RESUMO
Introdução A comunicação de má notícia, embora frequente entre os profissionais de saúde e seus pacientes, ainda é considerada tarefa extremamente difícil. Essa habilidade de dar informação é um dos principais determinantes da relação médico-paciente.
Objetivo Considerando a necessidade de promover espaços acadêmicos que proporcionem a aprendizagem da comunicação de notícia difícil, o presente estudo objetivou avaliar a percepção de um grupo de residentes de Clínica Médica quanto ao interesse pelo ensino e aprendizagem de comunicação, assim como suas habilidades de dar notícia difícil, antes e após uma oficina de comunicação de má notícia.
Métodos Todos os médicos residentes do primeiro ano de Clínica Médica de um hospital-geral, em Belém, Pará (Brasil), foram convidados a responder a um questionário composto por dados sociodemográficos e perguntas sobre a sua prática de comunicação, além da versão da Escala de Atitudes e Habilidades de Comunicação (Communication Skills Attitude Scale) que aborda o interesse pela aprendizagem das habilidades comunicacionais. O questionário e a escala foram aplicados em dois momentos: antes e após a oficina teórico-prática de comunicação de má notícia, elaborada para esta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa. Os dados quantificados foram tratados estatisticamente por meio do teste de Wilcoxon (avaliação do escore do CSAS) e Qui-Quadrado e Teste G de aderência (variáveis quantitativas do questionário sobre habilidades de comunicação). A avaliação qualitativa foi feita pela análise de conteúdo de Bardin.
Resultados Dez médicos residentes participaram da pesquisa. Os resultados demonstraram, após a participação na oficina, melhora na percepção dos residentes quanto à prática de comunicação de notícia difícil (em 80% dos participantes) e nas atitudes relacionadas ao interesse pela aprendizagem de comunicação (CSAS = 99,5 e 105, antes e após a oficina, respectivamente – p = 0,0039).
Conclusão Um efeito positivo na percepção dos participantes quanto às habilidades de comunicação e seu interesse pelo aprendizado de tais habilidades foi identificado após uma intervenção focalizada no contexto da comunicação de má notícia.
–Comunicação; –Barreiras de comunicação; –Ensino; –Relações Médico-Paciente
p = 0,0039†. Wilcoxon Test. CSAS: Communication Skills Attitude Scale. †Statistically significant. Source: Research protocol, 2017.
p = 0.0020† (positive) e p = 0.2461 (negative). Wilcoxon Test. CSAS: Communication Skills Attitude Scale. †Statistically significant. Source: Research protocol, 2017.
p = 0,0078†. McNemar Test. †Statistically significant. Source: Research protocol, 2017.
p = 0.9772 (1st), p = 0.0002† (2nd), p = 0.4955 (3rd). Chi-square of adhesion. †Statistically significant. Source: Research protocol, 2017
p = 0.0011† (1st), p = 0.4955 (2nd), p = 0.0020† (3rd). Chi-square of adhesion. †Statistically significant. Source: Research protocol, 2017.