Acessibilidade / Reportar erro

O ensino médico no Brasil está mudando?

Is medical education changing in Brazil?

Resumo:

A efetividade das mudanças na educação no Brasil é discutida a partir das teorias de currículo. A primeira parte apresenta um breve resumo das teoria de currículo - dos primeiros estudos do início do século XX nos Estados Unidos até as perspectivas críticas dos anos 70 em diante na Europa. Representadas pelos trabalhos de Althusser, Apple e Giroux, entre outros, as abordagens críticas do currículo revelaram as relações entre poder político e conhecimento escolar, currículo e reprodução social. Na segunda parte a autora discute de que forma alguns parâmetros, como as novas metodologias de ensino e a integração de disciplinas, vêm sendo considerados isoladamente como indicativos de mudanças no ensino médico sem que sejam explicitados os referenciais teórico e político mais amplos que fundamentam essas propostas.

Descritores:
Educação médica - tendências

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com