Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação Discente de um Curso de Oftalmologia

Student Assessment of Undergraduate Training in Ophthalmology

Resumo:

A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas implantou em 1998 a reforma curricular. Como a opinião dos alunos também é muito importante para a reestruturação do currículo médico, foi feito o levantamento das avaliações discentes referentes à disciplina de Oftalmologia no ano de 2000. O questionário abordou as seguintes variáveis: avaliação da disciplina e do processo ensino-aprendizagem, controle quantitativo das atividades e auto-avaliação discente. Os resultados revelaram que 56% dos alunos consideraram bom o desempenho da disciplina como um todo. A análise dos resultados propõe novas posturas na elaboração do programa quanto ao melhor aproveitamento da carga horária, atividades práticas correlacionadas ao conteúdo teórico e criação de condições para que os alunos busquem ativamente o conhecimento.

Palavras -chave:
Educação Médica; Currículo; Oftalmologia-educação; Brasil

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com