Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina

Design Thinking in Restructuring the Assessment System of a Medical Course Discipline

João Carlos de Souza Côrtes Júnior Maria Cristina Almeida de Souza Marlon Mohamud Vilagra Paula Pitta de Resende Côrtes Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra Patrícia Zen Tempski Sobre os autores

Resumo:

Introdução:

A construção de conhecimento é facilitada pela utilização de metodologias inovadoras, centradas no estudante e que lhes permitam participar da elaboração de propostas para soluções de problemas reais. O design thinking (DT) é um processo que propõe a busca, de forma empática, colaborativa e criativa, de soluções para problemas complexos. Neste relato de experiência, aplicou-se o DT à educação médica como um recurso para que a comunidade acadêmica participasse diretamente da qualificação do ensino.

Método:

Trata-se de relato de experiência com a utilização do DT na reestruturação do sistema de avaliação de uma disciplina em um curso de graduação em Medicina.

Resultado:

Foi possível viabilizar soluções a partir da prototipagem, de maneira compartilhada e colaborativa, que resultaram na otimização da qualidade do processo avaliativo da disciplina, com a adoção de novos métodos.

Conclusão:

O DT aplicado ao campo da educação médica permitiu a reflexão sobre um processo inovador e a operacionalização dele na reestruturação da avaliação do conteúdo programático de uma disciplina no curso de graduação em Medicina.

Palavras-chave:
Criatividade; Educaçمo Médica; Empatia

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com