Acessibilidade / Reportar erro

Implantação de mentoria on-line em uma faculdade de medicina durante a pandemia da Covid-19

Implementation of online mentoring at a medical school during the Covid-19 pandemic

Resumo:

Introdução:

Com a interrupção das aulas presenciais nas escolas médicas ocasionada pela pandemia da doença pelo novo coronavírus, verificou-se que os alunos ingressantes no primeiro ano de Medicina de uma faculdade pública brasileira apresentavam maior vulnerabilidade social e psicológica devido aos vínculos pouco consolidados com colegas e com o ambiente acadêmico. Observou-se que os fatores de estresse relacionados às adaptações ao contexto universitário se intensificaram, tornando essa turma prioritária para o desenvolvimento de intervenções emergenciais de suporte e acolhimento. Este trabalho relata um projeto-piloto de mentoria entre professores e alunos em ambiente virtual, visando à sua posterior institucionalização como atividade regular. Descreve etapas de implantação, desenvolvimento, resultados iniciais e perspectivas.

Relato de experiência:

Foi desenvolvida uma mentoria on-line entre alunos e professores, em que utilizou a dinâmica de grupos de reflexão como estratégia metodológica. Por meio de redes sociais e reuniões on-line, alunos e professores foram convidados a participar do projeto, que contou com seis docentes, um preceptor e 29 alunos, além da equipe coordenadora. Realizou-se uma capacitação on-line de professores com conteúdos teóricos e simulações, objetivando delimitar o papel deles, os objetivos, o enquadre e as especificidades de uma mentoria remota. A avaliação final da atividade foi feita por professores e alunos.

Discussão:

As medidas de distanciamento social evidenciaram a necessidade de oferecer oportunidades de aprendizagem e de convívio mediadas por plataformas digitais. Comprovou-se a adesão de alunos e professores à mentoria na modalidade on-line, e observou-se a sua potencialidade para fomentar uma relação aluno-professor baseada na troca de ideias, reflexão e suporte social. Constatou-se também um incremento da motivação para a adesão ao curso.

Conclusão:

A mentoria on-line proporcionou benefícios aos participantes, corroborando resultados de experiências no modelo tradicional presencial, e instigou a realização de pesquisas que aprofundem a investigação sobre a sua eficácia e relevância para a formação médica.

Palavras-chave:
Educação Médica; Tutoria; Estudantes de Medicina; Epidemia pelo Novo Coronavírus

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com