Acessibilidade / Reportar erro

Reflexão na Aprendizagem: Analise dos Estudantes de um Curso de Medicina

Reflection in Learning: a Study of Students win a Medical School

Resumo:

O propósito deste trabalho foi averiguar o perfil de reflexão na aprendizagem dos alunos do curso de medicina da Universidade de Brasília e descobrir suas relações com características dos aprendizes e do contexto do curso. O estudo envolveu 226 participantes, representando o alunado do curso, que responderam ao questionário Escala de Reflexão na Aprendizagem (ERA) em inquérito transversal. Os resultados mostram associações positivas e significantes entre a ERA e os índices de auto regulação, motivação para aprender, autoconfiança como aprendiz e valorização dos desfechos de aprendizado. Uma análise de regressão múltipla identificou cinco fatores de predição da pontuação da ERA: nível de auto regulação, valorização de desfechos do aprendizado, semestre de ingresso, etapa no curso e motivação para aprender. Participantes com disposição mais robusta para reflexão revelaram níveis significativamente mais elevados de rendimento acadêmico. Os achados realçam algumas condições de variação da disposição para reflexão em conexão com seus determinantes e efeitos no contexto da formação profissional.

Palavra-chave:
Educação Médica; Avaliação Educacional; Escolas Médicas; Questionários-utilização; Aprendizagem

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com