Acessibilidade / Reportar erro

Projeto Terapêutico Singular no manejo de casos complexos: relato de experiência no PET-Saúde Interprofissionalidade

Resumo:

Introdução:

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) surgiu em 2008, numa parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, com o propósito de fomentar a integração ensino-serviço-gestão-comunidade e oportunizar vivências para profissionais, estudantes, professores e usuários dos serviços, em consonância com as necessidades do SUS. A nona edição (2019-2021) do programa teve como tema a interprofissionalidade. Este relato objetiva compartilhar a aprendizagem interprofissional a partir da experiência de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) para um caso complexo dentro das atividades do PET-Saúde de uma universidade da Região Centro-Oeste, realizado em uma unidade de saúde da família (USF), em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul (MS).

Relato de experiência:

Participaram desta experiência acadêmicas de um grupo tutorial do PET-Saúde Interprofissionalidade, preceptoras, profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (Nasf-AP), e tutora, docente de uma Faculdade de Medicina. O PTS foi desenvolvido com paciente idosa, com polifarmácia, com as seguintes condições crônicas: diabetes mellitus (DM), depressão (DEP) e hipertensão arterial sistêmica (HAS). A paciente foi acompanhada durante o período de agosto de 2019 a fevereiro de 2020, anterior à pandemia da Covid-19, em uma USF, em Campo Grande-MS, selecionada pela equipe em virtude da complexidade do caso.

Discussão:

Por meio do PTS, o grupo teve a oportunidade de avaliar, auxiliar e executar práticas para fortalecer o “projeto de felicidade” da paciente. O PTS permite a intersubjetividade entre equipe e paciente, centrando-se não apenas nas doenças, mas também no indivíduo. As visitas domiciliares realizadas proporcionaram momentos de escuta para a condução do cuidado em conformidade às necessidades sentidas e não sentidas pela usuária. Na prática do PTS, presta-se cuidado integral, focado no indivíduo, de modo a apresentar as potencialidades na educação permanente e no trabalho em equipe interprofissional, compartilhar saberes, aprimorar a sustentabilidade do cuidado e, consequentemente, qualificar a assistência em saúde, corroborando os resultados obtidos nesta experiência.

Conclusão:

A participação no programa permitiu vivências antes ausentes na graduação, como o contato com os diferentes cursos da saúde, a prática nos cenários reais do SUS e a aplicação dos conceitos vistos apenas na teoria, como o atendimento humanizado e olhar integral, além da comunicação com a equipe e paciente.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Diabetes Mellitus; Pé Diabético; Hipertensão; Assistência Centrada no Paciente

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com