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O Papel Transformador do Estudante de Medicina no Cenário da Endemia de Hanseníase no Brasil: Relato de Experiência

The Transformative Role of the Medical Student in relation to the Leprosy Endemic in Brazil: Case Report

RESUMO

Durante o Internato em Saúde da Comunidade, os acadêmicos de Medicina vivenciaram uma experiência em que foi possível desenvolver habilidades e atitudes na resolução de um caso de diagnóstico tardio de hanseníase. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, envolvendo uma Unidade Básica de Saúde da Família em Campo Grande (MS) e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O acompanhamento desta paciente permitiu reflexões e aprendizado quanto à necessidade de realizar exame físico e, com base em protocolos para diagnóstico e tratamento da hanseníase, assegurar o acompanhamento e seguimento de um caso que permaneceu por mais de dois anos sem tratamento apesar dos evidentes sinais clínicos da doença. Por outro lado, o analfabetismo, a ocupação e o espaço geográfico da paciente contribuíram para o agravamento do quadro. Este estudo de caso favoreceu uma visão ampliada da formação de profissionais, que praticaram a integração dos diferentes campos de conhecimento para garantir a assistência integral à paciente.

Educação Médica; Internato e Residência; Atenção Primária à Saúde; Hanseníase

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