1. |
“A comparative study regarding distance learning and the conventional face-to-face approach conducted problem-based learning tutorial during the Covid-19 pandemic” |
Foo et al. (2021)99. Foo CC, Cheung B, Chu KM. A comparative study regarding distance learning and the conventional face-to-face approach conducted problem-based learning tutorial during the Covid-19 pandemic. BMC Med Educ. 2021;21(1):1-6. |
Hong Kong* |
0,949 |
Estudo retrospectivo comparativo |
O objetivo desse estudo foi comparar o desempenho de alunos que utilizaram tutoriais de ABP a distância com o de discentes que utilizaram a abordagem convencional presencial. |
Maior flexibilidade de tempo, maior pontuação nos exames, utilização de software de fácil manejo, formato das tutorias se permaneceram, superação de barreiras geográficas. |
Redução do envolvimento dos alunos com as aulas, comunicação reduzida entre professor e aluno, baixa motivação dos alunos, desafios técnicos e tecnológicos. |
Não houve randomização, e a comparação foi submetida a viés. |
2. |
“Undergraduate medical education amid Covid-19: a qualitative analysis of enablers and barriers to acquiring competencies in distant learning using focus groups” |
Reinhart et al. (2021)1010. Reinhart A, Malzkorn B, Döing C, Beyer I, Jünger J, Bosse HM. Undergraduate medical education amid Covid-19: a qualitative analysis of enablers and barriers to acquiring competencies in distant learning using focus groups. Med Educ Online. 2021;6(1):1-13 . |
Alemanha* |
0,947 |
Estudo de caso |
Explorar perspectivas, experiências, sentimentos e atitudes em relação ao curso único on-line para identificar facilitadores/motores e barreiras/desafios. |
Maior disponibilidade de tempo para prática de esportes, flexibilidade do tempo, maior tempo com entes próximos, comunicação aluno-professor mais intensa, feedback mais intenso dos professores, aquisição de conhecimento especializado e aplicado. |
Tempo prolongado em frente a telas, falta de contato social com colegas, dificuldade do professor em monitorar o aprendizado do aluno, falta de comunicação dos alunos com os pacientes, falta de treinamento prático, necessidade de os alunos terem autodisciplina para atingir o foco nos estudos. |
Abordaram-se os pontos de vista dos alunos e professores, e não houve resposta ao impacto específico do e-learning nos resultados dos pacientes ou nos comportamentos, nas habilidades ou nos conhecimentos dos profissionais de saúde. |
3. |
“Perceptions of medical students towards online teaching during the Covid-19 pandemic: a national cross-sectional survey of 2721 UK medical students” |
Dost et al. (2020)1111. Dost S, Hossain A, Shehab M, Abdelwahed A, Al-Nusair L. Perceptions of medical students towards online teaching during the Covid-19 pandemic: a national cross-sectional survey of 2721 UK medical students. BMJ Open. 2020;10(1):e042378. |
Reino Unido* |
0,932 |
Estudo transversal |
Investigar as percepções de estudantes de Medicina sobre o papel do ensino on-line na facilitação da educação médica durante a pandemia de Covid-19. |
Economia de tempo e dinheiro em relação às viagens, flexibilidade do tempo, capacidade de os alunos aprenderem no seu próprio ritmo, possibilidade de os alunos perguntarem no anonimato, diminuição da ansiedade dos alunos em relação às avaliações. |
Aulas pré-gravadas podem diminuir a comunicação com o professor em tempo real, distração dos familiares, dificuldades na conexão com a internet, prejuízo no contato com colegas, gerando ou potencializando ansiedade. |
Algumas escolas médicas podem ter sido representadas de forma desproporcional por causa da diferença do número de respostas. Além disso, alguns aspectos dependiam do fator memória, talvez introduzindo elementos de viés de memória. |
4. |
“A qualitative analysis of third-year medical students’ reflection essays regarding the impact of Covid-19 on their education” |
Kelly et al. (2021)1212. Kelly EL, Casola AR, Smith K, Kelly S, La-Cruz MSD. A qualitative analysis of third-year medical students’ reflection essays regarding the impact of Covid-19 on their education. BMC Med Educ . 2021;21(1):1-9. |
Estados Unidos* |
0,926 |
Estudo qualitativo |
Explorar como a Covid-19 impactou a estrutura diária da educação médica durante essa conjuntura crítica. |
Aprendizagem de lições práticas, como adaptar-se a ambientes de saúde novos ou dinâmicos, reformulação cognitiva das experiências, reavaliando-se as habilidades, os valores e os papéis, e liderança dentro da área médica. |
Diminuição no desenvolvimento de habilidades e na exposição de especialidades, frustração e apreensão na preparação para os exames. |
Os achados podem não ser generalizáveis, pois realizou-se o estudo em apenas uma Faculdade de Medicina, e a amostra foi composta predominantemente por pessoas brancas. Houve restrições de palavras na pergunta de redação, e foi solicitado a mantê-la “reflexiva”. Não foi possível triangular as respostas com outros dados da amostra. |
5. |
“Is remote near-peer anatomy teaching an effective teaching strategy? Lessons learned from the transition to online learning during the Covid-19 pandemic” |
Thom et al. (2021)1313. Thom ML, Kimble BA, Qua K, Wish-Baratz S. Is remote near-peer anatomy teaching an effective teaching strategy? Lessons learned from the transition to online learning during the Covid-19 pandemic. Anat Sci Educ. 2021;14(5):552-61. |
Estados Unidos* |
0,926 |
Estudo prospectivo com controles históricos |
Avaliar a eficácia do currículo de anatomia em relação ao ambiente de aprendizado presencial equivalente usando pontuações de avaliação do aluno e coletar as perspectivas dos alunos sobre o ambiente de aprendizado on-line, identificando suas limitações e potenciais áreas de melhoria. |
O currículo de anatomia de pares permaneceu impactante na mudança para o aprendizado remoto. O projeto do curso foi forte o suficiente para resultar em nenhuma diferença significativa nas pontuações de avaliação dos estudantes de Medicina após a transição para o aprendizado on-line. |
A satisfação do aluno é reduzida, e são notadas percepções mais negativas da qualidade do curso. |
Os resultados desse estudo refletem a experiência de uma única instituição e podem não ser generalizados para todas as faculdades de Medicina que utilizaram o NPT em sua transição para o ensino remoto de anatomia. |
6. |
“How the coronavirus disease 2019 pandemic changed medical education and deans’ perspectives in Korean medical schools” |
Park et al. (2021)1414. Park H, Lee YM, Ho MJ, Han HC. How the coronavirus disease 2019 pandemic changed medical education and deans’ perspectives in Korean medical schools. Korean J Med Educ. 2021;33(2):65-74. |
Coreia* |
0,916 |
Estudo observacional |
Explorou como as faculdades de Medicina coreanas responderam à pandemia de Covid-19 e as perspectivas dos reitores médicos sobre o que e como essas adaptações influenciam o presente e o futuro da educação médica. |
Possibilidade de oferecer aprendizagem individualizada, as reuniões on-line melhoraram a comunicação e aumentaram a transparência na tomada de decisões entre as partes interessadas. |
Presença de problemas técnicos, incluindo rede de internet e inexperiência do usuário de ensino on-line. |
A experiência em educação médica na Coreia pode não ser transferível para outros países mais graves ou em condições de menos recursos. Os resultados desse estudo foram obtidos pelos reitores e podem não refletir a perspectiva dos professores ou alunos. |
7. |
“Pre-graduation medical training including virtual reality during Covid-19 pandemic: a report on students’ perception” |
Ponti et al. (2020)1515. Ponti R, Marazzato J, Maresca AM, Rovera F, Carcano G, Ferrario MM. Pre-graduation medical training including virtual reality during Covid-19 pandemic: a report on students’ perception. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-7. |
Portugal* |
0,864 |
Estudo observacional |
Avaliar a percepção dos estudantes de Medicina sobre o treinamento totalmente on-line, incluindo cenários clínicos simulados durante a pandemia de Covid-19. |
A interação entre a turma e o tutor foi algo que se manteve, e a plataforma virtual foi considerada realista e útil. |
Dificuldade de acesso à plataforma e operação remota do software. |
Nenhuma avaliação adicional foi realizada sobre a experiência dos tutores e as oportunidades potenciais da modalidade de simulação virtual de pacientes. A junção de termos como “útil” e “realista” pode ter introduzido viés nos resultados inferidos. |
8. |
“A comparative study of online learning in response to the coronavirus disease 2019 pandemic versus conventional learning” |
Hanafy et al. (2021)1616. Hanafy SM, Jumaa MI, Arafa MA. A comparative study of online learning in response to the coronavirus disease 2019 pandemic versus conventional learning. Saudi Med J. 2021;42(3):324-31. |
Arábia Saudita* |
0,854 |
Estudo transversal comparativo |
Explorar a atitude e percepção de estudantes de graduação em Medicina e sua equipe em relação aos métodos educacionais (convencional versus on-line), e avaliar seu desempenho de acordo. |
Economia de tempo e feedback imediato após o exame. |
Dificuldades técnicas e aumento de fraudes e trapaças. |
Amostra retirada de um único instituto, o que ensombra a generalização dos resultados. A coleta de dados contou com ações autorrelatadas que nem sempre são objetivas. |
9. |
“Medical students’ acceptance and perceptions of e-learning during the Covid-19 closure time in King Abdulaziz University, Jeddah” |
Ibrahim et al. (2021)1717. Ibrahim NK, Al-Raddadi R, Al-Damarsi M, Al-Ghamdi A, Gaddoury M, Al-Bar HM, et al. Medical students’ acceptance and perceptions of e-learning during the Covid-19 closure time in King Abdulaziz University, Jeddah. J Infect Pub Health. 2021;14(1):17-23. |
Arábia Saudita* |
0,854 |
Estudo transversal |
Determinar a aceitação e as percepções dos estudantes de Medicina sobre o e-learning durante o período de isolamento em Jeddah por conta da Covid-19. |
O aprendizado on-line era adaptável e menos demorado do que o aprendizado em sala de aula. O tema do e-curso, o design instrucional do curso de e-learning, a motivação, a eficiência da comunicação e um LMS amigável foram facilitadores. |
Os estudantes concordaram que seus exames podem ser afetados pela baixa qualidade da internet. Os recursos são limitados, e há falta de preferência pessoal (atitude negativa) para o e-learning. Conhecimento de informática e treinamento inadequados. |
Tamanho de amostra pequeno. |
10. |
“Student satisfaction with videoconferencing teaching quality during the Covid-19 pandemic” |
Fatani (2020)1818. Fatani TH. Student satisfaction with videoconferencing teaching quality during the Covid-19 pandemic. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-8. |
Arábia Saudita* |
0,854 |
Estudo observacional |
Avaliar a satisfação dos alunos com a qualidade do ensino das sessões de discussão baseada em casos clínicos realizadas por meio do de vídeo conferencia |
Maior dinamicidade nas aulas e maior interação entre os próprios alunos e entre aluno e tutor. |
Dificuldades técnicas, como qualidade do som e conectividade com a internet. |
Foi realizado num grupo de estudantes do sexo masculino, em pediatria e em um único centro. As respostas podem ter sido limitadas por imprecisões e sujeitas a viés de memória. Nem todos os alunos foram expostos à mesma orientação ou ao mesmo estilo, à mesma habilidade ou competência de ensino on-line. Não se detalharam as taxas de retenção ou sucesso dos alunos. |
11. |
“The sudden transition to synchronized online learning during the covid-19 pandemic in Saudi Arabia: a qualitative study exploring medical students’ perspectives” |
Khalil et al. (2020)1919. Khalil R, Mansour AE, Fadda WA, Almisnid K, Aldamegh M, Al-Nafeesah A, et al. The sudden transition to synchronized online learning during the Covid-19 pandemic in Saudi Arabia: a qualitative study exploring medical students’ perspectives. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-10. |
Arábia Saudita* |
0,854 |
Estudo qualitativo |
Explorar as percepções de estudantes de graduação em Medicina sobre a eficácia do aprendizado on-line sincronizado na Unaizah College of Medicine and Medical Sciences, Qassim University, na Arábia Saudita. |
Aulas gravadas ajudaram a compreender melhor o conteúdo, economia de tempo, redução da ansiedade e maior tempo com entes próximos. |
Desafios metodológicos, como garantia de qualidade na entrega do conteúdo das palestras e questões de implementações, e dificuldades técnicas, como acesso à internet e falha do software de comunicação. |
Os achados desse estudo não podem ser generalizados, pois foi realizado em apenas uma Faculdade de Medicina. |
12. |
“Using Assessment Design Decision Framework in understanding the impact of rapid transition to remote education on student assessment in health-related colleges: a qualitative study” |
Jaam et al. (2021)2020. Jaam M, Nazar Z, Rainkie DC, Hassan DA, Hussain FN, Kassab SE, et al. Using Assessment Design Decision Framework in understanding the impact of rapid transition to remote education on student assessment in health-related colleges: a qualitative study. PLoS One. 2021;16(7):e0254444. |
Catar* |
0,848 |
Estudo qualitativo |
Investigar os desafios e processos locais envolvidos no planejamento de avaliações predominantes durante a pandemia de Covid-19 e como alunos e professores foram afetados pela mudança na estratégia de avaliação. |
O Assessment Design Decision Framework pode avaliar experiências relacionadas à avaliação do corpo docente e da perspectiva dos alunos. |
Aumento da carga de trabalho para o corpo docente e diminuição de avaliações por tarefas, o que reduziu o desempenho dos alunos. |
No estudo, os dados das faculdades foram agrupados. Heterogeneidade entre as faculdades nas abordagens de avaliação antes da transição para o ensino remoto. Foco apenas em um aspecto do processo educacional: as avaliações. |
13. |
“Challenges and opportunities from the Covid-19 pandemic in medical education: a qualitative study” |
Hayat et al. (2021)2121. Hayat AA, Keshavarzi MH, Zare S, Bazrafcan L, Rezaee R, Faghihi SA, et al. Challenges and opportunities from the Covid-19 pandemic in medical education: a qualitative study. BMC Med Educ . 2021;21(1):1-13 |
Irã** |
0,783 |
Estudo qualitativo |
Explicar os desafios e as oportunidades da pandemia de Covid-19 para a educação médica. |
Evitou a separação dos alunos do ambiente educacional, e o e-learning promoveu a qualidade da instrução graças ao aumento da quantidade de conteúdos documentados e ao autocontrole do estudo. |
Falta de comunicação entre aluno e professor, não comprometimento dos alunos com a assiduidade e o comportamento profissional nas aulas virtuais, e deficiências e problemas de infraestrutura. |
Estudo realizado em uma única universidade. Possibilidade de a pesquisa ter sido tendenciosa. |
14. |
“Necesidad de cambios en la educación médica y la percepción de profesores antes de la pandemia de Covid-19” |
Serra et al. (2021)2222. Serra ST, Taquette SR, Bteshe M, Corrêa LM, Mattos AVV. Necesidad de cambios en la educación médica y la percepción de profesores antes de la pandemia de Covid-19. Interface. 2021; 25 (Supl. 1):e200868. |
Brasil** |
0,765 |
Estudo qualitativo |
Reconhecer as mudanças que estavam sendo requeridas na educação médica em função da eclosão da crise sanitária e identificar qual percepção os professores tinham sobre esses assuntos. |
Maior autonomia do aluno facilita as interações e incentiva a aprendizagem colaborativa. A participação dos professores na construção coletiva do OSCE promoveu o diálogo entre as disciplinas e possibilitou a atualização de saberes, habilidade de comunicação e a flexibilidade para criar novas formas de escuta e de fala. |
Dificuldades com infraestrutura, desafios aos professores para lidar com as tecnologias, não superação da contradição professor-aluno, aulas de longa duração mais exaustivas virtualmente, dificuldades para a renovação metodológica ou busca de novos referenciais, aumento de sintomas de ansiedade, depressão, perda da qualidade do sono, aumento do uso de drogas e sintomas psicossomáticos pelos alunos, falta de acessibilidade digital, dificuldades para a educação on-line e aquisição de conteúdos nesse formato. |
Limitado ao universo de uma escola médica de natureza pública com modelo de ensino ainda tradicional. |
15. |
“A novel structure for online surgical undergraduate teaching during the Covid-19 pandemic” |
Chandrasinghe et al. (2020)2323. Chandrasinghe PC, Siriwardana RC, Kumarage SK, Munasinghe BNL, Weerasuriya A, Tillakaratne S, et al. A novel structure for online surgical undergraduate teaching during the Covid-19 pandemic. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-7. |
China** |
0,761 |
Estudo observacional |
Analisar a aceitação e atitude dos alunos em relação à abordagem de maximização de recursos de baixo custo. |
Possibilidade de aplicar aulas de professores nacionais e internacionais, e melhora do senso clínico e do interesse pela clínica médica. |
Baixa conectividade com a internet e limitação de acesso às plataformas de reuniões. |
Não houve. |
16. |
“Barriers and facilitators to online medical and nursing education during the Covid-19 pandemic: perspectives from international students from low- and middle-income countries and their teaching staff” |
Li et al. (2021)2424. Li W, Gillies R, He M, Wu C, Liu S, Gong Z, et al. Barriers and facilitators to online medical and nursing education during the Covid-19 pandemic: perspectives from international students from low- and middle-income countries and their teaching staff. Hum Resour Health. 2021 ;19(1):1-14. |
China** |
0,761 |
Estudo observacional |
Explorar a qualidade da educação on-line na China para estudantes internacionais de Medicina e Enfermagem de países de baixa e média rendas, bem como os fatores que influenciaram sua satisfação com a educação on-line durante a pandemia de Covid-19. |
Suporte de reprodução para os cursos on-line, capacidade de estudo independente, qualidade dos recursos do curso e facilidade de uso dos recursos do curso. |
Ausência de aulas experimentais/práticas e gravidade dos problemas econômicos. |
Amostra pequena. |
17. |
“Distance learning in clinical medical education amid Covid-19 pandemic in Jordan: current situation, challenges, and perspectives” |
Al-Balas et al. (2020)2525. Al-Balas M, Al-Balas HI, Jaber HM, Obeidat K, Al-Balas H, Aborajooh EA, et al. Distance learning in clinical medical education amid Covid-19 pandemic in Jordan: current situation, challenges, and perspectives. BMC Med Educ . 2020;20(1):1-7. |
Jordânia** |
0,729 |
Estudo transversal |
Explorar a situação do e-learning a distância entre estudantes de Medicina durante seus anos clínicos e identificar possíveis desafios, limitações, satisfação e perspectivas. |
Economia de tempo, flexibilidade das aulas e melhor interação com instrutores e colegas. |
Recursos técnicos e de infraestrutura. |
Incapacidade de medir os resultados educacionais ligados ao e-learning a distância e compará-los com o aprendizado tradicional |
18. |
Impact of the Covid-19 pandemic on medical education: medical students’ knowledge, attitudes, and practices regarding electronic learning” |
Alsoufi et al. (2020)2626. Alsoufi A, Alsuyihili A, Msherghi A, Elhadi A, Atiyah H, Ashini A, et al. Impact of the Covid-19 pandemic on medical education: medical students’ knowledge, attitudes, and practices regarding electronic learning. PLoS One . 2020 ;15(11):e0242905. |
Líbia** |
0,724 |
Estudo transversal |
Fornecer uma visão geral da situação vivida pelos estudantes de Medicina durante a pandemia de Covid-19 e determinar o conhecimento, as atitudes e as práticas deles em relação à educação médica eletrônica. |
Nível aceitável de conhecimento, atitudes e práticas em relação ao e-learning, potencial para alcançar estudantes de Medicina e transformar a formação médica, altos níveis de proficiência em informática e tecnologia da informação, e acesso a serviços de internet de quarta geração com uma conexão de internet aceitável ou boa. Tudo isso permitiu a continuidade da formação médica. |
Dificuldades financeiras ou técnicas na utilização de plataformas de e-learning, preocupação com a exposição ao Sars-CoV-2 durante seu treinamento clínico e com a transmissão viral na comunidade, dificuldade em saber a credibilidade e confiabilidade dos resultados obtidos em avaliações. |
Estudo realizado em um único país com configurações específicas. Por conta da natureza transversal do desenho do estudo, foi difícil separar os efeitos isolados da Covid-19 sobre as variáveis. |
19. |
“Online medical education in Egypt during the Covid-19 pandemic: a nationwide assessment of medical students’ usage and perceptions” |
Mortagy et al. (2022)2727. Mortagy M, Abdelhameed A, Sexton P, Olken M, Hegazy MT, Gawad MA, et al. Online medical education in Egypt during the Covid-19 pandemic: a nationwide assessment of medical students’ usage and perceptions. BMC Med Educ . 2022;22(1):1-13. |
Egito** |
0,707 |
Estudo observacional |
Caracterizar o uso e a percepção de estudantes de Medicina sobre educação médica on-line no Egito, bem como explorar a eficácia de diferentes modalidades de e-learning. |
Mais confortável por ser em casa, capacidade de aprender em seu próprio ritmo, mais flexível e economia de custos. |
Dificuldade de acesso à internet, os alunos não se sentiram à vontade para fazer perguntas e aumento de horas gastas. |
Não incluiu análise de fatores institucionais ou feedback do corpo docente. O número de alunos compartilhado na pesquisa não é um representante preciso do número total de alunos em cada universidade. |
20. |
“Assessment of online teaching as an adjunct to medical education in the backdrop of Covid-19 lockdown in a developing country: an online survey” |
Desai et al. (2020)2828. Desai D, Sen S, Desai S, Desai R, Dash S. Assessment of online teaching as an adjunct to medical education in the backdrop of Covid-19 lockdown in a developing country: an online survey. Indian J Ophthalmol. 2020 ;68(11):2399-403. |
Índia*** |
0,645 |
Estudo observacional |
Avaliar a conscientização sobre as aulas on-line e avaliar se elas podem ajudar no aprendizado no campo da medicina em meio ao bloqueio. |
Aumento do controle e do envolvimento individual com o conteúdo, flexibilidade, superação de barreiras geográficas e economia financeira. |
Ausência de experiência em tecnologia, dificuldade de conexão com a internet, distrações e tarefas domésticas, comunicação reduzida e ausência de práticas. |
Tamanho de amostra pequeno. O mesmo conjunto de perguntas foi feito para professores e alunos, o que pode resultar em algum viés. |
21 |
“Pilot of a questionnaire study regarding perception of undergraduate medical students towards online classes: process and perspectives” |
Menon et al. (2021)2929. Menon UK, Gopalakrishnan S, Unni CS, Ramachandran R, Poornima B, Sasidharan A, et al. Pilot of a questionnaire study regarding perception of undergraduate medical students towards online classes: process and perspectives. J Family Med Prim Care. 2021 ;10(5): 2016-21. |
Índia*** |
0,645 |
Estudo-piloto observacional |
Documentar o processo de um piloto para um estudo baseado em questionários sobre a percepção dos estudantes de Medicina de graduação em relação às aulas on-line em curso. |
Foram analisadas respostas de 30 alunos para o estudo-piloto. Com base na proporção do nível de satisfação (23,3%) e utilidade (23,3%) das classes on-line em andamento observadas |
|
Incentivam-se mais estudos que analisam a eficácia da aprendizagem on-line e da prestação de cuidados de saúde on-line nas áreas rurais e de atenção primária do país. |
22 |
“Perceptions of students regarding e-learning during Covid-19 at a private medical college” |
Abbasi et al. (2020)3030. Abbasi S, Ayoob T, Malik A, Memon SI. Perceptions of students regarding e-learning during Covid-19 at a private medical college. Pak J Med Sci. 2020 ;36(COVID19-S4): S57-S61. |
Paquistão*** |
0,557 |
Estudo observacional transversal |
O objetivo deste estudo foi determinar as percepções dos alunos em relação ao e-learning durante o lockdown. |
N/A |
No geral, 77% dos alunos têm percepções negativas em relação ao e-learning, e 76% dos alunos usam dispositivo móvel para seu e-learning. |
Os alunos não preferiram ensino presencial durante a situação de isolamento. Os membros da administração e do corpo docente devem tomar as medidas necessárias para melhorar o ensino eletrônico a fim de obter uma aprendizagem mais eficiente durante o bloqueio. |