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A Importância da Identificação dos Estilos de Aprendizagem na Educação Médica

RESUMO

A aprendizagem é uma construção complexa que envolve diversos fatores, principalmente a interação entre professores e alunos no processo de ensino/ aprendizagem. Entender como os alunos aprendem e quais fatores influenciam o desempenho acadêmico são informações essenciais para o planejamento das aulas, além de permitir um melhor aproveitamento do potencial de aprendizado e desempenho dos alunos. A capacidade de modificar construtivamente o comportamento de uma pessoa depende de quão bem combinamos nossas experiências, reflexões, conceituações e estratégias para desenvolver o processo de mudança. Isso parece particularmente relevante na educação médica, na qual se espera que os alunos retenham, processem e apliquem grandes quantidades de informação durante todo o período de treinamento. Ao longo dos anos tem havido uma mudança gradual na educação médica de uma abordagem de aprendizagem passiva para uma abordagem de aprendizagem ativa. Para fortalecer o ambiente de aprendizado, os educadores precisam estar cientes dos diferentes estilos de aprendizado de seus alunos e, desta forma, adaptar estratégias e metodologias pedagógicas que aprimoram o processo de aprendizagem. No entanto, o espaço de reflexão sobre o processo de ensino ainda é incipiente nas instituições de ensino superior no Brasil. O presente artigo propõe uma revisão crítica sobre a importância da identificação dos estilos de aprendizagem dos alunos no ensino médico de graduação. Existem diferentes ferramentas para avaliar estilos de aprendizagem. Diferentes estilos podem coexistir em equilíbrio (estilo multimodal) ou predominar (estilo unimodal) no mesmo indivíduo. Avaliar os estilos de aprendizagem dos alunos pode ser uma ferramenta útil na educação, uma vez que é possível analisar as vias sensoriais mais favoráveis para assimilar e processar os conhecimentos, influenciando positivamente o processo de aprendizagem. No último século, a educação médica vem postulando novos desafios para melhorar o processo de aprendizagem através da reforma curricular. Além disso, impulsionou mudanças cruciais no campo da educação médica, transformando um modelo de ensino passivo, previsível e centrado na figura do professor em um modelo de aprendizagem ativo, centrado no aluno, interativo e baseado em problemas.

Educação; Educação Superior; Ensino; Metodologias de Ensino; Aprendizagem; Estilos de Aprendizagem

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