“Visão de preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem no internato” |
Atenção Primária à Saúde (APS) e hospital |
2014/ Brasil/ SciELO |
• Qualitativo • Levantamento descritivo • Transversal |
Verificaram-se metodologias de ensino e de avaliação centradas no preceptor e no estudante. Os planos de ensino do internato, em geral, não descrevem um modelo de ensino ou metodologias a serem utilizados pelos preceptores, embora o projeto pedagógico do curso proponha uma perspectiva crítico-reflexiva de ensino. |
“Percepção sobre o internato de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelos preceptores do serviço na atenção básica: um estudo de caso” |
APS |
2017/ Brasil/ SciELO |
• Qualitativo Exploratório • Estudo de caso |
Os preceptores sentem-se reconhecidos e estimulados pelos alunos, mas não sentem a valorização pela chefia do serviço, que não libera espaço físico e horário para as atividades. Os preceptores desejam receber capacitação para a atividade, estreitando os vínculos com a universidade. |
“Qualificação como médico preceptor e a satisfação de seus clientes quanto à assistência recebida na UBS de origem” |
APS |
2017/ Brasil/ SciELO |
• Qualitativo/ quantitativo • Descritivo • Transversal |
Mais de 90% dos clientes atendidos pelos preceptores apresentam satisfação quanto à assistência recebida, e 80% dos médicos entrevistados relacionam a preceptoria como um instrumento para qualificar sua atividade profissional. |
“Avaliação discente de um internato médico em atenção primária à saúde” |
APS |
2016/ Brasil/ SciELO |
• Qualitativo/ quantitativo • Descritivo • Transversal |
A preceptoria foi considerada ótima (82%) ou boa (16,1%) em 98,1% dos casos. As críticas foram relacionadas a aspectos estruturais, como auxílio-transporte/alimentação e infraestrutura. |
“Preceptoria médica em serviço de emergência e urgência hospitalar na perspectiva de médicos” |
Hospital |
2016/ Brasil/ SciELO |
• Qualitativo • Estudo de caso • Descritivo • Transversal |
A preceptoria contribui muito para a formação profissional, como também enfrenta muitos desafios estruturais, o que evidencia uma reforma nas condições de trabalho e capacitação. |
“Curso de formação pedagógica para preceptores do internato médico” |
Não consta |
2012/ Brasil/ SciELO |
• Qualitativo /quantitativo • Descritivo exploratório |
Os egressos conseguiram aprimorar suas habilidades e colocar em prática na rotina de trabalho. A formação pedagógica para preceptores médicos foi considerada importante, necessária e factível para alcançar transformações desejáveis no ensino médico. |
“Uma avaliação do processo de formação pedagógica de preceptores do internato médico” |
Não consta |
2012 Brasil/ SciELO |
• Qualitativo • Descritivo • Transversal |
Relatou-se a importância do curso em sua formação pedagógica, pelo desconhecimento da função de preceptor. Ajudou na instrumentalização, na autoestima e na conduta pedagógica. |
“Recruitment and retention of community preceptors” |
Hospital |
2018/ Estados Unidos, Canadá/ MEDLINE |
• Quantitativo • Descritivo |
Os diretores de escolas médicas (n = 67%) têm dificuldade de manter ou recrutar preceptores, e 51% apresentam dificuldade relacionada à dependência de profissionais. Há competição com outros programas de preceptoria (n = 92%). Poucos diretores relataram a presença de incentivos financeiros e a viabilidade de recompensas em seus programas. |
“Implementing a logbook on entrustable professional activities in the final year of undergraduate medical education in Germany: a multicentric pilot study” |
APS e hospital |
2019/ Alemanha/MEDLINE |
• Qualitativo |
Aspectos para a implementação das EPA: processo de implementação do currículo das EPA e recursos necessários; processo de entrega; sessões de feedback com supervisores; percepção do papel dos alunos e supervisores; impacto geral das EPA nas condições de treinamento no ano prático. |
“Patient and preceptor attitudes towards teaching medical students in general Practice” |
APS |
2013/ Áustria/ SciELO |
• Quantitativo • Descritivo exploratório |
A motivação para ser um preceptor é impulsionada principalmente por valores pessoais e profissionais e não por incentivos econômicos. Além disso, os pacientes têm atitudes ainda mais positivas do que os preceptores em relação à presença dos alunos durante a consulta. |
“Community preceptor perspectives on recruitment and retention: the CoPPRR study” |
APS |
2019/ Estados Unidos/ MEDLINE |
• Qualitativo |
As motivações intrínsecas para permanecer no exercício da preceptoria perpassam a oportunidade de continuar aprendendo, a manutenção da habilidade de ensinar e a satisfação em dar retorno. Motivos extrínsecos para continuar sendo preceptor relacionam-se com reconhecimento. |
“Texting brief podcasts to deliver faculty development to community-based preceptors in longitudinal integrated clerkships” |
APS |
2018/ Estados Unidos/ MEDLINE |
• Quantitativo, quase experimental |
Houve aumento (não estatisticamente relevante) no uso das estratégias educacionais aprendidas. Poucos ouviram o total de podcasts. A maioria recomendaria aos colegas. |
“Electronic health record impacts on family medicine teachers: survey of third-year medical student clerkship preceptors at an academic medical center |
APS |
2017/ Estados Unidos/ MEDLINE |
• Método misto: qualitativo/ quantitativo |
Entre os pontos positivos, destacam-se a melhor visualização das informações do paciente, ensinar medicina baseada em evidência e feedback ao estudante. Os pontos negativos levantados foram redução do tempo na interação com o estudante e com o paciente e prejuízo na construção de habilidades clínicas pelo estudante. |
“Utility of an app-based system to improve feedback following workplace-based assessment” |
APS e hospital |
2017/ Inglaterra/ MEDLINE |
• Método misto: qualitativo/ quantitativo |
Viabilidade e aceitação positivas. A preservação das partes influenciou positivamente no feedback fornecido. A ausência de objetivo e destinatário claros atuou de forma negativa. O impacto educacional foi maior quando os preceptores detalharam as avaliações. |
“It’s all about relationships: A qualitative study of family physicians teaching experiences in rural longitudinal clerkships” |
APS |
2018/ Canadá/ MEDLINE |
• Qualitativo |
Observaram-se três aspectos: os preceptores desenvolveram relacionamentos pessoais e profissionais de confiança com os estudantes ao longo do tempo; a abordagem é pautada na relação da compreensão individual do estudante; os preceptores definem metas de aprendizagem de maneira colaborativa com os alunos, integrando-os no processo de aprendizado. |
“Desempeño del tutor en la formación del médico general” |
APS |
2013/ Cuba/SciELO |
• Método misto: qualitativo/ quantitativo |
A preparação do preceptor no processo de formação do médico generalista é caracterizada por preceptores que possuem uma vasta experiência como especialistas de grau I em medicina geral integral. Há prevalência de instrutores, e uma parcela importante não tem cargo de docente. |
“Aprendizagem baseada em problemas no internato: há continuidade do processo de ensino e aprendizagem ativo?” |
APS e hospital |
2015/ Brasil/SciELO |
• Qualitativo |
Necessidade de mudança de postura. O entendimento do processo pedagógico não está acontecendo gradativamente nessas atividades. Os preceptores, assim como os estudantes, são pouco ativos no processo de ensino e aprendizagem. |
“Contemporary teaching strategies of exemplary community preceptors - is technology helping?” |
APS |
2014/ Estados Unidos/ MEDLINE |
• Qualitativo |
Foram utilizadas estratégias de ensino como ajuste da instrução às necessidades do aluno e recursos tecnológicos para facilitar o ensino ambulatorial. Os preceptores gostavam de ensinar e consideravam isso gratificante. |
“Teaching points-do they occur and what do they contain? An observation study concerning the general practice rotation” |
APS e hospital |
2016/ Alemanha/ MEDLINE |
• Quantitativo |
Momentos de aprendizado ocorreram em 66,3% das consultas, divididos nas categorias: terapia, histórias clínicas, procedimentos diagnósticos, exame físico, fisiopatologia, diagnósticos diferenciais, fatores de risco e apresentação de casos. |
“Student-centred GP ambassadors: perceptions of experienced clinical tutors in general practice undergraduate training” |
APS |
2015/ Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia/ MEDLINE |
• Qualitativo |
Clínicos gerais descrevem suas habilidades como: complexas e diversificadas; os embaixadores da clínica geral são essenciais para o processo de recrutamento de uma nova geração de médicos para essa especialidade. Entendem que precisam de apoio, tempo e recursos para facilitar uma preceptoria sustentável e um bom ambiente de aprendizagem. |
“Effective learning in an ambulatory family medicine clerkship: a qualitative study of medical student midpoint feedback” |
APS |
2017/ Estados Unidos/ LILACS |
• Qualitativo |
A característica mais comum de aprendizagem eficaz identificada pelos entrevistados foi autonomia na prática. Outros temas proeminentes incluíram o estímulo do pensamento crítico e feedback. |
“Tobacco dependence treatment teaching by medical school clerkship preceptors: Survey responses from more than 1000 US medical students” |
APS e hospital |
2013/Estados Unidos/ MEDLINE |
• Quantitativo |
Foram relevantes a criação de modelos e o fornecimento de instruções claras sobre maneiras de fornecer aconselhamento sobre tabaco. Em contraste, fornecer feedbacks e objetivos claros para o tratamento da dependência do tabaco foi menos relevante. |
“Faculty verbal evaluations reveal strategies used to promote medical student performance” |
APS e hospital |
2011/ Estados Unidos/ MEDLINE |
• Qualitativo |
A falta de estrutura na história e no exame físico comumente dificulta a progressão. Os resultados ilustram como os preceptores multidisciplinares podem usar uma estrutura de avaliação comum para identificar estratégias para melhorar o desempenho e acompanhar longitudinalmente o desempenho dos alunos. |