Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 17, Número: 1, Publicado: 1993
  • EDUCAÇÃO MÉDICA: NEM ONIPOTÊNCIA, NEM IMPOTÊNCIA - FLEXIBILIDADE E HUMANÍSTICA Editorial

    Hossne, William Saad
  • A SAÚDE COLETIVA NO ENSINO MÉDICO: AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA EM CONTEXTO RESTRITIVO Artigo Original

    Silva, Ligia Maria Vieira da; Paim, Jairnilson Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: Foi analisa da uma experiência de ensino de Saúde Coletiva para alunos da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal da Bahia, no período compreendido entre 1989 e 1991, a partir tanto de elementos fornecidos por uma avaliação discente, quanto através de discussões sobre o plano de estudos, atividades teóricas e práticas, bibliografia e processo pedagógico. As modificações introduzidas na disciplina buscaram viabilizar uma aproximação do graduado em Medicina aos principais problemas de saúde da população apartir do enfoque da dimensão coletiva do processo saúde/doença, bem como das principais técnicas e estratégias existentes para o controle dos mesmos. Os autores concluem que, a despeito dos êxitos observados no que tange à adequação das atividades e conteúdos ao cenário restritivo do período em estudo, persistem os desafios da prática que impõem soluções alternativas enquanto se mantiveremos obstáculos estruturais.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The aim of this paper was to evaluate the teaching of Preventive Medicine at the undergraduate level in the Federal University of Bahia Medical School, during the period 1989 to 1991. A questionnaire was applied to the students in the period and the plan of studies, theoretical and practical activities were analised. The changes introduced in the period aimed to put undergraduate medical students in greater contact with the main public health problems of the Brazilian population. The authors concluded that despite the observed advancements related to the theoretical course, the adaptation of the practical activities to the concrete situation of the health system remain a great challenge that need alternative solutions until more structural changes in the health system occur.
  • AVALIAÇÃO DE MÉTODO DE ENSINO PARA PREENCHIMENTO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO Artigo Original

    Pereira, Maurício Gomes; Tauil, Pedro Luiz; Godoi, Alcinda Maria M.

    Resumo em Português:

    Sumário: As estatísticas de mortalidade ainda representam, na maioria dos países, a principal fonte de informações sobre as condições sanitárias da população, mas a sua utilidade depende do preenchimento correto de cada declaração de óbito. Assim deve ser ensinada ao médico e ao estudante de medicina a maneira apropriada de preenchê-lo. Em uma aula participativa, de 50 minutos, para 53 alunos do quarto ano médico, foi distribuída uma declaração de óbito e, com o uso de histórias clínicas, ensinada a maneira de preenchê-la. Ao final da sessão, todos os alunos julgaram a sessão instrutiva, quanto ao conteúdo, e a maioria (92%) julgou agradável a forma de sua apresentação. Diante do resultado da avaliação, concluiu-se que o método é recomendável, embora não se possa adiantar seu impacto no futuro preenchimento das declarações de óbito.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Mortality statistics are the main source of information about the population's health, but their use fulness depends on correctly fulfilling each death certificate. For this reason, physicians and medical student should be taught to appropriately complete death certificates. During a class of 50 minutes durantion, fourth year medical students were taught how to fill out death certificates using clinical case histories and actual certificates. All the students felt that the class was instructive, and the majority, 92%, said the presentation of the material was enjoyable. Based on these results, it was concluded that this teaching method can be recommended, although no one can guarantee its impact on future adequate completion of death certificates.
  • CAPACITAÇÃO DE PESSOAL: ABSORÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PESSOAL NA REDE DE SERVIÇOS Artigo Original

    Nicz, Luiz Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor discute as principais questões relacionadas à absorção e utilização de pessoal (principalmente de médicos) pela rede de serviços públicos, neste momento de redefinição das políticas de saúde no Brasil, e de implantação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde - SUDS. É enfatizada a oportunidade que se abre aos Projetos de Integração Docente-Assistencial de definirem seus espaços e papéis na formação de médicos nas especialidades básicas, e de assessoria na organização de serviços regionalizados e hierarquizados de saúde.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The author discusses the main issues about living and using professionals (doctors especially) by the health services network meanwhile the reconstruction of health policies are being developed in Brazil, which is followed by the innitiation of the unified and descentralized health system. It is emphasized that this is a convenient time for carrying out projects that have not been noticed like the Integration Teaching Assistance Projects. This is an opportunity for a clearer definition of the purpose of those projects which deals with interns of medicine and their role in society. The developing of such projects stands for a suitable contribution to health services organized in regions and having a hierchal system.
  • O ESTUDANTE DE MEDICINA E SUA DIFICULDADE DE DISPOR DE TEMPO LIVRE PARA PRÁTICA DE ATIVIDADES CULTURAIS EXTRA-ACADÊMICAS Artigo Original

    Rosa, André Ricardo Pereira da; Bubniak, Cláudio Tomóteo; Nunes, Gerson Luís da Silva; Koya, Richard Chikara; Camillo, José Calvino de Avila; Rosa, Roger dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: O trabalho se propôs a enfocar o estudante de medicina e sua dificuldade na prática de atividades extra-acadêmicas. Os dados foram obtidos a partir de um questionário preenchido pelos alunos de graduação de todas as turmas médicas. Foram consideradas as respostas a três perguntas, que permitiram evidenciar o interesse dos estudantes pelas atividades culturais apresentadas, a freqüência relativa com que ele praticou a atividade no semestre de pesquisa em relação ao semestre anterior e os motivos que o levaram a não praticar, parar ou diminuir a atividade no semestre em que o entrevistado se encontrava. A partir das seis atividades que mais interessaram aos estudantes, observou-se que o maior índice de abandono se dava no final do curso e que o principal motivo desse abandono era o próprio curso de medicina, que absorve grande parte do tempo livre extra-classe do estudante. São discutidos aspectos que levam a este comportamento e conseqüências dessa situação para o estudante e a sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstracts: This paper has the purpose to show the difficulty of the Medicine's Student concerning his extra-academic activities. The data were obtained from a questionary filled by graduation students from all medical classes. It was considered the answers of three questions. They permitted to evidence the students interest for cultural activities, the relative frequency of practicing the activity in the semester of the research comapring to the former semester and the reasons that lead him not to practice, to stop or to decrease the practicing in the semester he was. From six student's most interesting activities, it was observed that the highest index of abandon was found at the end of the course and the main reason for that was the course of Medicine itself: It takes a big amount of the free extra-class time of the student. It will be discussed aspects that lead them to have this behavior and also the consequences of such a situation to the students and to the society.
  • ASSISTÊNCIA MÉDICA PÚBLICA OU PRIVADA? Comunicação

    Fonseca, Walter Luiz Moraes Sampaio da
  • O CASO - ESCÂNDALO DO TRIAZOLAM Comunicação

    Carlini, E. A.
  • Carta do Leitor Carta Do Leitor

    Godoy, Renato Alves
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com