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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 29, Número: 1, Publicado: 2005
  • Editorial Editorial

    Martins*, Milton de Arruda
  • Estilos de Aprendizagem dos Estudantes de Medicina e suas Implicações Pesquisa

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: O propósito do estudo foi analisar as respostas de alunos de medicina da Universidade de Brasília ao Inventário de Estilo de Aprendizagem (IEA) e suas relações com a adaptação inicial ao curso quanto a efeitos no aprendizado e nas opções e expectativas dos aprendizes. O IEA foi aplicado no terceiro semestre a 911 alunos de ambos os sexos, no decorrer de 14 anos, juntamente com o Questionário de Valorização do Curso e um levantamento da preferência por carreira futura. Os resultados mostraram forte predominância de conceituação abstrata entre os participantes e associação significante do estilo ao sexo, mas não à idade. Em conjunto, alunos com estilo concreto (adaptativo + divergente) revelaram menores índices de desenvolvimento pessoal e fortalecimento cognitivo do que os demais, mas sem diferenças no rendimento acadêmico. Observaram-se, também, associações significantes entre estilo e preferência por carreira. O estilo ativo foi fator preditivo para o exercício de monitoria, embora bem menos importante do que o rendimento acadêmico global. Os achados demonstraram relações significativas, embora de impacto limitado, entre o estilo de aprendizagem e aspectos de valorização do aprendizado, indicação de preferência por área de atuação e realização de atividade de monitoria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this study was to assess the patterns of medical students' responses to Kolb's Learning Style Inventory (LSI) and their relationship to students' adaptation to the medical program as revealed by learning outcomes and personal choices. The LSI was administered to 911 second-year students of both genders during a 14-year timeframe, together with the Course Valuing Inventory and a survey of initial career preference. The results showed strong predominance of abstract conceptualization among the participants and significant association of style with gender but not age. Overall. concrete-style students (accommodators + divergers) showed weaker scores of personal development and cognitive enhancement than the others, but no loss in academic achievement. An additional finding was the significant relationship between style and career preference. Active style was a predictive factor for peer tutoring activity, although of much less importance than overall academic achievement. In conclusion, the findings evidenced meaningful, albeit small, relationships of individual learning style with features of self-assessment of learning outcomes, early career preference, and peer tutoring activity.
  • Experiências em Buscas de Informações por Residentes de Medicina Pesquisa

    Lima, Helena Maria da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo: Identíficamos as experiências e necessidade dos médicos residentes matriculados no Programa de Residência Médica da Famema em 2003 quanto ao uso de fontes de informaçõess e bibliotecas durante a graduação. O grupo estudado foi composto por médicos formados por várias escolas de medicina do País e nas metodologias de ensino tradicional e aprendizagem baseada em problemas (ABP). Os resultados mostraram que menos da metade (44,15%) dos médicos está saindo da graduação sem capacitação em buscas de informações. Frente aos resultados sugerimos que as bibliotecas pertencentes às instituições que mantêm cursos de residência médica ofereçam esse serviço aos médicos residentes, como uma forma de sanar as dificuldades daqueles que ainda não contam com essa capacitação durante a graduação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study identified the expcricnces and needs of medical residents enrolled in the Medical Residence Program at Famema in 2003, conceming the use of information sources and libraries during their undergraduete training. The study group consisted of physicians trained at various schools of medicine in Brasil, both in traditional teaching and problem-based learning (PBL) methodologies. The results showed that less than half (14.15%) of the physicians finish undergraduate education with any training in information searches. Bascd on thesc results, we suggest that the libraries belonging to institutions with medical residency programs offer this service to the medical residents as a way of solving the difficulties of those who have missed such training during their undetgraduate courses.
  • A Ética Médica e a Comunidade Médica de uma Cidade Desprovida de Instituição de Ensino Médico Pesquisa

    Alves, Raphael Vicente; Carrasco, Hugo Victor Coca Jimenez

    Resumo em Português:

    Resumo: O ensino de Ética Médica nas faculdades de Medicina brasileira é caracterizado, predominantemente, por uma visão legalista e deontológica, insuficiente para a adequação do profissional à sociedade moderna. Esta pesquisa procurou caracterizar os médicos que atuam numa cidade do interior de São Paulo, que não dispões de uma escola médica, quanto ao seu grau de conhecimento sobre Ética Médica. Este conhecimento possibilitará que os responsáveis pelo ensino da graduação e por programas de educação continuada promovam as necessárias reformulações em suas atividades, assegurando o aprimoramento e a otimização ética dos estudantes e dos médicos em atuação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The teaching of Medical Ethics at medical schools in Brazil is characterized primarily by a legalist and deontological view, which is insufficient for medical professional, to adjust to modern society. This study aimed to characterize the physicians working in a city in the interior of São Paulo which has no medical school, in terms of their degree of knowledge concerning Medical Ethics. Such knowledge will allow those in charge of undergraduate-level teaching and continuing education programs to conduct the necessary changes in their activities in order to ensure the enhancement and ethical optimization of students and practicing physicians.
  • O Professor de Medicina da UFSM no Contexto do Mal-Estar Docente Pesquisa

    Souza Filho, Olmiro Cezimbra de; Naujor, Maria Inês

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo foi realizado com 44 professores médicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM), com o objetivo de identificar possíveis indicadores de mal-estar docente no grupo avaliado. A amostra foi composta por docentes com vinculo efetivo que estavam em atividade docente por ocasião da contribuição dos questionários, sendo 33 homens e 11 mulheres. O maior número de professores (13) pertencia ao departamento Clínica Médica, 79% do total se declararam casados, tinham idade média de 48 anos e tempo serviço médio de 19 anos. Cerca de 25% eram adjuntos em relação à progressão funcional, 75% eram especialistas quanto ao nível de formação e responsáveis por 32 disciplinas distinta A análise dos dados demonstrou que havia indicadores de mal-estar docente em relação avaliação do projeto profissional, do valor das metas profissionais, das expectativas tanto eficácia como de controle, das atribuições causais de fracassos tanto na dimensão locus como dimensão estabilidade, e das estratégias de coping. Cabe destacar que 100% dos pesquisados não tinham a intenção de atuar como professores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study focused on 44 medical school professors at the Federal University in Santa Maria, Rio Grande do Sul State, Brazil, with the aim of identifying possible indicators of faculty dissatisfaction. The sample consisted of tenured professors who were teaching at the time the questionnaries were distributed and included 33 men and 11 women. The largest sub-group of professor, (13) belonged to the Department of Internal Medicine, 79% were married, the mean age was 49 years, and mean time on the faculty was 19 years. Some 25% were associate professors in the career path anel 75% had training as specialists, and the sample was responsible for 32 different course disciplines. Data analysis showed indicators of faculty dissatisfaction in relation to the evaluation of the career path, the value of professional goals, expectations related to both eficacy and control, causal attributions of failures related both to locus and stability, and coping strategies. .It was worthy of note that 100% of the interviewers had not intended to take up teaching
  • Antropologia Medica como Propedeutica de la Bioetica: Una Propuesta Curricular Pesquisa

    Kottow, Miguel

    Resumo em Português:

    Resumo: A Bioética reflete sobre os valores comprometidos nas práticas biomédicas, ponderando e determinando-os do modo mais correto possível, em concordância com o caráter disciplinar que seu discurso deve ter. A reflexão ética é fundamentalmente prescrititiva, requerendo uma análise prévia que descreva e especifique os valores envolvidos nas práticas biomédicas, um trabalho propedêutico que se sugere encarregar à Antropologia Médica. A Antropologia Médica come­ça por reconhecer vivencias de vulnerabilidade e de 'enfermabilidade' do ser humano que constitui a base da saúde pública empenhada em atenuar essa vivênda de fragilidade biológica. Quando cai·enfe1mo -homo infirmus -, o sujeito deve ser entendido antropologicamente corpo vivo -organismo lesionado -e corpo vivido -existência ameaçada ou encerrada, mas também como pessoa com a expectativa de poder ser curada. Como tal autoriza ao terapeuta para cuidar e tratar o dano orgânico como também o declínio espiritual, gerando-se a base para o pacto fiduciáno que fundamenta o encontro clínico. É apresentado um resumo de tema, das dimensoes antropológicas e médicas que servem de fundamentao aos estudos da Medicina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Bioethics is concemed with the values embedded in biomedkal practices, deliberating and assigning these values according to the requirements of strict scholarly reflechon. Ethical thought is basically prescriptive, requiring a previous analysis based on the description and specifications of the values involved. It is suggested in this paper that medical anthropology can act as a propedeutic discipline, capable of recognizing the essential human attributes and experiences of vulnerability and disease-proneness. When an individual becomes ill, he suffers both damage to the living body and to the lived body, for disease threatens function as well as existential being. Seeking therapeutic assistance means that suffering disease is accompanied by the hope of recovery, thus setting the basis for the fiduciary covenant that underlies the clinical encounter. Anthropology shows the physician-patient relalionship to be more than just a technical or contractual one, for the patient brings his existential anguish to the encounter, and the physician is expected to attend the sick living body as well as its lived dimension.
  • Resgatando a Dimensão Subjetiva e Biopsicossocial da Prática Médica com Estudantes de Medicina: Relato de Caso Pesquisa

    Trindade, Eliana Mendonça Vilar; Almeida, Helcia Oliveira de; Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi; Versiane, Estela Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo: Com o objetivo de formar médicos, com uma visão biopsicossocial vem sendo efetivadas mudanças curriculares nos cursos de Medicina para valorizar práticas mais humanizadas e que permitam a compreensão do universo psicológico do paciente. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é discutir aspectos subjetivos da prática médica a partir de um caso clinico apresentada e discutido por estudantes do terceiro ano do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde de Brasília (DF). Nas reuniões semanais em que tais casos são discutidos; a proposta é abordar a história clínica, o diagnóstico e o prognóstico mediante reflexões subjetivas dos alunos, pn'vi/eg1 mdo suas reações emocionais diante do caso e5tµdado. Tais reflexões contribuem para uma compreensão melhor do caso pelos alunos e também para a formação de uma consciência humanística e social indo ao encontro da proposta da escola de compreender o diagnóstico como algo que transcende a questão orgênica e leva em conta aspectos psicológicos e sociais. Considera-se que atividades como essas são fundamentais na formação de profissionais comprometidos com a saúde de seus pacientes de forma global e humana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: With the purpose of educating physicians with a biopsychosocial vision, changes in medical school curricula are being proposed to encourage more humanized medical practice, thereby fostering a better understanding of the patients psychological world The current study discusses aspects related to medical practice through clinical cases presenteei by third-years students at the School of Medicine, University of Brasília. During weekly meetings where cases are discussed, the aim is to approach the patient history, diagnosis, and prognosis from the students' subjective perspectives, favoring their emotional reaction to the cases. Such perspectives contribute not only to a better understanding of cases themselves by students, but also a more hunamstic and social approach thus achieving the Schools objective, namely for diagnosis to transcend biological aspects and include individuals' social and psychological dimensions. Such activities are crucially important for the development of professionals with a comprehensive and human commitment to their patients' health.
  • Atividades Práticas Dirigem Escolha de Disciplinas Eletivas no Curso Médico Pesquisa

    Vieira, Joaquim Edson; Bellodi, Patrícia Lacerda; Marcondes, Eduardo; Martins, Milton de Arruda

    Resumo em Português:

    Resumo: A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo iniciou um novo currículo em 1998. O conteúdo nuclear manteve assuntos tradicionais do ensino médico, enquanto disciplinas eletivas aprofundam os mesmos assuntos, temas novos ou não médicos. Esta investigação avaliou as condições de oferta de cursos eletivos. Os corsos de 2002 que não receberam inscrições, bem como aqueles com elevada procura tiveram seus professores convidados para uma entrevista semi-estruturada. Os objetivos dos cursos, o processo de preparo do tema, as razoes para sua oferta e a forma de avaliação foram investigados. Os estudantes responderam a um questionário sobre suas razões para escolher uma optativa. Vinte e três professores, de cursos sem inscrição e 13 com cursos muito procurados compareceram. Não foi encontrada diferença para o número de créditos oferecidos. A baixa procura pode ser associada com revisões, enquanto a alta procura com a oferta de atividades práticas. As interpretações para sucesso ou fracasso foram as mesmas para estas duas categorias. Estudantes escolheram seus opcionais pelo número de créditos oferecidos. O currículo eletivo é mais procurado para cursos com atividades práticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The University of Sao Paulo Medical School introduced a new curriculum in 1998. The core curriculum maintains the traditional courses, while elective courses cover these same subjects in greater depth as wel1 as including new or non-medical themes. This prospective study aimed to evaluate the supply of elective courses at the school The electives offered in 2002 in which no students enrolled, as well as highly-booked electives had their professors invited to a semi-structured interview. The elective courses' objectives, preparatory processes, motivahng factors, and grading methodologies were all investigated. Students answered a questionnaire on their reasons for choosing given elective courses. Twenty-three professors of courses with enrollment ranging from zero to 13 students attended the interviews. There was no difference regarding the credits offered. Lower enrollment was related to review courses, and higher enrolment was observed in courses offering practical skills. The intetpretations for passing or failing wer the same for the two categories. Students choose electives because of the higher number of credits offered Elective courses receive higher enrollment when they offer practical skills.
  • Violência: um Velho-Novo Desafio para a Atenção à Saúde Ensaio

    Minayo, Maria Célia de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo propoe uma reflexão sobre a violência e seu impactosobre a saúde, tomando como exemplo o caso brasileiro. Inicia-se com uma exposição sobre as dificuldades de inclusão do tema na área da saúde. Critica as versões que absolutizam o sentido da violência, considerando­a um processo a-histórico e acima das consciências e da sociedade. Numa perspectiva fustórica, busca situar o tema no campo social e da saúde, advertindo para o risco epistemológico e prático de reducionismo quando se trata esse fenômeno como uma epidemia, ou seja, como uma ·doença social. Mostra que a violência é um fenômeno muito mais complexo, que constitui um problema histórico, um termômetro social e um indicador de qualidade de vida. Inclui alguns dados gerais e chama atenção para os caminhos de possibilidade de ação setorial e intersetorial e, sobretudo, para a atuação médica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to present some reflections on violence and its impact on health services and the health of the Brazilian population. lt begins with a critical commentary on perspectives that ascribe a sense of absoluteness to violence by considering it an ahistorical process, beyond conscience and society. Second, it calls attention to the epistemological and practical risk of reductionsim in the health sector, dealing with the phenomenon of violence as an epidemic, i.e., considering it a “social disease”. The author shows how the phenomenon is much more complex. Violence is a social problem, a barometer; and an indicator of quality of life. The text includes some geral data and calls attention to the possibility of sector-based and inter-sector actions, mainly for medical practice.
  • As Contribuições da Medicina Psicossomática à Formação Médica Ensaio

    Tavares, Felipe de Medeiros

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor reviu as principais contribuições que a medicina Psicossomática oferece à formação do estudante de medicina. Destaca os conceitos envolvidos nas relações humanas no contexto médico, com enfoque na relação médico-paciente. Enfatiza a importância do estudo dos fenômenos envolvidos nas relações professor-aluno e aluno-paciente como meio de prevenção da ocorrência de iatrogenias, citando as maneiras pelas quais isso pode ser abordado no âmbito da Educação Médica, à luz das concepções psicossomáticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The author reviews the principal contributions of Psychosomatic Medicine to the undergradaute training of medical studenls. He highlights the concepts involved in human relations in the medical context, with a focus on the physician-patient relationship. He emphasizes the importance of studying the phenomena involved in student-professor and student-patient relations as a means of preventing iatrogenic events, citing ways by which the issue can be approached in medical education, in light of psychosomatic concepts.
  • Errata Errata

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