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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 26, Número: 1, Publicado: 2002
  • As Políticas Públicas e a Formação de Médicos Editorial

    Padilha, Roberto de Queiroz; Feuerwerker, Laura Camargo Macruz
  • Reflexão na Aprendizagem: Analise dos Estudantes de um Curso de Medicina Pesquisa

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: O propósito deste trabalho foi averiguar o perfil de reflexão na aprendizagem dos alunos do curso de medicina da Universidade de Brasília e descobrir suas relações com características dos aprendizes e do contexto do curso. O estudo envolveu 226 participantes, representando o alunado do curso, que responderam ao questionário Escala de Reflexão na Aprendizagem (ERA) em inquérito transversal. Os resultados mostram associações positivas e significantes entre a ERA e os índices de auto regulação, motivação para aprender, autoconfiança como aprendiz e valorização dos desfechos de aprendizado. Uma análise de regressão múltipla identificou cinco fatores de predição da pontuação da ERA: nível de auto regulação, valorização de desfechos do aprendizado, semestre de ingresso, etapa no curso e motivação para aprender. Participantes com disposição mais robusta para reflexão revelaram níveis significativamente mais elevados de rendimento acadêmico. Os achados realçam algumas condições de variação da disposição para reflexão em conexão com seus determinantes e efeitos no contexto da formação profissional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this work was to appraise the students´ patterns of reflection-in-learning in a medical school and to find their relationships to measures of the learners´ characteristics and context. The cross-sectional inquiry involved 226 students representative of the target population, who completed the Scale of Reflection in Learning (RLS). The relationship between the students´ RLS score were identified by multiple regression analysis; level of self-regulation, course-outcome valuing, admission term, stage in the medical program and motivation to learn. Students showing enhanced reflection in learning revealed higher levels of academic achievement. In conclusion, the findings highlight some conditions for variation of the reflection -in-learning drive among medical students and suggest a useful role for the RLS tool in appraising the learners´ reflection patterns in relation to their causes and effects within the context of professional training.
  • Aspectos Socioeconômicos dos Candidatos à Residência Médica do Sistema Único de Saúde de Estado do Ceará para Ingresso em 1997 Pesquisa

    Silva, Joselene Dutra Mota; Silva, Lúcio Flávio Gonzaga; Silva, Marcelo Gurgel Carlos da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: analisar as características socioeconômicas e o desempenho dos candidatos ao processo seletivo à residência médica do SUS-CE/1996, para ingresso em 1997. Material e métodos: 309 questionários socioeconômicos foram distribuídos entre os inscritos. A população de estudo ficou restrita a 284 com respostas completas por que 24 médicos faltaram às provas, e um questionário foi eliminado por equívoco. Dados adicionais foram obtidos do processo seletivo, da ficha de inscrição, da análise curricular padronizada de currículo vitae e dos resultados finais divulgados publicamente. Os questionários foram distribuídos no momento da inscrição, e suas respostas, juntamente com os demais dados, processadas no programa Epi-Info 6, para obtenção dos gráficos, tabelas e da análise estatística. Resultados: a maioria dos candidatos ao processo seletivo é solteira (59,9%) do sexo masculino (60,2%), com idades entre 22 e 26 anos (55,3%). Moram com os pais (43,7%), e seus gastos são financiados por estes (26,4%);58,5% tem casa própria e 80,6% tem carro dentre dos candidatos aprovados, 51,8% são do sexo feminino,66,3% são solteiros com idades entre 24 e 26 anos (59,1%), 53% moram com os pais, 34,9% não tem nenhuma atividade remunerada,62,7% possuem casa própria e 89,3% têm carro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Purpose: this survey analyzes the socioeconomic characteristics of applicants and their development in the 1996 admissions process for the 1997 SUS/CE Medical residency. Materials and Methods: there hundred and nine socio economic questionnaires were lost accidentally: a total of 284 were evaluated. Additional data were obtained from the admissions test announcement, evaluation of resumes, and published test results. The questionnaires were distributed upon registration, and answers were processed together with the other data using the Epi-Info 6 software for graphics, tables, and statistical analysis. Results: Applicants displayed the following characteristics: male (60,2%), single (59,9%), aged 22 to 26 (55,3%), living with parents (43,7%) living with parents expense (26,4%), owned their own homes (58,5%) owned a car (80,6%). Applicants successfully admitted to the medical school had the following characteristics female (51,8%), single (66,3%), aged 24 to 26 (59,1%), living with parents (53%), unemployed (34,9%), owned their own home(62,7%) and owned a car (89,3%).
  • Frases que Resumem os Atributos da Relação Médico-Paciente Pesquisa

    Morinaga, Chistian Valle; Konno, Sérgio Nobuo; Aisawa, Rubens Kenji; Vieira, Joaquim Edson; Martins, Milton de Arruda

    Resumo em Português:

    Resumo: Médicos e pacientes podem mostrar proximidade na percepção dos atributos da relação médico-paciente. O objetivo deste estudo foi identificar frases que melhor definissem tais atributos. Procura bibliográfica e entrevistas com 30 pacientes de ambulatório ou internados no Hospital das Clínicas (HC da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e 30 médicos entre residentes, assistentes e pós-graduandos identificaram esses possíveis atributos, separados para: competência técnica, apresentação pessoal, empatia, habilidades da comunicação e compromisso/responsabilidades. Para cada um foi confeccionada uma pergunta e formuladas 14 possíveis respostas. Pacientes, estudantes de internato do curso médico da FMUSP e médicos assistentes do HC da FMUSP escolheram cinco que melhor respondessem à pergunta. As respostas mais escolhidas estão em posições bastante parecidas tanto entre médicos, quanto estudantes de Medicina e pacientes. As respostas mais concordantes ocorreram entre médicos e pacientes (teste Wilcoxon para dados não paramétricos). Os grupos escolheram de forma bastante aproximada frases que resumem cada atributo da relação médico-paciente

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Doctors and patients may display close identity in understanding the physician-patient relationship. The objective of this study was to identify phrases that best define the attributes of this relationship. We performed a literature search and interviews with 30 out-patients and in-patients at the teaching hospital (Hospital das Clínicas) of the University of São Paulo Medical School (FMUSP), as well as with 30 physicians, including residents, staff physicians and graduate students, in order to identify possible attributes. The five selected were: technical ability, personal appearance, empathy, communications skills, and commitment/responsibility. For each attribute identified a question was formulated with 14 possible answers. Of these, patients, interns, and patients. The best agreement was between physicians and-patients (Wilcoxon test, non-parametric data). The phrases were closely related and appear to express the possible attributes of the physician-patients relationship.
  • Fontes de Estudo na Escola Médica -Recursos Instrucionais Utilizados por Alunos de Medicina da Região Sudeste do Brasil Pesquisa

    Peixoto, Mauricio Abreu Pinto; Mattos, Telma Moreira de

    Resumo em Português:

    Resumo: A busca ativa da informação é imperativa na formação de profissionais de Medicina. Objetivo: a) Identificar os princípios títulos hoje adotados nas faculdades de medicina pesquisadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais; b) Identificar os critérios de aquisição e recursos instrucionais utilizados por estes estudantes, além do livro-texto, no processo de aprendizagem. Métodos: Aplicação de questionários para identificar títulos e critérios adotados na compra de livros e de outros recursos instrucionais. Resultados e Conclusões: A biblioteca básica do aluno de medicina ao final do curso compõem-se principalmente de livros de clínica médica, seguidos pelos de anatomia e de fisiologia. As outras especialidades apresentam com frequência progressivamente menor, estando os de medicina preventiva localizados no seu limite inferior. A maioria dos livros é comprada no livreiro da escola, que se revela um agente integrador entre alunos e professores. O idioma preferencial na escolha dos livros ainda é o português, quando comprado ao inglês e ao espanhol. Existe uma diversificação na utilização dos recursos instrucionais, mais o livro-texto apresenta-se como preferência marcante , apesar dos recursos de informática serem também utilizados por esta categoria de alunos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Active information search is now mandatory as part of medical education. Objectives: To identify the following among medical students in Southeast Brazil: a) learning resources and main titles used in course studies and b) criteria for purchasing textbooks. Methods: A questionnaire (with mostly multiple -choice questions) was sent to the study sample in order to obtain the target information listed above. Results and Conclusions: By the time of their internship, most students had purchased textbooks in ´Internal Medicine, followed in frequency by Anatomy and Physiology. Textbooks in other specialties were less prevalent, with Preventive Medicine being the least frequent subject. Most textbooks are purchased from booksellers at the school. Portuguese is the preferred language as compared to English and Spanish. Instructional materials used by students vary and include information technology resources. However, textbooks are still the most important learning source.
  • Aplicação da Semiotécnica Pulmonar por Médicos Residentes e Internos de um Hospital Universitário Pesquisa

    Sousa, Rilva Lopes de; Cruz, Cristiane Bezerra da; Lima Júnior, Zailton Bezerra de

    Resumo em Português:

    Resumo: Verifique-se como médicos residentes e internos de um hospital de ensino empregam a semiotécnica respiratória e como registram os sons pulmonares, comparando os termos usados com a proposta internacional de uniformização terminológica emanada dos Symposium of Lung Sounds (1985). A pesquisa foi observacional, com revisão de 712 prontuários de pacientes internados nas enfermarias de clínica do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O exame completo dos pulmões foi registrado em apenas 2,4% dos casos; a inspeção foi mencionada em 24%, a população em 9,9% e a percussão em 2,4% dos casos, enquanto a ausculta foi registrada em 99,6%dos prontuários. Nenhum relatório apresentou referência aos termos da nomenclatura simplificada (sons contínuos/descontínuos), e alguns termos antigos (sopro tubário, broncofonia e atrito pleural) não foram mencionados. Esses dados indicam que, no exame clínico do tórax, houve valorização apenas da ausculta e que, nesta técnica, as modificações terminológicas mais recentes não foram incorporadas à prática nos registros de médicos residentes e internos da clínica médica do HULW/UFPB.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objectives of the present study are: to determine how residents and interns in a university hospital use clinical thoracic examination and lung sounds, comparing the terms they use in chest auscultation to international standard terminology; with a review of 712 records of patients hospitalized in the internal medicine Ward at Lauro Wanderley Hospital (LWH). Federal University in Paraiba, Brazil. A complete thoracic examination was recorded in only 2,4% of cases , thoracic inspection was included in 24% palpation in 9,9%, and percussion in 2,8% while lung auscultation, was recorded in 99,6% of cases. No records used the simplified nomenclature of contínuos/discontinuous sounds, nor was there mention of certain older terms like bronchial breathing, bronchophony, and pleural friction. These data indicate the exclusive valorization of lung auscultation in clinical thoracic examination and suggest that recent terminological modifications have not reached the clinical practice of medical residents and interns at this teaching hospital.
  • Fatores de Influência na Escolha de Carreira de Docentes Médicos Pesquisa

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho averigua os padrões de influência de uma variedade de fatores na escolha da área de atuação profissional por decentes de um curso de Medicina. Um questionário com 25 itens foi preenchido por 95 docentes médicos. Diversos tipos de análise estatística foram efetuados para caracterizar os atributos do instrumento e os padrões de diferença nas respostas. Os resultados mostram consciência interna e variação de influências nas respostas ao questionário. Cinco dimensões de influência foram identificadas: altruísmo e visão social, modelo de orientação, curiosidade intelectual, compatibilidade pessoal e conveniência prática. Os participantes revelaram, em conjunto, nível positivo de múltiplos aspectos de influência, mais forte para itens de curiosidade intelectual e de compatibilidade pessoal. Subgrupos com níveis de influência distintos foram identificados, especialmente em função de percepções de altruísmo e visão social e de modelo de orientação. Os padrões de respostas docente relacionam-se com vinculo à disciplina clínica, mas não com gênero, tempo de experiência ou graduação na própria escola. Os achados sugerem a utilidade do questionário na diferenciação de padrões de respostas associados ao sentido da escolha da carreira e ao perfil de orientação da escola médica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this study was to analyze career choices patterns among medical school faculty; A group of 95 physician-teachers from this school answered a 25-item questionnaire. Several statistical procedures were used to define the instrument´s properties and the subjects´ response. Five dimensions of influence were identified: altruism and social outlook, role model, intellectual curiosity, personal fit, and practical convenience. Altogether the subjects showed a moderate multi-item level of positive influence that was stronger for intellectual-curiosity and personal-fit items. Subgroups with distinct levels of influence were identified especially regarding the dimensions of altruism and orientation model. The subjects´ response patterns were related to affiliation with clinical specialty but not to gender, teaching experience, or graduation from the same school. In conclusion, the questionnaire appears to be a useful tool for differentiating the response patterns associated with career choice and the school´s mentoring profile.
  • Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar Pesquisa

    Gonçalves, Maria Bernadete; Bellini, Luzia Marta

    Resumo em Português:

    Resumo: Efetua-se uma análise preliminar dos dados obtidos por meio de pesquisa sobre aprendizagem no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá, na qual estudantes foram inquiridos acerca da avaliação de disciplinas do curso e da metodologia adotada pelos professores. Nos resultados de 1997, os alunos apontaram dificuldades em sua formação, sobretudo pela dicotomia entre teoria e prática, excesso de aulas teóricas em detrimento da prática, estratégias de ensino tradicionais, como aulas expositivas, seminários e avaliações pautadas apenas na memorização de fragmentos de conteúdo. Essas dificuldades, em nossa visão, têm a ver com a construção de novas abordagens para o conhecimento e a formação médica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this article is to provide a preliminary analysis of data obtained through a study on teaching in the School of Medicine at the State University in Maringá, Paraná, Brazil, in which students were asked to evaluate the course contents and methodologies adopted by professors.
  • Educação Médica: Responsabilidade de Quem? Em Busca dos Sujeitos da Educação do Novo Século Ensaio

    Kornatsu, Ricardo Schoiti

    Resumo em Português:

    RESUMO A educação encontra-se num processo de mudança, mas ainda é mais evidente a manutenção dos status quo do que as inovações, reformas ou transformações. Sujeitos da educação somos todos nós, educadores e educandos, e ser professor e estudante sujeito da educação é estar permanentemente comprometido com a educação: a dos outros (professores, estudantes, comunidade) e a própria. São, então , os educadores e educandos os maiores responsáveis pela educação médica , pois ninguém melhores que os docentes e discentes para conhecerem a realidade especifica de cada escola médica , suas fragilidades e fortalezas , vantagens e desvantagens, seus passos e lugar na comunidade, sua gente , e inexiste conhecimento profissional rigoroso, baseado na racionalidade técnica , que desconta da atuação no terreno pantanoso das relações interpessoais da educação ou das profissões da saúde . Por tanto, há que se resgatar o humano na nossa prática cotidiana, buscando o desenvolvimento de atitudes e competências favoráveis ao (RE) estabelecimento da confiança mútua e empatia nas relações educador- educando e profissional de saúde-paciente. Resgatar a dignidade na educação e na saúde envolve respeitar limites, mas avançando sempre no sentido das novas possibilidades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Education is now in a process of change, but maintenance of the status quo is more evident than the innovations, reforms, or transformations. We are all the subjects of education as teachers and learners, and as such are permanently committed to the education of both others (teachers, students, community) and ourselves. Faculty and students are the main responsibility of medical education, since they more than anyone else are familiar with the specified reality of each given medical school, its weaknesses and strengths, its advantages and disadvantages, its place in the community, and its people . There is no rigorous professional knowledge based on technical rationality that can fully deal, on its own, with the complex field of interpersonal relationship in education or the health professions. Therefore, it behooves us to restore the human side of our daily practice by seeking to develop attitudes and competencies favoring mutual trust and empathy in the teacher-learner and health professional-patient relationship. To restore dignity in education and health care involves respecting limits, but also advancing towards new possibilities.
  • "O Ensino Médico no Brasil Está Mudando?" Transpondo Desafios para Concretizar Mudanças Ensaio

    Wierzchon, Patricia Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: As exigências crescentes da sociedade em relação ao profissional da saúde levaram à necessidade de mudanças na educação médica. Formar um profissional capaz de tratar o indivíduo doente como um todo, sem esquecer o ambiente onde ele vive e suas dificuldades emocionais e financeiras, é hoje fundamental. A aprendizagem baseada em problemas surgiu como uma boa alternativa, pois consegue unir conhecimentos e induzir o raciocínio do aluno de forma a observar todos os aspectos relevantes para a saúde. Concretizar mudanças exige muito dinamismo e trabalho, uma vez que o processo precisa ser constantemente avaliado para se adequar às dificuldades e problemas surgidos durante a mudança curricular.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Greater demands by society on the health profession have caused changes in medical education. Today's challenge is to train the physician to treat the patient as a whole individual, without overlooking his or her emotional and financial problems. Problem based learning has emerged as a viable alternative, since it combines different forms of knowledge and stimulates the student's reasoning so as to observe all aspects relevant to health. To achieve change demands energy and work , since the process needs to be continually evaluated in order to adapt to difficulties and problems arising during alterations in the curriculum.
  • Integração das Ciências Básicas e Áreas Profissionais no Ensino de Graduação em Medicina Relato De Experiência

    Schanaider, Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo: São feitas consideração acerca do cenário nas áreas de Medicina, que envolvem as relações entre os ciclos básicos e profissional, de difícil harmonização, principalmente em face dos diferentes objetivos que os norteariam.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The author evaluates the relationship between basic sciences and professional areas in the medical field in light of difficulties in harmonizing the two, especially due to their different objectives.
  • Sobre a Dificuldade da Realização de Estudos Avaliando o Desempenho de Estudantes que Desenvolvem Diferentes Currículos: Comparando o Incomparável? Cartas Ao Editor

    Komatsu, Ricardo Shoiti
  • Avaliação do Desempenho de Estudantes: uma Análise Crítica Cartas Ao Editor

    Lima, Valéria Vernaschi
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