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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 4, Número: 2, Publicado: 1980
  • PSICOLOGIA MÉDICA E CURRÍCULO Editorial

    Rosa, Alice Reis
  • A discussão sobre o “tipo” de médico necessário: o risco de uma falácia Artigo Original

    Cassorla, Roosevelt M. S.

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor questiona se a discussão sobre os “tipo” de médico necessários para nossa realidade é válida sem uma maior enfatização numa moderna filosofia educacional. Propõe-se o médico ativo, crítico, educado, em contraposição ao passivo, acrítico, adestrado: nesse caso a discussão sobre o “tipo” (baseada principalmente em conteúdos) passa para um segundo plano. A seguir, a partir de uma proposta de caracterização da realidade docente discutem-se táticas que possibilitem a formação desse tipo de médico. Prega-se uma maior ênfase na problematização, a partir de problemas reais, tanto no processo de educação do estudante; como do corpo docente e da instituição como um todo.
  • A psicologia médica. A relação médico-paciente: “o ovo da serpente” Artigo Original

    Quadra, Antônio Augusto
  • Situação do ensino das profissões de saúde na Universidade Federal da Bahia Artigo Original

    Costa, José de Souza; Silveira, Gilka Conceição Xavier da
  • Currículo de medicina - implicações preliminares de suas mudanças Artigo Original

    Galvão, Léa; Amancio Filho, Antenor; Roitman, Riva
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