Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 23, Número: 2-3, Publicado: 1999
  • MEDICINA NO. SÉCULO XXI Editorial

    Luz, Thales Pontes
  • Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico no Brasil Artigo Original

    Campos, João José Batista de

    Resumo em Português:

    Resumo: O ensino de medicina na Universidade Estadual de londrina, vem se transformando significativamente com a implantação a partir de 1998, de uma nova estruturação curricular, que passou a adotar como eixo norteador a metodologia da aprendizagem baseada em problemas, orientada para a comunidade e centrada nas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Este rico processo de incorporação de inovações na área de ensino­aprendizagem vem sendo vivenciado no âmbito do Centro de Ciências da Saúde nos últimos anos, como resultado de um prolongado, intenso e democrático processo de cons­trução. É fruto de várias semeaduras ocorridas nos últimos anos com o apoio da iniciativa UNI que funcionou como catalisadora do processo de busca das respostas as seguintes perguntas: Como construir a proposta de transformação do ensino médico? Como conseguir as transformações necessárias? Como torná-las duradouras? Quais são essas transformações? Quem deve participar delas? Enfrentando as resistências naturais e as oposições próprias de transformações desta natureza, espera-se poder compartilhar algumas das importantes lições aprendidas, como quem participa em processos ainda em marcha, necessariamente imperfeitos e insuficientes, porém que propiciaram a oportunidade de criação das estratégias para implementá-los, para além das simplificações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The teaching of Medicine at the State University of Londrina has been changing significantly with introduction, in 1998, of a restructured curriculum based on problem-based, community-oriented, student-centered learning. This rewarding incorporation of innovations into the teaching and learning process has been experienced at the Health Sciences Center over recent years as the result of a prolonged, intense and democratic process of construction. lt is the fruit of many seeds sown in recent years with support from the UNI program, which has catalyzed the search for answers of the following, How to construct a proposal for transforming medical education? How to bring about the necessary changes? How to make them lasting? What are they? Who should participate in them? Resistance and opposition are natural and proper to change of this kind. It is hoped, however, that some of the important lessons learned can be shared by those who are participating in this ongoing - and thus necessarily imperfect and insufficient - process, and who nonetheless fortered opportunities to create strategies to implement these processes and to take them beyond simplifications.
  • Cinco Caminhos para Não Abrir Espaços de Transformação do Ensino Médico Artigo Original

    Feuerwerke, Laura Camargo Macruz

    Resumo em Português:

    Resumo: Há pelos menos 30 anos, nos momentos de discussão sobre a educação médica que a ABEM tem propiciado, acumulam-se os argumentos sobre a necessidade de mudar a educação médica. Pouco se tem conseguido, no entanto, em termos de resultados efetivos. Pode-se dizer que existe quase uma exigência social de que se mude o processo de formação para que se produzam médicos diferentes. O artigo procura analisar cincos problemas frequentemente relacionados com o fracas­so de diversas tentativas de mudanças da educação médica no país. O primeiro deles, deixar que a proposta de mudança tenha 'proprietários' ou corra em paralelo ás estruturas de poder da faculdade, curso ou centro, não acumulando poder suficiente para implementar projetos inovadores. O segundo problema é tratar de maneira simplista e superficial problemas complexos como concepção pedagógica e metodologias de ensino-aprendizagem. O terceiro problema é tentar construir a proposta de mudança dentro dos limites da universidade. O quarto erro é continuar tratando o processo de formação de maneira fragmentada. O último problema diz respeito à tendência de acentuar as contradições e a dicotomia entre as especialidades no processo de formação e na prática profissional, especialmente entre a clínica e a saúde coletiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: For at least 30 years, during the opportunities afforded by ABEM for discussion and reflection on medical, arguments have accumulated as to the need to change medical education. Little has been achieved, however, in terms of concrete results. lt may almost be said that there is social demand for the training process be changed to produce a different kind of doctor. This article seeks to analyze five problems often connected with the failure of various attempts to change medical education in Brazil. The first is to allow the proposal for change to have 'owners' or to proceed in parallel with the power structures of the faculty, course or center, and thus fail to accumulate sufficient power to implement innovative projects. The second problem is to treat simplistically and superficially complex problems such as the pedagogical conception and methodologies of leaching and learning. The third problem is trying to construct a proposal for change within the limits of the university. The fourth mistake is to continue treating the training process in a fragmented fashion. The last problem has to with the tendency to accentuate the contradictions and dichotomy between specialties in the training process and in professional practice, especially as between the clinic and collective health.
  • Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança Artigo Original

    Wierzchon, Patrícia Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: O modelo curricular da Aprendizagem Baseada em Problemas vem inovando o ensino médico na Universidade Estadual de Londrina. Tendo os grupos tutorias como alicerce e valendo-se de alternativas inteligentes como os PINs e o programa de habilidades e atitudes, o novo currículo vem desenvolvendo senso crítico e de liderança entre os estudantes. Cria-se uma relação cooperativa entre docentes e estudantes, visando a formação de médicos mais sensíveis às necessidades dos pacientes e capazes de oferecer serviços que possam proporcionar melhor qualidade de vida à população.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: A Problem-Based Learning model of curriculum is innovating in the teaching of Medicine at Londrina State University. Leveraged by tutorial groups and intelligent options like the Interdisciplinary Practices in Interaction, Service and Community (PINs), and the skills and attitudes program. The new curriculum is developing a critical approach and sense of leadership among students. A relation of cooperation ins established between faculty and students with a view to forming physicians more sensitive to patients' needs and able to offer services that will afford the public improved quality of life.
  • Aprendizagem Baseada em Problemas: um Caminho para a Transformação Curricular Artigo Original

    Komatsu, Ricardo Shoiti

    Resumo em Português:

    Resumo: Considerando as tendências educacionais pós-modernas, a aprendizagem baseada em problemas apresenta-se como um possível caminho para a transformação curricular por meio de uma aprendizagem autodirigida pelo estudante, do desenvolvimento da habilidade de aprender a aprender, numa filosofia educacional que se aproxima da pedagogia da autonomia. Destacam-se esforços necessários para tal transformação curricular: inovações na capacitação docente, na organização de recursos educacionais e na avaliação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Among post-modern trends in education, problem-based learning figures as one avenue to curricular change by means of self-directed learning to learn, a philosophy of education close to that of the 'pedagogy of autonomy'. Efforts necessary for that curricular change to occur include innovations in faculty development, in organizing educational resources and in assessment.
  • Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico Artigo Original

    Moretto, Renato Alves

    Resumo em Português:

    Resumo: A partir de reflexões sobre “que aluno temos?”, “que profissional desejamos formar?”, “que escola queremos?”, “quem é o docente neste modelo pedagógico?”, “como capacitar este docente?”, “como transformar a escola médica?”, temos buscado instrumentos para superar o ensino verbalístico e repetitivo, desejando enfatizar o aprender, entendido como busca ativa de informações, aquisição de habilidades e atitudes, adaptação às transformações e, sobretudo, a humanização do profissional médico. Como estratégias, temos utilizado cursos, oficinas pedagógicas, transformação da grade curricular, projeto de profissionalização docente, num modelo de discussão ampla e permanente, em que tudo se constrói de modo crítico e coletivo. O modelo pedagógico é dinâmico, por isso sua construção se dá diariamente, na reflexão prática-teoria-prática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Beginning with questions like “what kind of students do we have?”, “what kind of health workers do we want to produce?”, “what kind of school do we want?”, “who is the teacher in this teaching process?”, and “how is medical school to be changed?”, we have sought instruments to go beyond verbalistic, rote teaching, wishing to emphasize learning understood as the active search for information, the aquisition of skills and attitudes, adaptation to change and, above all, the humanization of the medical profession Strategies used included, teaching skills workshops, curricular redistribution, a teacher training project, all guided by inclusive, permanent discussion, where everything is built up critically and collectively. The teaching model is dynamic, and is thus being from day to day in the process of practice-theory-practice.
  • A Morte e o Ensino Médico Artigo Original

    Rosa, Carlos Alberto Pessoa

    Resumo em Português:

    Resumo: Com as mudanças ocorridas na Medicina, principalmente nas últimas décadas, a morte foi transferida do ambiente familiar para o hospitalar: O médico vê-se, então, diante da necessidade de lidar com a morte e o morrer. É recente a preocupação das escolas médicas com o tema. No Brasil, os trabalhos são isolados, fruto de preocupações pessoais de psicólogos, enfermeiros e médicos. As respostas obtidas neste trabalho reforçam a necessidade de acrescentar esse tema ao currículo médico. Não há preocupação quanto ao assunto terminalidade durante os anos de formação universitária; por isso, os estudantes recorrem frequentemente à negação e à onipotência como forma de evitar o sofrimento, tanto quanto possível. Devemos nos preocupar em educar, e não apenas em instruir; tanto os professores que confessam não estar preparados para discutir o assunto, como também os estudantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract With the changes that have occurred in Medicine, particularly in recent decades, death has been transferred form the family to the hospital environment. Doctors now find they need to deal with death and the dying. Only recently have medical schools become concerned with the subject. In Brazil, isolated endeavors have resulted from the personal concerns of psychologists, nurses and doctors. The responses obtained in the present report underline the need to include this subject in the Medicine curriculum. The subject of terminal illness is not a concern during undergraduate years and students thus often resort to denial and omnipotence to avoid suffering as far as possible. There should be a concern to educate, and not just instruct, both teachers who confess to being unprepared to discuss the subject, and students.
  • Documentando os Resultados de um Seminário de Treinamento de Docentes em Aprendizagem Baseada em Problemas Artigo Original

    Moriearty, Pamela L.; Melo, Raul; Araújo, Fátima

    Resumo em Português:

    Resumo: Uma oficina de trabalho para treinamento de docentes sobre métodos de aprendizado baseado em problemas (PBL) foi realizada com educadores em uma escola pública de ensino médico no Brasil. As atividades da oficina de trabalho foram planejadas para atingir objetivos especificas de conhecimentos, de habilidades e de atitudes previamente estabelecidos. Os participantes preencheram um questionário estruturado antes e após a oficina de trabalho para documentar o alcance dos objetivos. Doze participantes completaram a oficina de trabalho de 20 horas e os resultados do questionário demonstraram que os objetivos foram alcançados. O conhecimento dos participantes sobre a metodologia PBL aumentou significativamente, quando avaliado pela recordação de fatos e pela própria percepção desta compreenção. Os participantes adquiriram habilidades em concluir módulos de ensino e tornaram-se significavamente mais confiantes em sua capacidade de construir módulos. Embora a interpretação do pré e do pós-questionário tenha certas limitações, ela proporciona alguma garantia aos organizadores e patrocinadores de tais programas de treinamento de que os objetivos são alcançados. As respostas dos participantes também ajudam os organizadores a melhorar suas técnicas de apresentação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: A faculty training workshop on problem-based learning (PBL) methods was provided to educators at a public medical school in Brazil. Wprkshop activities were designed to address specific knowledge, skill and attitudinal objectives that had been defined beforehand. Participants completed a structured questionnaire before and after the workshop to document attainment of the objectives. Twelve participants completed the 20-hour workshop, and questionnaire results. Though there were certain limitations on interpretation of the pre/post questionnaire, it does provide some assurance to program organizers and sponsors that objectives are attained. Participants' responses also help organizers improve their delivery techniques.
  • Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros Artigo Original

    Harzheim, Erno; Furtado, Claudia D.; Stein, Airton T.; Rosenthal, Joe

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo compara as opiniões de estudantes britânicos e brasileiros sobre a qualidade do ensino na graduação, a ênfase dada ao ensino de especialidades e ao ensino de Medicina Geral Comunitária, além da ocorrência de arrependimento em estudar Medicina. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário padronizado, com perguntas quantitativas e de lista livre a estudantes em diferentes níveis da graduação. Constatou-se, com base na opinião dos alunos, ênfase excessiva no ensino de especialidades em detrimento do ensino de medicina geral no Brasil, com diferença significativa (p < 0,05) quando comparado com a Grã-Bretanha. Encontrou-se, também, menor porcentagem de estudantes brasileiros (32%) dispostos a especializar-se em MGC do que na Grã-Bretanha (55%), havendo diferença significativa (p < 0,05). Quanto à ocorrência de arrependimento, não houve diferenças significativas entre os dois países, mas, no Brasil, observa-se excessiva preocupação dos alunos em formar um currículo competitivo para a disputa de vagas de residência médica (“curriculite”), o que não ocorre na Grã-Bretanha.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article compares opinions among British and Brazilian students with regrets to the quality of undergraduate teaching and emphasis given to the teaching of hospital specialities and community general practice. It also investigated the frequency of regret at studying medicine. Data were collected by applying a standardized questionnaire of quantitative and free-list questions among undergraduate students at different levels. In the Brazilian students' opinions, excessive emphasis is placed on the teaching of hospital specialties, to the detriment of general practice, significantly different (p < 0,05) from the situation in Great Britain. In addition, a smaller proportion of Brazilian students (32%) were willing to enter general practice than British students (55%), with significant differences (p < 0,05). No significant differences were found between the two countries in relation to the occurrence of regret at studying medicine. In Brazil though, were found to be over­concerned to form a competitive résumé to dispute places on medical residency programs, which did not happen in Great Britain.
  • A Saúde Mental do Estudante Universitário: Sua história ao longo do século XX Artigo Original

    Hahn, Michelle Selma; Ferraz, Marcos P. Toledo; Giglio, Joel Sales

    Resumo em Português:

    Resumo: A preocupação com as questões relativas ao bem-estar emocional e à saúde mental do estudante universitário, particularmente com o estudante de Medicina, tem sido constante desde o início deste século. Nesta revisão histórico-bibliográfica (1902-1994), foram encontradas referências tanto na literatura européia, com predomínio de artigos originários da França e da Inglaterra, como no continente americano, sendo a grande maioria dos trabalhos publicados provenientes dos Estados Unidos. No Brasil, as primeiras descrições são da década de 50, aumentando consideravelmente após 1975. Os trabalhos aqui selecionados apontam as diferentes tendências metodológicas utilizadas para as investigações e análises de pesquisas nesta área, possibilitando uma visão abrangente da problemática em questão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The emotional well being and mental health of university students, specially those from medical schools. Has been a constant concern throughout this century. This historical-bibliographical review (1902-1994), has found references in literature both from Europe, mostly from France and England, and from the American continent, the great majority from the United States. In Brazil, the first descriptions date from the early fifties, with numbers increasing considerably after 1975. The articles selected here point up the different methodological procedures used in surveys and research analyses in this field, thus affording a comprehensive view of approaches to metal health problems among college students.
  • Vigilância à Saúde para Alunos de 4° Ano de Medicina - Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP Artigo Original

    Antônio, Maria Ângela R. G. M.; Franco, Selma Cristina; Zanolli, Maria de Lurdes; Carniel, Emília de Faria

    Resumo em Português:

    Resumo: A Pediatria Social tem como objeto de trabalho a saúde e a doença da criança, no âmbito individual e coletivo. A abordagem da atenção individual e da vigilância à saúde da criança deve ser extrapolada, buscando uma visão global do indivíduo através da compreensão do coletivo. Este artigo relata uma experiência de ensino para alunos de 4 ano de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp), onde foram desenvolvidas atividades teórico-práticas de vigilância à saúde, cujos objetivos eram a compreensão da relação entre condições de vida e de saúde, e da importância do meio ambiente e da família para o crescimento e desenvolvimento da criança e da vigilância à saúde como instrumento de trabalho. São descritas as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos por meio das avaliações de alunos, supervisores e equipe de saúde. Conclui-se que os objetivos propostos foram atingidos, podendo ser esta uma Forma de capacitar recursos humanos que atendam às reais neces­sidades de saúde da sociedade

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Social Pediatrics is concerned with children's health and illness at the individual and collective level. The individual and health surveillance approaches to children's health care should be transcended, to attain an overall view of the individual through an understanding of the colletivity. This article reports on a teaching experiment for fourth­year medical students at Campinas State University Medical School (FCM-Unicamp), where theoretical and practical activities in health surveillance were conducted with a view to understanding the relationship between standard of living and health, and the importance of environment and family for children's growth and development, and of health surveillance as a working tool. It describes the activities pursued and the results obtained by evaluations of students, supervisors and health workers. It concludes that the proposed aims were achieved, and that this can be a way to build human resource to meet the public's real health needs.
  • A Experiência da Comissão de Apoio Pedagógico na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Relato De Experiência

    Ruiz, Tânia; Borges, Gilberto L. A.; Cyrino, Antonio de P. P.; Correa, Ione; Fonseca, Ronaldo G.; Godoy, lrma de; Lopes, Ana Maria; Mattos, Maria Cristina; Paulino, Maria de Lourdes M. V.; Pereira, Maria Lúcia Toralles; Perioto, Adareluce M.; Silva, Maria Madalena; Silva, Vanessa dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: A Faculdade de Medicina de Botucatu, dentro de um processo de reforma curricular, organizou a partir de 1989 uma ampla avaliação através de seus docentes, alunos e ex-alunos. Como resultado, integrar disciplinas, introduzir metodologias inovadoras e estender o ensino para outros níveis de atenção médica do município foram as propostas mais contundentes. No início dos anos 90, a parceria da escola com o Programa UNI contribuiu para que a proposta se concretizasse. Em 1995, foi criada a Comissão de Apoio Pedagógica (CAP) para prestar apoio pedagógico aos órgãos colegiados na implementação do novo currículo, referente às inovações metodológicas em ensino, integração de disciplinas e produção de material didático. Para somar às avaliações Já desenvolvidas, a CAP coordenou o Projeto Cinaem. Como estratégia para integração das disciplinas, membros da CAP e docentes do ciclo básico organizaram dois módulos do atual primeiro ano de Medicina, introduzindo o método de ensino baseado em problemas (PBL). A filosofia do ensino ativo, centrado no aluno, norteou a proposta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Since 1989, as part of a process of curricular reform, Botucatu Medical School has been conducting extensive evaluation by way of faculty members, students and alumni: The most conspicuous outcomes are decisions to integrate subjects, introduce new and innovative methodologies and extend teaching to other levels of medical care in the municipality. This program was made possible partly by a partnership set up in the early nineties between the Medical School and the UNI Program. In 1995 the Teaching Support Committee (CAP) was set up to provide teaching support to the groups involved in implementing this new curriculum, as regards innovation in teaching methodology, integration among disciplines and production of teaching materials. To complement the existing evaluations, the CAP coordinated the Cinaem Project. As a strategy for integrating displines, members of the committee and professors of the foundation course, organized two modules of the present first year of Medicine, introducing Problem Basie Learning. The proposal was informed by the notion of active student-centered learning.
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com