Almeida et al.15
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Brasil |
2012 |
Estudo fenomenográfico |
Apreender as concepções dos docentes sobre seu papel na ABP mediante questionários. |
Maior responsabilidade com a aprendizagem do estudante, participação ativa do docente na construção curricular, falta de envolvimento docente e inexperiência docente com a ABP. |
Bergman et al.20
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Holanda |
2013 |
Estudo fenomenográfico |
ABP na aprendizagem de Anatomia em alunos do 2o, 3o, 4o e 6o ano de Medicina. |
Os alunos se motivaram quando expostos aos pacientes. A repetição do assunto elevou o conhecimento, porém somente a ABP não foi considerada um método efetivo para o estudo de Anatomia. |
Duarte et al.18
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Brasil |
2013 |
Relato de experiência |
Relatar a estrutura conceitual e os casos usados, o papel do tutor, os desafios encontrados e os métodos de avaliação utilizados. |
Aplicação ao ensino de ciências básicas com efetividade. |
Gingerichet at.19
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Canadá |
2012 |
Estudo retrospectivo |
Comparar tutores médicos e não médicos na ABP na graduação médica. |
Tutores não médicos podem ser usados na ABP no ensino médico sem afetar negativamente os resultados nas avaliações escritas dos mesmos. |
Millan et al.11
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Brasil |
2012 |
Estudo fenomenográfico |
Autoavaliação de alunos de internato sobre o currículo tradicional versus ABP. |
Alunos do currículo tradicional se viram mais bem preparados nos aspectos sociais da doença, habilidades médicas e conceitos éticos do que aqueles submetidos à ABP. |
Nanda et al.13
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Índia |
2013 |
Estudo comparativo prospectivo |
Comparar ABP versus métodos tradicionais em alunos do 1o ano de Medicina. |
ABP teve maiores escores em relação à eficiência do aprendizado, mas reconhecem certos benefícios da pedagogia tradicional. |
Nouns et al.12
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Alemanha |
2012 |
Estudo retrospectivo |
Comparar o desenvolvimento e a retenção do conhecimento em ciências básicas entre estudantes com currículo tradicional e ABP. |
Nos primeiros três semestres, alunos do currículo tradicional obtiveram melhor desempenho, porém o crescimento foi se reduzindo após; alunos de ABP mostraram progresso constante, mas não houve diferença entre os dois grupos. |
Oliveira et al.16
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Brasil |
2012 |
Estudo fenomenográfico |
Concepção dos tutores e estudantes sobre a avaliação formativa. |
A definem como diagnóstica, dialógica, solucionadora de deficiências, mas em contrapartida tem dificuldades no desempenho de docentes e estudantes. |
Preeti et al.9
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Índia |
2013 |
Estudo prospectivo |
Comparar a efetividade da ABP com o aprendizado baseado no método convencional. |
ABP garante melhor prática médica, habilidade de criar interesse e compreensão subjetiva. |
Shankar et al.17
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Holanda |
2014 |
Estudo fenomenográfico |
Uso de instrumento para avaliar a percepção dos estudantes em relação à efetividade da ABP. |
O uso do instrumento de avaliação foi aprovado, a percepção dos alunos sobre a ABP em pequenos grupos foi positiva. |
Sultan Ayoub Meo8
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Arábia Saudita |
2013 |
Estudo transversal |
Comparar ABP e currículo tradicional, avaliando conhecimento e habilidades. |
Alunos submetidos à ABP tiveram maior escore em testes de conhecimento e de habilidades do que os alunos com currículo tradicional. |
Schmidt et al.10
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Holanda |
2012 |
Metanálise |
Reanalisar 104 comparações prévias entre ABP na escola de Medicina de Maastricht e outras escolas com métodos convencionais. |
As análises corrigidas para duração do estudo e vieses favoreceram a ABP, mostrando seus efeitos positivos, que haviam sido mascarados por esses vieses. |
Veronese et al.14
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EUA |
2013 |
Estudo randomizado |
Uso de mapas conceituais na ABP. |
O link de novos conhecimentos com os antigos promoveu pensamento crítico. |