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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 7, Número: 2, Publicado: 1983
  • NOVA RESOLUÇÃO SOBRE INTERNATO Editorial

    Coutinho, Amaury
  • MUDANÇA PERMANENTE DE ATITUDES PROVOCADA PELO LABORATÓRIO DE RELAÇÕES HUMANAS E DE ENSINO Artigo Original

    Wannmacher, Clóvis M. D.; Rocha, Elisabeth R. da

    Resumo em Português:

    Resumo: Em 1962, iniciou-se, no Chile, o Laboratório de Relações Humanas e Ensino, em que os professores vivenciavam situações que lhes permitiam uma introspecção em suas atividades de ensino, visando a modificar-lhes as atitudes frente às situações de ensino/aprendizagem. A partir de 1968, implantou-se a experiência na UFRGS, com a participação de cerca de 200 professores da área biológica. Com o objetivo de verificar se as mudanças de atitudes pretendidas se efetuavam, e se permaneciam, foi aplicado, a três professores, um questionário, de 35 itens, antes do laboratório, após o mesmo e três anos mais tarde. A opinião desses professores, acerca de problemas de ensino, foi registrada numa escala de Likert, e a análise estatística dos resultados mostrou diferença significativa entre o pré-teste e o pós-teste, e entre o pré-teste e o pós-teste remoto. Estes resultados indicam que o laboratório é capaz de modificar a atitude dos participantes e que esta modificação permanece pelo menos durante três anos.

    Resumo em Inglês:

    Summary: In 1962, a “Human Relationships and Teaching Laboratory” was developed in Chile, in order to induce teachers to think about their teaching activities with consequent attitude changes in teaching-learning process. Since 1968, several laboratories were performed in our University, including 200 teachers of biological area. Eight teachers were submitted to a questionnaire before the laboratory (pretest), immediately after the same (immediate postest), and three years later (remote postest) in order to evaluate attitude changes. Teachers' opinions were registred according with a Likert scale for 35 propositions. Statistical analysis showed significant differences only between the pretest and both the postest (immediate and remote), but not between postest immediate and postest remote. These results suggest that laboratory induce attitude changes in the participants and these changes remain for at least three years.
  • AVALIAÇÃO IDEAL E AVALIAÇÃO REAL Artigo Original

    Alexandre Neto, Carlos; Wannmacher, Clóvis M.D.

    Resumo em Português:

    Resumo: Com o objetivo de verificar a percepção dos alunos quanto às características reais das avaliações a que são submetidos, e àquelas que julgam ideais, bem como de observar a persistência ou não, dessa percepção ao longo dos três primeiros anos do curso, realizou-se uma sondagem de opinião entre alunos das carreiras de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Agronomia e Biologia. Os alunos consideraram que as avaliações devem ser contínuas, cumulativas, cooperativas, globais, individualizadas, sistêmicas, válidas, e devem contar com sua participação. Essa opinião não apresentou variação significativa ao longo dos três primeiros anos. A situação real foi considerada significativamente aquém das expectativas. Os resultados sugerem que as avaliações não atendem às expectativas dos alunos, as quais correspondem aos princípios teóricos que embasam a avaliação como processo.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Two hundred and thirty students of Medicine, Nursing, Odontology, Agronomy and Biology were submitted to nine questions about characteristics of evaluation in the basic disciplines developed on Bioscience Institute. Each student indicated his perception about the real characteristics and what he judged ideal about evaluation in an Osgood scale. Analysis of responses indicated that in students opinion, evaluation must be continuous, cummulative, comprehensive, systemic, reliable, individualized, cooperative, and not somative. The students' opinion was unchanged through three years of basic studies. The real situation of evaluation was considered below the ideal expectation. The expectation of students about evaluation was in accord with theoretical basis of evaluation as a process.
  • ENSINO DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ESCOLAS MÉDICAS BRASILEIRAS Artigo Original

    Baldy, José Luís da Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo: Com base em dados coligidos através de questionário enviado a 75 escolas médicas brasileiras, em 1980, são analisados aspectos relativos ao ensino das Doenças Infecciosas e Parasitárias no Curso de Graduação em Medicina. Responderam ao questionário 68% das escolas, permitindo a verificação do nome da disciplina e do departamento responsáveis por tal ensina; da duração, conteúdo programático e procedimentos de avaliação da disciplina; do número e do regime de trabalho dos docentes e de outras disponibilidades para o ensino.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Aiming at collecting data on the teaching of infections and parasitic diseases, questionnaires were sent to 75 Brazilian Medical Schools in 1980. The answers sent in by 68% of the schools permitted the verification of the name in which the subject was given and the department responsible for its teaching. They also informed of its program duration, methods of evaluation, as well as of the number of teachers, working hours and of the available resources for effective teaching.
  • PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E PRÁTICA DOCENTE Atualização

    Roitman, Riva

    Resumo em Português:

    Resumo: O conceito de transferência é analisado segundo as vertentes comportamental, cognitiva e humanista, com apoio em teorias contemporâneas da Psicologia Educacional. O ensino para a transferência é caracterizado como estratégia de significativa relevância no processo de aprendizagem. São apresentadas sugestões para a promoção de experiências que exijam a utilização de conhecimentos, atitudes e destrezas já adquiridas.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The concept of learning transfer is described according to behavioral, cognitive and humanistic approaches. Teaching for transfer is characterized and suggestions for promotion for experiences requiring the use of acquired knowledge, attitudes and skills are presented.
  • RESIDENCIA MÉDICA, MESTRADO E DOUTORADO Comunicação

    Leite, Eduardo Vilhena
  • O PROJETO PEDAGÓGICO PARA O CURSO DE MEDICINA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS Comunicação

    Santos, Hélio de Oliveira
  • RESENHA BIBLIOGRÁFICA Resenha Bibliográfica

    Sobral, Dejano Tavares
  • Internato: é preciso retomar a discussão Carta Do Leitor

    Garcia, Rubens Trombini
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