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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 12, Número: 2, Publicado: 1988
  • Editorial Editorial

  • A UTILIZAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA MÉDICA Artigo Original

    Braga, Christina Marília da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: No presente estudo são comentados trabalhos que se ocupam com o uso da Estatística em artigos publicados em periódicos médicos nacionais e estrangeiros.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The purpose of this article is to comment on works that have been written about the use of Statistics in articles published in Brazilian and foreign medical journals.
  • ESTÁGIO DE SAÚDE ESCOLAR: UM PROGRAMA DE ENSINO PARA RESIDENTES DE PEDIATRIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE OE SÃO PAULO. Artigo Original

    Mascaretti, Luiza A. S.; Primo, Ednéia; Freschi, Solange Arlete; Leone, Cláudio

    Resumo em Português:

    Sumário: Um programa de ensino de Saúde Escolar, vem sendo desenvolvido junto à residentes de 1º ano de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com uma população de escolares, num trabalho de desenvolvimento comunitário. Os autores apresentam um breve histórico do programa, o programa de ensino propriamente dito, suas principais dificuldades e finalizam tecendo considerações em relação aos aspectos positivos do mesmo tanto em relação aos residentes quanto à população de escolares.
  • O ENSINO DE FARMACOLOGIA MÉDICA DIRECIONADO À REALIDADE: EXEMPLO DE UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA Artigo Original

    Fuchs, Flávio Danni; Wannmacher, Lenita; Victor, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo Os autores preconizam o ensino de Farmacologia Médica voltado à realidade de prescrição em nosso meio, relatando experiências pedagógicas fundamentadas na solução de problemas. Dentre elas, que incluem solução de casos clínico-farmacológicos simulados, seminários de análise crítica da literatura original em Farmacologia aplicada e aulas expositivas, salienta-se a atividade prática da disciplina: preenchimento de fichas de avaliação da prescrição medicamentosa de pacientes internados no hospital-escola. No presente trabalho descrevem-se a metodologia dessa atividade e os resultados obtidos.

    Resumo em Inglês:

    Summary The authors preconize that the teaching of Medical Pharmacology should be oriented to the most common drugs employed in Brazil and describe the experience of a discipline based on problem solving. Beside other didactic procedures used, as seminars for discussion of simulated clinical-pharmacological cases, journal clubs with original articles on applied Pharmacology, and lectures, it is pointed out in this communication the methodology and the results of the practical classes of the discipline: filling of the Pharmacological Evaluation Card, which analyzes the drug prescription of inpatients of the University affiliated hospital.
  • PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA - ESTUDO DE CASO: RIBEIRÃO PRETO (1970-1987) Artigo Original

    Amorim, Dalmo de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo contém a apresentação de atividades na pós-graduação na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto desde a implantação dos programas. O objetivo desde logo definido era a formação de docentes e pesquisadores para as áreas Biomédicas e Médicas, capazes de suprimir as necessidades de expansão do ensino superior no país e permitir a nucleação de grupos de pesquisa diferenciados. Ainda que ressaltando o êxito e a consolidação dos programas, o autor examina as possibilidades de reorientação à luz da experiência já vivenciada e das condições atuais do ensino superior brasileiro.
  • INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA - O PRONTO ATENDIMENTO COMO ATIVIDADE Artigo Original

    Bianchini, Elizabeth Xavier; Cavalheiro, Paulo Tadeu Romagna

    Resumo em Português:

    Resumo: Os autores analisam os relatórios dos plantões realizados pelos alunos internos de Clínica Médica no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Universitário da Santa Maria (HUSM), no período de janeiro de 1984 a dezembro de 1985. Os capítulos da Classificação Internacional de Doenças com maior incidência, nos 13.328 diagnósticos, foram "Doenças do aparelho respiratório" (2.055 casos, 15,4%), "Sintomas, sinais e afecções mal definidas" (1.951 casos, 14,64%), "Lesões e envenenamentos" (1.701 casos, 12,76%), Doenças do aparelho circulatório" (1.247 casos, 9,36%). Infecções respiratórias agudas (1.120 casos, 8,40%), hipertensão (508 casos, 4,35%) e distúrbios mentais não psicóticos (522 casos, 3,92%j foram as doenças predominantes. Cada interno realizou, em média, 13,87 horas de plantão semanalmente. A maioria dos atendimentos não caracterizaram situações de urgência; muitos diagnósticos foram indefinidos· salientam que os doutorandos necessitam adequado preparo em Medicina de Urgência e que o SPA do HUSM necessita se adequar a sua realidade.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The authors analised the written reports of the inter­nship students on duty on the first-aid clinic of the HUSM, from January 1984 to December 1985. The chapters of International Diseases Classification with the highest incidence were "Respiratory Tract Diseases" (2055 cases, 15,42%), "Sintomas, Signes and Ill-deffined Affections" (1951 cases, 14,64%), "Lesions and Poisonings" (1701 cases, 12,76%), "Circulatory Tract Diseases" (1247 cases, 9,36%). Acute respiratory infections (1120 cases, 8,40%), hypertension (508 cases, 4,35%) and non psicotic mental disturbances (522 cases, 3,92%) were the most frequent diseases. Each intern spent about 13,87h on duty per week. The greatest part of the consultations were not urgent, so many diagnosis were poorly defined. The authors analised these factors implying that the interns need a better orientation on emergency service medicine, as wel1 as that this service needs to adequate to the local reality.
  • MEDICINA DO EXERCÍCIO: O QUE É ENSINADO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO MÉDICA NO BRASIL Artigo Original

    Nóbrega, Antonio Cláudio Lucas da; Araújo, Cláudio Gil Soares de

    Resumo em Português:

    Resumo: A aquisição de hábitos saudáveis de vida constitui a mais eficiente forma de combate às doenças do aparelho cardiovascular, as quais se tornaram a principal causa de morte nos grandes centros urbanos. A prática da atividade física regular é uma das medidas mais importantes no aumento da qualidade e quantidade de vida, devendo o médico estar capacitado a prescrever exercício físico corretamente. Com o objetivo de avaliar a situação nacional do ensino de graduação da Medicina do Exercício, foram enviados questionários às Direções de todas as Escolas Médicas de graduação do Brasil. Os resultados mostraram que é deficiente a abordagem sobre exercício físico tanto do ponto de vista de mecanismos básicos quanto da aplicação clínica, levando a formação de médicos que desconhecem a relevância médico-social da atividade física e que carecem de informações para uma segura e eficiente prescrição de exercícios físicos. As possíveis causas e consequências de tal situação são discutidas.
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