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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 2, Número: 2, Publicado: 1978
  • EDITORIAL Editorial

    Mello, Horácio Kneese de
  • A Formação do Médico de Família Entrevista

  • O Feitiço das Reformas Curriculares no Ensino Médico Artigo Original

    Cordeiro, Hésio de Albuquerque; Quadra, Antonio Augusto F.
  • O Planejamento Familiar na Organização Mundial da Saúde Artigo Original

    Braga, Ernani
  • Propósitos e Objetivos da Educação Médica Contemporânea Artigo Original

    Neghme R., Amador
  • Estratégia para o Ensino de Especialidades Clínicas a Estudantes de Medicina - Anestesiologia Artigo Original

    Pereira, Edisio; Vieira, Zairo Eira Garcia; Saraiva, Renato Angelo; Vieira, Elisabeth Jean G.

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho enfoca a aplicabilidade de conhecimentos oriundos da massa de informações técnico-cientificas de uma especialidade - anestesiologia - aplicáveis no período de graduação do médico. Evita-se a pletora de dados sem interesse, cabendo ao professor selecionar o nível e o grau do conteúdo de acordo com a capacidade, experiência e necessidade do aluno. O processo ensino-aprendizagem é totalmente voltado ao preparo do aluno para que ele possa, diante de situações problemáticas, transferir conhecimentos e habilidades para encontrar soluções e aplicá-las em outras áreas de atividade médica. Este planejamento é sistêmico e iterativo, possibilitando avaliações permanentes que indicarão formulações de novos objetivos ou reformulação dos existentes, dependendo do desempenho dos alunos, novos enfoques ou metas da educação médica e novas aquisições cientificas.

    Resumo em Inglês:

    Summary: STRATEGIES FOR TEACHING CLINICAL SPECIALTIES TO MEDICAL STUDENTS: ANESTHESIOLOGY A systematic process for organizing an undergraduate course for medical spe­ cialties is described and offered as a model. The model permits the instructor to develop his course, its levei of difficulty and contents according to the capacity, experience and needs of the individual student. The use of this model for developing a course in Anesthesiology is detailed. Of special note is the manner in which thc course objectives are specificaly drawn from the national aims of integrating knowledge and skills from each arca in order to obtain general practitioners of family physicians. Decisions based on the outcomes of the evaluation sub-process permit reformulation of objectives or formulation of new ones providing an on-going adjustment for adequacy.
  • A Escola Nacional de Saúde Pública e a Preparação Profissional Artigo Original

    Torres, Mário Brandão
  • Saúde e Assistência Médica: Determinantes Artigo Original

    Landmann, Jayme
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