Albuquerque et al.2020. Albuquerque CV, da Cruz D, Cicogna JIR, Lopes TJP, Stamm AMNF. Desenvolvendo o raciocínio clínico avançado na discussão de casos. 56o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Vitória; 2018. |
2018 |
Relato de experiência |
56º Cobem |
Discussão de casos. |
Almeida et al.3030. Almeida GSB, Gotardo DRM, Borges DFF, de Araújo MQ, Souza VS, Nogueira TQS. Curso de extensão teórico prático para desenvolvimento do raciocínio clínico na formação do estudante de medicina. 54o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Brasília; 2016. |
2016 |
Relato de experiência |
54º Cobem |
Liga acadêmica: minicurso de extensão: bases do raciocínio clínico (RC). |
Barillo1919. Barillo SFAL. Tecnologias e propostas ativas na educação em medicina: mapas conceituais e o raciocínio clínico. Dissertação de mestrado. Universidade Católica de Petrópolis. Petrópolis. 2020. |
2020 |
Pesquisa qualitativa |
Dissertação de mestrado |
Mapas conceituais: estudo de caso. |
Barillo et al.2828. Barillo SFAL, Graever L, da Silva Júnior JC, Grandis AF, de Sá PK. Professor, como eu aprendo a raciocinar? 57o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Belém; 2019. |
2019 |
Relato de experiência |
57º Cobem |
Implantação de disciplina de RC. |
Diehl et al.2626. Diehl LA, Soares FMC, Prado FA, Martin LMM. Case-based clinical reasoning education: relato de experiência. 57o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Belém; 2019. |
2019 |
Relato de experiência |
57º Cobem |
Uso da metodologia Case-Based Clinical Reasoning Education (CBCRE). |
Fornaziero et al.2121. Fornaziero CC, Gordan PA, Garanhani ML. O processo de ensino e aprendizagem do raciocínio clínico pelos estudantes de medicina da Universidade Estadual de Londrina. Rev Bras Educ Med . 2011;35(2):246-53 [acesso em 03 jan 2021]. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& . http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
|
2011 |
Pesquisa qualitativa |
Revista Brasileira de Educação Médica
|
Professor como modelo a ser seguido/discussão de casos no internato e PBL/conhecimento cognitivo sobre as doenças. |
Fornaziero et al.1717. Fornaziero CC, Gordan PA, Garanhani ML. Clinical reasoning of medical students in a public university in Brazil. Rev Bras Educ Med . 2012;36(4):463-9 [acesso em 22 nov 2021]. Disponível em: Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/606104 . http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/60610...
|
2012 |
Pesquisa qualitativa |
Revista Brasileira de Educação Médica
|
Desenvolvimento: importância das cadeiras básicas; aquisição da habilidade; dados epidemiológicos e conhecimento de sinais e sintomas. |
Gomes et al.2222. Gomes LO, Salomão AFS, Ramos AAM. O raciocínio clínico como forma de aprendizagem entre estudantes de medicina: um relato de experiência. 58o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Congresso virtual. 2020. |
2020 |
Relato de experiência |
58º Cobem |
Grupo de estudos sobre RC com discussão de teoria e casos. |
Landim et al.1818. Landim DMP, Moreno Neto JL, Soares JFS. Raciocínio clínico: percepções e práticas de estudantes de medicina. Rev Bras Educ Med . 2021;45(1):1-8 [acesso em 18 nov 2022]. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& . http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
|
2021 |
Pesquisa qualitativa |
Revista Brasileira de Educação Médica
|
Falta de conhecimento teórico sobre RC. |
Noll e Gerbase4040. Noll G, Gerbase M. Mapas conceituais como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio clínico. 55o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Porto Alegre; 2017. |
2017 |
Relato de experiência |
55º Cobem |
Uso de mapas conceituais para desenvolver e exercitar RC. |
Oliveira et al.2323. de Oliveira SM, de Oliveira AM, Amaral JPF, da Silva CHM, Oliveira LM, Sato YAS. Sessão ética-anatomoclínica: a importância do raciocínio clínico na formação médica. 56o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Vitória; 2018. |
2018 |
Relato de experiência |
56º Cobem |
Discussão de casos. |
Porto |
2017 |
Ensaio |
Revista Médica de Minas Gerais
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Maneira segmentada de ensino/RC se aprende em quatro etapas. |
Prado et al.3333. Prado FA, Gordan PA, Diehl LA. Ensino médico, internet e mídias sociais: a experiência de um blog sobre raciocínio clínico. 57o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Belém; 2019. |
2019 |
Relato de experiência |
57º Cobem |
Uso de blog/mídias sociais. |
Queiroz et al.2424. de Queiroz IKF, Teixeira RMD, da Fonseca RV, Nogueira LMM, Lima FS. Raciocínio clínico como metodologia no processo de ensino-aprendizagem do estudante de medicina da Universidade Potiguar: um relato de experiência. 56o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Vitória; 2018. |
2018 |
Relato de experiência |
56º Cobem |
Disciplina de RC com parte teórica + discussão de casos. |
Rafael et al.2727. Rafael APSC, Aragão JCS. Uso do TBL na indução de raciocínio clínico. 56o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Vitória; 2018. |
2018 |
Relato de experiência |
56º Cobem |
Uso do TBL em emergências. |
Ramos et al.4141. Ramos ALC, Peña SS, Leonardo F, Pessoas HA, de Almeida FE. Oficina de raciocínio clínico: das teorias ao Sparc Model. 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Congresso virtual; 2020. |
2020 |
Relato de experiência |
58º Cobem |
Oficina: teoria e casos. |
Remor et al.3131. Remor AAC, Stamm AMNF, Battistella C, Lopes DM, Bregagnollo GH. Frente de capacitação de uma liga acadêmica de medicina interna. 50o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. São Paulo; 2012. |
2012 |
Relato de experiência |
50º Cobem |
Liga acadêmica: discussão de casos clínicos. |
Sales et al.2929. de Sales ACV, Lucas IC, dos Santos LAR. Implementação da disciplina de raciocínio clínico em um curso médico: um relato de experiência. 57o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Belém; 2019. |
2019 |
Relato de experiência |
57º Cobem |
Disciplina de RC que integra os conhecimentos básicos com sinais e sintomas. |
Sarris et al.3232. Sarris AB, Dornelles CF, Reis ESS. Liga acadêmica de raciocínio clínico e diagnóstico diferencial: aliando prática médica à teoria em extensão universitária. 53o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro; 2015. |
2015 |
Relato de experiência |
53º Cobem |
Liga scadêmica de RC: sinais, sintomas e discussão de casos. |
Silveira et al.2525. Silveira ME, Emídio RE, Paixão LR, Cardoso RAR, e Silva ACS, Maksud FAN. Dinâmica de raciocínio clínico em discussão de casos na disciplina de semiologia. 49o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Belo Horizonte; 2011. |
2011 |
Relato de experiência |
49º Cobem |
Discussão de casos com elaboração de hipóteses diagnósticas (HD) e posterior justificativa das HD. |
Souza et al.4242. Souza GH, Paiva L, Pelucio EB, Aguiar GV, da Silva CHM. Oficina de raciocínio clínico: uma proposta do grupo PET medicina. 57o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica. Belém; 2019. |
2019 |
Relato de experiência |
57º Cobem |
Oficina de RC com discussão de casos. |