TESES
Hipócrates vai ao cinema: a sétima arte e a formação bioética do médico
Hippocrates goes to the movies: the seventh art and the medical bioethical formation
Pedro Henrique Netto Cezar
Centro Universitário Serra dos Órgãos, Teresópolis, RJ, Brasil
Endereço para correspondência ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA Pedro Henrique Netto Cezar Av. Alberto Torres, 111 Alto - Teresópolis CEP 25964-000 RJ E-mail: pedrohnc@uol.com.br
RESUMO
A necessidade de formar médicos capazes de atender as demandas da população vem resultando em mudanças na educação médica com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCN) , destacando-se, neste bojo, a utilização de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA), especialmente a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Problematização. Tais metodologias centram o processo da construção do conhecimento na figura do estudante, o qual apresenta possibilidades de desenvolver um perfil crítico em relação à própria prática, tornando-se capaz de reconhecer o sujeito sob os aspectos biopsicossociais. Com isso, torna-se necessária a discussão de temas atinentes à bioética, conforme definido nas DCN. O escopo desta dissertação consistiu em realizar um estudo teórico-empírico sobre o uso do cinema no bojo das MAEA para ensino de bioética no curso de graduação em Medicina de uma instituição de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados foram divididos em três artigos, assim dispostos: (1) "Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista", que se refere à revisão bibliográfica acerca dos processos de mudanças nos cursos médicos brasileiros; (2) "O cinema e o ensino da bioética no curso de graduação em medicina", que diz respeito a um estudo teórico acerca da importância do cinema enquanto "ferramenta" pedagógica na educação médica, visando à discussão de temas relacionados à ética e à bioética; (3) "A sétima arte e a arte de viver: o cinema e o ensino de bioética no curso de graduação em medicina, em um contexto de aprendizagem baseada em problemas", atinente à descrição da atividade empírica realizada, na qual estudantes trabalharam filmes de cinema utilizando os sete passos da ABP. Concluiu-se que o cinema constitui um importante instrumento para o ensino de bioética, estimulando os estudantes a refletir sobre questões bastante próximas da sua realidade, aspecto essencial para sua vida profissional. O emprego da ABP representou um ganho a mais para a atividade, pela possibilidade de construção de questões de aprendizado e por permitir a criação de um espaço voltado para o debate.
Recebido em: 07/09/2012
Aprovado em: 02/10/2012
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Siqueira Batista.
Defesa de Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em 13 de setembro de 2010.
Disponível nas bibliotecas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e Centro Universitário Serra dos Órgãos.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
18 Jun 2013 -
Data do Fascículo
Mar 2013