Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica

Evaluation indicators in management and collective health in medical education

Elza de Fátima Ribeiro Higa Maria Lourdes Marmorato Botta Hafner Silvia Franco da Rocha Tonhom Elane de Fátima Taipeiro Haydée Maria Moreira Ana Paula Ceolotto Guimarães Osni Lázaro Pinheiro Sobre os autores

A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e sua organização curricular é orientada ao desenvolvimento de competência profissional e a um processo avaliativo critério-referenciado. Esta pesquisa tem por objetivo elaborar indicadores para avaliar o processo de ensino-aprendizagem nos âmbitos da gestão e da saúde coletiva, baseados na adaptação da proposta de Conferência de Consenso e descrever o caminho percorrido nessa elaboração. Com base na análise dos documentos institucionais que explicitavam o planejamento das atividades (cadernos de organização das séries) e nos critérios, formatos e instrumentos da avaliação nas diferentes séries e cenários de aprendizagem (Manual de Avaliação), foi elaborada a primeira matriz de indicadores, que continha a proposta curricular para o alcance da aprendizagem que embasara a análise dos especialistas e a realização da Conferência. Tal metodologia possibilitou entender, ampliar e aprofundar a avaliação nessas áreas específicas, o que poderá orientar a implementação das alterações curriculares necessárias, com ênfase em uma avaliação da aprendizagem comprometida com o processo formativo.

Indicadores; Avaliação Educacional; Avaliação de Desempenho


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