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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 10, Número: 3, Publicado: 1986
  • SOLILÓQUIO DA EDUCAÇÃO: EM APOIO ÀS TRANSFORMAÇÕES DA ESCOLA MÉDICA BRASILEIRA Editorial

    Barbosa, Frederico A. Simões
  • INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL E POLÍTICAS DE SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO MULTIDISCIPLINAR Artigos Originais

    Teixeira, Carmen Fontes; Formigli, Vera Lúcia

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo contém o relato das atividades desenvolvidas durante dois anos de implementação de uma proposta de articulação interdisciplinar no âmbito do ensino da Saúde Coletiva, envolvendo as Faculdades de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição e realizada em um Centro de Saúde de Salvador - Bahia. A experiência visava à criação de um campo comum de práticas de ensino-aprendizagem de nível superior em saúde, constituindo-se num espaço de problematização dos obstáculos de ordem político-administrativa e técnico-operacional que se põem às propostas de Integração Docente-Assistencial. Ainda que ressaltando o caráter limitado da experiência os autores destacam seu significado por permitir a discussão dos modelos de ensino existentes, seus determinantes e as possibilidades de mudanças substanciais que pressupõem a reorientação do processo de formação de pessoal em saúde, articulada à reorganização dos serviços e à redefinição das políticas de saúde vigentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present article reports activities developed in two years of implementation of a proposal of inter-disciplinary integration (involving the Faculties of Medicine, Dentistry, Nursery and Nutrition) in teaching “Collective Health” in a health center of Salvador-Bahia-Brazil. The experience aimed to create a common field of learning practices at a higher level in the health area. Also, it oppened a space for dealing with political­administrative and technical-operational obstacles faced by teaching/care integration proposals. Although emphasizing the limits of the experience, the Authors outline its relevance for allowing the discussion about former teaching models, their determinants and the possibilities of substantial changes which are based on the reorientation of the training of health presonal, linked to the reorganization of services and to the redefinition of current health policies.
  • A TERMINALIDADE DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA: RISCOS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Artigos Originais

    Gonçalves*, Ernesto Lima

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor examina a importância de que se reveste o esforço que vem sendo desenvolvido por número apreciável de escolas médicas brasileiras, relativo à preparação do “médico generalista”. O processo envolve diferentes problemas, mas principalmente o fato de não se dispor ainda de claro compromisso do aparelho prestador de serviços, quanto à utilização desse tipo de profissional. Daí o risco de ser gerada uma situação de frustração dos médicos egressos desse processo. Analisando o problema, o autor formula algumas propostas concretas sobre o assunto.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The author analyses the problems envolved in the “general physician” preparation process in Brazil. Among these problems one of the most important is referred to the inexistence of clear engagement of medical assistance area in the utilization of that “general physician”. At last some related sugestion are presented.
  • RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRIA NA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU: RELATO CRÍTICO DE UM PROGRAMA Comunicações

    Kerr-Corrêa, Florence
  • ENSINO DO PLANEJAMENTO FAMILIAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA Comunicações

    Faúndes, Aníbal; Pinotti, José Aristodemo
  • CARTAS DO LEITOR Cartas Do Leitor

    Busnello, Ellis D´Arrigo
  • Saúde: atacado ou varejo? Cartas Do Leitor

    Kloetzel, Kurt
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