Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 18, Número: 3, Publicado: 1994
  • O Momento da residência Médica no Brasil Editorial

    Oliveira Dr., Reinado Ayer de
  • RETROSPECTIVA DA CÚPLA DE EDIMBURGO: SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO MÉDICA Artigo Original

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: Um critério transcendente da qualidade da educação médica é a formação de profissionais competentes e aptos a responder às necessidades de saúde da sociedade como um todo. Nessa perspectiva, o artigo sintetiza os subsídios resultantes da Cúpula Mundial sobre educação médica, em Edimburgo -1993. Esses elementos são relacionados aos desafios correntes e a quatro estratégias globais de reorientação, as quais têm em comum tal critério de qualidade.

    Resumo em Inglês:

    Summary: A transcendent criterium of quality in medical education is the training of competent professionals who are responsive to the health need of society as a whole. In this respect, the article synthesizes the propositions that resulted from the World Summit on Medical Education at Edinburgh. It relates such propositions with the current challenges facing the medical schools ant the global strategies for reorientation of medical education that have such a quality criterium in common.
  • CONSTRUINDO OS SISTEMAS DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR Artigo Original

    Amâncio Filho, Antenor

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo aborda correlações, em termos de estratégias de mudança preconizadas na Constituição de 1988, para as áreas da saúde e da educação, apontando semelhanças nas ações previstas para ambas as instâncias, no sentido de alterar o panorama sanitário e educacional. Revela avanço mais significativo alcançado pela saúde, face a implantação do Sistema Único de Saúde, consequência talvez de um processo de amadurecimento maior quanto à própria realidade e uma maior clareza e vontade política, por parte dos profissionais do setor, de interferir nessa mesma realidade. Destaca como mecanismos essenciais para a mudança a descentralização (enquanto movimento social e político de ruptura) e o controle social como garantia para a democratização dos setores de saúde e da educação. Propõe articulação mais estreita entre essas áreas, pontilhando experiências e somando conquistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article focuses on the relations between the areas of education and health established by the 1988 constitution, presents the similarities in the actions planned for both areas, in order to contribute to change the sanitary and education at sceneries. It argues that significant advance which health has archieved can be seen as a consequence of the implantation of the unified health system, which can be atributed to the health professionals cleaner perception of their own reality. It emphasizes the descentralization (as a social political movement of rupture) and social control as a guarantee to democratize the areas of health and education. It suggests closer relations between these two areas, so those experiences and achievements can be shared.
  • ESTÁGIO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO Artigo Original

    Arenson-Pandikow, Helena M.; Bordin, Ronaldo; Wolff, Jane Maria Reos; Brum, Maria Carlota Borba

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho descreve o nível referido de aquisição de habilidades psicomotoras na área de urgência e emergência, obtidas por estudantes de Medicina do 11º semestre, durante um mês de treinamento no Hospital Municipal de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS-PoA). Questionários contendo uma listagem de habilidades técnicas inquiriam, antes do treinamento e imediatamente após, se os alunos consideravam-se aptos ao desempenho dessas habilidades. Na análise, as habilidades foram agrupadas de acordo com áreas de treinamento: clínica médica, politraumatizados, sutura, traumatologia e hemoterapia. Houve incremento significativo de respondentes que se consideraram aptos em 23 das 32 habilidades listadas. Quanto ao desempenho não houve diferença significativa em 15 das habilidades estudadas. Estes resultados sugerem que o fato do aluno julgar-se apto à execução de uma habilidade não significa que ele a lenha desempenhado durante seu período de treinamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Urgency and Emergency Rotatory Program: Integrated Project for Undergraduate Medical Evaluation This work describes the opportunities for undergraduate medical students in their 11th semester to acquire basic skills within one month of training at an emergency hospital in Porto Alegre. Questionnaries containing a list of technical skills asked the students both on arrival and immediately after termination of the training programme whether they considered themselves capable to perform those tasks. For the analysis the skills were grouped according to the training area: clinical, politrauma, stitching, traumatology and hemotherapy. Out of 32 skills, 23 showed a significant improvement in the percentage of respondents who considered themselves competent after the training period. As far as performance opportunities, there were no significant changes for 15 of the skills studied. These results suggest that while the trainees might have the "cognitive aptitude" this does not mean they had the opportunity to perform it.
  • O APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (PROBLEM-BASED LEARNING - PBL) Artigo Original

    Santos, Silva Reis dos

    Resumo em Português:

    Resumo: A educação médica permanece um desafio para professores, pesquisadores e planejadores de saúde. A sociedade atual, em permanente mudança, requer que profissionais médicos sejam tecnicamente competentes, humanos e capazes de resolver problemas em contextos situacionais diferentes. Tradicionalmente o ensino médico tem valorizado a memorização de fatos, tomando o aluno um recipiente passivo de informação. O aprendizado baseado em problemas (PBL), implementado há 20 anos na Universidade de McMaster, pretende tornar os alunos elementos ativos, independentes e responsáveis por seu próprio aprendizado, capazes de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas. A experiência de ensino se dá em pequenos grupos e o papel básico do professor é de facilitador. O grupo é exposto a um caso clínico e os participantes devem identificar tópicos de aprendizado e buscar informações. Mais do que o conteúdo, o processo de aprendizado é valorizado. Diversas pesquisas têm sido realizadas com o intuito de avaliar os resultados dessa estratégia educacional, hoje bastante difundida. Apesar de ainda não serem conclusivos, os estudos sugerem que PBL é uma experiência válida. A resistência à mudança e outras limitações devem ser consideradas para sua implementação.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Medical education remains a challenge for teacher, researchers and health policy makers. In this ever-changing world, society demands competent and committed physicians that are able lo solve problems in different situations. Traditional medical education emphasizes recall of facts, making students passive recipients of information given by faculty. Problem-based learning first adopted 20 years ago at McMaster University, aims to prepare students to be active, life-long independent learners, able to apply knowledge to practical situations. The learning process is heald in small groups and the teacher is regarded as a facilitator. The group is presented to a case and participants must identify learning issues to be investigated. The method rather than the knowledge is apreciated. Several schools around the world have adopted problem-based concepts and many studies have been held, aiming to evaluate the outcomes. The results show that PBL is a valid educational strategy but resistance to change and other constraints must be addressed.
  • CRESCER SEM VIOLÊNCIA Comunicação

    Assis, Simone Gonçalves de
  • PREVENIR A VIOLÊNCIA Comunicação

    Deslandes, Suely Ferreira
  • IDÉIAS SOBRE SEMIOLOGIA MÉDICA E SEU ENSINO Opinião

    Torres, Márcio
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com