Acessibilidade / Reportar erro

Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica

Attitudes of Graduating Medical Students toward Relevant Aspects of Medical Practice

Resumo:

Por quatro anos consecutivos, avaliaram-se as atitudes de formandos em Medicina frente a aspectos relevantes ao exercício dessa profissão. Como as turmas avaliadas correspondiam a dois diferentes currículos, foi avaliado o possível efeito de uma reformulação curricular sobre as atitudes dos estudantes. Empregou-se escala do tipo Likert validada e testada, com 52 itens agrupados em seis fatores.

Não houve diferenças consideráveis entre as quatro turmas, o que permitiu agrupar os resultados dos quatro anos em um conjunto único de 317 graduandos. Os resultados revelaram atitudes predominantemente positivas frente a 1) aspectos emocionais em doenças orgânicas; 2) atenção primária à saúde; 3) outros aspectos da atuação médica na comunidade. Foram detectadas atitudes indefinidas ou conflitantes frente a ;4) morte ;5) doença mental; 6) contribuição do médico ao avanço científico de Medicina. Não houve diferenças significativas entre as turmas correspondentes aos dois currículos de graduação. Concluiu-se que os graduandos em Medicina apresentam atitudes positivas frente a três dois seis aspectos abordados, o que indica consecução dos correspondentes objetivos educacionais. A ausência de diferenças entre os graduandos das duas estruturas curriculares sugere que as tendências atitudinais detectadas refletem valores mais arraigados na cultura da instituição. A ausência de atitudes claramente positivas frente a alguns dos aspectos avaliados segura a necessidade de intervenções educacionais específicas.

Palavra-chave:
Atitude; Currículo; Psicometria; Avaliação Educacional; Estudantes de Medicina

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com