Acessibilidade / Reportar erro

A contribuição do recurso audiovisual na educação em prevenção e colaboração para a detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço para acadêmicos de fonoaudiologia

Contribution of audiovisual resources to help undergraduate students in speech therapy in the early detection of head and neck cancer

TESES

A contribuição do recurso audiovisual na educação em prevenção e colaboração para a detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço para acadêmicos de fonoaudiologia

Contribution of audiovisual resources to help undergraduate students in speech therapy in the early detection of head and neck cancer

Mariana Pinheiro Brendim

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Mariana Pinheiro Brendim Rua Alceu Amoroso Lima, 65 - apto 901 Barra da Tijuca Rio de Janeiro CEP: 22631-010 RJ E-mail: marianabrendim@gmail.com

RESUMO

Este estudo investiga a contribuição do vídeo educativo para a formação dos estudantes de Fonoaudiologia no que diz respeito às ações de prevenção e colaboração para a detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço. Tomamos como cenário o curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Investigamos as condições de formação desses acadêmicos e os materiais audiovisuais disponíveis sobre câncer de cabeça e pescoço e a prevenção e/ou detecção precoce da doença. Realizamos análise documental do programa curricular deste curso e aplicamos questionários aos seus alunos e docentes, visando a uma aproximação das questões pertinentes à formação destes sujeitos. Objetivamos identificar algumas das origens e causas do despreparo do fonoaudiólogo, apontado pela literatura, em seu processo de formação para as ações de prevenção e detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço. Além disso, realizamos um levantamento nos principais catálogos e sites de materiais audiovisuais dos vídeos que abordam a temática. Esses materiais foram analisados por meio dos princípios da análise fílmica francesa e classificados segundo seu caráter preponderantemente informativo ou motivacional. Em seguida, selecionamos alguns desses vídeos, combinando diferentes modalidades e recursos estéticos audiovisuais, para serem exibidos em dois grupos focais em que procuramos avaliar a contribuição de elementos audiovisuais para a educação dos acadêmicos de Fonoaudiologia. Os questionários e grupos focais empregados na pesquisa foram submetidos à análise de conteúdo - análise temática e análise de avaliação. Os resultados desse trabalho indicam que uma lacuna curricular pode ser um dos fatores que originam a problemática educativa estudada. Foi possível identificar também uma lacuna na produção dos materiais audiovisuais - não foi encontrado nenhum material específico destinado ao estudante ou profissional fonoaudiólogo, apesar de o vídeo ser apontado pela pesquisa como uma das estratégias possíveis para a resolução dessa problemática.

Palavras-chave: Ética; Bioética; Socialização; Currículo; Educação superior; Formação de recursos humanos; Educação em odontologia

Key words: Ethics; Bioethics; Socialization; Curriculum; Education, Higher; Human Resources Formation; Education, dental

ORIENTADOR

Luiz Augusto Coimbra de Rezende

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Universida de Federal do Rio de Janeiro - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Rio de Janeiro, em 18 de fevereiro de 2009.

DISPONÍVEL EM:

Biblioteca de Recursos Instrucionais do Nutes/UFRJ.

Recebido em: 04/05/2009

Aprovado em: 04/05/2009

Formação ética na graduação em Odontologia: realidades e desafios

Ethical training in undergraduate dentistry training: realities and challenges

Mirelle Finkler

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Mirelle Finkler Rua Jair Silva, 50 - apto 502 Centro Florianópolis - SC CEP: 88020-715 E-mail: mirellefinkler@yahoo.com.br

RESUMO

Este estudo de caso analisa a dimensão ética do processo de formação profissional em Odontologia nos cursos de graduação brasileiros. O objeto de estudo foi delimitado por um marco conceitual, construído na interface dos conceitos de socialização primária, profissão e trabalho em saúde, formação em saúde, socialização profissional, currículo formal e oculto, formação ética e educação moral. Inicialmente, um questionário foi enviado a coordenadores de 15 cursos, buscando-se traçar um panorama sobre como a formação ética vem sendo desenvolvida. Os resultados apontaram um comprometimento pontual dos cursos com a dimensão ética da formação profissional, indicando ações isoladas e limitadas, pouco intencionais e planejadas. Esta análise permitiu a seleção de duas instituições para o aprofundamento do estudo, quando, por meio de análise documental, buscou-se conhecer os fatores que influenciam a formação ética presentes no currículo formal. Na última etapa, focalizaram-se os fatores presentes no currículo oculto, valendo-se de entrevistas semidirigidas, observações diretas e grupos focais. Os dados foram categorizados e reagrupados em três categorias temáticas - "modelos, mercado e poder"; "humanização"; e "ética no processo de socialização profissional" -, revelando os fatores que influenciam a formação ética no currículo real. Os resultados apresentaram as realidades vivenciadas nos cursos, confirmando a hipótese inicial de que a dimensão ética da formação profissional precisa ser mais bem desenvolvida para o pleno exercício da excelência profissional. O diálogo entre os dados, o marco conceitual e a pesquisadora apontaram então uma série de desafios que docentes e instituições precisam assumir no sentido de promoverem o desenvolvimento moral de seus estudantes e a vivência de valores humanizadores. Frente aos desafios, algumas estratégias são propostas para serem desenvolvidas pelos professores que assumem o compromisso com a formação integral do ser humano e com a formação profissional ética de que a sociedade necessita

Palavras-chave: Ética; Bioética; Socialização; Currículo; Educação superior; Formação de recursos humanos; Educação em odontologia;

Key words: Ethics; Bioethics; Socialization; Curriculum; Education, Higher; Human Resources Formation; Education, dental

ORIENTADOR

João Carlos Caetano

COORIENTADORA

Flávia Regina Souza Ramos

DEFESA DA TESE DE DOUTORADO

Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, em 27 de março de 2009.

DISPONÍVEL EM

http://www.tede.ufsc.br/teses/PODO0333-T.pdf

Recebido em: 04/05/2009

Aprovado em: 04/05/2009

  • Endereço para correspondência:
    Mariana Pinheiro Brendim
    Rua Alceu Amoroso Lima, 65 - apto 901 Barra da Tijuca
    Rio de Janeiro CEP: 22631-010 RJ
    E-mail:
  • Endereço para correspondência:
    Mirelle Finkler
    Rua Jair Silva, 50 - apto 502 Centro
    Florianópolis - SC CEP: 88020-715
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      21 Jan 2010
    • Data do Fascículo
      Dez 2009
    Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: rbem.abem@gmail.com