Acessibilidade / Reportar erro

Temas para um Programa de Tutoria em Medicina: uma Investigação das Necessidades dos Alunos da FMUSP

Topics for a Mentoring Program in Medicine: a survey of student needs at the University os São Paulo School of Medicine

Resumo:

É fundamental a investigação das necessidades do aluno para subsidiar as intervenções a ele destinadas. Na implementação do Programa Tutores na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, os temas indicados pelos alunos para o programa mostram que, em todos os anos e desde o início do curso, estes buscam especialmente orientação relacionada ao futuro profissional. As questões de ensino-aprendizagem são muito importantes para aos alunos do ciclo básico e clínico, enquanto para os alunos do internato o tema “relação médico-paciente” é prioritário. O grupo de respostas relativas a “ser aluno de medicina” aparece depois, seguido por “ética médica”. Aparecem na sequência outros temas como “ser médico”, “termas médicos diversos”, “faculdade e universidade” e “medicina e sociedade”. Os temas menos citados pelo alunos em geral são aqueles relacionados à vida pessoais e termas fora da área médica. O temário elaborado teve um importante papel para os futuros tutores durante o seu treinamento: evidenciou as principais áreas de interesse dos alunos, mostrou as diferenças ao longo dos vários anos e permitiu vislumbrar as possíveis utilizações do espaço da tutoria.

Palavras-chave:
Estudantes de Medicina; Educação Médica; Tutoria

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com