RESUMO
Contexto
A educação médica assíncrona via web, em Ambientes de Aprendizagem Virtual (AVA), cresceu muito, em virtude de suas diversas vantagens. Há várias configurações e métodos de instrução disponíveis. As propostas existentes são pouco estruturadas e/ou não são efetivamente utilizadas para o ensino de habilidades de diagnóstico para estudantes de graduação em Medicina, no Brasil. É necessário um método instrutivo robusto, com características pedagógicas positivas. Assim, propomos um método pedagogicamente estruturado para AVA, que inclui uma leitura inicial motivadora (Crônica Médica – CM) e um programa de construção de conhecimento, utilizando casos reais juntamente com recursos audiovisuais (Oficina Diagnóstica – OD). Objetivamos verificar a aceitação e a eficácia do método proposto na melhoria da capacidade diagnóstica dos estudantes de Medicina, em longo prazo.
Métodos
Foi desenvolvido um questionário de opiniões, dois materiais CM/OD e dois questionários de Conhecimento e Habilidades Diagnósticas (CHD) sobre acidente vascular encefálico e epilepsia. Dois grupos de estudantes de Medicina foram acompanhados neste estudo observacional longitudinal, em 2013. Os alunos responderam ao CHD1 e participaram de uma aula teórica tradicional, sobre um dos tópicos. Eles também acessaram um AVA para realizar o método CM/OD sobre um dos dois temas. O mesmo questionário (CHD2 e CHD3) foi aplicado, respectivamente, um mês e cinco-seis meses após o CHD1. Analisamos a média CHD1 de todos os alunos e as médias pareadas nos três momentos, dos que acessaram e daqueles que não acessaram o AVA. O questionário de opiniões foi aplicado e analisado por estatística descritiva.
Resultados
Oitenta e sete alunos participaram, mas seis foram excluídos por não responderem a todos os questionários. A média geral do CHD1 foi de 1,59 (desvio-padrão 0,71). Dos 81 participantes, 66 (81,5%) acessaram o AVA, mostrando melhora significativa nas habilidades de diagnóstico no CHD2 (média 5,65, p <0,05) e CHD3 (média 4,57, p < 0,05), com variações não significativas para aqueles que não acessaram. A CM foi considerada pelo menos boa para 62 alunos (94%), e 52 alunos (78,8%) julgaram que o gabarito disponível foi suficiente para sanar todas as dúvidas da OD.
Conclusões
O método CM/OD no AVA provou ser eficaz para melhorar a capacidade de diagnóstico dos estudantes de graduação em Medicina, em longo prazo, e foi bem aceito pelos alunos. Ele apresenta várias características pedagógicas positivas e pode ser replicado.
Educação em Saúde; Ensino; Medicina