Acessibilidade / Reportar erro

Validação de Modelo de Treinamento para Realização de Nós e Pontos Laparoscópicos em Ambiente de Simulação

Resumo:

Introdução:

O objetivo deste estudo foi avaliar a progressão da competência, a curva de aprendizagem e o grau de satisfação com o modelo de treinamento de estudantes de Medicina submetidos a capacitação para realização de pontos laparoscópicos em simulador.

Método:

Trata-se de estudo prospectivo, longitudinal, intervencionista, realizado de abril de 2016 a julho de 2017, com participação de 52 estudantes de Medicina do Centro Universitário Christus, de Fortaleza, Brasil, do primeiro ao terceiro ano, submetidos a treinamento teórico prático, sistematizado, metodizado, com progressão de habilidades para realização de pontos laparoscópicos em ambiente de simulação, em quatro etapas com duração total de 16 horas. Foi estabelecida a tarefa de realizar pontos laparoscópicos, com cinco seminós, nas etapas inicial e final, em molde de sutura, em simulador de cavidade abdominal, em 18 minutos. Os desfechos principais foram o tempo e a qualidade de execução. Os estudantes foram avaliados antes da primeira e depois de todas as etapas do treinamento quanto à quantidade e qualidade dos pontos ou quanto ao conteúdo da estação e satisfação com o modelo de treinamento. Realizaram-se os testes ANOVA e T de Student para as amostras independentes e o teste do qui-quadrado para as categóricas. Para variáveis com medidas seriadas, utilizou-se o modelo linear geral. Utilizaram-se modelos binomiais univariados nas variáveis de avaliação do modelo de treinamento. Foram considerados significativos os valores de p menores que 0,05.

Resultados:

Analisaram-se os valores das medianas, entre a primeira e última etapas do treinamento, do número de seminós (0,0 e 15,0) e pontos laparoscópicos (0,0 e 3,0), da adequação dos tamanhos dos cotos dos fios (0,0 e 11,0), do número de seminós iniciais ajustados (0,0 e 3,0) e sequenciais ajustados (0,0 e 24,0). Houve significância estatística em todos os parâmetros avaliados (p < 0,001). A curva de aprendizagem mostrou que 99,1% dos estudantes atingiram a competência. O grau de avaliação satisfatória do modelo de treinamento foi considerado bom ou ótimo em 97% ou mais, com relevância estatística em oito das dez afirmações avaliadas.

Conclusões:

O estudo revelou que os alunos apresentaram progressão na competência e evolução na curva de aprendizagem. O grau de satisfação dos estudantes em relação às etapas do modelo de treinamento foi muito significativo.

Palavras-chave:
Cirurgia laparoscópica; Treinamento por Simulação; Educação Médica; Suturas

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com