos e objetivos, por meio de dissecção ou prossecção, sistema musculoesquelético, avaliados por exames escrito e prático. O conhecimento foi equivalente, independentemente do método de ensino. |
“Teaching anatomy: cadavers vs. computers?” |
Biasutto et al.1313. Biasutto SN, Caussa LI, Criado del Río LE. Teaching anatomy: cadavers vs. computers? Ann Anat . 2006;188(2):187-90.Annals of Anatomy
|
Estudo de três grupos: cadáver em número suficiente para todas as regiões e estruturas; recursos tecnológicos, mas sem cadáver; e com acesso a ambos os recursos. Grupo com ambos os recursos teve maior número de aprovações regulares. |
“Improved dissection efficiency in the human gross anatomy laboratory by the integration of computers and modern technology” |
Reeves et al.1414. Reeves RE, Aschenbrenner JE, Wordinger RJ, Roque RS, Sheedlo HJ. Improved dissection efficiency in the human gross anatomy laboratory by the integration of computers and modern technology. Clin Anat . 2004;17(4):337-44.Clinical Anatomy
|
Manual de dissecção em computador para auxiliar na dissecação de cadáveres com imagens digitais. A estratégia aumentou a independência e proficiência dos alunos e a eficiência do tempo de dissecação. |
“The impact of alternating dissection on student performance in a medical anatomy course: are dissection videos an effective substitute for actual dissection?” |
Granger et al.1515. Granger NA, Calleson D. The impact of alternating dissection on student performance in a medical anatomy course: are dissection videos an effective substitute for actual dissection? Clin Anat . 2007;20(3):315-21.Clinical Anatomy
|
Alunos do primeiro ano que dissecaram alternadamente foram avaliados por prova escrita e prática, e comparados com aqueles que realizaram todas as dissecações. Observou-se queda em notas em três de quatro exames com o grupo alternante. Os autores sugerem que a carga horária do curso, maior necessidade de autoestudo e menos tempo em dissecção afetaram o desempenho. |
“What do students actually do during a dissection course? First steps towards understanding a complex learning experience” |
Winkelmann et al.1616. Winkelmann A, Hendrix S, Kiessling C. What do students actually do during a dissection course? First steps towards understanding a complex learning experience. Acad Med. 2007;82(10):989-95.Academic Medicine
|
Questionários sobre o tempo gasto em atividades de laboratório. Os alunos gastaram 33% do tempo com dissecação ativa; 27%, estudando material de prossecção; e 31%, com atividades não relacionadas a cadáveres, com alta variabilidade. A dissecação não parece ser uma experiência de aprendizado uniforme. |
“Cadaveric dissection as an educational tool for anatomical sciences in the 21st century” |
Ghosh1717. Ghosh SK. Cadaveric dissection as an educational tool for anatomical sciences in the 21st century. Anat Sci Educ. 2017;10(3):286-99.Anatomical Sciences Education
|
Revisão de literatura. Propõe que a dissecação continua a ser angular do currículo de anatomia, complementada com métodos de aprendizagem inovadores. |
“Learning gross anatomy: dissection and prosection” |
Yeager1818. Yeager VL. Learning gross anatomy: dissection and prosection. Clin Anat . 1996;9(1):57-9.Clinical Anatomy
|
Estudo comparando testes de alunos para regiões em que dissecaram com aquelas em que aprenderam com material de prossecção. As dissecções promoveram melhores resultados, mas com reduzida diferença. |
“Cadaveric surgery: a novel approach to teaching clinical anatomy” |
Nutt et al.1919. Nutt J, Mehdian R, Parkin I, Dent J, Kellett C. Cadaveric surgery: a novel approach to teaching clinical anatomy. Clin Teach. 2012;9(3):148-51.Clinical Teacher
|
Procedimento cirúrgico simulado como forma de aprendizado de anatomia na graduação. O grupo de estudantes apontou grande aprendizado por associação, experiência significante e uma visão valiosa sobre a cirurgia. |
“Early and prolonged opportunities to practice suturing increases medical student comfort with suturing during clerkships: suturing during cadaver dissection” |
Manning et al.2020. Manning EP, Mishall PL, Weidmann MD, Flax H, Lan S, Erlich M, et al. Early and prolonged opportunities to practice suturing increases medical student comfort with suturing during clerkships: suturing during cadaver dissection. Anat Sci Educ . 2018;11(6):605-12.Anatomical Sciences Education
|
Estudo de sutura (alunos do primeiro ano) em laboratório de dissecação de anatomia e atitudes quando se deparam com pacientes dois anos depois. O módulo de sutura foi associado à maior confiança no procedimento em cenários reais. |
Human anatomy: let the students tell us how to teach. |
Davis et al.3333. Davis CR, Bates AS, Ellis H, Roberts AM. Human anatomy: let the students tell us how to teach. Anat Sci Educ . 2014;7(4):262-72.Anatomical Sciences Education
|
Opinião de alunos e professores de anatomia sobre a eficácia de diferentes métodos e ferramentas de ensino. Ambos os grupos foram favoráveis ao acesso a cadáveres e ao ensino em pequenos grupos. |
“Dissection in the modern medical curriculum: an exploration into student perception and adaptions for the future” |
Jeyakumar et al.3434. Jeyakumar A, Dissanayake B, Dissabandara L. Dissection in the modern medical curriculum: an exploration into student perception and adaptions for the future. Anat Sci Educ . 2020;13(3):366-80.Anatomical Sciences Education
|
Percepções dos alunos sobre a eficácia da dissecção (anatomia musculoesquelética). Análises quantitativas e qualitativas sugerem a aprendizagem em cadáveres como essencial, novas modalidades de ensino apenas a complementam. |
“Optimizing the use of cadavers by integrating pathology during anatomy dissection” |
Geldenhuys et al.2121. Geldenhuys EM, Burger EH, Helden PD van, Mole CG, Kotzé SH. Optimizing the use of cadavers by integrating pathology during anatomy dissection. Anat Sci Educ . 2016;9(6):575-82.Anatomical Sciences Education
|
Estudo sobre presença de lesões patológicas em cadáveres utilizados em dissecação. Os estudantes foram expostos a uma ampla variedade de lesões analisadas com patologia macroscópica e histopatologia (tuberculose, pneumonia, aterosclerose, diverticulose e pielonefrite, como exemplos). |
“Cadaveric dissection in relation to problem-based learning case sequencing: a report of medical student musculoskeletal examination performances and self-confidence” |
Thompson et al.2222. Thompson KL, Gendreau JL, Strickling JE, Young HE. Cadaveric dissection in relation to problem-based learning case sequencing: a report of medical student musculoskeletal examination performances and self-confidence. Anat Sci Educ . 2019;12(6):619-26.Anatomical Sciences Education
|
Estudo de aprendizado baseado em problemas (PBL) seguido da dissecção cadavérica, comparado com PBL sem sequência com dissecções relacionadas. Nenhuma diferença para pontuações de exame. A autoconfiança foi maior entre estudantes em PBL seguido de dissecação pertinente. |
“An intensive anatomy by whole-body dissection elective: a longitudinal study” |
Burgess et al.2323. Burgess AW, Luscombe GM, Ramsey-Stewart G. An intensive anatomy by whole-body dissection elective: a longitudinal study. Clin Anat . 2022;35(5):550-9.Clinical Anatomy
|
Estudo longitudinal sobre aquisição e retenção de conhecimento com dissecação de corpo inteiro e aprendizado baseado em equipes (TBL). Houve significativa aquisição (pré e pós-testes) e manutenção do conhecimento tridimensional no reconhecimento de estruturas, um e sete meses após estudo. |
“The additional role of virtual to traditional dissection in teaching anatomy: a randomised controlled trial” |
Boscolo-Berto et al.2525. Boscolo-Berto R, Tortorella C, Porzionato A, Stecco C, Picardi EEE, Macchi V, et al. The additional role of virtual to traditional dissection in teaching anatomy: a randomised controlled trial. Surg Radiol Anat . 2021;43(4):469-79.Surgical and Radiologic Anatomy
|
Comparação de estudo virtual com livros didáticos seguida de dissecação de anatomia. Melhor desempenho em testes com estudo virtual em testes pré e pós-estudo e no reconhecimento tridimensional de estruturas musculares. |
“‘Dissection Educational Videos’ (DEVs) and their contribution in anatomy education: a students’ perspective” |
Natsis et al.2424. Natsis K, Lazaridis N, Kostares M, Anastasopoulos N, Chytas D, Totlis T, et al. “Dissection Educational Videos” (DEVs) and their contribution in anatomy education: a students’ perspective. Surg Radiol Anat. 2022;44(1):33-40.Surgical and Radiologic Anatomy
|
“Vídeos educacionais de dissecação” on-line durante a pandemia de Covid-19 comparados às aulas presenciais no ensino de anatomia. A nova modalidade de ensino foi aprovada pelos alunos. |
“The use of anatomical dissection videos in medical education” |
Greene2626. Greene SJ. The use of anatomical dissection videos in medical education. Anat Sci Educ . 2020;13(1):48-58.Anatomical Sciences Education
|
Estudo de vídeos de dissecação em três cursos sequenciais de sistemas de órgãos. Houve uma diminuição no total de visualizações e na finalização dos vídeos do curso 1 para o curso 3. |
“Virtual dissection: an interactive anatomy learning tool” |
Wainman et al.2727. Wainman B, Aggarwal A, Birk SK, Gill JS, Hass KS, Fenesi B. Virtual dissection: an interactive anatomy learning tool. Anat Sci Educ . 2021;14(6):788-98.Anatomical Sciences Education
|
Impacto entre realidade virtual e modelos físicos no aprendizado de anatomia. Não houve diferenças em testes, mas os estudantes com baixa habilidade visuoespacial tiveram pior desempenho em comparação com seus colegas de alta habilidade visuoespacial. |
“Mixed reality as a time-efficient alternative to cadaveric dissection” |
Ruthberg et al.2828. Ruthberg JS, Tingle G, Tan L, Ulrey L, Simonson-Shick S, Enterline R, et al. Mixed reality as a time-efficient alternative to cadaveric dissection. Med Teach . 2020;42(8):896-901.Medical Teacher
|
Plataforma HoloAnatomy como modalidade para aprender anatomia em comparação com a dissecação cadavérica. O tempo de estudo foi maior para cadáveres, mas sem diferença para resultados em exames. |
“Teaching musculoskeletal module using dissection videos: feedback from medical students” |
Mustafa et al.2929. Mustafa AG, Taha NR, Zaqout S, Ahmed MS. Teaching musculoskeletal module using dissection videos: feedback from medical students. BMC Med Educ . 2021;21(1):604.BMC Medical Education
|
Estudo sobre vídeos de dissecação no ensino de anatomia. Os vídeos foram aprovados, mas os estudantes sugeriram a necessidade de orientação de instrutores. Imagens ajudaram a entender melhor as aulas regulares de anatomia. |
“Modern and synchronized clinical anatomy teaching based on the BDIE method (board-digital dissection-imaging-evaluation)” |
Massalou et al.3030. Massalou D, Bronsard N, Hekayem L, Baqué P, Camuzard O. Modern and synchronized clinical anatomy teaching based on the BDIE method (board-digital dissection-imaging-evaluation). Surg Radiol Anat . 2022;44(5):803-8.Surgical and Radiologic Anatomy
|
Aulas com quadro de anotações sincronizado com dissecação digital e imagens reais receberam uma taxa de aprovação de 97%; e relatórios de melhoria de compreensão da anatomia e retenção para grande maioria, 90%. |
“Virtual dissection with clinical radiology cases provides educational value to first year Medical students” |
Darras et al.3131. Darras KE, Forster BB, Spouge R, Bruin AB, Arnold A, Nicolaou S, et al. Virtual dissection with clinical radiology cases provides educational value to first year Medical students. Acad Radiol. 2020;27(11);1633-40.Academic Radiology
|
Dissecação virtual para estudo de oitos condições clínicas, em demonstrações em pequenos grupos e no método PBL. Imagens melhoram a compreensão da doença, sua patologia, as relações radiológicas e a relevância clínica da anatomia nos casos. |
“Anatomy by whole body dissection as an elective: student outcomes” |
Huynh et al.3232. Huynh N, Burgess A, Wing L, Mellis C. Anatomy by whole body dissection as an elective: student outcomes. J Surg Educ. 2021;78(2):492-501.Journal of Surgical Education
|
Aquisição de conhecimentos e percepções sobre dissecação de corpo inteiro em pequenos grupos. Testes de verdadeiro/falso e identificação de estruturas antes e no final do curso mostraram forte melhora e percepções favoráveis. |
“Outcomes and satisfaction of two optional cadaveric dissection courses: a 3-year prospective study” |
Pais et al.3535. Pais D, Casal D, Mascarenhas-Lemos L, Barata P, Moxham BJ, Goyri-O’Neill J. Outcomes and satisfaction of two optional cadaveric dissection courses: a 3-year prospective study. Anat Sci Educ . 2017;10(2):127-36.Anatomical Sciences Education
|
Aquisição de conhecimento e percepções de dissecação de corpo inteiro em curso opcional de oito semanas. A análise quantitativa (testes) e a qualitativa (percepções) mostraram dados favoráveis à oferta de cursos complementares. |
“On behalf of tradition: an analysis of medical student and physician beliefs on how anatomy should be taught” |
Marom et al.3636. Marom A, Tarrasch R. On behalf of tradition: an analysis of medical student and physician beliefs on how anatomy should be taught. Clin Anat . 2015;28(8):980-4.Clinical Anatomy
|
Enquete nacional (Israel) com estudantes de Medicina, residentes e especialistas médicos sugeriu valorização dos métodos tradicionais de ensino de anatomia, particularmente dissecação cadavérica |
“Anatomy education and classroom versus laparoscopic dissection-based training: a randomized study at one medical school” |
ten Brinke et al.3737. ten Brinke B, Klitsie PJ, Timman R, Busschbach JJ, Lange JF, Kleinrensink GJ. Anatomy education and classroom versus laparoscopic dissection-based training: a randomized study at one medical school. Acad Med . 2014;89(5):806-10.Academic Medicine
|
Ensino baseado em dissecção com três grupos: palestras, dissecção com modelos laparoscópicos e ambos os métodos. Os grupos de dissecação tiveram melhor desempenho nos testes, mas não entre si. |
“Evaluating dissection in the gross anatomy course: correlation between quality of laboratory dissection and students outcomes” |
Nwachukwu et al.3838. Nwachukwu C, Lachman N, Pawlina W. Evaluating dissection in the gross anatomy course: correlation between quality of laboratory dissection and students outcomes. Anat Sci Educ . 2015;8(1):45-52.Anatomical Sciences Education
|
Avaliação da qualidade da dissecação realizada em equipes. Correlação com desempenho em exames regulares e no National Board of Medical Examiners (NBME), e objetivos de aprendizado por meio de questionário. Notas de exames práticos se correlacionaram positivamente com a qualidade da dissecação e com notas em teste escrito e do NBME. |