Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação Discente do Desempenho do Docente da Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

Student Evaluation of Faculty Performance in the Introductory Course on Surgery at the School of Medicine, Federal University in Ceará, Brazil.

Resumo:

Os currículos atuais dos diversos cursos de graduação médica quase nunca valorizam o aperfeiçoamento pedagógico dos seus formandos. A qualificação profissional do professor, o simples conhecimento da matéria que se deve ensinar é apenas uma condição necessária, mas não suficiente, ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. O desempenho dos professores da disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia foi avaliado pelos alunos do sexto semestre de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, que haviam cursado a disciplina no semestre anterior. Eles responderam um questionário de 15 itens, utilizando uma escala de pontuação que variava de 0 = “não sei” a 5 = “sempre”. O desempenho dos professores (média = 3,289, DP = 0,679) foi considerado, de maneira geral, adequado, principalmente no estímulo ao estudo e preocupação com o aprendizado. A preocupação maior concentrou-se na qualidade e conteúdo das aulas formais e na afeição de conhecimentos. Apesar do elevado percentual de titulação acadêmica stricto sensu, apenas um dos professores tinha formação pedagógica superior. Foi demonstrada preocupação com a qualidade das aulas, a assiduidade e a postura ética, em detrimento de maior atenção ao estudante na sola de aula e fora dela.

Palavras-chave:
Docente de Medicina; Estudante de Medicina; Educação Médica; Avaliação; Estudos de Avaliação

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com